CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática

Calendário de Oficinas e Palestras

Nesta página você encontrará a agenda de oficinas e palestras programadas para o 2º semestre de 2020.

Todas as atividades serão realizadas de forma virtual.

Fique atento para as próximas atualizações, com informações de novas atividades a cada mês.

Dezembro

Palestra 5

Práticas para trabalhar Álgebra nos anos iniciais

(Não é necessária inscrição prévia)

Data: 09/12 (4a feira)

Horário: das 18h às 19h30 Taxa: Gratuita

Local: Canal do CAEM no YouTube

Resumo: A palestra tem como objetivo apresentar o significado de letramento na matemática e em particular na álgebra. Discutir o que se entende por Álgebra para os anos iniciais do ensino fundamental. Apresentar propostas de prática de ensino sobre os temas: padrões, sequências, equivalência, sentenças matemática e proporcionalidade. Para além da parte prática, também vamos revisitar tendências metodológicas e documentos oficiais: PCN (1998), BNCC (2017) e o Currículo Paulista (SEESP, 2019), para o ensino de Álgebra na Escola Básica. Palavras chaves: álgebra para os anos iniciais, letramento algébrico, letramento, prática de ensino em álgebra.

Duração: 1,5 horas

Público-alvo: Professores que ensinam Matemática na Educação Básica.

Oficina 5

A magia dos números: uma abordagem da Aritmética na Educação Básica

Inscrições: https://forms.gle/7ucKUDik7bKsm74S7

Datas: 02, 08, 14 e 18/12

Horário: das 16h às 18h nos 3 primeiros dias e das 16h às 19h no último dia

Taxa: Gratuita

Local: Google Meet (link será enviado ao e-mail cadastrado no formulário de inscrição)

Resumo: Consideramos que a aritmética deve se aproximar da matemática discreta, considerar o valor intercultural do fato aritmético que inclua práticas indutivas e que aborde o sentido funcional do numérico. Conforme essa concepção, vamos propor atividades visando o conhecimento conceitual e pedagógico dos seguintes conteúdos: sistemas de numeração (decimal e não decimal), divisibilidade, tipos de números (primos, triangulares, quadrados, palíndromos...) e significados das operações de números inteiros. A abordagem metodológica envolve resolução de problemas, atividades investigativas, uso da história da matemática e de diversos recursos como: ábaco, material cusinaire, entre outros.

Duração: 9 horas

Público-alvo: Professores que ensinam Matemática na Educação Básica.

Número de vagas: 50

Critérios de seleção e lista de espera: Caso o número de inscritos seja maior do que o número de vagas, serão priorizados os professores da rede pública de ensino, por ordem de inscrição. Teremos uma lista de espera e serão enviados e-mails de confirmação de presença alguns dias antes da oficina. Caso o e-mail não seja respondido confirmando a presença em até 24h, a vaga será passada para o próximo da lista de espera. Algumas vagas são reservadas para alunos de licenciatura ou pedagogia, que serão preenchidas por ordem de inscrição.

Novembro

Palestra 4

Por dentro da OBMEP

(Não é necessária inscrição prévia)

Data: 26/11 (5a feira)

Horário: das 19h às 20h30 Taxa: Gratuita

Local: Canal do CAEM no YouTube

Prof. Henri Flávio da Silva (EA-FEUSP)


Resumo: Neste encontro, relatarei as diversas atividades realizadas pelos professores da Escola de Aplicação relacionadas à OBMEP, dando ênfase à disciplina eletiva denominada "Por dentro da OBMEP", direcionada a alunos e alunas do 6º e 7º anos. Esta disciplina tem por objetivo incentivar a participação dos alunos e alunas na OBMEP e a reconhecerem o papel social transformador desta prova.

