Cálculo para Funções de Várias Variáveis I 
 
Horário da Disciplina:  segunda-feira  21:10 a 22:50 e quarta-feira 19:20 a 21:00.
Sala: B-16  - IME 
Monitor: Matheus de Souza Nunes. Email: matheusnunes26@usp.br 
Horários de monitorias:  
 
Segunda-feira das 18h às 19h, sala: B03 IME
 
Terça-feira das 18h às 19h, sala: 2022 IF
 
REC: 25 de Julho 2022 às 19:00. Sala 241 do Bloco A do IME
 
Listas de exercícios:  
 Lista 0 (Revisão geometria analítica);    Lista 1 (Curvas no plano e no espaço - Reta tangente);     Lista 2 (Curvas coordenadas polares - comprimento de curva);    Lista 3 (Funções duas variáveis - Limites e continuidade);     Lista 4 (Diferenciabilidade);    Lista 5 (Regra da cadeia);    Lista 6 (Máximos e mínimos); 
 Notas TGs;   
 
Datas TGs: TG1: 16/03; TG2: 25/04; TG3: 30/05; TG4: 04/07.
Datas das provas:  P1 - 02/05; P2 - 06/06; P3 - 13/07; PSUB 20/07.
 
Programa: Curvas no plano e no espaço, áreas em coordendas polares, comprimento de curva. Funções duas e três variáveis reais, curvas de nível e gráficos; limite e continuidade; derivadas parciais e direcionais; diferenciabilidade, regra da cadeia e propriedades do gradiente; máximos e mínimos e multiplicadores de Lagrange.
 
Criterio de avaliação:  Serão realizadas três provas durante o semestre (P1, P2 e P3) e uma prova substitutiva (PSUB) fechada: ou seja, só tem direito a ela o aluno que tenha faltado em pelo menos uma prova, que terá sua nota substituída pela PSUB. Serão realizados trabalhos em classe em grupos (TGs) com avaliação. A média dos trabalhos em grupo (MTG) será calculada como a média aritmética simples dos TGs.  
A média do semestre será calculada pela seguinte fórmula:  M=(2P1+2P2+3P3+MTG)/8. 
Para ser aprovado, o aluno deverá ter média semestral M  maior ou igual a 5,0.
Se M for maior ou igual a 3,0 e menor do que 5,0 o aluno poderá fazer a PREC. Neste caso, a média com recuperação será calculada através da seguinte fórmula: 
MREC=(M+PREC)/2.
A média final  será MF= mínimo{ 5, MREC}.
Bibliografia recomendada: 
1. Hamilton L. Guidorizzi, Um curso de Cálculo - vol 2 , 5º edição Editora LTC , 2001. 
2. James Stewart , Cálculo - vol 2 , Editora Pioneira, 2001. 
3.  L. Leithold, O Cálculo com Geometria Analítica, vol. 1, Harbra, São Paulo, 1977.