Universidade de São Paulo

Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (45135)

 

 

Disciplina: MPM5612-3 - Tópicos de Pesquisa em Ensino de Matemática

Turma: 2

Período de oferecimento: 05/08/2019 a 22/11/2019

Carga horária: 120 horas

Ministrante: 565095 - Antonio Carlos Brolezzi

Total de Créditos: 8

Data limite para o cancelamento de matrícula: 01/09/2019

Data limite para entrega das notas: 21/01/2020

Horário: terças e quintas, 16h

 

Objetivos:

Discutir tópicos de pesquisa na área de ensino de Matemática. Subsidiar a elaboração e/ou aprofundamento dos temas de pesquisa para as dissertações de mestrado dos participantes. Colaborar na formação do estudante, ampliando seu horizonte acadêmico com relação aos assuntos que estão sendo pesquisados na área de ensino de Matemática.

Justificativa:

A disciplina é destinada aos estudantes em fase final do mestrado e busca ampliar os subsídios teóricos para o desenvolvimento das dissertações de mestrado.

Conteúdo:

1. Apresentação e discussão dos projetos de dissertação dos estudantes matriculados. Análise da adequação da fundamentação teórica e metodologia empregadas aos objetivos das pesquisas em desenvolvimento.

2. Leitura e discussão de textos selecionados da bibliografia indicada.

3. Ampliação do panorama, relativo aos temas de pesquisa dos estudantes, através de um ciclo de 4 a 8 palestras com pesquisadores da área de Ensino de Matemática.

Avaliação:

1. Texto escrito a ser entregue no final da disciplina.

2. Apresentação oral dos projetos dos alunos.

 

Programa

 

 

Mês

Terça

14h

Aluno

Quinta

16h

Aluno

AGO

07

Recepção aos ingressantes

 

08

Apresentação do curso

 

13

BORBA, M.C.; ARAUJO, J.L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. BH: Autentica, 2004. Introdução

Isabel

Dayene

15

BORBA, M.C.; ARAUJO, J.L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. BH: Autentica, 2004.

Capítulo 1

Jean

Dayene

Iuri

 

20

BORBA, M.C.; ARAUJO, J.L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. BH: Autentica, 2004.

Capítulo 2

Beth

Daniel

Ricardo

22

Palestra 1 Wanessa Aparecida Trevisan de Lima

Uma pesquisa de mestrado sobre análise combinatória envolvendo o conceito de situações potencialmente adidáticas

 

27

BORBA, M.C.; ARAUJO, J.L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. BH: Autentica, 2004.

Capítulo 3

Felipe

Rodrigo

Regina

29

Palestra 2 Cristina Leite (Seminário do MPEM 17h)

Astronomia na Educação Básica: conquistas e desafios

SET

03

Semana da Pátria

 

05

Semana da Pátria

 

10

 Palestra 3 Cristina Dalva van Berghem Mota

Uma pesquisa sobre professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em processo de inovação curricular

 

12

Palestra 4 Benedito Antonio da Silva

Manifestação do Contrato Didático na Resolução de Problemas

 

 

16

6º Encontro do MPEM

18

6º Encontro do MPEM

 

 

24

MACHADO, S.D.A. (org.). Educação Matemática: uma  introdução. São Paulo: EDUC, 1999

Transposição didática (p. 13-42)

didática

Felipe

Ricardo

Regina

26

MACHADO, S.D.A. (org.). Educação Matemática: uma  introdução. São Paulo: EDUC, 1999

A noção de “obstáculo epistemológico” e a educação matemática (p. 89-113)

Beth

Isabel

Paulo

OUT

01

Palestra 5 Raquel Milani

Uma pesquisa sobre comunicação em educação matemática

 

03

Sem aula

 

 

08

Sem aula

 

10

Palestra 6 Saddo Ag Almouloud

Construção de uma metodologia de análise de materiais didáticos apoiando-se na Teoria Antropológica do Didático

 

15

BÚRIGO, Elisabete Zardo ... [et al.]. A Matemática na escola: novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012 Formação de Professores de Matemática e Mudanças Curriculares na escola e Novos Conteúdos e Novas Abordagens (p. 11-24)

Kenny

Jean

Iuri

17

Palestra 7 Gabriel Loureiro de Lima

Dialogando a respeito de Pesquisa em Educação Matemática

 

 

22

BÚRIGO, Elisabete Zardo ... [et al.]. A Matemática na escola: novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012

Modelagem Matemática na Iniciação Científica: contribuições para o Ensino Médio Técnico (p. 159-176)

novas

Raquel

Daniel

Paulo

24

Palestra 8 Armando Traldi Junior (Seminário do MPEM 17h)

Desenvolvimento curricular e a formação do professor de matemática

 

29

BÚRIGO, Elisabete Zardo ... [et al.]. A Matemática na escola: novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012

