No dia 30 de Outubro aconteceu a primeira fase da Maratona de Programação, de forma online, devido à pandemia. Participaram mais de 500 times de todo Brasil com cerca de 100 times no estado de São Paulo, competindo por vagas para a final brasileira, que está planejada para ocorrer presencialmente em abril de 2022, em Gramado.

Neste ano participaram 14 times da USP (campus da capital), e nossos times tiveram desempenho excelente!

Confira o placar final do Brasil.

Três dos nossos times ficaram no top 10 e cinco deles ficaram no top 20 do Brasil! Assim, nossos dois melhores times se classificaram para a final brasileira; existe um limite de dois times por universidade na final.

Os Coaches são Germano Hüning Neuenfeld e Arthur Nascimento.

Placar subreg

Zikados

Formado por Gustavo Carlos, Enrique Junchaya e Nathan Martins, ficou em 1° lugar na sede São Paulo, e em 3° lugar no Brasil!

Hoje tem ‘In queue’ do Ribamar

Formado por Gabriel Morete, Lucas Hiroshi Hanke Harada e Thiago Oliveira, ficou em 2° lugar na sede São Paulo, e em 5° lugar no Brasil!

vish

Formado por Willian Wang, Willian Miura Mori e Thiago Sikusawa, ficou em 5° lugar na sede São Paulo, e em 10° lugar no Brasil.

RED: Retired, Extremely Dangerous

Formado por Jiang Zhi, Felipe Kallás Silva e Cezar Guimarães, ficou em 7° lugar na sede São Paulo, e em 15° lugar no Brasil.

O time de cima é trouxa

Formado por Felipe Noronha, Bento Bruno Pereira e Raphael Silva, ficou em 9° lugar na sede São Paulo, e em 17° lugar no Brasil.

opa

Formado por Antonio Hachisuca, Andre Abreu e Vitor Tamae, ficou em 16° lugar na sede São Paulo, e na 50ª posição no Brasil.

zzz

Formado por Gabriel Geraldino de Souza, Matheus Ferreira e Gabriel Mendonça, ficou em 18° lugar na sede São Paulo, e na 61ª posição no Brasil.

(O)Plano

Formado por Gustavo Akashi, Pedro Akira Kitayama e Vitor Eduardo Costa Santos, ficou em 19° lugar na sede São Paulo, e na 78ª posição no Brasil.

maracutaia

Formado por Mateus Latrova Stephanin, Bruno Campos e João Guilherme Santos, ficou na 32ª posição na sede São Paulo, e na 115ª posição no Brasil.

NotATeam

Formado por João Gabriel Andrade de Araujo Josephik, Rafael Magalhães e Leonardo Bozzetto, ficou na 37ª posição na sede São Paulo, e na 137ª posição no Brasil.

pylantras

Formado por Arthur Fonseca, Sergio Fuentes e Sergio Magalhães Contente, ficou na 41ª posição na sede São Paulo, e na 160ª posição no Brasil.

Dolly Páscoa

Formado por Mariana Costa, Mateus Henrique Sotoriva Witeck e Gabriella Brito, ficou na 45ª posição na sede São Paulo, e na 175ª posição no Brasil.

1 balão tá bão

Formado por Cássio Cancio, Débora D’Angelo Reina de Araujo e Luiz Gabriel Lima Arrais, ficou na 46ª posição na sede São Paulo, e na 176ª posição no Brasil.

kibidango

Formado por Pedro Lucas Resende Siqueira Campos, Kaique Oliveira e Felipe Kaneshiro não teve posição definida.

Esse ano, assim como ocorreu no ano passado, não teremos a seletiva USP. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a SBC retirou a taxa de inscrição das equipes, o que remove o propósito da seletiva. Para saber mais, acesse maratona.sbc.org.br.

Para participar basta se inscrever.

  • Formulário de inscrição: Formulário
  • Fechamento das inscrições: 12 de Outubro de 2021 7 de Outubro de 2021

As equipes que preencherem o formulário corretamente primeiro tem o privilégio de serem inscritas antes dos demais, o que minimiza as chances de imprevistos e problemas. Não perca tempo!

Atenção! Após a equipe ser inscrita pelo coach, conforme descrito em icpc.global/regionals/contestant-instructions, cada integrante da equipe receberá, dentro de algumas horas, um e-mail de noreply@icpc.baylor.edu com instruções para adicionar algumas informações pessoais e salvar. Assim, a inscrição só estará completa após cada integrante realizar esse procedimento. Os integrantes da equipe terão até 17 de Outubro para fazer isso.

A Maratona de Programação

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. Esta competição é baseada na habilidade de se resolver problemas com algoritmos e código sob pressão, com velocidade, de forma correta e eficiente, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe. As equipes são compostas por três alunos, que tentam, durante 5 horas, resolver o maior número possível de problemas propostos em menor tempo errando o mínimo possível.

Este evento é parte das classificatórias regionais para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM-ICPC (Association for Computing Machinery International Collegiate Programming Contest). Os melhores colocados nessa etapa se classificam para a final brasileira, e os melhores da final brasileira se classificam para a final mundial.

Boa sorte!

No sábado, 10 de Julho, tivemos a 🎈🎈 Final Brasileira da XXV Maratona de Programação 🎈🎈, que ocorreu de maneira virtual.

Nesta edição, tivemos dois times representando a USP Butantã na competição, são eles

KondZhiLa

Placar

Com 9 problemas passados, o time de Víctor VLamarca Lamarca, William bill_kondo Kondo e Jiang kokosha Zhi finalizou a prova na 5ª colocação, recebendo uma medalha de prata e conseguindo se classificar para a final mundial.

Hoje tem AC do Ribamar

Placar

Finalizando a prova com 8 problemas, o time de Lucas lucas3h Harada, Gabriel morete Morete e Thiago thilio Lima Oliveria conseguiu a 8ª posição no Brasil, recebendo medalha de bronze.

Placar

Confira o placar final da competição.

Na ultima sexta-feira, realizamos o VI Simulado dos Ingressantes (Simulado dos Bixes). Segue o placar final da competição:

Convite

Convite

Eae pessoal, tudo bem?

Nesta sexta-feira (28/05) teremos o Simulado dos bixes, uma maratona de programação que nós, do 🎈MaratonUSP🎈, fizemos especialmente para vocês.

A prova vai começar às 14h e terá duração de 5 horas. Além disso, pode ser realizada em times de até 3 pessoas, usando linguagens como C++, Python, Java entre outras. Queremos também lembrar que NÃO É NECESSÁRIO ter participado do BixeCamp ou de outras maratonas para realizar o simulado.

Na parte da manhã, entre às 11h e 13h, teremos um warm up, uma prova de aquecimento para vocês se familiarizarem com o ambiente de prova ─ usaremos a plataforma Codeforces, já podem criar conta nela, caso ainda não tenham. Não é obrigatório participar do warm up para realizar o simulado, mas recomendamos que participem, para já deixar tudo ajeitado para quando o simulado começar.

Por último, mas não menos importante, teremos um prêmio especial para os integrantes do time ganhador. Além disso, para cada problema que um time passar, seus membros ganharão 0.1 ponto na média final de FUMAC (MAC0105).

Todo e qualquer aviso oficial será feito através do nosso grupo no Telegram no dia da prova. Qualquer duvida, estamos a disposição.

Vejo vocês na sexta :)