Universidade de São Paulo

Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (45135)

 

MPM5612 Tópicos de Pesquisa em Ensino de Matemática.

 

Horários: 3ª das 16 às 18h, 5ª das 14 às 16hs

 

Prof. Antonio Carlos Brolezzi

Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

Objetivos:

Discutir tópicos de pesquisa na área de ensino de Matemática. Subsidiar a elaboração e/ou aprofundamento dos temas de pesquisa para as dissertações de mestrado dos participantes. Colaborar na formação do estudante, ampliando seu horizonte acadêmico com relação aos assuntos que estão sendo pesquisados na área de ensino de Matemática.

Justificativa:

A disciplina é destinada aos estudantes em fase final do mestrado e busca ampliar os subsídios teóricos para o desenvolvimento das dissertações de mestrado.

Conteúdo:

1. Apresentação e discussão dos projetos de dissertação dos estudantes matriculados. Análise da adequação da fundamentação teórica e metodologia empregadas aos objetivos das pesquisas em desenvolvimento.

2. Leitura e discussão de textos selecionados da bibliografia indicada.

3. Ampliação do panorama, relativo aos temas de pesquisa dos estudantes, através de um ciclo de 4 a 8 palestras com pesquisadores da área de Ensino de Matemática.

Avaliação:

1. Texto escrito a ser entregue no final da disciplina.

2. Apresentação oral dos projetos dos alunos.

 

Programa

 

 

Sem

Mês

Ter

16h

Aluno

Qui

14h

Aluno

1

AGO

08

Recepção aos ingressantes

 

10

Apresentação do curso

 

2

15

GONÇALVES, Harryson Júnior Lessa, PIRES, Célia Maria Carolino . Meta-Análise de Estudos Comparativos sobre Currículos de Matemática Latino-Americanos. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2015. v. 1. p. 1-13

Leonardo

17

SOARES, D. S.. Introduzindo o Conceito de Derivada por Meio da Taxa de Variação: Análise do Desenho de uma Tarefa. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), 2015, Pirenópolis. Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2015. p. 1-12

Fernando

3

 

22

RODRIGUES, Ivan Cruz; MARIA CAROLINO PIRES, Celia. UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES QUE ABORDAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 162-182, 2017.

Rafael

24

NEVES, R. S. P. ; SILVA, J. C. ; BACCARIN, S. A. O. . A Produção Escrita de Estudantes da Licenciatura em Matemática em Questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). In: VI SIPEM, 2015, Pirenópolis. GT 08 - Avaliação em Educação Matemática, 2015

Junior

4

29

MORETTI, Vanessa Dias; MARTINS, E. ; SOUZA, F. D. . Método Histórico-Dialético, Teoria Histórico-Cultural e Educação: Algumas apropriações em pesquisas sobre formação de professores que ensinam Matemática. In: Moretti, V. D.; Cedro, W.L.. (Org.). Educação Matemática e a Teoria Histórico-Cultural: um Olhar sobre as Pesquisas. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2017, v. , p. 14-37.

Leonardo

31

LUCAS, T. M. ; GUALANDI, J. H. . As Diferenças Formas de Registro de Funções Exponenciais. In: VI SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis - GO. ANAIS DO 6º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília 2015: SBEM, 2015. v. 1.

Rafael

 

SET

05

Sem aula

 

07

Sem aula

 

5

12

Tema livre

 

14

SÁ, L. C.. História da Matemática no Ensino de Teoria de Grafos: Uma Experiência à Luz do Jogo de Vozes e Ecos. In: VI Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. ANAIS DO VI SIPEM. Brasília - DF: SBEM, 2015

Maldonado

6

 

19

Tema livre

 

21

Encontro do Mestrado

 

7

 

26

Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

LEIVAS, J. C. P.. Circunferências ou Retas na Esfera? Visualizando-as no Cabri 3D. In: VI SIPEM - SEMINÁRIO INTERNANCIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, Pirenópolis. ANAIS DO VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015. v. 978.

Thiago

28

Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

CASTOR MACIEL, Paulo Roberto; FACHADA LEVY CARDOSO, Tereza. A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem. Boletim de Educação Matemática, v. 28, n. 50, 2014.

Junior

8

OUT

03

Palestra 1 Wanessa Aparecida Trevizan

Situações Potencialmente Adidáticas em Análise Combinatória

 

05

Felisberto de Carvalho, J. I.; MACEDO, R. C. . Conhecimentos Necessários para o Ensino de Probabilidade: Discussão de uma Sequência Didática Desenvolvida com Estudantes de Matemática. In: VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, PIRENÓPOLIS - GO. ANAIS DO VI SIPEM. BRASÍLIA: SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015. v. 1

Diana

9

 

10

Tema livre

 

12

Sem aula

 

10

17

Palestra 2 Cristiane Coppe de Oliveira

Como nos tornamos pesquisadores: de Malba Tahan ao Programa Etnomatemática

 

19

BAIER, T., BICUDO, M. A. V. . Conteúdos Curriculares de Matemática na Educação Básica Brasileira: uma análise filosófica. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. Anais do 60 Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2015. p. 01-12

Lauro

11

 

24

Palestra 3 Gerson Pastre de Oliveira

Dialogando a respeito de metodologias de pesquisa em educação matemática

26

Palestra da Profa. Zélia Ramozzi-Chiarottino (Inst. de Psicologia): "Por que a matemática está em tudo? Porque as "estruturas-mãe" do cérebro humano são lógico-matemáticas."

12

31

Palestra 4 Saddo Ag Almouloud

Processos de ensino e de aprendizagem de matemática na escola básica

 

02

Sem aula

 

13

NOV

07

CURI, E.. Orientações Curriculares, Livros Didáticos, Prova Brasil de Matemática do 5º ano e Práticas de Sala de Aula: Resultados de uma Pesquisa Longitudinal. In: VI SIPEM, 2015, PIRENOPOLIS. ANAIS DO VI SIPEM. BRASÍLIA: SBEM, 2015. v. 1. p. 1-12

Fernando

09

Apresentação de alunos Junior, Leonardo, Fernando

 

 

 

14

Apresentação de alunos: Diana, Thiago, Lauro, Maldonado

Avaliação do curso