Instituto
de Matemática e Estatística
Mestrado Profissional em Ensino de
Matemática (45135)
Disciplina: MPM5612-3 - Tópicos de Pesquisa
em Ensino de Matemática
Turma: 2
Período
de oferecimento: 05/08/2019
a 22/11/2019
Carga
horária: 120
horas
Ministrante: 565095 -
Antonio Carlos Brolezzi
Total
de Créditos: 8
Data
limite para o cancelamento de matrícula: 01/09/2019
Data
limite para entrega das notas: 21/01/2020
Horário:
terças e quintas, 16h
Objetivos:
Discutir tópicos de pesquisa na área de
ensino de Matemática. Subsidiar a elaboração e/ou aprofundamento dos temas de
pesquisa para as dissertações de mestrado dos participantes. Colaborar na
formação do estudante, ampliando seu horizonte acadêmico com relação aos
assuntos que estão sendo pesquisados na área de ensino de Matemática.
Justificativa:
A disciplina é destinada aos estudantes em
fase final do mestrado e busca ampliar os subsídios teóricos para o
desenvolvimento das dissertações de mestrado.
Conteúdo:
1. Apresentação e discussão dos projetos de
dissertação dos estudantes matriculados. Análise da adequação da fundamentação
teórica e metodologia empregadas aos objetivos das pesquisas em
desenvolvimento.
2. Leitura e discussão de textos selecionados
da bibliografia indicada.
3. Ampliação do panorama, relativo aos temas
de pesquisa dos estudantes, através de um ciclo de 4 a 8 palestras com
pesquisadores da área de Ensino de Matemática.
Avaliação:
1. Texto escrito a ser entregue no final da
disciplina.
2. Apresentação oral dos projetos dos alunos.
Programa
Mês |
Terça |
14h |
Aluno |
Quinta |
16h |
Aluno |
AGO |
07 |
Recepção
aos ingressantes |
|
08 |
Apresentação
do curso |
|
13 |
BORBA, M.C.; ARAUJO, J.L. Pesquisa Qualitativa em Educação
Matemática. BH: Autentica, 2004. Introdução |
Isabel Dayene |
15 |
BORBA, M.C.; ARAUJO, J.L. Pesquisa Qualitativa em Educação
Matemática. BH: Autentica, 2004. |
Jean Dayene Iuri |
|
|
20 |
BORBA, M.C.; ARAUJO, J.L. Pesquisa Qualitativa em Educação
Matemática. BH: Autentica, 2004. |
Beth Daniel Ricardo |
22 |
Palestra
1 Wanessa Aparecida Trevisan de Lima |
|
27 |
BORBA, M.C.; ARAUJO, J.L. Pesquisa Qualitativa em Educação
Matemática. BH: Autentica, 2004. |
Felipe Rodrigo Regina |
29 |
Palestra
2 Cristina Leite (Seminário do MPEM 17h) Astronomia
na Educação Básica: conquistas e desafios |
||
SET |
03 |
Semana
da Pátria |
|
05 |
Semana
da Pátria |
|
10 |
Palestra 3
Cristina Dalva van Berghem Mota Uma pesquisa
sobre professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em processo de
inovação curricular |
|
12 |
Palestra
4 Benedito Antonio da Silva Manifestação
do Contrato Didático na Resolução de Problemas |
|
|
|
16 |
6º
Encontro do MPEM |
18 |
6º Encontro
do MPEM |
|
|
|
24 |
MACHADO, S.D.A. (org.). Educação Matemática: uma introdução. São
Paulo: EDUC, 1999 Transposição didática (p. 13-42) |
Felipe Ricardo Regina |
26 |
MACHADO, S.D.A. (org.). Educação Matemática: uma introdução. São
Paulo: EDUC, 1999 A noção de “obstáculo epistemológico” e a educação matemática
(p. 89-113) |
Beth Isabel Paulo |
OUT |
01 |
Palestra
5 Raquel Milani Uma pesquisa
sobre comunicação em educação matemática |
|
03 |
Sem aula |
|
|
08 |
Sem aula |
|
10 |
Palestra
6 Saddo
Ag Almouloud |
|
15 |
BÚRIGO, Elisabete Zardo ... [et al.]. A Matemática na escola: novos conteúdos, novas
abordagens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012 Formação de Professores de
Matemática e Mudanças Curriculares na escola e Novos Conteúdos e Novas
Abordagens (p. 11-24) |
Kenny Jean Iuri |
17 |
Palestra
7 Gabriel Loureiro de Lima |
|
|
|
22 |
BÚRIGO, Elisabete Zardo ... [et al.]. A Matemática na escola: novos conteúdos, novas
abordagens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012 Modelagem Matemática na Iniciação Científica: contribuições
para o Ensino Médio Técnico (p. 159-176) |
Raquel Daniel Paulo |
24 |
Palestra
8 Armando Traldi Junior (Seminário do MPEM 17h) Desenvolvimento curricular e a formação do
professor de matemática |
|
29 |
BÚRIGO, Elisabete Zardo ... [et al.]. A Matemática na escola: novos conteúdos, novas
abordagens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012 Aprendizagem de Matemática Financeira no Ensino Médio: uma
proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas (p. 281-300) |
Kenny Rodrigo Raquel |
31 |
BOMFIM, Fabiana de
Souza. História da matemática e
cinema: o caso da criptografia
na introdução do ensino de álgebra. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado
Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e
Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017 https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-14112017-150631/pt-br.php |