Duração: 1,5 horas

Público-alvo: Professores do Fundamental e Médio

Palestra 3

(ADIADA) A Multidisciplinaridade Através do Encanto

(Não é necessária inscrição prévia)

Data: ADIADA (nova data será divulgada assim que possível)

Horário: das 16h às 17h Taxa: Gratuita

Local: Canal do CAEM no YouTube

Resumo: A multidisciplinaridade é realmente importante. Para que serve? Como uma visão multidisciplinar afeta a apresentação e interligação dos tópicos em sala de aula? Como estimular os alunos a perceber e procurar essa visão? Quais os caminhos e pontos fundamentais para construir uma estrutura que realmente permita um raciocínio e uma apreciação multidisciplinar? Responderemos a essas e outras questões, ilustrando com exemplos e conceituações específicas.

Duração: 1 hora

Público-alvo: Professores do Fundamental e Médio

Oficina 4

Decifrando o gráfico boxplot (diagrama de caixa) no Ensino Médio

(Não é necessária inscrição prévia)

Datas: 04 e 06/11 (4a feira e 6a feira)

Horário: das 14h às 16h Taxa: Gratuita

Local: https://meet.google.com/wus-utez-sdk

Prof. Rafael Vieira Bonangelo (Mestrando IME-USP)

Profa. Lisbeth Kaiserlian Cordani (Orientadora MPEM IME-USP)


Resumo: Diante da sociedade da informação, a possibilidade de entender os dados obtidos em uma pesquisa deve ser feita através da análise estatística, com a utilização de diversas ferramentas dentre as quais podemos mencionar os gráficos, os quais podem auxiliar no entendimento de padrões, formas, ou medidas resumo. Uma opção muito informativa sobre o comportamento dos valores observados e pouco abordado na Escola Básica brasileira é o boxplot (diagrama de caixa), que disponibiliza informações sobre o comportamento dos dados, bem como medidas de posição e de variação (mediana, quartis, amplitude e intervalo interquartil). Nesta oficina ele será elaborado a partir de dados coletados dos próprios participantes, que também utilizarão para sua construção o software gratuito CODAP, o qual possibilita a exploração simplificada de diversos tópicos que podem ser abordados em aula com os alunos.

Materiais necessários: Régua, papel e caneta

Duração: 4 horas

Público-alvo: Professores de matemática do Ensino Médio

Número de vagas: até 250 (limite do Google Meet)

Outubro

Palestra 2

Construindo a fórmula resolutiva da equação quadrática

(Não é necessária inscrição prévia)

Datas: 22/10 (5a feira)

Horário: das 19h às 20h30 Taxa: Gratuita

Local: Canal do CAEM no YouTube

Prof. Josenilton Andrade de Franca (EA-FEUSP)


Resumo: Vamos apresentar uma abordagem de equações do 2º grau para o Ensino Fundamental II, que leva à "construção" da fórmula de Bhaskara, pelo método de completar quadrados e fazer uma discussão com os presentes sobre as diversas possibilidades de abordagem e o que estão fazendo em suas aulas, os prós e contras de determinadas abordagens.

Duração: 1,5 horas

Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental II ou Médio e graduandos em Matemática

Oficina 3

Uma abordagem diferenciada no estudo dos quadriláteros

(Não é necessária inscrição prévia)

Datas: 07/10 (4a feira)

Horário: das 18h às 20h Taxa: Gratuita

Local: https://meet.google.com/yew-pskp-ruo

Gravação: Canal do CAEM no YouTube

Francisco Lucas N. de Souza (Mestrando do IME-USP)

Tânia Araujo (Mestranda do IME-USP)

Profa. Barbara Corominas Valerio (IME-USP)


Resumo: A palestra tem como objetivo apresentar e discutir uma sequência didática desenvolvida para trabalhar com quadriláteros no Ensino Fundamental II. Será apresentada uma abordagem diferenciada para que os alunos reconheçam a inclusão e intersecção de classes entre os quadriláteros utilizando recursos digitais como Jamboard, Padlet, Geogebra, Google Forms e Wordwall.  As atividades propostas nessa sequência didática podem ser utilizadas de forma remota, presencial ou híbrida.

