CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática

Calendário de Oficinas, Palestras e Minicursos

1º semestre de 2025

Oficina 1 - Atividade presencial

Atividades de Estatística para a sala de aula

Data: 14 de junho

Horário: das 8h30 às 12h30

Investimento: Atividade gratuita

Local: IME-USP

Inscrições: Formulário de inscrição

Obs.: Será disponibilizado certificado de participação

Resumo:A oficina objetiva auxiliar os professores de Matemática da Educação Básica nas aulas sobre tópicos de Estatística. Inicialmente, faremos a apresentação do portal AtivEstat – Atividades de Estatística (www.ime.usp.br/ativestat), que contém inúmeras atividades que ilustram conceitos estatísticos. Os participantes da oficina vão desenvolver atividades práticas que poderão ser reproduzidas em sala de aula. Também, será feita uma breve revisão dos conceitos básicos,envolvidos nas atividades.

Duração: 04 horas

Público-alvo: Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como alunos de Graduação em Licenciatura em Matemática.

Palestra - Atividade remota

Palestra: "Atividades para o Ensino de Estatística"

Data: 13 de maio (terça-feira)

Horário: às 19h

Investimento: Atividade gratuita

Local: Canal do CAEM no Youtube

Inscrições: Evento aberto

Obs.: Será disponibilizado certificado de participação

Resumo: Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o ensino de Estatística precisa estar presente em todas as séries da Educação Básica. Contudo, a implementação dessa recomendação permanece sendo um desafio e pretendemos discutir algumas ideias para enfrentá-lo. A participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem é fator importante e o uso de atividades pode ser um instrumento poderoso nessa direção. Iremos descrever o portal AtivEstat - Atividades de Estatística que contém inúmeras ações em diversos formatos e que podem potencializar o envolvimento dos estudantes. O portal tem acesso livre em https://www.ime.usp.br/ativestat/ e é destinado aos professores que ensinam Estatística (incluindo Probabilidade) em todos os níveis. Esta conferência, como parte da preparação para a Mostra do CAEM, é um convite aos professores de Matemática, atuais e futuros, para que se juntem ao compromisso de fazer a Estatística efetivamente presente na Educação Básica.

Palestra - Atividade remota

Palestra: "Notação científica: a linguagem das ciências e das ferramentas da IA"

Datas: 25 de junho (quarta-feira)

Horário: às 18h

Investimento: Atividade gratuita

Local: Canal do CAEM no Youtube

Inscrições: Evento aberto

Obs.: Será disponibilizado certificado de participação

Resumo:Nesta palestra, iremos presentar a importância da notação cientifica como registro numérico das ciências exatas e tecnológicas bem como no estudo dos fenômenos da natureza, fenômenos sociais, nos meios de comunicação, entre outros. Mostrar que uma vez contextualizada a notação científica possibilita o desenvolvimento da capacidade de significar e fazer cálculos rápidos com números muito grandes ou muito pequenos ao simplificar a representação e as operações. Lembrar que a aprendizagem da leitura e escrita desses números muito grandes ou muito pequenos é proposta nas orientações curriculares das secretarias da educação e da BNCC (Base Nacional Curricular Comum). Considerar as dificuldades que os alunos têm ao trabalhar com a notação científica devido à falta de habilidades não apenas da leitura e escrita de grandes e pequenos números, mas também em representar números usando as potências e suas propriedades. Mostrar que essas dificuldades se estendem do ensino médio aos cursos de às graduação de diferentes áreas do conhecimento Física, Química, Geografia, Engenharia, Economia, Finanças, entre outras. Propor uma metodologia de trabalho usando a resolução de problemas e a inteligência artificial (IA).

Público-alvo: Professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Mẽdio.

Oficina 4 - Atividade híbrida

Provas/Demonstrações em Geometria na Educação Matemática: perspectivas históricas e atuais

Obs: você poderá participar presencial ou remotamente. Indique no momento da inscrição.

Datas: 19/10, 26/10 e 09/11 (sábados)

Horário: das 09h às 12h

Investimento: atividade gratuita

Local: IME-USP - sala a definir, para público presencial; ou sala no Google Meet, para público remoto.

Inscrições: Formulário de inscrição

Resumo: Esta oficina tem como objetivo proporcionar uma visão histórica sobre o ensino das provas/demonstrações em geometria, com foco no período de 1930 a 1960, embasada em regulamentações educacionais e livros didáticos. Os participantes terão a oportunidade de explorar livros didáticos das décadas de 1950 e 1960, período marcado por mudanças significativas no ensino de matemática, conhecido como Movimento da Matemática Moderna. Durante esta análise, os professores serão incentivados a identificar continuidades e rupturas nas abordagens pedagógicas da época. Na segunda parte da oficina, será proposta uma análise comparativa com livros didáticos contemporâneos, visando discutir como as provas/demonstrações em geometria são abordadas atualmente. Essa análise será realizada em diálogo com os materiais históricos e as práticas pedagógicas dos participantes, promovendo uma reflexão crítica sobre as transformações no ensino de provas/demonstrações em matemática e suas implicações para a prática docente na Educação Básica.

Duração: 09 horas

Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Pós-graduandos na área de Educação Matemática ou afins; interessados em geral no tema.

Não deixe de acompanhar!