Aprendizagem de Matemática Financeira no Ensino Médio: uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas (p. 281-300)

Kenny

Rodrigo

Raquel

31

BOMFIM, Fabiana de Souza. História da matemática e cinema: o caso da criptografia na introdução do ensino de álgebra. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-14112017-150631/pt-br.php

NOV

05

SOARES, Diogo Oliveira. Logaritmos e função logarítmica na matemática escolar brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-26102017-173929/pt-br.php

 

07

Apresentação dos projetos dos alunos

Dayene

Regina

Rodrigo

 

12

Apresentação dos projetos dos alunos

Isabel

Jean

14

Palestra 9: Ana Paula Jahn (Seminário do MPEM 17h)

Raciocínio espacial e visualização

CANCELADA

 

 

19

Apresentação dos projetos dos alunos

Felipe

Daniel

Beth

 

21

Apresentação dos projetos dos alunos

Raquel

Paulo

Ricardo

 

26

Sem aula

28

Apresentação dos projetos dos alunos

Avaliação

Iuri

Kenny

 

Bibliografia

ABRANTES, P. Matemática, Realidade, Trabalho de Projeto na escola Secundária, Educação e Matemática, nº 12, 1989. BICUDO, MARIA A. V. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. Rio Claro: Editora UNESP, 1999. BICUDO, M. A.; BORBA, M. C. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo, Cortez Editora, 2004. BORBA, M.C.; ARAUJO, J.L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. BH: Autentica, 2004. BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdo e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2009. CURY, H.N. Pesquisas em análise de erros no ensino superior: retrospectiva e novos resultados. Educação Matemática no Ensino Superior. Pesquisas e Debates. FROTA, M.C.R. e NASSER, L. (org). SBEM. 2009 D'AMORE, B. Elementos da didática da Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2007. ENGLISH, Lyn D. (Ed.). Handbook of international research in mathematics education. Routledge, 2002. FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas:Autores Associados, 2009. GAERTNER, R. & BARALDI, I. M. Um Ensaio Sobre História Oral e Educação Matemática: pontuando princípios e procedimentos. Bolema. Rio Claro (SP), 2008, ano 21, no 30, pp. 47-61. GARNICA, A. V. M. História Oral e Educação Matemática: de um inventário a uma regulação. Zetetiké. Campinas – SP, CEMPEM/FE/UNICAMP, 2003, vol. 11, n. 19, pp. 9-55, jan./jun. GASCON, J. El problema de la Educación Matemática entre la Secundaria y La Universidad. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, 2009, v. 11, n. 2, pp. 273 – 302. GUTIÉRREZ, Angel; BOERO, Paolo (Ed.). Handbook of research on the psychology of mathematics education: Past, present and future. Sense publishers, 2006. HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação – Os projetos de trabalho, Artmed Editora, 1998. HOYLES, C.; LAGRANGE JB.(Eds.). Mathematics education and technology: Rethinking the terrain. The 17th ICMI Study. Berlin: Springer 2010. LIMA, G. L. A disciplina de Cálculo I do curso de Matemática da Universidade de São Paulo: um estudo de seu desenvolvimento, de 1934 a 1994. Tese de doutorado em Educação Matemática. São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012. MACHADO, N. J. Educação: Projetos e Valores, Escrituras Editora, 2000. MACHADO, S.D.A. (org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 2008. MACHADO, S. (Org.). Aprendizagem em matemática. Registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003. MACHADO, S. (Org.). Aprendizagem em matemática. Registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003. PARRA, C; SAIZ, I.(org). Didática da Matemática: reflexões pedagógicas. Porto Alegre: ArtMed, 2001. PAVANELLO, R; NOGUEIRA, C. Avaliação em Matemática: Algumas Considerações. Estudos em Avaliação Educacional, S. Paulo, v. 17, n. 33, jan./abr. 2006. PIRES, C. M. C. Currículos de Matemática: da concepção linear à idéia de rede. FTD. São Paulo. 2000. PIRES, C. M. C. Currículos de Matemática: da concepção linear à idéia de rede. FTD. São Paulo. 2000. PONTE, J. P. P. Estudo de Caso em Educação Matemática. Bolema, n. 25, 2006, p. 105-132. PONTE, J.P. Trabalhos de projecto, Departamento de educação, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa. VERGNAUD, G. Teoria dos Campos Conceituais. In: Brun,J. (dir.) Didactica das Matemáticas. Lisboa: Ed. Instituto Piaget,2001 ZABALA, A. A Prática Educativa – Como Ensinar, Editora Artmed, 1998. Links para teses e dissertações da área: Banco de Teses da CAPES: http://bancodeteses.capes.gov.br/ Zetetiké: http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/index.php/zetetike/ Bolema: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema Boletim GEPEM: http://www.gepem.ufrrj.br/