CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática

Curso de Atualização - Inverno 2025 - Atividade presencial

As 3 faces da Resolução de problemas: atividades para instigar o pensamento matemático.

Datas: 21 a 25 de Julho

Encontros presenciais: das 9h00 às 12h00 e 13h00 às 16h00

Taxa: Gratuito

Tipo: Presencial

Local: IME - USP (Rua do Matão 1010)

Vagas: 50 vagas

Público-alvo: Professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e professores de Matemática em geral, bem como alunos de Graduação.

Inscrições: Formulário de inscrição

Ementa:

O curso pretende apresentar as diversas concepções sobre a resolução de problemas. Para resolver os problemas é importante conhecer as diversas estratégias de resolução. Os problemas propostos terão as seguintes características: abertos (com várias soluções), alguns sem solução (dados insuficientes), desafiantes, que proporcione formular conjecturas, que apresente regularidades e padrões, que estimule a visualização, que proporcione diversas representações, ou seja, estimule a criatividade.

As atividades serão desenvolvidas principalmente em grupo. Trabalhar com desafios, questões de diversas competições matemáticas é uma oportunidade rica para desenvolver o pensamento matemático.

Objetivo

Segundo Vigotsky (2014) é a atividade criadora que faz do homem um ser que se projeta para o futuro, um ser que cria e modifica o seu presente. Apresentar atividades que associem a criatividade e a imaginação é um dos objetivos desse curso, pois a criatividade é o cerne do ser humano, não é uma genialidade para poucos. Os problemas propostos serão baseados na heurística, na descoberta, na busca “incansável”, muitas vezes, do caminho que nos conduz a solução de uma situação que a princípio desconhecemos. É necessário também desenvolver formas de pensar produtivas, ou seja, criar um ciclo iterativo de descrever, testar e rever interpretações matemáticas, bem como identificar, integrar, modificar e aperfeiçoar conceitos matemáticos.

O professor precisa ser um modelo para os seus alunos, ou seja, o professor tem que ser um bom solucionador de problemas, por isso, o curso pretende propiciar aos docentes uma experiência no que tange o fazer matemática, via a resolução de problemas.

As competições matemáticas (Canguru, Rallye matemático, problema web e as olimpíadas de matemática) podem ser experiências interessantes, pois o mesmo terá contato com questões desafiadoras, intrigantes, enigmáticas que potencialmente aguçarão a sua criatividade e imaginação. Trabalhar com esses problemas, em pequenos grupos de professores é um dos objetivos desse curso.

Programa:

  • Estratégias de resolução de problemas;
  • Atividades que estimulam a criatividade;
  • Os diversos tipos de problemas;
  • Resolução de problemas e o pensamento algébrico;
  • Resolução de problemas e o pensamento geométrico;
  • Desafios, jogos matemáticos e as “competições” ;
  • Tarefas para conjecturar, generalizar, induzir, deduzir, abstrair, visualizar,...
  • As concepções sobre a resolução de problemas.

Curso de Atualização

Provas e Demonstrações Matemáticas na Educação Básica: tematização e práticas de ensino

Período: Encontros semanais aos sábados. De 10/05 a 14/06 (Etapa 1); de 02/08 a 06/09, e dia 04/10 (Etapa 2).

Horário: 9h às 12h

Taxa: Atividade gratuita

Vagas: 30

Público-alvo: Professores de Matemática e Licenciandos.

Inscrição: As inscrições se encerraram no dia 05/05.

Profa Dra. Ana Paula Jahn (CAEM-IME-USP)

Murilo Falcirolli Amorim (MPEM-IME-USP)


Apresentação:

Provas/demonstrações matemáticas são um tema pouco discutido na Licenciatura e, diante dos desafios da prática docente, as possibilidades para utilizá-las como instrumento de ensino e aprendizagem na sala de aula de Matemática podem parecer muito restritas, complexas e distantes. Frente a esse cenário, propomos um curso de extensão direcionado a professores de Matemática do Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio de escolas públicas. O curso será desenvolvido em duas etapas complementares. A Etapa 1 (maio-junho) aprofundará as concepções dos participantes sobre provas/demonstrações, aprimorando sua proficiência técnica por meio de discussões teóricas e práticas. Os conhecimentos construídos nessa etapa servirão de base para a Etapa 2 (agosto-setembro), voltada à aplicação em sala de aula, onde cada participante planejará tarefas que envolvam provas/demonstrações, considerando seu contexto escolar, para aplicar com seus alunos. Os resultados serão discutidos coletivamente, buscando aprimoramentos e estratégias para o trabalho com provas/demonstrações na Educação Básica.

Curso de Atualização 2025 - Atividade presencial

Maravilhas da Matemática - Uma perspectiva para ensinar belas ideias matemáticas - 2025

Datas: 22/03, 05/04, 26/04, 10/05, 31/05, 14/06, 28/06

Encontros presenciais: das 8h00 às 12h15

Taxa: Gratuito

Tipo: Presencial

Local: IME - USP (Rua do Matão 1010) sala B-144 do Bloco B

Vagas: 40 vagas

Público-alvo: Professores de Matemática em geral

Inscrição: As inscrições se encerraram no dia 16/03.

Ementa:

Diversos autores, como Claudi Alsina, Lancelot Hogben, Alfred Posamentier, Malba Tahan, Martin Gardner, entre outros, destacam em suas obras a beleza da matemática. Compartilhar com os professores os problemas e as atividades presentes nesses trabalhos é um dos principais objetivos do curso.

Historicamente, podemos mencionar o Teorema de Pitágoras, os números de Fibonacci, a razão áurea e os três problemas clássicos da geometria como exemplos de ideias que, culturalmente, devemos conhecer e explorar nas aulas de matemática.

Refletir e discutir sobre a contribuição da matemática para o desenvolvimento das diversas sociedades é outra tarefa essencial deste curso.

Propõe-se uma viagem guiada pelos principais marcos da matemática, com ênfase nos conceitos fundamentais como número, álgebra, entes geométricos e função, entre outros, que ampliam nossa compreensão sobre a construção dos pilares dessa ciência.

Critério de Aprovação

Frequência mínima: 75%

Nota superior ou igual a 7,0 pts

Avaliação

Serão realizadas 1 atividade por aula que vão compor a nota final

Programa:

  • Belas ideias matemáticas: panorama histórico;
  • Belas ideias matemáticas aritméticas: números figurados, número de ouro, pi, números primos e suas conjecturas, números de Fibonacci, quadrados mágicos entre outros;
  • Belas ideias matemáticas geométricas: teorema de Pitágoras, teorema de Tales, polígonos regulares, padrões geométricos, quebra cabeças geométricos;
  • Belas ideais matemáticas algébricas: resoluções históricas da equação do segundo grau, equações diofantinas, funções (gráficos e suas transformações);
  • As ideias fundamentais da Matemática: proporcionalidade, ordem, equivalência, invariância, variação, medida, demonstração;
  • Resolução de “bons” problemas matemáticos podendo ser eles históricos, desafiantes e divertidos, além de resolver vários tipos de puzzles.;
  • Argumentação, provas e demonstrações: o prazer de pensar matematicamente.