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Oficinas programadas para o segundo semestre de 2018


Leia com atenção o novo procedimento de inscrição

As matrículas serão confirmadas conforme a ordem de envio da documentação necessária e do comprovante de pagamento (no caso das oficinas pagas).

Datas e Horários
Descrição
Oficina 1

18/08
(sábado)

das 09h às 12h
A variabilidade existe e faz parte da vida
Prof. Marcos Nascimento Magalhães (IME - USP)

Resumo: Nesta oficina, pretendemos preparar o professor para apresentar e discutir ideias sobre o conceito de variabilidade com estudantes da Educação Básica. Serão abordados os seguintes tópicos: Estatística na escola e na sociedade; presença dos conceitos de variabilidade e de aleatório em inúmeras situações do cotidiano e atividades práticas.

Duração: 3 horas
Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e interessados em geral.
Número de vagas: 50
Taxa: Atividade gratuita
Oficina 2

25/08 e 01/09
(sábados)

09h - 12h
Estudando Geometria Plana com os Poliminós
Profa. Ruth Ribas Itacarambi (CGIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)

Resumo: A oficina tem como objetivo apresentar noções de Geometria Plana por meio dos Poliminós. Estudaremos composição e decomposição de figuras planas, áreas e perímetros, polígonos convexos e não convexos, semelhança e congruência, sempre tendo como recurso os Poliminós. Discutiremos experiências pedagógicas de professores que desenvolveram atividades lúdicas utilizando os Poliminós com seus alunos do Ensino Fundamental e de Graduação no curso de Licenciatura de Matemática, na perspectiva de investigação de conceitos.

Duração: 6 horas
Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio; Professores de prática de ensino de Matemática e interessados em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: R$ 40,00
Professores da rede pública de ensino: R$ 20,00
Oficina 3

14/09
(6a feira)

14h - 17h
Pirâmides: possibilidades em sala de aula
Prof. Ernani Nagy de Moraes (Escola de aplicação da FEUSP)

Resumo: Ao estudarmos poliedros com os alunos no Ensino Médio, o trabalho com prismas, por vezes, se torna mais simples do que aquele realizado com pirâmides. A presença de alturas, arestas e apótemas, bem como a formação de triângulos retângulos, faz com que esse trabalho seja repleto de detalhes e possibilidades. Nessa oficina, veremos que, além de lápis, borracha, régua e giz, o data show e o PowerPoint podem dinamizar a aula, auxiliando na identificação de elementos em pirâmides, e vídeos podem ser ótimos aliados, por exemplo, quando do estudo do volume de pirâmides.

Duração: 3 horas
Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Médio; coordenadores pedagógicos; diretores de unidades e interessados em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: R$ 20,00
Professores da rede pública de ensino: R$ 10,00
Oficina 4

15 e 22/09
(sábados)

9h - 12h
Resolução funcional gráfica de inequações com o auxílio do GeoGebra
Prof. Roberto Seidi Imafuku (Instituto Federal de São Paulo)
Profa. Vera Helena Giusti de Souza (IME - USP)
Prof. William Vieira (Instituto Federal de São Paulo)

Resumo: Nesta oficina, apresentaremos uma abordagem de ensino para a resolução funcional gráfica de inequações, com o objetivo de colocar em discussão as regras para a resolução algébrica dessas inequações. A elaboração das atividades baseou-se nas ideias da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, segundo a qual um sujeito, para produzir e/ou comunicar as próprias ideias, em qualquer conteúdo matemático, precisa discriminar e utilizar pelo menos dois sistemas semióticos de representação. Nesta proposta, trabalhamos com os registros algébrico, gráfico e da língua materna. O algébrico porque é o mais usual nos livros e propostas didáticas. O gráfico porque, nos dias atuais, com o acesso a software gráfico, podemos dar outra visão da resolução de equações e/ou inequações, que ainda permite uma comparação com a resolução estritamente algébrica dessas inequações. O da língua materna porque é ela, no nosso entendimento, que auxilia a passagem de um registro para outro.

Duração: 6 horas
Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e Ensino Médio; interessados em geral.
Número de vagas: 30 (Oficina no CEC )
Taxa: R$ 40,00
Professores da rede pública de ensino: R$ 20,00
Oficina 5

29/09
(sábado)

09h - 12h
A espiral e a sequência de Fibonacci, a razão e a espiral áureas, suas ocorrências na natureza e aplicações
Prof. Valdemar W. Setzer (IME - USP)

Resumo: Esta oficina tem a intenção de apresentar vários aspectos interessantes da Matemática para alunos do Ensino Médio e Professores de Matemática e Ciências. Serão explorados os seguintes tópicos: a espiral e a sequência de Fibonacci; biografia de Fibonacci; generalização da sequência de Fibonacci; convergência; limite; a razão áurea, sua dedução e propriedades; frações e raízes contínuas; espirais logarítmicas; biografia de Jacob Bernoulli; espirais áureas; ocorrências na natureza: plantas, caramujos, galáxias espirais; proporções áureas no corpo humano e na pintura; o retângulo e o triângulo áureos na geração de espirais; razões áureas no pentagrama; uso da proporção áurea em objetos; instrumentos para geração de proporções áureas; aplicação na Odontologia.

