Apresentamos aqui uma rápida recapitulação do que são as derivadas parciais de segunda ordem e o resultado principal sobre elas, que é o teorema de Schwarz.
Podemos interpretar as derivadas de segunda de numa mesma variável como a concavidade do gráfico da função de uma variável que é dada pela corte pelo plano vertical dado pela variável fixada. No exemplo abaixo, temos e .
As derivadas mistas têm uma interpretação um pouco menos imediata: como vimos na Nota A.4.2, a derivada parcial dá o coeficiente angular da reta tangente ao gráfico de no ponto . A derivada de em relação a no ponto dá a taxa de variação dos coeficientes angulares da função no ponto quando variamos , mantendo fixado.
Com a obervação acima é de se esperar que não haja nenhuma relação entre os valores das duas derivadas mistas de uma função no mesmo ponto. Eventualmente uma delas pode existir e a outra nem isso!
ExemploA.5.5.
Seja . Calculemos as derivadas mistas de segunda ordem:
ou seja, as derivadas mistas são iguais em cada ponto!
Sorte? Provavelmente sim, já que o Exercício 1.5.14, mostra que nem sempre isso acontece. Vamos estabelecer uma nomenclatura utilizada no resultado que garante condições suficientes para que as derivadas mistas coincidam em cada ponto.
O exemplo a seguir mostra que a recíproca do Teorema de Schwarz é falsa.
ExemploA.5.8.
A função é uma função de classe em , satisfaz , mas não é de classe em .
Calculando pelas regras de derivação e pela definição onde for pertinente, temos
É relativamente imediato verificar a continuidade das funções acima e portanto que é uma função de classe em .
Calculando uma das derivadas mistas na origem, temos
Finalmente, escrevemos a derivada segunda para analisar sua continuidade.
onde é relativamente fácil ver que a segunda parcela não tem limite na origem, enquanto a primeira tende a , mostrando que não tem limite em , logo não pode ser contínua ali.
Com um pouco de imaginação você consegue generalizar as definições e resultados aqui apresentados para funções com mais de duas variáveis e também para derivadas de ordem .