Duração: 1,5 horas

Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental II

Número de vagas: até 250 (limite do Google Meet)

Slides utilizados na oficina:

Oficina 2

A matemática na Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Datas: 03, 10 e 17/10 (sábados)

Horário: das 9h às 12h Taxa: Gratuita

Local: Google Meet

Prof. Júlio Valle (IME-USP)

Profa. Priscila Santos (EJA-Colégio Santa Cruz)


Resumo: O isolamento social e fechamento das escolas como métodos de prevenção da rápida expansão do novo coronavírus, Covid-19, têm gerado diferentes desafios para professoras e professores, inclusive de matemática. Porém, percebemos que os obstáculos se avolumam e se articulam de forma ainda mais complexa para aquelas e aqueles que trabalham na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ensinando matemática. Afinal, somam-se às consequências da crise sanitária, o próprio contexto de acesso vulnerável e desigual que caracteriza a modalidade historicamente em nosso país. Por esse motivo, propomos esta oficina com o objetivo de constituir um espaço para que professoras e professores que ensinam matemática na EJA possam compartilhar possibilidades e limites de seu trabalho pedagógico durante esse período. Espera-se, ademais, que a experiência formativa com professoras e professores que ensinam matemática na EJA possa nos oferecer subsídios relevantes para mapear e compreender como são mobilizadas práticas de letramento matemático e de letramento digital com jovens e adultos, evidenciando potencialidades e tensões identificadas.

Duração: 9 horas

Público-alvo: Professoras e professores que ensinam Matemática na EJA e coordenadores pedagógicos e de área da EJA.

Número de vagas: até 250 (limite do Google Meet)

Setembro

Palestra 1

Drogas na escola: o que professores e professoras de Matemática têm a ver com isso?

(Não é necessária inscrição prévia)

Datas: 29/09 (3a feira)

Horário: 17h30 Taxa: Gratuita

Local: Canal do CAEM no YouTube

Resumo: A Escola de Aplicação da FEUSP tem um programa de prevenção às drogas. Formado por professores(as) das mais diversas disciplinas, o EAPREVE promove atividades, disciplinares ou não, nas quais alunos e alunas têm a oportunidade de refletir sobre diversas questões referentes ao uso de drogas. Neste encontro serão apresentados conceitos referentes às drogas, bem como tipos de prevenção. Conversaremos sobre a atuação dos membros do EAPREVE na escola, junto aos alunos e às alunas dos Ensinos Fundamental 2 e Médio, e refletiremos sobre a importância da participação de professores(as) de Matemática em projetos e programas como este.

Duração: 1,5 horas

Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, coordenadores pedagógicos, diretores de unidades, dentre outros.

Slides utilizados na palestra do prof. Ernani:

Oficina 1

Abracadabra: a Matemática em um passe de mágica

(Não é necessária inscrição prévia)

Datas: 22/09 (3a feira)

Horário: 17h30 Taxa: Gratuita

Local: https://meet.google.com/nzn-oksb-meg

Gravação: Canal do CAEM no YouTube

Dayene Ferreira dos Santos (Colégio Rede Decisão, Unidade União, Mestra pelo IME-USP)

Hugo Saragosa Ferreira (Mágico profissional, Licenciado em Matemática pelo IME-USP)


Resumo: O objetivo dessa oficina é apresentar matemágicas que podem ser aplicadas em sala de aula como recurso desencadeador de aprendizagens. De fácil execução e utilizando materiais de baixo custo, cada mágica possibilita explorar uma gama de conteúdos matemáticos das várias áreas: Álgebra, Aritmética, Geometria e Probabilidade.

Duração: 2 horas

Público-alvo: Professores de Matemática e Pedagogos (EFI, EFII e EM)

Número de vagas: até 250 (limite do Google Meet)