Publicações disponíveis.

Currículo Lattes

Tese de doutorado e dissertação de mestrado

BROLEZZI, A. C. . (2022). Empatia na formação inicial do professor de matemática. Educação Matemática Em Revista27(74), 92-103. https://doi.org/10.37001/emr.v27i74.2703

BORGES, M. F.; ALMEIDA, F. M. de; BROLEZZI, A. C. Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MT. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática[S. l.], v. 8, n. 24, p. 104–118, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i24.5497. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5497.

BROLEZZI, A. C. Live. Criatividade e Resolução de Problemas. Virada Malba Tahan. CAEM – Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática. IME-USP. 2021 https://www.youtube.com/watch?v=TtNxv8Sz-Xc Acesso em 09/06/2021

BROLEZZI, A. C. Live. Alfabetização Matemática. I CICLO DE PALESTRAS PIBID/RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UB DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE BRASIL – UB, NEPE - Núcleo de Estudos e Práticas em Educação, 2021 https://www.youtube.com/watch?v=8WGNKn9Me2k Acesso em 09/06/2021

BROLEZZI, A.C. Vídeo. Saiba como trabalhar com grandezas e medidas em turmas do ensino fundamental I. Instituto Net Claro Embratel, 2019. https://youtu.be/4ZDFCxP_9G4  ou https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/videos/saiba-como-trabalhar-com-grandezas-e-medidas-em-turmas-do-ensino-fundamental-i/ Acesso em 17/05/2019

BROLEZZI, Antonio Carlos; OTA, Iuri Naoto Nobre. Arte, Educação Matemática e empatia: algumas reflexões. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 228-249, dez. 2018. ISSN 1981-1322. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2018v13n2p228>. Acesso em: 12 dez. 2018. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p228.

TREVIZAN, W. A., BROLEZZI, A. C. Como ensinar análise combinatória. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

TREVIZAN, W. BROLEZZI, A.C., VALERIO, B.C. O PIBID entre a pesquisa e a prática: situações potencialmente adidáticas em análise combinatória na Escola de Aplicação da USP. IN: de PIETRI [et al.] (Org.) A cooperação universidade-escola para a formação inicial de professores: o PIBID na Universidade de São Paulo (2011-2014). São Paulo: Editora da Livraria da Física, 2015

BROLEZZI, A.C. Matemática viva: números irracionais. Video para a disciplina A Matemática na Educação Básica. São Paulo, USP, 2015. http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=6876

BROLEZZI, A. C.. CRIATIVIDADE, EMPATIA E IMAGINAÇÃO EM VIGOTSKI E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 17, p. 791-815, 2015.

BROLEZZI, Antonio Carlos. EMPATIA NA RELAÇÃO ALUNO/PROFESSOR/CONHECIMENTO. Encontro: Revista de Psicologia, v. 17, n. 27, 2015. (pdf)

BROLEZZI, A. C. Empatia e história da matemática. São Paulo: Editora Livraria da Fisica, 2015

BROLEZZI, A. C. Empatia em Vigotski. Dialogia, São Paulo, n. 20, p. 153-166, jul./dez. 2014 DOI 10.5585/dialogia.N20.4944 (pdf)

Brolezzi, A. C. A arte de contar: história da matemática e educação matemática. São Paulo, Editora Livraria da Física, 2014

Brolezzi, A. C., Criatividade para a resolução de problemas Revista Espaço Aberto Edição 162 _1º de Julho de 2014 (pdf)

Brolezzi, A. C., Professor de matemática busca formas criativas de resolver problemas AUN – Agência Universitária de Notícias - Edição Ano: 47 - Número: 18 - Publicada em: 03/06/2014 (pdf)

Brolezzi, A. C. Fique forte na matemática: leia! Entrevista na Revista Cálculo, Ano 4 – número 40 – maio de 2014, ISSN: 2179-1384

Brolezzi, Antonio Carlos. Criatividade e resolução de problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013

Brolezzi, A. C. Revista Vida Simples Folga mental Perder o foco às vezes é importante. Precisamos disso para criar, inventar ou simplesmente viver bem (pdf)

Brolezzi, A. C. Folhinha de São Paulo Professores explicam qual é o problema da matemática 31/07/2010 (pdf)

Brolezzi, A. C. Site da Revista Pré-Univesp: Problemas matemáticos estimulam a criatividade dos alunos. Pré-Univesp – Número 4 – Leitura – Setembro de 2010

RIBEIRO, Dulcyene Maria ; BROLEZZI, A. C. . Algumas contribuições de Portugal na disseminação e estabelecimento das frações decimais. In: VII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, 2008. Anais do VII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação. Lisboa, 2008.

BARUFI, Maria Cristina Bonomi ; BROLEZZI, A. C. . HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ENSINO DE CÁLCULO: REFLEXÕES SOBRE O PENSAMENTO REVERSO. 1. ed. Guarapuava, PR: SBHMat, 2007

Brolezzi, A. C. Memórias sexuais no Opus Dei. São Paulo: Panda Books, 2006

CASTRO, Helena Maria de Ávila ; FIGUEIREDO, Leila Maria Vasconcelos ; BROLEZZI, A. C. ; JURIAANS, Orlando Stanley ; HUMES, Ana Flora Pereira de Castro ; TOLOSA, Thiago Antonio Grandi de . Cálculo, vol. 1. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. (Tradução/Livro).

MONTEIRO, Martha Salerno ; BROLEZZI, A. C. . Números para quê?. 1. ed. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, 2004. v. 1. 36 p.

BROLEZZI, A. C.. Mudanças na Matemática da Escola Básica para o Ensino Superior: reflexo no uso de História da Matemática. In: VII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004, São Paulo. Anais do VII EPEM, 2004. Disponível em: http://miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Anais_VII_EPEM/grupos_trabalho/gdt08-Brolezzi2.doc Ou: http://www.ime.usp.br/~brolezzi/publicacoes/gdt08-Brolezzi2.doc

BROLEZZI, A. C. . Atividade criativa na sala de aula de Matemática. In: Nílson José Machado; Marisa Ortegoza Cunha. (Org.). Linguagem, conhecimento, ação: ensaios de epistemologia e didática. São Paulo: Escrituras, 2003, v. , p. 255-276.

CURY, Helena Noronha et al. Álgebra e educação algébrica: concepções de alunos e professores de matemática. Educação matemática em revista, Rio grande do sul, v. 4, p. 9-15, 2002.

BROLEZZI, A. C. . Princípio de Cavalieri e o Cálculo de Volumes. In: Cristina Cerri. (Org.). Matemática. São Paulo: Fundação Vanzolini, 2002, p. 49-65

BROLEZZI, A. C. ; DRUCK, Iole de Freitas . Áreas, semelhanças , volumes e o método da exaustão (p. 33-44) In: Cristina Cerri. (Org.). Matemática. São Paulo: Fundação Vanzolini, 2002, p. 49-65

BROLEZZZI, A. C. Raízes do Cálculo na Grécia Antiga. REVISTA DA PESQUISA & PÓS-GRADUAÇÃO, ANO 1 VOL. 1 N° 1 JAN.lJUN. 1999

Voltar