Duração: 3 horas
Público-alvo: Professores que ensinam Matemática; interessados em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 6

06/10
(sábado)

09h - 12h
A arte do Origami
Profa. Margareth Yahagi
Profa. Mariza Satomi Harada Kitamura (Escola Municipal Olavo Fontoura)
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)

Resumo: Esta oficina tem como objetivo confeccionar belos e delicados trabalhos, despertando a consciência do participante e desenvolvendo suas habilidades manuais por meio desta arte milenar que é o Origami, transformando um simples pedaço de papel numa flor, animal ou outro objeto.

Duração: 3 horas
Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio; interessados em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 7

19 e 26/10
(6as feiras)

14h - 17h
A noção de variáveis no Ensino Fundamental
Profa. Viviana Giampaoli (IME - USP)

Resumo: Um dos principais objetos de conhecimento de Probabilidade e Estatística, desde o Ensino Fundamental I, é o de variáveis com suas classificações. Nesta oficina, pretendemos apresentar os conceitos básicos relacionados a essa noção. Propostas de atividades para sala de aula serão apresentadas, com uma visão interdisciplinar. Tais atividades serão de diversos tipos, como propostas de pesquisas, jogos e leituras de materiais de mídia, entre outras.

Duração: 6 horas
Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental e Médio; estudantes de Cursos de Licenciatura em Matemática; interessados em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: Atividade gratuita
Oficina 8

20 e 27/10
(sábados)

09h - 12h
Geometria não-euclidiana na Educação Básica: um caminho para a compreensão da Geometria Euclidiana
Lucas Ricardo de Souza (Mestrando do Programa MPEM do IME - USP)
Profa. Cristina Cerri (IME - USP)
Prof. Sergio Alves (IME - USP)

Resumo: Nesta oficina, pretendemos discutir alguns dos principais resultados da Geometria Hiperbólica por meio de modelos e a importância do seu conhecimento para a compreensão da Geometria Euclidiana estudada na Educação Básica. Serão propostas atividades destacando propriedades que diferem as duas geometrias bem como sugestões para um trabalho em sala de aula.

Duração: 6 horas
Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental II e Médio; estudantes de Cursos de Licenciatura em Matemática; interessados em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: Atividade gratuita
Oficina 9

27/10
(sábado)

09h - 12h
Atividades didáticas relacionando Matemática e Criptografia
Prof. Marcelo Araujo Rodrigues (Escola Estadual Prof. Antonio Viana de Souza)
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)

Resumo: Sabemos, que nos dias atuais, um dos desafios do professor de Matemática é despertar o interesse, o gosto no aluno por essa disciplina, fazendo-o compreender que é possível utilizar muitos dos conteúdos trabalhados em sala de aula no seu cotidiano. Essa oficina tem como objetivo apresentar atividades didáticas que aliam conteúdos de Matemática e de Criptografia.

Duração: 3 horas
Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio; interessados em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 10

30/10 e 06/11
(3as feiras)

14h - 17h
Desenho Geométrico no ensino de Geometria: desenvolvendo o raciocínio lógico-dedutivo
Otávio Augusto da Silva Lins (Licenciando em Matemática do IME - USP)
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)

Resumo: O Desenho Geométrico é uma área de estudo que possibilita o desenvolvimento do pensamento geométrico, permitindo a concretização de propriedades e teoremas da Geometria. Nesta oficina, pretendemos explorar o potencial das construções geométricas com régua e compasso como ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos e no aperfeiçoamento do raciocínio lógico-dedutivo dos alunos. Além disso, discutiremos potencialidades e limitações da implementação de recursos de Geometria Dinâmica em sala de aula.

Duração: 6 horas
Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental e Ensino Médio; interessados em geral.
Número de vagas: 30 (segundo dia será no CEC )
Taxa: Atividade gratuita
Oficina 11

24/11, 01 e 08/12
(sábado)

09h - 12h
Jogos: um tour pelo mundo
Ingrid Caroline da Rocha Machado (Licencianda em Matemática do IME - USP)
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)

Resumo: Jeu, game, juego. spielen, gioco, jogo. Qual é o potencial de um spielen (jogo, em alemão) para ser trabalhado no Brasil? Ou então, como um jeu (jogo, em francês) pode ser usado para brincar na escola ou fora dela? Nesta oficina, pretendemos fazer um tour pelo mundo buscando jogos que envolvem raciocínio lógico e atenção, de modo que possamos, com a prática, auxiliar os alunos na apreensão de conceitos matemáticos. E aí, vamos viajar o mundo por meio de jogos?

Duração: 9 horas
Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental e Ensino Médio; interessados em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: Atividade gratuita


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