CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática

Calendário de Oficinas e Palestras

Nesta página você encontrará a agenda de oficinas e palestras programadas para o 1º semestre de 2020.

Fique atento às datas das oficinas e aos prazos para matrícula.

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Palestra 1

Uma breve história dos números

(Não é necessária inscrição prévia)

Datas: 14/04 (3a feira)

Horário:14h Taxa:Gratuita

Local:Auditório Jacy Monteiro - Bloco B (IME−USP)

Resumo: Em breve

Palestra 2

Os surpreendentes conceitos de infinito na geometria, em conjuntos de números e na física

(Não é necessária inscrição prévia)

Datas: 20/05 (4a feira)

Horário:14h Taxa:Gratuita

Local:Auditório Jacy Monteiro - Bloco B (IME−USP)

Resumo: Nesta palestra pretende-se introduzir as noções de infinito na matemática e mostrar como são interessantes e surpreendentes, seu histórico, e também como ocorrem na física, levando a problemas filosóficos e de concepção de mundo. Relativamente à geometria, serão apresentados o ponto como infinitésimo contendo todas as formas, o contínuo, a reta e duas maneiras de compreender os seus extremos infinitos. Serão explorados tópicos de conjuntos de números: cardinalidade, bijeção, números naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, complexos, comparação dos infinitos e a teoria dos números transfinitos de Georg Cantor. Os infinitos na física ocorrerão ao abordarmos infinitésimos do microcosmo e o infinito do macrocosmo, obras de Giordano Bruno, a teoria dos infinitos universos (múltiplos universos) e algumas concepções de mundo.

https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/pals/infinito-resumo.html

Oficina 1

Sequências e séries geométricas: uma abordagem com diferentes registros de representação semiótica

Datas: 07 e 14/03 (sábados)

Horário: 09h às 12h

Rodrigo Martins Lopes (Mestrando do Programa MPEM do IME-USP)

Profa. Vera Helena Giusti de Souza (IME - USP)


Resumo: O objetivo é discutir uma abordagem de sequências e séries geométricas para a Educação Básica. Com base na teoria de Raymond Duval (2009), um estudante precisa conhecer e saber usar diversos registros de representação, o que não é espontâneo e precisa ser trabalhado pelo professor de Matemática em sala de aula. As atividades propostas para a oficina buscam promover a análise de padrões e de regularidades em representações algébricas, numéricas, figurais e gráficas de sequências e séries geométricas, bem como discutir processos de conversão e de tratamento desses registros. Como subproduto, é possível trabalhar uma ideia de infinito e o conceito de dízima periódica, representada por meio da adição de infinitas parcelas na forma fracionária. As atividades foram elaboradas com foco em alunos do Ensino Médio, mas podem ser utilizadas no Ensino Fundamental 2, com eventuais acertos de linguagem.

Duração: 6 horas

Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Médio.

Número de vagas:50

Taxa: R$ 40,00

Professores da rede pública: R$ 20,00

Oficina 2

A sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral áureas e suas ocorrências na natureza e aplicações

Datas: 21/03 (sábado)

Horário: 08h30 às 12h30

Oficina 2

Resumo: Esta oficina tem a intenção de apresentar vários aspectos interessantes da Matemática para alunos do Ensino Médio e Professores de Matemática e Ciências. Serão explorados os seguintes tópicos: a espiral e a sequência de Fibonacci; biografia de Fibonacci; generalização da sequência de Fibonacci; convergência; limite; a razão áurea, sua dedução e propriedades; frações e raízes contínuas; espirais logarítmicas; biografia de Jacob Bernoulli; espirais áureas; ocorrências na natureza: plantas, caramujos, galáxias espirais; proporções áureas no corpo humano e na pintura; o retângulo e o triângulo áureos na geração de espirais; razões áureas no pentagrama; uso da proporção áurea em objetos; instrumentos para geração de proporções áureas; aplicação na odontologia.

https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/pals/Fibonacci-resumo.html

Duração: 4 horas

Público-alvo: Professores que ensinam Matemática; interessados em geral.

Número de vagas:50

Taxa: R$ 40,00

Professores da rede pública: R$ 20,00

Oficina 3

Modelagem de problemas com o uso do software GeoGebra, 2D ou 3D

Datas: 28/03 e 04/04 (sábados)

Horário: 09h às 12h

Roberto Seidi Imafuku (IF-SP)

William Vieira (IF-SP)

Profa. Vera Helena Giusti de Souza (IME - USP)


Oficina 3

Resumo: Segundo o pesquisador e matemático sul-africano Michael de Villiers (2002), "... as demonstrações são uma parte indispensável do conhecimento matemático... e seu valor está muito além da mera verificação de resultados" e ferramentas como o GeoGebra permitem que, por meio da dinamicidade e da visualização, se façam conjecturas sobre propriedades geométricas que podem posteriormente ser demonstradas e usadas para modelar problemas que dependem de Geometria. Para estas oficinas, propõem-se atividades, com o auxílio do software GeoGebra, que explorem propriedades geométricas 2D e 3D que permitam modelar problemas, com alunos da Educação Básica.

