CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática

Vem aí o Verão no CAEM 2023! Fique por dentro da programação deste ano! Ofereceremos dois cursos de atualização.

As inscrições já estão abertas para o primeiro curso! Matemática básica para professores.

Curso 1

Matemática Básica para professores I

Datas: 23, 24, 26, 27 e 28 de janeiro de 2023, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h45 (segunda à sexta) e das 9h às 12h00 (sábado)

Taxa: R$80,00

Tipo: Presencial

Vagas: 40

Inscrição: Formulário google

Público alvo:

Professores que ensinam matemática

Resumo:

  Para Ball (1991) o conhecimento matemático envolve três dimensões: 1) o conhecimento proposicional e processuais da matemática, ou seja, entendimentos de temas específicos, procedimentos, conceitos e relações entre eles (temas, procedimentos e conceitos); 2) conhecimento sobre a matemática que inclui o saber e fazer matemática, ou seja, entender as regras da matemática, bem como o que é arbitrário ou convencional versus o que é necessário ou lógico; 3) forma como o professor comunica as ideias matemáticas nas tarefas que apresentam aos seus alunos. Acreditamos que abordar e desenvolver esses três aspectos durante o curso de atualização podem contribuir significativamente na formação do professor.
  Durante os encontros utilizaremos os seguintes recursos didáticos pedagógicos: ábaco, geogebra, geoplano, origami, puzzles, jogos, atividades investigativas. Tais recursos tem a intenção de auxiliar na compreensão dos conceitos e das propriedades numéricas. A avaliação será contínua, ou seja, no final de cada encontro serão realizadas atividades em grupo com o objetivo de verificar como os professores concebem os tópicos trabalhados durante o dia. Utilizaremos dois dias para desenvolver os conceitos geométricos, dois dias para trabalhar os conjuntos numéricos e as operações básicas e um dia para explorar as ideias relativas ao pensamento algébrico.

Objetivos:

    • Compreender sistemas de numeração, decimal e não decimal;
    • Dar significado às operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão;
    • Trabalhar e desenvolver propriedades numéricas;
    • Explorar aspectos da Teoria Elementar dos Números, com foco na divisibilidade;
    • Desenvolver processos do pensamento geométrico, principalmente a visualização;
    • Apresentar atividades para compreender os conceitos de perímetro e área;
    • Investigar propriedades dos polígonos e poliedros;
    • Aprender conceitos básicos da geometria por meio da tecnologia, principalmente com o uso do recurso Geogebra;
    • Desenvolver processos do pensamento algébrico, tais como, padrão, regularidade e equivalência;
    • Instigar o senso numérico, estimativa valorizando os princípios de contagem.

Tópicos que serão abordados:

    • Polígonos e Sólidos;
    • Área e Perímetro;
    • Visualização;
    • Sistema de Numeração;
    • Quatro operações básicas;
    • Números: naturais, inteiros e racionais (fração);
    • Aritmética: Teoria dos Números;
    • Pensamento Algébrico: padrões e regularidades;
    • Contagem: princípio multiplicativo.