Reunião de 7/10/2003, terça-feira, às 14h
Pauta
A pedido do Conselho do Departamento,
esta Comisão deve preparar
o preenchimento do relatório USP de auto-avaliação e planejamento
do Departamento no tocante à graduação.
Eis os pontos do capítulo 2 (ENSINO DE GRADUAÇÃO) do relatório:
- Aspectos Gerais da Graduação
- Descreva as principais atividades e projetos de graduação e
sua evolução nos últimos 10 anos.
Comente as principais dificuldades encontradas neste período.
- Como o Departamento se compara aos congêneres nacionais e
internacionais no que se refere à formação de alunos na graduação.
- Relacione os cursos e as respectivas vagas oferecidos pelo
Departamento nos últimos 5 anos.
- Existem cursos interdepartamentais ou interunidades oferecidos
pelo Departamento? Quais?
- Como se dá a integração entre os cursos oferecidos pelo Departamento?
- Como se dá o relacionamento do Departamento com outras unidades
e departamentos nas atividades de ensino de graduação?
- Relacione as inovações, iniciativas e tendências relevantes
na graduação no que se refere a:
- Novos cursos e disciplinas
- Aumento do número de vagas.
- Mudanças e flexibilização da estrutura curricular.
- Renovação, atualização de disciplinas e utilização de
novas metodologias de ensino.
- Outras: especificar.
- Como se dá a avaliação das disciplinas na graduação?
- O Corpo Discente na Graduação
- Descreva as características sócio-econômicas dos alunos de
graduação do Departamento.
- Comente a evolução na relação candidato/vaga no vestibular
nos últimos 5 anos nos cursos do Departamento.
- Qual a evasão dos alunos de graduação nos últimos 5 anos?
- Existem políticas para reduzir a evasão nos cursos oferecidos
pelo Departamento? Comente.
- Existe um sistema de acompanhamento do processo formativo dos
alunos? Comente.
- O Departamento tem algum relacionamento formal com os ex-alunos?
Qual o sistema de acompanhamento de egressos?
- Comente o desempenho dos formandos nos exames de classes
profissionais, residências médicas e correlatos.
- Comente as áreas ocupacionais que seus formandos têm encontrado
e as habilidades requeridas.
- Atividades, Programas e Projetos na Graduação
- Descreva as formas de integração da graduação com a pós-graduação,
a pesquisa e a extensão.
- Como se dá o relacionamento do Departamento com a sociedade no que
se refere às políticas de assistência, de inclusão social e prestação de
serviços à comunidade?
- Indique as iniciativas para a realização de cursos não presenciais.
- Descreva as principais atividades extra-curriculares para a graduação.
- Informe os principais convênios acadêmicos para a graduação.
- Quais são os convênios mais relevantes com empresas, setores
públicos e programas de estágios?
- Relacione os principais projetos interdisciplinares.
- Descreva os programas de monitorias e tutorias.
- Existe no Departamento política para o apoio à edição de livros
e outras publicações dirigidas ao ensino de graduação? Qual é essa política?
- Existe no Departamento política para o apoio à produção de
material didático tais como, filmes, vídeos, material on-line etc.?
Qual é essa política?
- Objetivos e Metas na Graduação
- Relacione os principais objetivos e metas para a graduação para
períodos de médio e longo prazos (5 e 10 anos).
- Comente as ações propostas para alcançar estes objetivos e metas.
- Dentro da realidade orçamentária da USP, qual o apoio esperado
dos Órgãos Centrais para alcançar os objetivos e metas?
- Explicite os principais indicadores que devem ser utilizados
para o acompanhamento das ações, dos objetivos e das metas propostas.
Presentes: Carlos Eduardo Fereira,
Marco Dimas Gubitoso,
Marcelo Gomes de Queiroz,
Cristina Gomes Fernandes (suplente).
A reunião foi presidida por Carlos Eduardo Ferreira.
Paulo Feofiloff participou na qualidade de convidado.
Expediente e comunicações
- Paulo Feofiloff comunica que
não é mais membro oficial desta Comissão
uma vez que teve deferido
(Diário Oficial do Estado de 4/10/2003)
o seu pedido de aposentadoria.
- Christian Bernauer, aluno do BCC,
sugere que o Departamento faça uma
"pesquisa de auto-avaliação dos professores,
parecida com o
questionário 2002 de avaliação dos alunos".
O questionário perguntaria
"quanto tempo o professor gasta preparando as aulas,
se dedicando aos cursos [disciplinas] que está ministrando,
quanto tempo gasta em pesquisas, trabalhos, lazer, etc.".
Diz Bernauer que esta pesquisa permitiria
que os alunos
"conhecessem o perfil dos professores,
o que ajudaria a aproximar mais os dois lados".
"Assim como a pesquisa dos alunos detectou falhas do nosso lado
para nós corrigirmos,
talvez detectar falhas do lado dos professores
para que todos possamos ganhar com isso".
Esta Comissão sugere que os alunos organizem o questionário.
Podemos, é claro, auxiliar na implementação material
do questionário e no processamento das respostas.
Ordem do dia
A pedido do Conselho do Departamento,
esta Comisão preparou o preenchimento do
capítulo 2 (ENSINO DE GRADUAÇÃO)
do relatório USP de auto-avaliação e planejamento do Departamento.
Eis o resultado:
CCoC-BCC