CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática

Apresentação

O Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática "João Affonso Pascarelli" do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME−USP) foi criado em 1985. É um órgão que tem como objetivo fundamental prestar serviços referentes a aperfeiçoamento e extensão científico-cultural voltados prioritariamente ao Ensino de Matemática na Educação Básica. Tem como público-alvo professores da Educação Básica e licenciandos em Matemática e áreas afins.

Entre as ações promovidas pelo CAEM, destacam-se:

Nossa equipe

O CAEM possui uma diretoria acadêmica, indicada pelo Departamento de Matemática do IME−USP com mandato de dois anos que, junto a seus educadores, coordenam as atividades do Centro. Os atuais membros são os seguintes professores:

Diretoria:
Ana Paula Jahn (diretora)
Imagem da diretoria

Possui Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em Didática da Matemática pela Universidade Joseph Fourier (Grenoble 1), França. Atualmente é professora do IME−USP. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nas seguintes temáticas: didática da Matemática, formação de professores que ensinam Matemática (inicial e continuada), integração de novas tecnologias e recursos digitais no ensino de Matemática (em particular, sistemas de Geometria Dinâmica) e Educação a Distância.

Currículo Lattes

Antonio Carlos Brolezzi (vice-diretor)
Imagem da diretoria

Possui licenciatura em matemática (IME−USP), mestrado em educação (FEUSP) e doutorado em educação (FEUSP). Atualmente é professor associado do departamento de matemática do IME−USP e orientador do programa de pós-graduação em ensino de matemática do IME. Tem experiência na área de educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, resolução de problemas, ensino de cálculo, tecnologias, criatividade, empatia, imaginação e a formação do professor de matemática.

Currículo Lattes

Pedro Luiz Fagundes (conselho deliberativo)
Imagem da diretoria

Possui graduação em Bacharelado Em Ciências com Habilitação Em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Topologia Algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, jogos, aprendizagem, coincidence theory e revestimento ramificado

Currículo Lattes

Júlio César Augusto do Valle (conselho deliberativo)
Imagem da diretoria

Prof. Júlio Valle é professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP, universidade onde se graduou em Licenciatura em Matemática, além de Mestre (2015) e Doutor (2019) em Educação. É especialista em Políticas Públicas para a Igualdade Social na América Latina pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEm) desde 2012, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Em Janeiro de 2017, aceitou o convite para se tornar Secretário de Educação e Cultura de Pindamonhangaba, tornando-se, em 2019, Secretário Municipal de Educação, após a reorganização administrativa das áreas, cargo que exerceu até Março de 2020.

Currículo Lattes

Educadores:
Marcos Alves dos Santos
Imagem da diretoria

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME−USP). Atua como professor de Matemática na educação básica em rede particular de ensino e como educador no Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM-IME-USP), onde trabalha com formação continuada de professores de Matemática. Tem interesses e experiências na área de Ensino de Matemática, Educação Matemática, Tecnologia na Educação, Geometria Dinâmica.

Currículo Lattes

Rogério Osvaldo Chaparin
Imagem da diretoria

Licenciado em Matematica pelo IME−USP e mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Professor da Educação Básica desde 1992, tendo lecionado matemática em diversas instituições particulares como: no Colégio Etapa; no Colégio Visconde de Porto Seguro e no Colégio Augusto Laranja. Atualmente é professor da Licenciatura em Matemática do IFSP, campus Guarulhos. Trabalha como educador no CAEM-IME-USP, na formação continuada de professores de matemática. Está realizando seu doutoramento em Educação Matemática na PUC/SP, e participa do grupo de pesquisa em educação algébrica - GPEA - certificado pela PUC-SP junto ao CNPq.

Currículo Lattes

Compõem ainda o quadro de funcionários do CAEM a secretária Solange Ivo de Oliveira e os estagiários Eduardo Porto de Souza, João Pedro Silva Medeiros e Júlia Bueno, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IME−USP.

O centro conta ainda com a colaboração de professores dos ensinos fundamental e médio, professores especialistas convidados, além da participação voluntária de docentes do IME−USP, atendendo professores e profissionais de comunidades escolares de São Paulo e outros municípios.