Duração: 6 horas

Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

Número de vagas:30

Taxa: R$ 40,00

Professores da rede pública: R$ 20,00

Oficina 4

Simetrias e Assimetrias: de Escher a Rubem Valentim

Datas: 27/03 e 03/04 (6as feiras)

Horário: 14h às 17h

Oficina 4

Resumo: A Matemática está presente na natureza e nas mais diversas manifestações artísticas, tais como a música, a dança, a pintura e a escultura. Para ensinar geometria, em especial simetrias, o(a) professor(a) pode utilizar livros didáticos, bem como outros instrumentos, tais como saídas de estudo, livros paradidáticos, música e vídeos. Nessa oficina, estudaremos simetrias e assimetrias presentes na natureza e em manifestações artísticas, mas, em especial, conheceremos obas de arte repletas de matemática. Trataremos de mosaicos e de tipos de simetrias, analisaremos alguns dos mais importantes trabalhos de M. C. Escher e de Rubem Valentim, refletindo sobre a aplicação de atividades em sala de aula.

Duração: 6 horas

Público-alvo: Professores dos Ensinos Fundamental e Médio, bem como coordenadores pedagógicos, diretores de unidades, dentre outros.

Número de vagas:50

Taxa: R$ 40,00

Professores da rede pública: R$ 20,00

Oficina 5

Ensino de Estatística: atividades e recursos multimídia

Datas: 04/04 (sábado)

Horário: 08h30 às 12h30

Thiago Picos(Mestre pelo programa MPEM do IME-USP)

Prof. Marcos Nascimento Magalhães (IME−USP)


Oficina 5

Resumo: Apresentar e discutir o conceito de variabilidade e várias atividades para serem desenvolvidas com estudantes da Educação Básica. Estatística na escola e na sociedade. Presença dos conceitos de variabilidade e de aleatório em inúmeras situações do cotidiano. Atividades práticas em Estatística. Recursos multimídia.

Duração: 4 horas

Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

Número de vagas:50

Taxa: Gratuita

Oficina 6

Padrões Geométricos na obra de Escher

Datas: 17 e 24/04 (6as feiras)

Horário: 14h às 17h

Profa. Ruth Ribas Itacarambi (CGIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)


Oficina 6

Resumo: Apresentar padrões geométricos e simetrias discutindo o tema tendo como referências as habilidades propostas no BNCC e na Orientação Curricular Paulista. Estudar os padrões encontrados na obra de ESCHER a partir de dois enfoques: a pavimentação ou mosaicos planos e as simetrias em suas peças e composição dos mosaicos.

Duração: 6 horas

Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Número de vagas:50

Taxa: R$ 40,00

Professores da rede pública: R$ 20,00

Oficina 7

Construções geométricas, dobras, régua e compasso e GeoGebra

Datas: 09 e 16/05 (sábados)

Horário: 09h às 12h

Profa. Ruth Ribas Itacarambi (CGIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)

Profa. Mariza Satomi Harada Kitamura (EMEF Olavo Fontoura)


Oficina 7

Resumo: Vivenciar noções de geometria por meio de dobras de papel, fazer as construções geométricas com régua e compasso e sistematizar as construções usando o software GEOGEBRA. Compartilhar atividades que foram desenvolvidas em sala de aula, mostrando a importância das construções geométricas para o desenvolvimento do pensamento geométrico

Duração: 6 horas

Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Número de vagas:30

Taxa: R$ 40,00

Professores da rede pública: R$ 20,00

Oficina 8

Trabalhando com Geometria no Ensino Fundamental I

Datas: 20 e 27/05 (4as feiras)

Horário: 19h às 22h

Oficina 9

Resumo: O objetivo desta oficina é propor algumas atividades de geometria e discutir em que medida elas podem favorecer o desenvolvimento de competências pelos alunos. Para isso será necessário responder: Quais competências queremos que o aluno desenvolva? Como favorecer este desenvolvimento? O que diz os documentos oficiais? O que eu já faço em sala de aula?

Duração: 6 horas

Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental I.

Número de vagas:50

Taxa: R$ 40,00

Professores da rede pública: R$ 20,00

Oficina 9

Origami Circular no Ensino de Trigonometria

Datas: 30/05 e 06/06 (sábados)

Horário: 09h às 12h

Hideo Kumayama

Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM-IME-USP)


Oficina 10

Resumo: O origami tem se consolidado cada vez mais como um recurso didático facilitador para o ensino da Matemática. Formando vales e montanhas, as dobras favorecem a visualização de propriedades geométricas, possibilitando aprendizagens mais significativas. Nesta oficina, serão desenvolvidas atividades abordando simetria de rotação, reflexão em relação a retas, polígonos regulares e a trigonometria no ciclo trigonométrico, por meio do origami circular.

Duração: 6 horas

Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio

Número de vagas:50

Taxa: R$ 40,00

Professores da rede pública: R$ 20,00