next up previous contents
Next: Preliminares Acadêmicos Up: Informação: Computação e Previous: História das Redes no

Aspectos do Impacto

Se nos basearmos no que é possível entrever hoje, fica claro que o impacto da revolução informática em todos os aspectos da atividade humana tem o potencial de ser muito grande e de provocar mudanças muito profundas. Entretanto, em uma situação de mudanças rápidas e muitas vezes imprevisíveis, como a que vivemos hoje, é extremamente difícil determinar a natureza exata e detalhada do impacto da entrada em uso das novas tecnologias sobre cada aspecto destas atividades. Nesta situação é inevitável que existam controvérsias sobre o futuro da área [28, 45].

Apesar de que o computador pessoal já existe há anos e é hoje, pelo menos nos países mais desenvolvidos, um eletrodoméstico como qualquer outro, a introdução do outro elemento crucial do sistema, a rede mundial Internet, no sentido da sua abertura para uso fora do meio acadêmico, ocorrida há apenas dois anos, é muito recente e interage fortemente com o primeiro, de forma que não se pode dizer que as conseqüências da introdução das novas tecnologias de computação e comunicação já tenham se desenvolvido e estabelecido completamente [30].

No meio acadêmico a disponibilidade tanto de computadores poderosos quanto de redes computacionais significativas precede em vários anos sua disponibilidade pela sociedade em geral. De fato, o meio acadêmico foi o berço original de ambos estes universos tecnológicos. Entretanto, mesmo no meio acadêmico o impacto destas tecnologias ainda está longe de sua realização completa, e existem alguns aspectos cuja introdução ainda é muito recente, mesmo neste caso.

Devemos ter em mente que as reações sociais e culturais à introdução de tecnologias completamente novas como estas tem velocidade limitada pelas características e ritmos biológicos e psicológicos do ser humano. De forma muito grosseira, para fenômenos como a revolução informática, a adaptação aos quais envolve mudanças significativas na educação do indivíduo, pode-se avaliar que o tempo de resposta típico seja da ordem do tempo do ciclo de educação do indivíduo, ou seja cerca de uma e meia a duas décadas. No meio acadêmico, onde a curiosidade e a flexibilidade intelectual são requisitos básicos, este tempo deverá ser mais curto, mas mesmo assim não menor do que alguns anos.

Estamos hoje na desconfortável situação de nos encontrar, surpreendentemente, bem no meio deste complexo e inesperado processo e, apesar do fato de que sua magnitude e suas formidáveis potencialidades são claramente aparentes, estamos talvez excessivamente envolvidos para poder ver com clareza e, muito menos, prever o que se seguirá com qualquer tipo de segurança.

Assim, o que podemos fazer com alguma segurança é listar as mais notáveis características da nova tecnologia e apontar os possíveis impactos que poderão ter, chamando a atenção, sempre que possível, para os indícios já existentes de sua realização. Procuraremos nortear nossa avaliação dos impactos por meio da informação disponível sobre os impactos que já estão razoavelmente bem caracterizados no meio acadêmico. Entretanto, deve-se manter em mente que os impactos sobre a sociedade em geral poderão ser quantitativa e qualitativamente diferentes destes.

Resumindo os aspectos técnicos principais, a rede computacional internacional, com seus protocolos universais abertos e extremamente flexíveis, aliada à existência de micro-computadores poderosos nas pontas de cada ramificação capilar, uma vez que a rede esteja completamente capilarizada, alcançando a casa de qualquer cidadão que queira utilizar seus serviços, constitui um meio de comunicação completamente novo. Este novo instrumento da civilização apresenta inacreditável eficiência no compartilhamento dos meios de comunicação, efetivamente zera as distâncias entre os habitantes do planeta, e permite o acesso, a transmissão e a replicação exata de quantidades praticamente ilimitadas de informação, que são mantidas de forma distribuída por toda a rede, podendo entretanto ser indexadas e relacionadas, através da própria rede, para facilidade de localização. Ademais, o novo instrumento, devido à sua eficiência e à facilidade de comunicação que permite, é um catalizador efetivo na cooperação entre entes, mesmo que distantes; uma realidade impossível de ser alcançada antes do seu advento.

Qual a relação entre isto tudo e o desenvolvimento do País? A importância da ciência em geral, e também da revolução da informática para o desenvolvimento tem dois aspectos principais: a mudança de fatores econômicos e a mudança da cultura e das mentes das pessoas que a compõem. A revolução informática tem amplo potencial para mudar de forma profunda ambos estes aspectos. Estas mudanças básicas, por sua vez, tornam inevitáveis mudanças sociais, políticas e legais a elas relacionadas.




next up previous contents
Next: Preliminares Acadêmicos Up: Informação: Computação e Previous: História das Redes no

Imre Simon
Wed Jul 16 16:46:01 EST 1997