CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática

Calendário de Oficinas e Palestras

Nesta página você encontrará a agenda de oficinas e palestras programadas para o 2º semestre de 2021.

Todas as atividades serão realizadas de forma virtual.

Fique atento para as próximas atualizações, com informações de novas atividades a cada mês.

2º semestre de 2021

Palestra 1

O diálogo da Matemática com as demais áreas do conhecimento

(Não é necessária inscrição prévia)

Data: 06/07

Horário: das 18h às 19h30 Taxa: Gratuita

Local: Canal do CAEM no YouTube

Resumo: A Matemática está presente em tudo! Na verdade, tudo tem Matemática! Assim sendo, não é possível desenvolver os conteúdos matemáticos ao longo da Educação Básica, sem relacioná-los com o mundo em que vivemos. A partir da experiência do palestrante na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, serão apresentadas breves possibilidades de trabalhos multidisciplinares no 2º ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, onde a Matemática dialoga diretamente com as mais diversas disciplinas do currículo escolar.

Duração: 1 hora e 30 minutos

Público-alvo: Professores do 2º ciclo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, bem como coordenadores pedagógicos, diretores de unidades, dentre outros.

Slides: Link.

Palestra 2

Conversas com professores da escola básica sobre Educação Financeira

(Não é necessária inscrição prévia)

Data: 09/08

Horário: das 18h às 19h30 Taxa: Gratuita

Local: Canal do CAEM no YouTube

Resumo: A nossa conversa começa em: por que trazer a educação financeira para o ensino fundamental, principalmente para os anos iniciais. Os temas que escolhemos para a continuação da conversa são: contar a história do dinheiro e seu significado nas civilizações discutindo as noções que permanecem até hoje como: salário, capital, pecúnia, entre outras, e mostrar por meio de um diagrama o caminho das formas de pagamento: dinheiros, cheques, cartões de débito e de crédito, Pix. Discutir a importância de fazer um orçamento de gastos (consumo consciente), da poupança e o significado da inflação, para isto apresentar tabelas de gastos para os anos iniciais e planilha de cálculos para os anos finais do EF. Apresentar como funcionam os empréstimos, empréstimos consignados e financiamentos, suas taxas de juros e o imposto sobre Operações Financeiras (IOF) a que estão sujeitos.

Duração: 1 hora e 30 minutos

Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Oficina 1

Aprendizagem de modelos de regressão de linear no Ensino Médio

(Não é necessária inscrição prévia)

Datas: 23/08 e 25/08

Horário: das 17h às 18h30 Taxa: Gratuita

Inscrição: até as 18h do dia 21/08, por este formulário.

Local: Os selecionados receberão o link para a sala do Google Meet no e-mail informado no formulário de inscrição.

Obs: caso o número de inscritos seja maior do que o número de vagas, serão priorizados professores da rede pública de ensino, conforme a ordem de inscrição.

Profa. Viviana Giampaoli (IME-USP)

Profa. Thiago Dutra de Araújo (Mestrando do MPEM-IME-USP)

Profa. Geovana Lopes Batista (Mestrando do MPEM-IME-USP)


Resumo: Na oficina serão apresentados aos professores conceitos básicos estreitamente relacionados entre sim como: aleatoriedade, correlação, causalidade, e noções de modelos de regressão. As semelhanças e diferenças entre a reta usual e modelo estatístico de regressão serão debatidos, por exemplo, como se obtém em cada caso os coeficientes dessas relaciones funcionais. Serão apresentadas propostas de atividades inovadoras para levar à sala de aula. O objetivo final é construir um plano de aula articulando competências, habilidades e objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados a este assunto.

Duração: 3 horas (dois encontros de 1h30)

Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Médio.

Oficina 2

Padrões Geométricos nos mosaicos

Datas: 03/09 e 10/09 (sextas-feiras)

Horário: das 14h às 16h Taxa: Gratuita

Inscrição: até as 18h do dia 02/09, por este formulário.

Local: Os selecionados receberão o link para a sala do Google Meet no e-mail informado no formulário de inscrição.

Obs: caso o número de inscritos seja maior do que o número de vagas, serão priorizados professores da rede pública de ensino, conforme a ordem de inscrição.

