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Aspectos Sociais e Políticos

Quais podem ser as conseqüências da absorção de um objeto completamente novo e tão complexo, como este, pela sociedade? Certamente podemos esperar mudanças de comportamento, e o perigo de instabilidade causada por mudanças muito rápidas. Entretanto, é muito difícil prever com segurança as possíveis conseqüências do processo, para que saibamos que cuidados tomar. É argumentável que exista um limite mínimo de tempo para a consolidação social de revoluções tecnológicas profundas, baseado no tempo típico de mudança das gerações no controle dos assuntos da sociedade, entretanto esta é uma mudança que poderá muito bem acontecer muito perto deste limite mínimo.

Algumas das possíveis conseqüências sociais advêm simplesmente das novas possibilidades de comunicação e de cooperação que passam a existir. Por exemplo, passa a existir a possibilidade de que qualquer indivíduo possa transmitir informação para um número ilimitado de outras pessoas, através de ``broadcasting'' na rede, a custos muito baixos. Este é um privilégio que até agora só estava ao alcance dos indivíduos política ou economicamente poderosos.

Por outro lado, é claramente impossível que todos os participantes sejam ouvidos nestes ``broadcastings'', pois isto levaria imediatamente a uma enorme sobrecarga de informação chegando a cada um dos ouvintes. Que mecanismos surgirão para definir quem é ou não é de fato ouvido? Como cada participante decidirá o que ouvir e o que ignorar dentro da massa de dados que atingirá a todos pela rede, seja por ``brodcasting'' ou simplesmente pelo imenso volume da informação disponível quando requisitada pelo participante, num constante ``information overload''? Será necessário que apareça a figura do ``information manager'' como uma nova profissão, ou como um novo serviço através da própria rede? Até que ponto estas tarefas poderão ser feitas automaticamente, por programas de computador?

Devido ao efeito das novas tecnologias sobre os meios produtivos, haverá uma mudança qualitativa e quantitativa na demanda por educação. Hoje em dia, vários setores requerem de seus empregados ``conhecimentos básicos de informática''. Trata-se de um segundo nível de alfabetização, com o tempo não será mais suficiente saber ler e escrever. As dificuldades atuais para se dar ensino amplo e de qualidade tendem a aumentar à medida em que o patamar mínimo de qualidade aceitável sobe.

As mesmas tecnologias que originam esses problemas podem vir a trazer sua solução. Novos métodos envolvendo ensino assistido por computador estão sendo tentados e podem vir a modificar profundamente o processo educacional. Sendo que a educação das novas gerações é uma das principais atividades de qualquer sociedade civilizada, e também uma das mais custosas e difíceis, qualquer impacto positivo que as novas tecnologias possam ter sobre os processos e métodos educacionais é de extrema importância. Como a educação sempre se realiza em prazos longos, a transição dos velhos métodos para os novos pode se mostrar muito lenta se comparada com o crescimento vertiginoso da informatização e o período de transição pode alienar toda uma geração, com o risco de criar uma verdadeira bomba social.

Certamente um aspecto importante é o papel das novas tecnologias como ferramentas de integração mundial. Com o crescente estabelecimento da aldeia global, já existe hoje o desafio aos conceitos de país e nação como unidades essencialmente independentes do ponto de vista econômico e comercial. Com as novas tecnologias, a curto prazo o mesmo desafio passará a existir do ponto de vista cultural e da língua. É de se esperar que vários governos nacionais dos países atuais não se sintam confortáveis com este crescente desafio. Talvez seja necessário que o caráter destes governos mude consideravelmente para que os países e nações se adaptem às futuras realidades políticas, sociais e culturais do mundo.

Preocupa, em particular, o processo de transição para o mundo do terceiro milênio, que pode ser traumática. É inevitável que a transição aconteça aos poucos, com cada país decidindo por sua vez se juntar ou não ao bloco dos profundamente informatizados. Se a decisão for de não se juntar, resulta a exclusão na certa, e o país passa a fazer parte de um futuro bloco dos excluídos. Se a decisão for por juntar, não há garantia de sucesso na adaptação do país e da nação, internamente e externamente, às novas realidades, pois provavelmente será necessário que uma série de problemas sejam resolvidos a tempo e adequadamente. Naturalmente, o esforço de cada país para juntar-se a um sistema cooperativo global é um tremendo incentivo para que este sistema dê certo.

O impacto mais imediato das novas tecnologias sobre o desenvolvimento de cada país se dá principalmente pelo uso da tecnologia informática já existente nas mais variadas atividades econômicas, em particular no que diz respeito aos insumos de ``hardware''. Quanto aos insumos de ``software'', o mesmo pode ser dito quanto aos ``softwares'' mais básicos de sistema e de operação do ``hardware'', bem como quanto a uma grande quantidade de aplicativos de uso geral. Entretanto, o desenvolvimento de ``software'' para aplicações específicas e a adaptação do ``software'' existente às condições nacionais são áreas onde faz sentido investir seriamente. Assim, atitudes isolacionistas como as limitações à importação de insumos de ``hardware'', para a proteção de uma única indústria, podem comprometer o desenvolvimento de toda a economia do país.


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Imre Simon
Wed Jul 16 16:46:01 EST 1997