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Preliminares Acadêmicos

Começamos por mencionar alguns impactos das novas tecnologias no meio acadêmico.

Um dos primeiros efeitos da tecnologia foi a viabilização de cooperação científica à distância de uma forma muita mais efetiva. Basta o correio eletrônico para que seja possível desenvolver trabalhos em cooperação através da rede, entre pesquisadores que já se conheçam pessoalmente e que possam esporadicamente se re-encontrar. O ritmo de desenvolvimento pode cair um pouco se os pesquisadores estão em fusos horários muito diferentes, e também devido à necessidade de se digitalizar todas as conversas, argumentos e discussões técnicas. Entretanto, apesar destes desconfortos, passa a ser possível na prática trabalhar desta forma, e assim alguns trabalhos são feitos que de outra forma talvez não fossem de todo. A transmissão de voz e vídeo pela rede poderá ter um impacto ainda maior, permitindo que o processo de implantação deste estilo de trabalho avance muito mais, por tornar o trabalho mais confortável.

Outro impacto do correio eletrônico é a submissão eletrônica de trabalhos para publicação, o que já está sendo feito de forma rotineira por uma grande quantidade de revistas especializadas. Isto tem levado ao surgimento de revistas especializadas completamente eletrônicas, que prescindem completamente da publicação em papel. De fato, cessa a necessidade de publicação em papel como verdadeira forma de disseminar o resultado de pesquisas, e de outras formas de informação onde o que interessa é mais a velocidade de acesso à informação e não tanto a longevidade do registro permanente da informação. Isto está forçando uma revisão do conceito de publicação científica [38].

Um aspecto no qual a WWW tem um grande potencial de impacto é a publicação pela rede de dados dos mais variados tipos. Nos grandes experimentos, está se tornando rotina a disponibilização de acesso não apenas ao resultado de uma ou outra análise dos dados, mas aos dados na íntegra, em formato digital, acessíveis para análise por qualquer um que tenha acesso à rede. Também se pode citar nesta categoria a colocação de acervos de museus científicos em bancos de dados acessíveis pela rede, incluindo, por exemplo, dados e fotos de espécimes biológicos. Estes bancos facilitam a preparação de viagens de estudos, com acesso preliminar às espécimes ou dados, e podem mesmo substituí-las, em alguns casos. Há também a disseminação de resultados de programas para modelamentos de variados tipos, por exemplo de dinâmica atmosférica, que são de interesse mais geral e não puramente para a pesquisa.

Um impacto importante da revolução informática nas ciências naturais, que contribui muito para o desenvolvimento destas, é aquele proporcionado pela computação especializada de alto desempenho, e pelo aumento exponencial do desempenho dos sistemas computacionais em geral. Ele tende a ocorrer num prazo menos imediato, mas pode ser muito profundo. Algumas áreas onde ele é importante são a física de sistemas complexos, a biologia e bioquímica do DNA e a química computacional.

A revolução do micro-computador, acoplada com a revolução das redes, está começando a se fazer sentir mesmo no mundo especializado dos computadores de desempenho extremamente alto. Os grandes e caríssimos super-computadores de outrora, fabricados especificamente para este fim, estão começando a ser substituídos por redes de micro-computadores extremamente rápidos interligados por redes de pequena extensão e velocidade extremamente alta, da ordem de Gbps.

Hoje, a CPU do mais rápido super-computador existente não chega a ser três vezes mais rápida do que o mais rápido micro-processador produzido em massa [13], enquanto a velocidade das redes especializadas de pequena extensão utilizadas para interligar as memórias destes micro-processadores, com velocidades acima de 1 Gbps, já representa uma fração apreciável da velocidade de comunicação interna entre o processador e a sua memória.

Assim, não é tão surpreendente que computadores paralelos formados por redes rápidas com um grande número de micro-processadores possam alcançar e até mesmo superar o desempenho dos super-computadores tradicionais. De fato, a máquina mais rápida em funcionamento hoje é um computador construído pela Intel para o governo norte-americano, que é constituído de mais de 7000 processadores Pentium, como os que podemos ter em casa em um computador pessoal.

O impacto da revolução da informática nas atividades de pesquisa do mundo acadêmico se acopla a outro impacto profundo e de prazo longo, o impacto sobre a educação. Apesar de que já se usam computadores em rede para fins educativos em muitos lugares, ainda é cedo para avaliar este impacto no mundo acadêmico, pois um dos fatores mais importantes para este impacto deverá ser a WWW, cuja introdução é muito recente. De fato, os ventos mais fortes de mudança vem dos jovens, e nem tanto de seus professores. São os jovens que estão mais envolvidos na revolução, tanto como realizadores das façanhas técnicas quanto como vetores das novas tecnologias. Talvez seja necessário esperar pela nova geração de professores, que chegue ao mercado de trabalho já completamente informatizada, para que o impacto na educação se faça sentir com força total.

Concluímos comentando sobre o papel das universidades, que até agora têm atuado tanto como inventoras e formadoras da nova cultura quanto como as maiores consumidoras das novas tecnologias, nesta revolução. A tecnologia que propulsiona a revolução é recente, foi desenvolvida nas últimas poucas décadas. Tanto o projeto quanto a construção contaram com grande contribuição da comunidade acadêmica. Talvez a maior contribuição das universidades tenha sido a de serem os usuários-cobaia do sistema, estabelecendo novos paradigmas para o uso do recurso.

Tratando-se de uma comunidade ávida por novidades em geral e sem medo de explorar o desconhecido, o desenvolvimento destes paradigmas foi muito rápido, e possivelmente profundo, e resultou um conjunto de tecnologias de ``hardware'' e ``software'' muito fácil de ser usado e assimilado pela sociedade em geral, processo este que está em curso desde 1994 quando da permissão da comercialização da rede, que operava com fortes restrições de acesso até aquele momento. Os novos paradigmas de armazenamento, troca e compartilhamento da informação são capazes de mudar hábitos muito básicos, como por exemplo o funcionamento de editoras e jornais, o advento do ``home-banking'', o advento da biblioteca digital, o advento da educação à distância, a possibilidade de operar serviços de telefonia através da Internet, e a distribuição de ``software''.


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Imre Simon
Wed Jul 16 16:46:01 EST 1997