UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 

MAT0341 – HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I

2º Semestre de 2006

 

Código da Turma:

2006242 

Início:

31/07/2006

Fim:

09/12/2006

Tipo da Turma:

Teórica

 

Horário

  

  

ter

10:00  

11:40  

sex

08:00  

09:40  

 

Prof. Antonio Carlos Brolezzi

 

http://www.ime.usp.br/~brolezzibrolezzi@ime.usp.br , sala 137-A, 3091-6267

 

Donald


NOTAS

 


Objetivo

Apresentar e propiciar aos alunos uma reflexão sobre a inserção cultural da evolução dos conceitos da Matemática Elementar na História da Humanidade, estudando a História por assunto até o surgimento do Cálculo.

Programa 

Mês

Terça

Assunto

Sexta

Assunto

AGO

01

0. Introdução:

Fontes e Panorama da História da Matemática

04

Fontes e Panorama da História da Matemática

 

08

 Fontes e Panorama da História da Matemática

11

1.Números: Numerais falados. Maias.

 

15

Egípcios e Babilônios

18

Teoria dos números na escola pitagórica.

Crise dos incomensuráveis.

 

22

 Introdução dos numerais indo-arábicos na Europa.

 

25

  Fibonacci.

 

29

2. Geometria: Origens. Tales, Pitágoras

01

Euclides, Alexandria

 SET

05

 

08

 

 

12

Seminários 1 e 2

15

Trigonometria

 

19

Seminários 3 e 4

22

 Revisão

 

26

Prova 1

29

3. Álgebra: Pré-álgebra 

 OUT

03

Os árabes e as traduções

06

 Os árabes na Europa

 

10

Cardano, Bombelli

13

 

 

17

Cardano, Bombelli

20

Álgebra abstrata

 

24

Seminários 5 e 6

27

4. Cálculo: Paradoxos do Movimento

 

31

Arquimedes

 03

 

 NOV 

07

Oresme, Descartes

10

Fermat, Cavalieri

 

14

Barrow, Newton e Leibniz: o Cálculo

17

 Definições e caminhos da formalização do Cálculo

 

21

Seminários 7 e 8

24

Revisão

 

28

 Prova 2 

01

 

 DEZ

05

 

 08

 

 

Temas dos seminários (os clicáveis têm arquivos em pdf das apresentações)

Alunos

Seminário 1 – Parte 1: Discreto e contínuo na História dos Números

Saara Joaquim Santos

Wagner Goncalves da Cruz Silveira

Seminário 1 – Parte 2: Discreto e contínuo no Ensino de Números

Rafael Farinelli

Seminário 2 Parte 1: A formação de Fibonacci

 

Andre Marchesini Gabrielli

Arlane Manoel da Silva e Silva

Elisabete Guerato

Seminário 2 Parte 2: O legado de Fibonacci (mesmo arquivo acima)

Giovanna Gaspar Bezerra

Juliana Ikeda

Juliana Montagner

Leslie Ferreira Lansky

Maria José Guimarães de Souza Tanbellini

Seminário 3 – Parte 1: A Matemática nasceu na Grécia? Argumentos para resposta “sim”.

Daniel Kenji Nakanishi

Eduardo Lopes de Souza

Eduardo Soares da Silva

Lourival Rodrigues de Carvalho Jr.

Seminário 3 – Parte 2: A Matemática nasceu na Grécia? Argumentos para resposta “não”.

Marcia Cristina Pardini Natal

Thais Toldo Antonagi

Vanessa Carla Zuquinalli Muhlenbruch

André Lopes da Silva

André Izu

Seminário 4 – Parte 1: Roma e o fim da Idade Antiga

Danielle Christiane Canteiro Zanin

Luzia Maya Kikuchi

Patricia Alves Rodrigues

Priscila Rosa dos Santos

Seminário 4 – Parte 2: Boécio

Paula Corradi Rabello

Talita Ponce de Leon

Tamira Augusto Actis

Jucélio Rocha Santos

Monique Mattos de Oliveira

Carlos Augusto dos Santos Alves

Renato Sidney

Pedro Vinicios Bello Ferrauche Cordeiro

Seminário 5 – Parte 1: Culturas e civilizações da Idade Média

Alexandre Santos de Oliveira

Fabio Caceres

Fabrício Vaz

Roberto L[ucio

Walan Fabiano

Wellington Ferreira

Alexandre Massari

Seminário 5 – Parte 2: Eurocentrismo na história da matemática

Luiz Eduardo de Souza Ikeda

Alexandre Luiz Seter

Fábio Souza

Seminário 6 – Parte 1: Logaritmos: questões históricas

Fernando Glerean Peters

Leandro Albino Mosca Rodrigues

Evandro M. Melo

Flavio Ribeiro

Seminário 6 – Parte 2: Logaritmos: questões de ensino

Oertes Alves Souza

Rizia Sales Carneiro

Samir Nachef

Sharon Rigazzo Flores

Seminário 7 – Parte 1: O ensino do Cálculo poderia seguir sua história? Argumentos para “sim”.

Daniel Cergoli

Leandro Baptista

Denis Andrighetti Pereira

Everson de Jesus Lapola Gomes dos Santos

Seminário 7 – Parte 2: O ensino do Cálculo poderia seguir sua história? Argumentos para “não”. (mesmo arquivo acima)

Paula Fernanda Carriel Silverio

Renata Correia Lopes

Renata Honda Mune
Emilio Hirokazu Taniguchi

Seminário 8História da Matemática na Educação Matemática: espelho ou pintura? Capítulo 1: Espelho

Fernanda Reinecke Bonin

Marcos de Lima Soares

 

Bibliografia básica G.B. Boyer, História da Matemática, Edgard Blucher, 1996. A. Aaboe, Episódios da História Antiga da Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática, 2001. G. Ifrah, História Universal dos Algarismos, Nova Fronteira, 1995. F. Cajori, A History of Mathematical Notations (Vol. I), The Open Court, 1928. F. Swetz et. al. (org.), Learn From the Masters, The Mathematical Association of America, 1994.

Avaliação 
M=(P1 + P2 + S)/3

SUB maximizando, apenas provas

MR=(REC+M)/2