Resumo: Apresentar os mosaicos na história das civilizações, em particular na arte bizantina. Conceituar a pavimentação parcial do plano, pavimentação lado a lado, pavimentação arquimediana e pavimentação platônica. Construir mosaicos a partir de um padrão. Estudar a geometria nas pavimentações do plano, relação de Euler. Identificar as pavimentações com padrão regular e as pavimentações arquimedianas ou semi-regulares.

Duração: 4 horas (dois encontros de 2h)

Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Oficina 3

A promoção do raciocínio matemático no contexto de sala de aula

Datas: Sábados 23/10; 30/10; 06/11; 13/11; 20/11 e 27/11 de 2021.

Horário: das 9h às 12h Taxa: Gratuita

Inscrição: por este formulário.

Local: Google Meet.

Obs: 35 vagas (30 para professores de Matemática do Ensino Médio e 5 alunos de licenciatura). Caso o número de inscritos seja maior do que o número de vagas, serão priorizados os professores de matemática do Ensino Médio da rede pública de ensino, por ordem de inscrição. Teremos uma lista de espera e serão enviados e-mails de confirmação de presença alguns dias antes da oficina. Caso o e-mail não seja respondido confirmando a presença em até 24h, a vaga será passada para o próximo da lista de espera.

Prof. Rodrigo Ruiz Campos (Doutorando na Universidade de Lisboa)

Profa. Dra. Ana Paula Jahn (IME-USP)

Colaboração: Profa. Ana Henriques (Instituto de Educação, Universidade de Lisboa)


Resumo: Um dos objetivos principais do ensino de Matemática e que justifica a sua relevância em todos os sistemas educativos é o de desenvolver a capacidade de raciocínio dos alunos. Para tanto, é necessário que os professores compreendam tanto a natureza do raciocínio matemático, nomeadamente seus aspectos inferenciais (indução, dedução e abdução) e processuais (generalização e justificação), quanto estratégias que permitam criar ambientes de sala aula cuja intenção centra-se na promoção do raciocínio matemático por parte dos alunos. Por tudo isto, esta oficina tem por objetivo abordar conceitos e modelos de raciocínio matemático voltados ao Ensino Médio, de modo a permitir que os professores participantes reflitam sobre a importância de promovê-lo em suas práticas docentes. Nota-se que está previsto que os participantes desenvolvam uma atividade com seus alunos.

Duração: 5 sessões síncronas e 1 sessão assíncrona, de 3 horas cada)

Público-alvo: Professores do Ensino Médio; estudantes de Licenciatura em Matemática.

Bate-papo

A importância da escuta nas aulas de matemática: encontros dentro e fora da escola

Data: 24/09 (sexta-feira)

Horário: das 18h às 19h30 Taxa: Gratuita

Inscrição: atividade aberta

Local: Canal do CAEM no YouTube

Profa. Fernanda Veloso Saraiva da Silva (Escola Interação e Cursinho Popular Podemos+)

Prof. Ernani Nagy de Moraes (Escola de Aplicação-FEUSP)


Resumo: O encontro terá como foco refletir sobre a importância do diálogo entre docentes e estudantes no processo de ensino e aprendizagem, à luz das experiências vividas nas aulas de matemática dos professores palestrantes. Tais aulas, sejam presenciais ou a distância, sejam em ambiente escolar ou em cursos extraclasse, somente terão sentido se houver uma comunicação intensa e respeitosa entre as partes.
Serão citados exemplos de escuta no contexto de aplicação de atividades diretamente relacionadas a conteúdos matemáticos, como identificação de frações equivalentes durante resolução de equações de primeiro grau e compreensão do conceito de múltiplos, além de situações observadas em momentos de autoavaliação e avaliação de curso.
Assim, serão apresentadas situações que ambos os profissionais vivenciaram em suas respectivas instituições de ensino, nas quais foram observados impactos positivos para o processo de ensino e aprendizagem. Haverá espaço constante para que participantes compartilhem suas vivências, e possam trocar ideias, experiências e fazer perguntas a partir do debate estabelecido.

Duração: 1h30

Público-alvo: Docentes e comunidade da gestão e coordenação pedagógica de todos os níveis de ensino.