CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática

Curso de Atualização de Verão - Atividade presencial

Uma abordagem da Teoria Elementar dos Números na Educação Básica.

Datas: 19/01/26, 20/01/26, 21/01/26, 22/01/26 e 23/01/26

Encontros presenciais: das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Taxa: Gratuito

Tipo: Presencial

Local: IME - USP (Rua do Matão 1010)

Vagas: 40 vagas

Público-alvo: Professores que ensinam Matemática e alunos de licenciatura em Matemática e/ou pedagogia.

Inscrição: Inscrições até dia 12/01/2026. Clique aqui!

Resumo:

A Teoria dos Números é um dos ramos mais encantadores da matemática — e também um dos mais ricos para estimular o pensamento lógico e a curiosidade dos alunos. Embora muitas vezes associada ao ensino superior, ela pode (e deve!) fazer parte das experiências de aprendizagem desde os primeiros anos escolares.

Neste curso, vamos estudar divisibilidade, números primos, Teorema Fundamental da Aritmética, divisores e múltiplos, usando elementos da resolução de problemas, jogos, história da matemática e investigação matemática.

Objetivo

O curso tem como principais objetivos retomar as noções aritméticas tratadas na Educação Básica, enfatizar a importância de tais temas para o desenvolvimento do pensamento matemático, experimentar o uso da argumentação para demonstrar diversas propriedades numéricas.

Programa:

  • Números primos;
  • Tipos de números: números figurados; ternas pitagóricas;
  • Sistemas de Numeração e a contagem em bases diferente de 10;
  • Divisibilidade, divisão com restos e Teorema Fundamental da Aritmética;
  • Argumentação, noções de aritmética modular.

Minicurso: - Atividade presencial

Raciocínio lógico: tópicos e estratégias para inserção da Lógica no 6º ano do Ensino Fundamental.

Datas: 28/02/2026, 07/03/2026 e 14/03/2026

Encontros presenciais: das 8h30 às 12h30.

Taxa: Gratuito

Tipo: Presencial

Local: IME - USP (Rua do Matão 1010)

Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental – Anos Finais e alunos da licenciatura em Matemática.

Inscrição: Inscrições até dia 21/02/2026. Clique aqui!

Prof. Rafael Serafim Abreu Silva (MPEM-IME-USP)

Orientadora: Profª. Iole de Freitas Druck (IME-USP)


Resumo:

Nós professores estamos usando e dando a devida atenção à Lógica e ao raciocínio lógico em nossas aulas?

Neste minicurso, faremos a discussão de exemplos de atividades para sala de aula de 6º ano do Ensino Fundamental que abordem Lógica e raciocínio lógico.

Durante os encontros, questionaremos o que seja Lógica e raciocínio lógico e a importância de trabalhar essa temática nesta fase escolar. Além disso, apresentaremos alguns livros paradidáticos e puzzles adequados a tal trabalho e discutiremos modo de abordá-los em atividades lúdicas e interdisciplinares.

Finalmente, em conjunto com os professores participantes, iremos elaborar uma sequência de atividades que possa ser considerada útil e compatível para ser de fato aplicada em sala de aula de alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Este minicurso faz parte da pesquisa de campo prevista no desenvolvimento da nossa dissertação de mestrado no MPEM-IME-USP de mesmo título, sendo que a sequência de atividades final será incorporada ao nosso trabalho e, por questões de ética em pesquisas acadêmicas, os participantes não serão identificados.