Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: http://sistemas1.usp.br:8080/jupiterweb/images/Logo_usp2.gif Instituto de Matemática e Estatística

 

MAT1514 - A Matemática na Educação Básica

 

2º Semestre de 2012 – Noturno – Prof. Antonio Carlos Brolezzi - www.ime.usp.br/~brolezzi      brolezzi@ime.usp.br  Sala 137-A, 3091-6267

Início:              30/07/2012 Fim:     08/12/2012

Código da Turma:      2012248 Horário: seg  19:20   21:00  qua      21:10   22:50  

Código da Turma:      2012247 Horário: seg  21:10   22:50   qua     19:20   21:00  

 

Horário de atendimento do professor: segundas e quartas, 18h30min, sala 137-A

 

Horário de atendimento dos monitores:        segundas 17h30min, sala 241-A monitor Gabriel Bondioli gabriel.bondioli@hotmail.com

 

                                                                       quartas 17h30min, sala 242-A monitora Angélica Baldez angelicabaldez@gmail.com

 

PROVA DE RECUPERAÇÃO DIA 06 DE FEVEREIRO QUARTA-FEIRA 19H20MIN SALA A-252

 

NOTAS: TURMA 47   TURMA 48

 

Programação

 

Mês

Segunda

Assunto

Quarta

Assunto

JUL

30

Apresentação do curso

O conceito de número na educação básica Parte 1

Do Discreto e o Contínuo: o som da cigarra

1

O conceito de número na educação básica Parte 2

Sobre não fechar conceitos: As 4 formas na educação infantil

AGO

06

A história do número 1

8

TG1 A Cidade do “Nunca Quatro

 

13

Correção do TG1

15

TG2 Babilônios, egípcios e maias

 

20

TG2 Babilônios, egípcios e maias (continuação)

 

22

Números figurados. A seita pitagórica e o teorema de Pitágoras.

 

27

Os Gregos e os incomensuráveis. Os números irracionais. A razão áurea.

 

Donald no País da Matemágica

 

Arte e matemática – TV Cultura

29

TG3 Números racionais e irracionais

SET 

3

Não há aula 

5

Não há aula

 

10

TG3 Números racionais e irracionais

GABARITO TG3

12

Entrega L1

GABARITO L1

Sistema decimal. Cálculo mental e manual.

Tabuada com os dedinhos

Tabuada do nove em cena do filme “O Preço de um Desafio”

 

17

Revisão

19

P1

 

24

Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades.

Capítulo 5 - Uma Introdução ao Cálculo de Volumes

Princípio de Cavalieri e volumes: texto PEC Ensino Médio - 2003.

26

Problema egípcio sobre o volume do tronco de pirâmide.

Video Pela Trilha de Arquimedes

OUT 

1

Atividade da construção da decomposição do cubo em três pirâmides (sugestão de site)

Modelo das 3 piramides

11 planificações do cubo

Planificação do cubo

3

TG4

 

8

TG4

10

Simetrias, mosaicos. Programa Tess.

Apresentação sobre Simetria nos anos iniciais

Programa Tess: Edumatec Educação Matemática e Tecnologia Informática (UFRGS) http://www.edumatec.mat.ufrgs.br/softwares/soft_recreativos.php

Vídeo da TV Cultura – Arte Matemática – Simetrias http://www.youtube.com/watch?v=mWD_-BCaawg

Página que ensina passo a passo como fazer mosaicos ao estilo de Escherhttp://www.tessellations.org/

Textos sobre o uso de Tess de Rosemeire Bressan:

O uso de ferramentas computacionais para o ensino de simetria

Construindo padrões com cubos e pavimentações com o Software Tess

Atividades com simetrias propostas por José Carlos Pinto Leivas http://www.apm.pt/files/_Co_Leivas_486fe4f620fb3.pdf

 

Página com atividades com o Tesshttp://www.peda.com/tess/

 

15

SELIC

17

SELIC

 

22

Frações: uma análise de dificuldades conceituais

24

TG5

 

29

TG5

31

Sem aula

NOV

5

Entrega L2 - Aula sobre simetrias

Combinatória

Texto sobre matemática financeira (opcional)

7

Combinatória

TG6 - Gabarito Feito pela Angélica

 

12

Entrega L3 Frações (entregar do exercício 2 em diante, pode ser feita em duplas)

Síntese: A Matemática na Educação Básica

14

Revisão

A resposta para tudo:

http://www.youtube.com/watch?v=HMzVglfihMo

Avaliação do curso

 

19

Não há aula

21

Sem aula

 

26

P2

28

DEZ

3

SUB

5

 

Objetivos

Discussão de alguns tópicos fundamentais de matemática elementar indispensáveis para a formação da cidadania. Abordar os conteúdos em seus aspectos conceituais, didáticos, históricos, sociais e culturais. Esclarecer a importância da Matemática na Educação Básica.

 

Programa

O conceito de número; histórico das concepções: os Babilônios e a base 60, os Gregos e os incomensuráveis, os números irracionais, sistema decimal, cálculo mentais e estimativas. Problemas de contagem, princípios aditivos e multiplicativo. Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades. Matemática financeira. Noções de geometria plana e espacial. semelhança, malhas, simetrias, mosaicos, vistas, perspectivas, planificações, congruências. Tópicos livres.

 

Bibliografia

Brasil, MEC; Parâmetros curriculares nacionais para os Ensinos Fundamental e Médio, MEC/SEF, Brasília, 1998. Portugal, ME, A matemática na educação básica, ME/DEB, Lisboa, 1999. AAboe, A. "Episódios da História ANtiga na Matemática", SBM, 1984. Eves, H. "Introdução ã História da Matemática", Editora da Unicamp, 1997. Caraça, B.J. "Conceitos Fundamentais de Matemática", Editora Gradiva, 2002. Courant, R. et al. "O que é Matemática", Editora Ciência Moderna, 2000. Davis, P.J. e Hersh, R. "A experiëncia Matemática", Francisco Alves Editora, 1985.

 

Avaliação

M=(P1+P2+MT)/3

SUB aberta, somente provas