Instituto
de Matemática e Estatística
Mestrado Profissional em Ensino de
Matemática (45135)
MPM5612
Tópicos de Pesquisa em Ensino de Matemática.
Horários:
3ª das 16 às 18h, 5ª das 14 às 16hs
Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov
Objetivos:
Discutir tópicos de pesquisa na
área de ensino de Matemática. Subsidiar a elaboração
e/ou aprofundamento dos temas de pesquisa para as dissertações de
mestrado dos participantes. Colaborar na formação do estudante,
ampliando seu horizonte acadêmico com relação aos assuntos
que estão sendo pesquisados na área de ensino de
Matemática.
Justificativa:
A disciplina é destinada aos
estudantes em fase final do mestrado e busca ampliar os subsídios
teóricos para o desenvolvimento das dissertações de
mestrado.
Conteúdo:
1. Apresentação e
discussão dos projetos de dissertação dos estudantes matriculados.
Análise da adequação da fundamentação
teórica e metodologia empregadas aos objetivos das pesquisas em
desenvolvimento.
2. Leitura e discussão de textos
selecionados da bibliografia indicada.
3. Ampliação do panorama,
relativo aos temas de pesquisa dos estudantes, através de um ciclo de 4
a 8 palestras com pesquisadores da área de Ensino de Matemática.
Avaliação:
1. Texto escrito a ser entregue no final da
disciplina.
2. Apresentação oral dos
projetos dos alunos.
Programa
Sem |
Mês |
Ter |
16h |
Aluno |
Qui |
14h |
Aluno |
1 |
AGO |
08 |
Recepção
aos ingressantes |
|
10 |
Apresentação
do curso |
|
2 |
15 |
Leonardo |
17 |
Fernando |
|||
3 |
|
22 |
Rafael |
24 |
Junior |
||
4 |
29 |
Leonardo |
31 |
Rafael |
|||
|
SET |
05 |
Sem aula |
|
07 |
Sem
aula |
|
5 |
12 |
Tema livre |
|
14 |
SÁ,
L. C.. História da Matemática no Ensino
de Teoria de Grafos: Uma Experiência à Luz do Jogo de Vozes e
Ecos. In: VI Seminário Internacional de Pesquisas em
Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. ANAIS DO VI SIPEM. Brasília - DF: SBEM, 2015
|
Maldonado
|
|
6 |
|
19 |
Tema livre |
|
21 |
Encontro
do Mestrado |
|
7 |
|
26 |
Profa.
Circe Mary Silva da Silva Dynnikov |
Thiago |
28 |
Profa. Circe Mary Silva da Silva
Dynnikov |
Junior |
8 |
OUT |
03 |
Palestra 1 Wanessa Aparecida Trevizan Situações
Potencialmente Adidáticas em Análise
Combinatória |
|
05 |
Diana |
|
9 |
|
10 |
Tema livre |
|
12 |
Sem aula |
|
10 |
17 |
Palestra
2 Cristiane
Coppe de Oliveira Como nos tornamos pesquisadores: de Malba
Tahan ao Programa Etnomatemática |
|
19 |
Lauro |
||
11 |
|
24 |
Palestra
3 Gerson
Pastre de Oliveira Dialogando a respeito de
metodologias de pesquisa em educação matemática
|
26 |
Palestra
da Profa. Zélia Ramozzi-Chiarottino (Inst.
de Psicologia): "Por que a matemática está em tudo? Porque
as "estruturas-mãe" do
cérebro humano são lógico-matemáticas." |
||
12 |
31 |
Palestra 4 Saddo Ag Almouloud Processos de
ensino e de aprendizagem de matemática na escola básica |
|
02 |
Sem aula |
|
|
13 |
NOV |
07 |
Fernando |
09 |
Apresentação
de alunos Junior, Leonardo, Fernando |
|
|
|
|
14 |
Apresentação de alunos: Diana, Thiago, Lauro, Maldonado Avaliação do curso |
|
|
|
|