https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/images/Logo_usp2.gif

 

Universidade de São Paulo

 

Instituto de Matemática e Estatística

 

Disciplina: MAT1513 - Laboratório de Matemática

 

Prof. Antonio Carlos Brolezzi http://www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ime.usp.br Sala 137–A Tel 3091 6267

Horário de atendimento do professor: segundas e quartas, das 18h30 às 19h20

 

Monitores:

Turma 47: Camilla Moreno millasylos@gmail.com. Horário de atendimento: segunda-feira antes da aula

Turma 48: Rodrigo Motoyama: rodrigo.motoyama@gmail.com. Horário de atendimento: quarta-feira, das 18h às 19 h, sala 241 A

Monitor voluntário: William de Paula Amado william.amado@usp.br Horário de atendimento: sexta-feira, das 18h às 19h20min

 

EDITAL PIBID – BAIXE AQUI! Interessados enviar inscrição para barbarav@ime.usp.br até dia 28 de fevereiro.

 

PROVA SUB DIA 02/10/2014, 19H20 OU 21 HORAS, SALA 144-B.

 

PROVA REC DIA 06/11/2014, 19H20 sala B-04 OU 21H, SALA B-02.


NOTAS

 

Objetivos

Apresentar situações-problema que desafiem e impulsionem a autonomia e pensamento dos alunos. Discutir tópicos relevantes do Ensino Básico, tendo em vista propiciar um embasamento conceitual adequado. Favorecer a compreensão da natureza do pensamento, da linguagem e do fazer matemáticos..

Programa

Atividades envolvendo raciocínio lógico e a linguagem básica da Teoria dos Conjuntos utilizada nas demais disciplinas. Funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas; cônicas; tópicos de geometria espacial; Princípio da Indução Finita; números complexos de um ponto de vista geométrico. Tópicos livres de matemática elementar. Em todos itens deve ser garantida a resolução de problemas pelos alunos.

Bibliografia

R.M. Smullyan, What is the name of this book?, Ed. Prentice-Hall, Inc., New Jersey, 1978; Y. Perelman, Mathematics Can Be Fun, Mir Publishers, Moscow, 1979; K. Stephen, Problem Solving in School Mathematics, National Council of Teachers of Mathematics (NCTM); Revista "Mathematics Teacher", National Council of Teachers of Mathematics (NCTM); Coletânea de Problemas da disciplina MAT-450 (Seminário de Resolução de Problemas); Coleção do Professor de Matemática - SBM/IMPA; Livro da Cristina Bonomi Barufi do CAEM.

 

 

Programa 

Mês

SEGUNDA

Assunto

QUARTA

Assunto

FEV

17

Sem aula

19

Sem aula

 

24

Raciocínio lógico – Aula 1

26

Raciocínio lógico – Aula 2

MAR 

03

Sem aula

05

Sem aula

 

10

Lógica e demonstrações matemáticas – Aula 3

PythagoraSwitch

TG1 Lógica e demonstrações

12

Lógica e demonstrações matemáticas

 

17

Funções e gráficos

Material de apoio: BROLEZZI, A. C. . Funções e Gráficos. São Paulo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2004 

 

Sites:

Tesselation (como fazer mosaicos como Escher)

Site do programa Tess (simetrias)

Programa Tess para baixar (e outros)

Programa Geogebra para baixar

19

TG2: Funções e simetrias

 

 

24

Funções trigonométricas TG 3

26

Funções trigonométricas

 

31

Exponenciais e logaritmos TG4

02

Exponenciais e logaritmos TG5

 ABR

07

Exponenciais e logaritmos TG6

09

Exponenciais e logaritmos

 

14

Sem aula

16

Sem aula

 

21

Sem aula

23

Revisão

28

Prova 1

30

Cônicas

TG7

 

Instruções:

1.    Esse TG é somente em grupo

2.    Envie somente um único arquivo em pdf

3.    Escreva no corpo do trabalho os nomes dos componentes do grupo e suas respectivas turmas

4.    Não precisa digitar tudo se não quiser o trabalho pode ser feito à mão e escaneado

5.    Envie o e-mail com o assunto TG7

6.    Data máxima para envio do TG: 21/05/2014

 

 

Material para consulta:

 

DRUCK, I. F. ; ALVES, S. . Cônicas como lugar geométrico. In: Cristina Cerri. (Org.). Matemática. São Paulo: Fundação Vanzolini, 2002,

 

LINDQUIST, Mary & SHULTE, Albert P. (Org.), Aprendendo e Ensinando Geometria. São Paulo: Atual, 1994.

  MAI

05

Cônicas

07

Sem aula

 

12

Trigonometria TG8

14

Trigonometria

 

 

 19

Trigonometria TG9

21

Trigonometria TG10 (L1)

 

 

26

Princípio da Indução Finita TGE

28

Princípio da Indução Finita

 

 JUN

02

Revisão

04

Revisão

 

 

09

Correção

11

SUB

 

 

16

Correção

18

 

 

 

23

Sem aula

 25

 

 

 

30