Instituto de Matemática e Estatística
Prof. Antonio
Carlos Brolezzi http://www.ime.usp.br/~brolezzi
brolezzi@ime.usp.br Sala 137–A Tel 3091 6267
Horário de atendimento do professor: segundas e quartas,
das 18h30 às 19h20
Monitores:
Turma 47: Camilla Moreno millasylos@gmail.com.
Horário de atendimento: segunda-feira antes da aula
Turma 48: Rodrigo
Motoyama: rodrigo.motoyama@gmail.com. Horário de atendimento: quarta-feira, das 18h
às 19 h, sala 241 A
Monitor
voluntário: William de Paula Amado william.amado@usp.br Horário de atendimento: sexta-feira,
das 18h às 19h20min
EDITAL
PIBID – BAIXE AQUI! Interessados enviar inscrição para barbarav@ime.usp.br até dia 28 de
fevereiro.
PROVA SUB DIA
02/10/2014, 19H20 OU 21 HORAS, SALA 144-B.
PROVA REC DIA 06/11/2014, 19H20
sala B-04 OU 21H, SALA B-02.
Objetivos
Apresentar
situações-problema que desafiem e impulsionem a autonomia e
pensamento dos alunos. Discutir tópicos relevantes do Ensino
Básico, tendo em vista propiciar um embasamento conceitual adequado.
Favorecer a compreensão da natureza do pensamento, da linguagem e do
fazer matemáticos..
Programa
Atividades envolvendo
raciocínio lógico e a linguagem básica da Teoria dos
Conjuntos utilizada nas demais disciplinas. Funções
trigonométricas, exponenciais e logarítmicas; cônicas;
tópicos de geometria espacial; Princípio da Indução
Finita; números complexos de um ponto de vista geométrico.
Tópicos livres de matemática elementar. Em todos
itens deve ser garantida a resolução de problemas pelos alunos.
Bibliografia
R.M. Smullyan, What is the
name of this book?, Ed. Prentice-Hall, Inc., New Jersey, 1978; Y. Perelman,
Mathematics Can Be Fun, Mir Publishers, Moscow, 1979; K. Stephen, Problem
Solving in School Mathematics, National Council of Teachers of Mathematics
(NCTM); Revista "Mathematics Teacher",
National Council of Teachers of Mathematics (NCTM); Coletânea
de Problemas da disciplina
MAT-450 (Seminário de Resolução
de Problemas); Coleção
do Professor de Matemática - SBM/IMPA; Livro
da Cristina Bonomi Barufi do CAEM.
Programa
Mês |
SEGUNDA |
Assunto |
QUARTA |
Assunto |
|
FEV |
17 |
Sem aula |
19 |
Sem aula |
|
|
24 |
26 |
|||
MAR |
03 |
Sem aula |
05 |
Sem aula |
|
|
10 |
12 |
Lógica e demonstrações
matemáticas |
||
|
17 |
Funções e gráficos Sites: Tesselation (como fazer
mosaicos como Escher) Site do programa
Tess (simetrias) |
19 |
|
|
|
24 |
Funções
trigonométricas TG 3 |
26 |
Funções
trigonométricas |
|
|
31 |
Exponenciais e logaritmos TG4 |
02 |
Exponenciais e logaritmos TG5 |
|
ABR |
07 |
Exponenciais e logaritmos TG6 |
09 |
Exponenciais e logaritmos |
|
|
14 |
Sem aula |
16 |
Sem aula |
|
|
21 |
Sem aula |
23 |
Revisão |
|
28 |
Prova 1 |
30 |
Cônicas Instruções: 1.
Esse TG é somente em grupo 2.
Envie somente um único arquivo em pdf 3.
Escreva no corpo do trabalho os nomes dos
componentes do grupo e suas respectivas turmas 4.
Não precisa digitar tudo se não quiser o
trabalho pode ser feito à mão e escaneado 5.
Envie o e-mail com o assunto TG7 6.
Data máxima para envio do TG: 21/05/2014 Material para consulta: |
||
MAI |
05 |
Cônicas |
07 |
Sem aula |
|
|
12 |
Trigonometria TG8 |
14 |
Trigonometria |
|
|
19 |
Trigonometria TG9 |
21 |
Trigonometria
TG10 (L1) |
|
|
26 |
28 |
Princípio
da Indução Finita |
|
|
JUN |
02 |
Revisão |
04 |
Revisão |
|
|
09 |
Correção |
11 |
SUB |
|
|
16 |
Correção |
18 |
|
|
|
23 |
Sem aula |
25 |
|
|
|
30 |
|
|
|