INSTITUTO
DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
MAT0341
– HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I
2º
Semestre de 2006
Código da Turma: |
2006242 |
Início: |
31/07/2006 |
Fim: |
09/12/2006 |
Tipo da Turma: |
Teórica |
Horário |
|
|
ter |
10:00 |
11:40 |
sex |
08:00 |
09:40 |
http://www.ime.usp.br/~brolezzi
, brolezzi@ime.usp.br
, sala
137-A, 3091-6267
Objetivo
Apresentar
e
propiciar aos alunos uma reflexão sobre a inserção
cultural da evolução dos conceitos
da Matemática Elementar na História da Humanidade,
estudando a História por
assunto até o surgimento do Cálculo.
Programa
Mês |
Terça |
Assunto |
Sexta |
Assunto |
AGO |
01 |
0.
Introdução: Fontes e Panorama da
História da Matemática |
04 |
Fontes e Panorama da
História da Matemática |
|
08 |
Fontes e Panorama da
História da Matemática |
11 |
1.Números: Numerais falados. Maias. |
|
15 |
Egípcios e
Babilônios |
18 |
Teoria dos números
na escola pitagórica. Crise dos
incomensuráveis. |
|
22 |
Introdução
dos numerais indo-arábicos na Europa. |
25 |
Fibonacci. |
|
29 |
2. Geometria: Origens. Tales,
Pitágoras |
01 |
Euclides, Alexandria |
SET |
05 |
|
08 |
|
|
12 |
Seminários 1 e 2 |
15 |
Trigonometria |
|
19 |
Seminários 3 e 4 |
22 |
Revisão |
|
26 |
Prova 1 |
29 |
3. Álgebra: Pré-álgebra |
OUT |
03 |
Os árabes e as
traduções |
06 |
Os árabes na
Europa |
|
10 |
Cardano, Bombelli |
13 |
|
|
17 |
Cardano, Bombelli |
20 |
Álgebra abstrata |
|
24 |
Seminários 5 e 6 |
27 |
4. Cálculo: Paradoxos do Movimento |
|
31 |
Arquimedes |
03 |
|
NOV |
07 |
Oresme, Descartes |
10 |
Fermat, Cavalieri |
|
14 |
Barrow, Newton e Leibniz:
o Cálculo |
17 |
Definições
e caminhos da formalização do Cálculo |
|
21 |
Seminários 7 e 8 |
24 |
Revisão |
|
28 |
Prova 2 |
01 |
|
DEZ |
05 |
|
08 |
|
Temas dos seminários (os clicáveis têm arquivos em pdf das apresentações) |
Alunos |
Seminário 1 – Parte 1: Discreto e contínuo na História dos Números |
Saara
Joaquim Santos Wagner
Goncalves da Cruz Silveira |
Seminário 1 – Parte 2: Discreto e
contínuo no Ensino de Números |
Rafael
Farinelli |
Seminário 2 – Parte 1: A
formação de Fibonacci
|
Andre
Marchesini Gabrielli Arlane
Manoel da Silva e Silva Elisabete
Guerato |
Seminário 2 – Parte 2: O
legado de Fibonacci (mesmo arquivo acima) |
Giovanna
Gaspar Bezerra Juliana Ikeda Juliana
Montagner Leslie
Ferreira Lansky Maria
José Guimarães de Souza Tanbellini |
Seminário 3 – Parte 1: A Matemática nasceu na Grécia? Argumentos para resposta “sim”. |
Daniel Kenji
Nakanishi Eduardo
Lopes de Souza Eduardo Soares da Silva Lourival Rodrigues de Carvalho Jr. |
Seminário 3 – Parte 2: A
Matemática nasceu na Grécia? Argumentos para resposta
“não”. |
Marcia
Cristina Pardini Natal Thais Toldo
Antonagi Vanessa
Carla Zuquinalli Muhlenbruch André
Lopes da Silva André
Izu |
Seminário 4 – Parte 1: Roma e o fim da Idade Antiga |
Danielle
Christiane Canteiro Zanin Luzia Maya
Kikuchi Patricia Alves Rodrigues Priscila Rosa dos Santos |
Seminário 4 – Parte 2: Boécio |
Paula Corradi Rabello Talita Ponce
de Leon Tamira
Augusto Actis Jucélio
Rocha Santos Monique
Mattos de Oliveira Carlos
Augusto dos Santos Alves Renato Sidney Pedro
Vinicios Bello Ferrauche Cordeiro |
Seminário 5 – Parte 1: Culturas e civilizações da Idade Média |
Alexandre
Santos de Oliveira Fabio Caceres Fabrício Vaz Roberto L[ucio Walan Fabiano Wellington Ferreira Alexandre Massari |
Seminário 5 – Parte 2:
Eurocentrismo na história da matemática |
Luiz Eduardo
de Souza Ikeda Alexandre Luiz Seter Fábio Souza |
Seminário 6 – Parte 1: Logaritmos: questões históricas |
Fernando
Glerean Peters Leandro
Albino Mosca Rodrigues Evandro M. Melo Flavio Ribeiro |
Seminário 6 – Parte 2: Logaritmos:
questões de ensino |
Oertes Alves
Souza Rizia Sales
Carneiro Samir
Nachef Sharon Rigazzo Flores |
Seminário 7 – Parte 1: O ensino do Cálculo poderia seguir sua história? Argumentos para “sim”. |
Daniel
Cergoli Leandro
Baptista Denis
Andrighetti Pereira Everson de Jesus Lapola Gomes dos Santos |
Seminário 7 – Parte 2: O
ensino do Cálculo poderia seguir sua história? Argumentos
para “não”. (mesmo arquivo acima) |
Paula
Fernanda Carriel Silverio Renata
Correia Lopes Renata Honda
Mune |
Seminário 8 – História da Matemática na Educação Matemática: espelho ou pintura? Capítulo 1: Espelho |
Fernanda
Reinecke Bonin Marcos de
Lima Soares |
Bibliografia
básica G.B. Boyer,
História da Matemática,
Edgard Blucher, 1996. A. Aaboe, Episódios da História
Antiga da Matemática,
Sociedade Brasileira de Matemática, 2001. G. Ifrah,
História Universal dos
Algarismos, Nova Fronteira, 1995. F. Cajori,
A History of Mathematical
Notations (Vol. I), The Open Court, 1928. F.
Swetz et. al. (org.), Learn From the
Masters, The Mathematical
Association of
Avaliação
M=(P1 + P2 + S)/3
SUB
maximizando, apenas provas
MR=(REC+M)/2