Instituto de Matemática e Estatística
MAT1514
- A Matemática na Educação Básica
2º
Semestre de 2012 – Noturno – Prof. Antonio Carlos Brolezzi - www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ime.usp.br Sala 137-A, 3091-6267
Início: 30/07/2012 Fim: 08/12/2012
Código da Turma: 2012248 Horário: seg 19:20 21:00 qua 21:10 22:50
Código da Turma: 2012247 Horário: seg 21:10 22:50 qua 19:20 21:00
Horário de
atendimento do professor: segundas e quartas, 18h30min, sala 137-A
Horário de
atendimento dos monitores: segundas 17h30min, sala 241-A monitor Gabriel
Bondioli gabriel.bondioli@hotmail.com
quartas 17h30min, sala 242-A monitora Angélica Baldez
angelicabaldez@gmail.com
PROVA DE RECUPERAÇÃO DIA 06 DE FEVEREIRO QUARTA-FEIRA
19H20MIN SALA A-252
Programação
Mês |
Segunda |
Assunto |
Quarta |
Assunto |
JUL |
30 |
Apresentação
do curso |
1 |
O
conceito de número na educação básica Parte 2 Sobre
não fechar conceitos: As 4
formas na educação infantil |
AGO |
06 |
8 |
||
|
13 |
15 |
TG2 Babilônios, egípcios e maias |
|
|
20 |
TG2 Babilônios, egípcios e maias
(continuação)
|
22 |
Números
figurados. A seita pitagórica e o teorema de Pitágoras. |
|
27 |
Os Gregos e os
incomensuráveis. Os números irracionais. A razão
áurea. |
29 |
|
SET |
3 |
Não
há aula |
5 |
Não
há aula |
|
10 |
TG3 Números racionais e irracionais |
12 |
|
|
17 |
Revisão |
19 |
P1 |
|
24 |
Medidas de
áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas
propriedades. Capítulo
5 - Uma Introdução ao Cálculo de Volumes Princípio de
Cavalieri e volumes: texto PEC Ensino Médio - 2003. |
26 |
Problema
egípcio sobre o volume do tronco de pirâmide. |
OUT |
1 |
Atividade
da construção da decomposição do cubo em
três pirâmides (sugestão de site) |
3 |
TG4 |
|
8 |
TG4 |
10 |
Simetrias, mosaicos. Programa Tess. Apresentação
sobre Simetria nos anos iniciais Programa Tess: Edumatec Educação Matemática e
Tecnologia Informática (UFRGS) http://www.edumatec.mat.ufrgs.br/softwares/soft_recreativos.php Vídeo
da TV Cultura – Arte Matemática – Simetrias http://www.youtube.com/watch?v=mWD_-BCaawg Página
que ensina passo a passo como fazer mosaicos ao estilo de Escher: http://www.tessellations.org/ Textos
sobre o uso de Tess de Rosemeire Bressan: O
uso de ferramentas computacionais para o ensino de simetria Construindo
padrões com cubos e pavimentações com o Software Tess Atividades com simetrias propostas
por José Carlos Pinto Leivas http://www.apm.pt/files/_Co_Leivas_486fe4f620fb3.pdf Página
com atividades com o Tess: http://www.peda.com/tess/ |
|
15 |
17 |
||
|
22 |
Frações:
uma análise de dificuldades conceituais |
24 |
TG5 |
|
29 |
TG5 |
31 |
Sem aula |
NOV |
5 |
7 |
Combinatória TG6 - Gabarito Feito pela Angélica |
|
|
12 |
Entrega L3
Frações (entregar do exercício 2
em diante, pode ser feita em duplas) Síntese: A Matemática na
Educação Básica |
14 |
Revisão A resposta para
tudo: http://www.youtube.com/watch?v=HMzVglfihMo Avaliação do curso |
|
19 |
Não há aula |
21 |
Sem aula |
|
26 |
P2 |
28 |
|
DEZ |
3 |
SUB |
5 |
Objetivos
Discussão
de alguns tópicos fundamentais de matemática elementar
indispensáveis para a formação da cidadania.
Abordar os conteúdos em seus aspectos conceituais, didáticos,
históricos, sociais e culturais. Esclarecer a importância da
Matemática na Educação Básica.
Programa
O conceito
de número; histórico das concepções: os
Babilônios e a base 60, os Gregos e os incomensuráveis, os
números irracionais, sistema decimal, cálculo mentais e
estimativas. Problemas de contagem, princípios aditivos
e multiplicativo. Medidas de áreas e volumes: uma abordagem
conceitual destacando suas propriedades. Matemática financeira.
Noções de geometria plana e espacial. semelhança,
malhas, simetrias, mosaicos, vistas, perspectivas, planificações,
congruências. Tópicos livres.
Bibliografia
Brasil,
MEC; Parâmetros curriculares nacionais para os Ensinos Fundamental e
Médio, MEC/SEF, Brasília, 1998. Portugal, ME, A matemática
na educação básica, ME/DEB, Lisboa, 1999. AAboe, A. "Episódios
da História ANtiga na Matemática",
SBM, 1984. Eves, H. "Introdução
ã História da Matemática", Editora da Unicamp, 1997.
Caraça, B.J. "Conceitos Fundamentais de Matemática",
Editora Gradiva, 2002. Courant,
R. et al. "O que é
Matemática", Editora Ciência Moderna, 2000. Davis, P.J. e Hersh, R. "A experiëncia Matemática", Francisco Alves
Editora, 1985.
Avaliação
M=(P1+P2+MT)/3
SUB
aberta, somente provas