||
NOV |
05 |
SOARES, Diogo
Oliveira. Logaritmos e função
logarítmica na matemática escolar brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em
Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade
de São Paulo, São Paulo, 2017. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-26102017-173929/pt-br.php |
|
07 |
Apresentação
dos projetos dos alunos |
Dayene Regina Rodrigo |
|
12 |
Apresentação dos projetos dos alunos |
Isabel Jean |
14 |
Palestra 9: Ana Paula Jahn (Seminário do MPEM 17h) Raciocínio espacial e visualização CANCELADA |
|
|
19 |
Apresentação dos projetos dos alunos |
Felipe Daniel Beth |
21 |
Apresentação
dos projetos dos alunos |
Raquel Paulo Ricardo |
|
26 |
Sem aula |
28 |
Apresentação
dos projetos dos alunos Avaliação |
Iuri Kenny |
Bibliografia |
ABRANTES, P. Matemática,
Realidade, Trabalho de Projeto na escola Secundária, Educação e Matemática, nº
12, 1989. BICUDO, MARIA A. V. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática:
concepções e perspectivas. Rio Claro: Editora UNESP, 1999. BICUDO, M. A.;
BORBA, M. C. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo, Cortez
Editora, 2004. BORBA, M.C.; ARAUJO, J.L. Pesquisa Qualitativa em Educação
Matemática. BH: Autentica, 2004. BROUSSEAU, G.
Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdo e métodos de ensino.
São Paulo: Ática, 2009. CURY, H.N. Pesquisas em análise de erros no ensino
superior: retrospectiva e novos resultados. Educação
Matemática no Ensino Superior. Pesquisas e Debates. FROTA, M.C.R. e NASSER,
L. (org). SBEM. 2009 D'AMORE, B. Elementos da
didática da Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2007. ENGLISH, Lyn D. (Ed.). Handbook of international
research in mathematics education. Routledge, 2002.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em
Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas:Autores Associados, 2009. GAERTNER, R.
& BARALDI, I. M. Um Ensaio Sobre História Oral e Educação Matemática:
pontuando princípios e procedimentos. Bolema. Rio
Claro (SP), 2008, ano 21, no 30, pp. 47-61. GARNICA,
A. V. M. História Oral e Educação Matemática: de um inventário a uma
regulação. Zetetiké. Campinas – SP,
CEMPEM/FE/UNICAMP, 2003, vol. 11, n. 19, pp. 9-55, jan./jun. GASCON, J. El
problema de la Educación Matemática entre la
Secundaria y La Universidad. Educação Matemática
Pesquisa, São Paulo, 2009, v. 11, n. 2, pp. 273 – 302. GUTIÉRREZ, Angel;
BOERO, Paolo (Ed.). Handbook of
research on the psychology of mathematics education: Past, present and future. Sense publishers, 2006.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação – Os projetos de trabalho,
Artmed Editora, 1998. HOYLES, C.; LAGRANGE JB.(Eds.).
Mathematics education and technology: Rethinking the terrain. The 17th ICMI Study.
Berlin: Springer 2010. LIMA, G. L. A disciplina de Cálculo I do curso de
Matemática da Universidade de São Paulo: um estudo de seu desenvolvimento, de
1934 a 1994. Tese de doutorado em Educação Matemática. São Paulo, Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, 2012. MACHADO, N. J. Educação: Projetos e
Valores, Escrituras Editora, 2000. MACHADO, S.D.A. (org.). Educação
Matemática: uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 2008. MACHADO, S. (Org.).
Aprendizagem em matemática. Registros de representação semiótica. Campinas:
Papirus, 2003. MACHADO, S. (Org.). Aprendizagem em matemática. Registros de
representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003. PARRA, C; SAIZ, I.(org). Didática da Matemática:
reflexões pedagógicas. Porto Alegre: ArtMed,
2001. PAVANELLO, R; NOGUEIRA, C. Avaliação em Matemática: Algumas
Considerações. Estudos em Avaliação Educacional, S. Paulo, v. 17, n. 33,
jan./abr. 2006. PIRES, C. M. C. Currículos de Matemática: da concepção linear
à idéia de rede. FTD. São Paulo. 2000. PIRES, C. M.
C. Currículos de Matemática: da concepção linear à idéia
de rede. FTD. São Paulo. 2000. PONTE, J. P. P. Estudo de Caso em Educação
Matemática. Bolema, n. 25, 2006, p. 105-132. PONTE,
J.P. Trabalhos de projecto, Departamento de
educação, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa. VERGNAUD, G. Teoria
dos Campos Conceituais. In: Brun,J.
(dir.) Didactica das Matemáticas. Lisboa: Ed.
Instituto Piaget,2001 ZABALA, A. A Prática Educativa
– Como Ensinar, Editora Artmed, 1998. Links para teses e dissertações da
área: Banco de Teses da CAPES: http://bancodeteses.capes.gov.br/ Zetetiké: http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/index.php/zetetike/
Bolema:
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema Boletim GEPEM:
http://www.gepem.ufrrj.br/ |