Instituto de Matemática e
Estatística
MAT1514
- A Matemática na Educação Básica
2º
Semestre de 2015 – Licenciatura em
Matemática - Diurno – Prof. Antonio Carlos Brolezzi - www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ime.usp.br Sala 137-A,
3091-6267
Início: 03/08/2015 Fim: 08/12/2015
Código da Turma: 2015242 Horário: ter 10h 11h40 sex 08h 09h40
Objetivos
Discussão de alguns tópicos
fundamentais de matemática elementar indispensáveis para a
formação da cidadania. Abordar os conteúdos em seus
aspectos conceituais, didáticos, históricos, sociais e culturais.
Esclarecer a importância da Matemática na Educação
Básica.
Programa
O conceito de número; histórico
das concepções: os Babilônios e a base 60, os Gregos e os
incomensuráveis, os números irracionais, sistema decimal,
cálculo mentais e estimativas. Problemas de contagem, princípios
aditivos e multiplicativo. Medidas de áreas e volumes: uma abordagem
conceitual destacando suas propriedades. Matemática financeira.
Noções de geometria plana e espacial. semelhança, malhas,
simetrias, mosaicos, vistas, perspectivas, planificações,
congruências. Tópicos livres.
Cronograma
Mês |
Terça 10h00 |
Assunto |
Sexta 08h00 |
Assunto |
AGO |
03 |
Apresentação
do curso A resposta para
tudo: http://www.youtube.com/watch?v=HMzVglfihMo O
conceito de número: pequenos números – PARTE
1 |
07 |
O
conceito de número: pequenos números – PARTE
2 |
|
11 |
O
conceito de número: grandes números e o infinito
|
14 |
|
|
18 |
TG1 |
21 |
|
|
25 |
TG2 |
28 |
TG2 |
SET |
01 |
Números
figurados. A seita pitagórica e o teorema de Pitágoras. Os
Gregos e os incomensuráveis. |
04 |
Entrega L1 |
|
08 |
Não há aula |
11 |
Não há aula |
|
15 |
Entrega L2 TG3 Números racionais e irracionais |
18 |
|
22 |
TG 4 Frações: uma abordagem conceitual |
25 |
Revisão |
|
29 |
P1 |
02 |
Correção Medidas de
áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades. |
|
OUT |
06 |
Entrega L3
Frações Entrega TG 4
Frações |
09 |
TG5 Fazer os problemas
de 6 a 11 sugeridos em: |
|
13 |
Mostra do CAEM |
16 |
Mostra do CAEM |
|
20 |
Princípio de
Cavalieri e volumes: texto PEC Ensino Médio - 2003. Atividade
da construção da decomposição do cubo em
três pirâmides (sugestão de site) |
23 |
TG5 Fazer os problemas
de 6 a 11 sugeridos em: |
27 |
Simetrias, mosaicos. Programa Tess. Apresentação sobre
Simetria nos anos iniciais Programa Tess: Edumatec Educação
Matemática e Tecnologia Informática (UFRGS) http://www.edumatec.mat.ufrgs.br/softwares/soft_recreativos.php Vídeo
da TV Cultura – Arte Matemática – Simetrias http://www.youtube.com/watch?v=mWD_-BCaawg Página
que ensina passo a passo como fazer mosaicos ao estilo de Escher: http://www.tessellations.org/ |
30 |
Não
há aula |
|
NOV |
03 |
Textos sobre o uso
de Tess de Rosemeire Bressan: O
uso de ferramentas computacionais para o ensino de simetria Construindo
padrões com cubos e pavimentações com o Software Tess Atividades com simetrias propostas
por José Carlos Pinto Leivas http://www.apm.pt/files/_Co_Leivas_486fe4f620fb3.pdf Página
com atividades com o Tess: http://www.peda.com/tess/ TG6 Fazer duas construções diferentes
explorando as técnicas de mosaicos ao estilo Escher em http://www.tessellations.org/ |
06 |
TG7 Fazer atividades 1, 2 e 3, das páginas 41, 42 e
43. |
|
10 |
13 |
||
|
17 |
TG8 Matemática
financeira/Revisão |
20 |
Não há aula |
24 |
P2 |
27 |
||
DEZ |
01 |
SUB |
04 |
|
|
08 |
Correção |
|
|
Avaliação
M=(P1+P2+MT)/3
SUB
aberta, somente provas