Estão abertas as inscrições para a tradicional Seletiva USP organizada pelo IME. Ela vai acontecer no dia 17 de agosto. Esta competição serve para determinar alguns times que representarão a USP (Campus Butantã) na Maratona de Programação da SBC no dia 14 de setembro, e ajudar a USP a chegar cada vez mais longe na programação competitiva.

Para participar basta se inscrever.

Informações Sobre a Prova:

  • Data da Seletiva: 17 de agosto
  • Local da Seletiva: IME Bloco B - CEC
  • Início do evento: 10:00 horas
  • Início da prova: 14:00 horas
  • Fim da prova: 19:00 horas

A Maratona de Programação

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. Esta competição é baseada na habilidade de se resolver problemas com algoritmos e código sob pressão, com velocidade, de forma correta e eficiente, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe. As equipes são compostas por três alunos, que tentam, durante 5 horas, resolver o maior número possível de problemas propostos em menor tempo errando o mínimo possível.

Este evento é parte das classificatórias regionais para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM-ICPC (Association for Computing Machinery International Collegiate Programming Contest). Os melhores colocados na final brasileira se classificam para esta final mundial.

A Seletiva

Este ano, a seletiva tem o apoio e patrocínio de:

Serão classificados para a Maratona da SBC 4 times seguindo o seguinte critério: Os três times melhores colocados, depois deles, o melhor time ainda não classificado formado somente por alunos do primeiro ano de graduação. Há ainda mais 3 vagas para a seletiva individual.

Para poder se inscrever, seu time deve ser elegível pelos critérios da SBC.

Boa sorte!

O MaratonIME acaba de se tornar MaratonUSP. Esse rebranding era algo que estávamos considerando fazer há algum tempo, já que o grupo é organizado por alunos não só do Instituto de Matemática e Estatística (IME), mas também de outras faculdades da USP.

Lembrando que todos eventos do MaratonUSP são e sempre serão abertos a todos públicos, não importando seu curso ou universidade. Participe de nossas aulas e treinamentos, vamos procurar sempre postar por meio dessa página os eventos que estão por vir!



MaratonUSP

A USP teve um bom resultado na Final Brasileira da Maratona de Programação 2018. Tivemos nossos dois times no Top 10, com chance de participar da Final Mundial de 2019 em Porto.

MaratonIME na brasileira

Confira o placar (Backup).

Nossos times

Meu patrão

Meu patrão

Time formado por Victor Colombo, Victor Sena e Gabriel Russo.

9 problemas e 1102 de penalidade. 7º no Brasil e 8º na América Latina. Tem chance de se classificar para a Final Mundial, dependendo da distribuição de vagas.

dog hits dog

dog hits dog

Time formado por Nathan Benedetto, Pedro Teotonio e Gabriel Fernandes.

9 problemas e 1107 de penalidade. 8º no Brasil e 9º na América Latina.

Café com leite

Também tivemos integrantes em times que competiram na categoria “Café com leite”, que não vale para classificação para a Final Mundial.

Uspank

Uspank

Time formado por Victor Lamarca e Giovanna Kobus, integrantes da USP que não tiveram chance de se classificar para a Final Brasileira, e por nosso amigo Thiago Carvalho.

10 problemas. 1º entre os cafés com leite.

I was root

Time formado por Antonio Roberto, Stefano Tommasini e Yan Couto, ex-maratonistas da USP que já estão “aposentados”.

9 problemas. 2º entre os cafés com leite.

A USP teve um resultado espetacular na 1ª fase da Maratona de Programação 2018. Além de, em nossa sede, nossos 7 times serem os 7 primeiros colocados, comparando com o Brasil inteiro tivemos 3 times no Top 15, dois dos quais se classificaram para a Final Brasileira.

MaratonIME na subregional

Confira o placar da sede e o placar brasileiro.

Nossos times

Meu patrão

Meu patrão

9 problemas. 1º na sede e 3º no Brasil. Classificados para a Final Brasileira.

dog hits dog

dog hits dog

8 problemas. 2º na sede e 7º no Brasil. Classificados para a Final Brasileira.

Calíporas Rotatórias

Calíporas Rotatórias

7 problemas. 3º na sede e 12º no Brasil.

Seria meu sonho?

Seria meu sonho?

5 problemas. 4º na sede e 24º no Brasil.

Turma de Humanas

Turma de Humanas

5 problemas. 5º na sede e 25º no Brasil.

Arrebento

Arrebento

3 problemas. 6º na sede e 67º no Brasil.

Fe III

Fe III

3 problemas. 6º na sede e 67º no Brasil. Empatado em problemas e penalty com o time Arrebento.

Achou que não ia ter Camp em 2018? Achou errado, otário!

O Spring Camp é uma semanda de aulas culturais de Maratona de Programação com os maiores nomes da programação alternativa. O professor desta vez vai ser o Jakub Šafin (Xellos) e as aulas vão ser do dia 8 até o dia 12 de outubro.

As inscrições para o Spring Camp 18 estão abertas! Mais informação neste link.

logo