tratamento de dados

Programa de Curso:

    1. Ciência em perspectiva e Science Wars
    2. Pressupostos da Ciência
    3. Lógica dedutiva
    4. Probabilidade
    5. Lógica Indutiva e Estatística
    6. Representação gráfica de informação quantitativa


Este curso é baseado na seguinte literatura:

    1. H. G. Gauch, Scientific Method in Practice, Cambridge, 2002
    2. B. Russell, A Perspectiva Científica, Companhia Editora Nacional, 1969
    3. E.R. Tufte, The Visual Display of Quantitative Information, Graphics Press 2001
    4. W.S. Cleveland, The Elements of Graphing Data, Hobard Press, 1994
    5. J.W. Tukey, Exploratory Data Analysis, Addison Wesley, 1977
    6. P. Dalgaard, Introductory Statistics with R, Springer, 2002


Introdução


Método Científico



    A figura acima, mostrando interrelações entre paradigmas científicos pode ser baixada aqui. Você pode ler mais sobre como a figura foi montada aqui.

    Apresentação em aula: Método Científico (versão econômica)
    Leitura da Semana 2:
    Guia de Leitura 2 - Sagan, C., O Mundo Assombrado pelos Demônios, cáp 2.

     
    Indicações de leitura:
    1. Gauch, H.G., Scientific Method in Practice, caps. 1-4 (disponível na biblioteca da EACH)
    2. Köche, J.C., Fundamentos de Metodologia Científica
    3. Parte I (disponível na biblioteca da EACH).

    Leituras e curiosidades em conexão com a aula:
    1. Uma fonte interessante de informação histórica sobre a Suméria: S.N. Kramer, History Begins at Sumer
    2. Se estiver interessado em ler mais sobre a história do método científico recomendo fortemente, Losee, J., Introdução Histórica à Filosofia da Ciência.
    3. Leia também Sagan, C., O Romance da Ciência
    4. (pode ser encontrado com facilidade nos sebos do centro da cidade).
    5. Leia também Russell, B., A perspectiva científica
    6. (idem, comprei o meu no Sebo do Messias).
    7. Os interessados em Filosofia da Ciência gostarão de Kunh, T., A Estrutura das Revoluções Científicas (na biblioteca da EACH)
    8. Também gostarão de Popper, K., A Lógica da Pesquisa Científica (na biblioteca da EACH)
    9. E de Feyerabend, P, Contra o Método
    10. Uma aula "aposentada": Pseudociência (versão econômica)
    11. O livro básico sobre os assuntos discutidos na aula "aposentada" é Schick,T. e Vaughn,L., How to Think About Weird Things (disponível na biblioteca da EACH)
    12. Leia também Sokal,A., Bricmont, J., Intellectual Impostures
    13. (biblioteca da EACH).
    14. Aqueles interessados nas fronteiras, limites e relações entre a Religião e a Ciência
    15. encontrarão material em: Beyond Belief: Science, Religion, Reason and Survival.
    16. Acesse o Projeto Genográfico e conheça a história de nossa família.

    Leitura da Semana 3:
    Popper, K., Conjecturas e Refutações (versão econômica)

Exercícios


Atividade Científica


Comunicação Científica


Apresentação Gráfica de Informação Quantitativa

    Apresentação em aula: Apresentação Gráfica (versão econômica)

    Atividades básicas
    em conexão com a aula:
    1. Dê uma boa olhada em Friendly,M., Denis,D.J., Marcos na História da Visualização de Dados (tradução de Kanno M.)

    Leituras complementares são:
    1. Tufte, E., The Visual Display of Quantitative Information. Livro brilhante de umas dos autores mais interessantes em design de informação.
    2. Cleveland, W.S., The Elements of Graphing Data. Contém uma descrição detalahada sobre construção e percepção de gráficos.
    3. O livro Johnson, S., O Mapa Fantasma, Editora Zahar, 2006 conta a história da epidemia de cólera em Londres no século XIX.
    4. As estórias sobre a investigação do acidente com a Challenger estão em Feynman, R.P., What do you care what other people think?


Análise Exploratória de Dados

    O objetivo desta aula é explorar pequenos conjuntos de dados utilizando exclusivamente papel e lápis.

    Conjuntos de Dados:(extraídos de Hand, D.J., A Handbook of Small Data Sets)
    1. Envelopes reutilizáveis. Este conjunto contêm a freqüência (coluna 2) de envelopes reutilizáveis com um certo número de janelas utilizadas (coluna 1) circulando em uma grande organização. O que se pode dizer à respeito da idade dos envelopes em circulação? envelope.dat (Hand, conjunto 213)
    2. Presidentes, papas e monarcas. As três colunas neste conjunto trazem os anos de sobrevida após serem empossados de, respectivamente, presidentes dos EUA, papas e monarcas britânicos. Há alguma diferença no perfil de sobrevivência de cada um dos cargos? Qual dos três cargos seria o mais arriscado? monarch.dat (Hand, conjunto 308)
    3. Batimentos cardíacos de indígenas peruanos. Este conjunto contém medidas de pulsação de 39 indígenas peruanos. Qual seria a pulsação típica? O que esta amostra pode nos dizer a respeito da população inteira? pulse.dat (Hand, conjunto 345)
    4. Dopamina e esquizofrenia. Muitas teorias à respeito das causas da esquizofrenia envolvem mudanças na atividade de dopamina no sistema nervoso central. No estudo que resultou neste conjunto de dados 25 pacientes esquizofrênicos foram tratados com medicação anti-psicótica e após um determinado período classificados como psicóticos ou não-psicóticos. Amostras de fluido cerebroespinhal foram então coletadas e a atividade de uma enzima relacionada à dopamina foi medida. A primeira linha do conjunto de dados representa a atividade de dopamina em pacientes classificados como não-psicóticos. A segunda linha representa aqueles classificados como psicóticos. Os dados trazem alguma evidência sobre a relação entre dopamina e psicose? dopamine.dat(Hand, conjunto 45)
    5. Medalhistas de ouro no salto triplo.. Este conjunto contêm as marcas atingidas pelos vencedores do salto triplo nas olimpíadas de 1908 a 1988. Há limites para a capacidade atlética humana? triple.dat (Hand, conjunto 321)
    6. Testando autoria.. Em 1861 publicou-se em Nova Orleans uma série de 10 cartas assinadas por Quintus Curtius Snodgrass (Q.C.S.). No entanto, não há registro de ninguém com este nome na época. Alguns estudiosos atribuem a autoria destas cartas a Mark Twain. Este conjunto de dados trás contagens de freqüências de palavras com um certo comprimento (coluna 1) em trabalhos de autoria de Mark Twain (coluna 2) e nas cartas de Q.C.S. (coluna 3). Seriam Q.C.S. e Mark Twain a mesma pessoa? author.dat (Hand, conjunto 343)

    Atividades básicas
    em conexão com a aula:
    1. Leia com atenção e faça todos os exercícios: Guedes, T.A., Estatística Descritiva
    2. Utilize uma planilha eletrônica para responder as questões acima da melhor maneira que puder imaginar utilizando gráficos e medidas resumo.

    A leituras complementar é:
    1. J.W. Tukey, Exploratory Data Analysis. Clássico da análise estatística papel-e-lápis escrito pelo Feynman da Estatística.


Noções de Estatística I

Noções de Estatística II

Exercícios em Estatística Descritiva