CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática

Calendário de Oficinas, Palestras e Minicursos

2º semestre de 2025

Oficina 1 - Atividade presencial

GeoGebra e Tinkercad como Recursos Didáticos para o Ensino e Aprendizagem da Geometria Espacial

Datas: 18/11 e 25/11 (terças-feiras)

Horário: das 14h às 16h

Investimento: Oficina gratuita

Local: IME-USP, CEC

Inscrições: Formulário de inscrição

Resumo: O ensino da Geometria em três dimensões representa um desafio recorrente, pois envolve a visualização e manipulação de objetos espaciais, o que muitas vezes dificulta a aprendizagem. Nesse contexto, tecnologias digitais tornam-se recursos fundamentais para aproximar os estudantes da Geometria Espacial, favorecendo interatividade, experimentação e compreensão conceitual (Silva, Pazuch, 2024). A oficina tem como objetivo apresentar duas plataformas digitais: o GeoGebra, ambiente consolidado no ensino de Matemática que permite explorar construções geométricas em 3D (Jaramillo et al., 2024 e Santana, 2024), e o Tinkercad, ferramenta voltada à modelagem digital e à prototipagem de sólidos geométricos, inserida no contexto da cultura maker, que pode ser utilizada (Hebebci; Maya Hebebci, 2021). Com caráter essencialmente prático, a proposta contempla a construção de figuras no GeoGebra 3D, a modelagem de sólidos no Tinkercad e a integração entre as duas plataformas. Destina-se a professores em formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. Ao final, espera-se que os participantes reconheçam as potencialidades dessas ferramentas para tornar o ensino da Geometria Espacial acessível, criativo e significativo.

Duração: 02 horas(4h total).

Palestra - Atividade remota

Esquenta Mostra do CAEM 2025: "Compreensão antes da técnica: algoritmos intermediários para as 4 operações"

Data: 09 de Outubro (quinta-feira)

Horário: às 19h

Investimento: Atividade gratuita

Local: Canal do CAEM no Youtube

Inscrições: Evento aberto

Obs.: Será disponibilizado certificado de participação

Profa. Rita Santos Guimarães (CAEM - IME - USP)


Resumo: O domínio mecânico dos algoritmos tradicionais vem perdendo espaço, mas a capacidade de compreender e explicar a lógica por trás desses cálculos é mais valiosa do que nunca. Nesta apresentação, exploraremos algoritmos intermediários e estratégias acessíveis que servem como degraus para a compreensão sólida dos algoritmos tradicionais. Nosso objetivo é fornecer aos professores um repertório para que ensinem seus estudantes não apenas a calcular com precisão, mas, principalmente, a dominar o raciocínio por trás de cada operação.

Oficina - Atividade remota

Oficina: "Construindo Sentido em Math: Léxico e Terminologia no EFAI"

Data: 04/11 e 11/11

Horário: 10h às 11h

Investimento: Atividade gratuita

Local: Online para os inscritos

Inscrições: Formulário de inscrição

Obs.: Será disponibilizado certificado de participação

Lucas Almeida Silva (Mestrando FFLCH-USP)


Resumo:Esta oficina tem como foco o aprimoramento do ensino de matemática (Math) para turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI), com ênfase no desenvolvimento do léxico e da terminologia específica da área. A proposta é refletir sobre práticas pedagógicas que favoreçam a compreensão e o uso adequado da linguagem matemática em contextos bilíngues ou de ensino em língua inglesa. Durante a atividade, serão realizadas dinâmicas interativas e colaborativas, além de análises de propostas curriculares que dialogam com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com diretrizes internacionais para o ensino de Math. A abordagem busca alinhar teoria e prática, oferecendo subsídios concretos para o planejamento e a mediação de aulas mais eficazes, contextualizadas e linguisticamente acessíveis para os estudantes. É uma oportunidade para educadores(as) que desejam enriquecer suas estratégias de ensino e promover o letramento matemático desde os primeiros anos escolares.

Oficina 4 - Atividade híbrida

Provas/Demonstrações em Geometria na Educação Matemática: perspectivas históricas e atuais

Obs: você poderá participar presencial ou remotamente. Indique no momento da inscrição.

Datas: 19/10, 26/10 e 09/11 (sábados)

Horário: das 09h às 12h

Investimento: atividade gratuita

Local: IME-USP - sala a definir, para público presencial; ou sala no Google Meet, para público remoto.

Inscrições: Formulário de inscrição

Resumo: Esta oficina tem como objetivo proporcionar uma visão histórica sobre o ensino das provas/demonstrações em geometria, com foco no período de 1930 a 1960, embasada em regulamentações educacionais e livros didáticos. Os participantes terão a oportunidade de explorar livros didáticos das décadas de 1950 e 1960, período marcado por mudanças significativas no ensino de matemática, conhecido como Movimento da Matemática Moderna. Durante esta análise, os professores serão incentivados a identificar continuidades e rupturas nas abordagens pedagógicas da época. Na segunda parte da oficina, será proposta uma análise comparativa com livros didáticos contemporâneos, visando discutir como as provas/demonstrações em geometria são abordadas atualmente. Essa análise será realizada em diálogo com os materiais históricos e as práticas pedagógicas dos participantes, promovendo uma reflexão crítica sobre as transformações no ensino de provas/demonstrações em matemática e suas implicações para a prática docente na Educação Básica.

Duração: 09 horas

Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Pós-graduandos na área de Educação Matemática ou afins; interessados em geral no tema.

Não deixe de acompanhar!