Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: http://sistemas1.usp.br:8080/jupiterweb/images/Logo_usp2.gif Instituto de Matemática e Estatística

 

MAT1514 - A Matemática na Educação Básica

 

2º Semestre de 2015 – Licenciatura em Matemática - Diurno – Prof. Antonio Carlos Brolezzi - www.ime.usp.br/~brolezzi      brolezzi@ime.usp.br  Sala 137-A, 3091-6267

Início:            03/08/2015 Fim:    08/12/2015

Código da Turma:     2015242 Horário: ter   10h    11h40 sex      08h     09h40

 

Objetivos

Discussão de alguns tópicos fundamentais de matemática elementar indispensáveis para a formação da cidadania. Abordar os conteúdos em seus aspectos conceituais, didáticos, históricos, sociais e culturais. Esclarecer a importância da Matemática na Educação Básica.

 

Programa

O conceito de número; histórico das concepções: os Babilônios e a base 60, os Gregos e os incomensuráveis, os números irracionais, sistema decimal, cálculo mentais e estimativas. Problemas de contagem, princípios aditivos e multiplicativo. Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades. Matemática financeira. Noções de geometria plana e espacial. semelhança, malhas, simetrias, mosaicos, vistas, perspectivas, planificações, congruências. Tópicos livres.

 

 

Cronograma

 

Notas

 

Mês

Terça

10h00

Assunto

Sexta

08h00

Assunto

AGO

03

Apresentação do curso

A resposta para tudo:

http://www.youtube.com/watch?v=HMzVglfihMo

O conceito de número: pequenos números – PARTE 1

07

O conceito de número: pequenos números – PARTE 2

 

11

O conceito de número: grandes números e o infinito

14

TG1 A Cidade do “Nunca Quatro”

 

18

TG1

21

TG2 Babilônios

 

25

TG2

28

TG2

L1    L1b

L2

SET

01

Números figurados. A seita pitagórica e o teorema de Pitágoras. Os Gregos e os incomensuráveis.

 

04

Entrega L1

Os números irracionais. A razão áurea.

TG3 Números racionais e irracionais

 

08

Não há aula

11

Não há aula

 

15

Entrega L2

TG3 Números racionais e irracionais

 

18

TG 4 Frações: uma abordagem conceitual

L3

22

TG 4 Frações: uma abordagem conceitual

25

Revisão

29

P1

 

02

Correção

Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades.

OUT

06

Entrega L3 Frações

Entrega TG 4 Frações

Modelo das 3 piramides

Video Pela Trilha de Arquimedes

09

TG5 Fazer os problemas de 6 a 11 sugeridos em:

Capítulo 5 - Uma Introdução ao Cálculo de Volumes

 

13

Mostra do CAEM

16

Mostra do CAEM

 

20

Princípio de Cavalieri e volumes: texto PEC Ensino Médio - 2003.

Atividade da construção da decomposição do cubo em três pirâmides (sugestão de site)

11 planificações do cubo

Planificação do cubo

23

TG5 Fazer os problemas de 6 a 11 sugeridos em:

Capítulo 5 - Uma Introdução ao Cálculo de Volumes

27

Simetrias, mosaicos. Programa Tess.

Apresentação sobre Simetria nos anos iniciais

Programa Tess: Edumatec Educação Matemática e Tecnologia Informática (UFRGS) http://www.edumatec.mat.ufrgs.br/softwares/soft_recreativos.php

Vídeo da TV Cultura – Arte Matemática – Simetrias http://www.youtube.com/watch?v=mWD_-BCaawg

Página que ensina passo a passo como fazer mosaicos ao estilo de Escher: http://www.tessellations.org/

30

Não há aula

NOV

03

Textos sobre o uso de Tess de Rosemeire Bressan:

O uso de ferramentas computacionais para o ensino de simetria

Construindo padrões com cubos e pavimentações com o Software Tess

Atividades com simetrias propostas por José Carlos Pinto Leivas http://www.apm.pt/files/_Co_Leivas_486fe4f620fb3.pdf

Página com atividades com o Tess: http://www.peda.com/tess/

 

TG6 Fazer duas construções diferentes explorando as técnicas de mosaicos ao estilo Escher em  http://www.tessellations.org/

06

Combinatória

TG7 Fazer atividades 1, 2 e 3, das páginas 41, 42 e 43.

 

10

Combinatória

13

TG8 Matemática financeira

 

17

TG8 Matemática financeira/Revisão

20

Não há aula

24

P2

 

27

DEZ

01

SUB

04

 

08

Correção

 

 

 

 

 

 

Avaliação

M=(P1+P2+MT)/3

SUB aberta, somente provas