CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática

Curso de Atualização - Atividade presencial

Ensinando e aprendendo Matemática via História da Matemática.

Datas: 11/10, 18/10, 01/11, 08/11, 29/11 e 06/12

Encontros presenciais: das 8h às 13h.

Taxa: Gratuito

Tipo: Presencial

Local: IME - USP (Rua do Matão 1010)

Vagas: 40 vagas

Público-alvo: Professores que ensinam Matemática na Educação Básica e alunos de Licenciatura/Pós-Graduação.

Inscrição: Inscrições até dia 05/10. Clique aqui!

Ementa:

1) Teoria dos Números: números figurados;

2) Investigação matemática;

3) Sistema de Numeração (Egípcio, Babilônico, Maia, Romano, ...);

4) Geometria grega;

5) Álgebra árabe;

5) Contribuição dos matemáticos;

6) Desenvolvimento dos conceitos num percurso histórico;

7) Discussão das diversas concepções sobre a Matemática.

Objetivo

De acordo com Miguel e Miorim (2005, p.53) estabelecemos os seguintes objetivos:

a) Apresentar a Matemática como uma criação humana;

b) Explicitar razões pelas quais as pessoas fazem Matemática;

c) Perceber as necessidades práticas, sociais, econômicas e físicas que servem de estimulo ao desenvolvimento das ideias matemáticas;

d) Fazer conexões existentes entre Matemática e Filosofia, Matemática e Religião, Matemática e Lógica e assim por diante;

e) Levar à generalização e extensão de ideias e teorias por meio da curiosidade estritamente intelectual;

f) Discutir as percepções que os matemáticos têm do próprio objeto da Matemática, as quais mudam e se desenvolvem ao longo do tempo;

g) Apresentar a natureza de uma estrutura, de uma axiomatização e de uma prova.

Programa:

  • História antiga (Egito, Mesopotâmia, Grécia, Arábia, ...);
  • História da matemática oriental (China e Japão);
  • Resolução de problemas antigos;
  • História Renascimento;
  • Matemáticos (Arquimedes, Pitágoras, Euclides, Ptolomeu, Fibonacci, Euler, Gauss, entre outros);
  • História da: Geometria, Álgebra, Trigonometria e Aritmética.

Curso de Atualização 2025 - Atividade presencial

Provas e Demonstrações Matemáticas na Educação Básica: tematização e práticas de ensino

Período: Encontros semanais aos sábados. De 10/05 a 14/06 (Etapa 1); de 02/08 a 06/09, e dia 04/10 (Etapa 2).

Horário: 9h às 12h

Taxa: Atividade gratuita

Vagas: 30

Público-alvo: Professores de Matemática e Licenciandos.

Inscrição: As inscrições se encerraram no dia 05/05.

Profa Dra. Ana Paula Jahn (CAEM-IME-USP)

Murilo Falcirolli Amorim (MPEM-IME-USP)


Apresentação:

Provas/demonstrações matemáticas são um tema pouco discutido na Licenciatura e, diante dos desafios da prática docente, as possibilidades para utilizá-las como instrumento de ensino e aprendizagem na sala de aula de Matemática podem parecer muito restritas, complexas e distantes. Frente a esse cenário, propomos um curso de extensão direcionado a professores de Matemática do Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio de escolas públicas. O curso será desenvolvido em duas etapas complementares. A Etapa 1 (maio-junho) aprofundará as concepções dos participantes sobre provas/demonstrações, aprimorando sua proficiência técnica por meio de discussões teóricas e práticas. Os conhecimentos construídos nessa etapa servirão de base para a Etapa 2 (agosto-setembro), voltada à aplicação em sala de aula, onde cada participante planejará tarefas que envolvam provas/demonstrações, considerando seu contexto escolar, para aplicar com seus alunos. Os resultados serão discutidos coletivamente, buscando aprimoramentos e estratégias para o trabalho com provas/demonstrações na Educação Básica.