2.1.1 Descreva as principais atividades e projetos de graduação e sua evolução nos últimos 10 anos. Comente as principais dificuldades encontradas neste período.
Eis algumas atividades e projetos de graduação do Departamento nos últimos 10 anos:
- Contratação de vários docentes para suprir deficiências do corpo docente nas áreas mais tecnológicas da computação. Foram contratados novos docentes nas seguintes áreas:
- bancos de dados (João Eduardo Ferreira),
- engenharia de software (Hernan Astudillo [não está mais conosco], Ana Cristina Vieira de Melo),
- reconhecimento de padrões e visão computacional (Junior Barreira, Roberto Marcondes Cesar, Nina Sumiko Tomita Hirata),
- interação humano-computador (Carlos Hitoshi Morimoto),
- inteligência artificial (Flávio Soares Corrêa da Silva, Renata Wasserman, Marcelo Finger, Leliane Nunes de Barros),
- redes de computadores e computação móvel (Markus Endler [já não está mais conosco], Fábio Kon).
- Reformulação do currículo do BCC (Bacharelado em Ciência da Computação). O novo currículo entrou em vigor em 1998. Veja o currículo em http://www.ime.usp.br/dcc/grad/curriculo/.
- Divulgação e promoção do sistema operacional GNU/Linux, desde os primórdios do sistema. O Departamento incentivou a criação do Grupo de Usuários Linux (http://gul.linux.ime.usp.br/) e a implantação da Rede Linux (http://www.linux.ime.usp.br/). A rede tem cerca de 60 computadores distribuídos por várias salas do IME, e vem sendo administrada por alunos do BCC (Bacharelado em Ciência da Computação).
- Organização de diversas competições de programação:
- Concurso de Software dos Alunos da USP (Softest): realizado em 1995, 1996, 1997 e 1998. Veja http://www.ime.usp.br/~cef/softest.html.
- Maratona de Programação dos Alunos da USP: competição anual de programação, desde 1997. Veja http://www.ime.usp.br/~cef/maratona.html.
- Desde 2000, o prof. Carlos Eduardo Ferreira é o responsável pela Maratona Brasileira de Programação. Veja http://maratona.ime.usp.br/organizacao.html.
- Desde 2002, o Departamento participa da organização da Maratona de Programação no Brasil. Esse evento é subordinado ao ACM International Collegiate Programming Contest (veja http://acm.baylor.edu/icpc). O Departamento foi umas das sedes da regional sul-americana da competição em 1998, em 2000 e em 2002. Veja http://maratona.ime.usp.br/.
Desde 1999, equipes de alunos do BCC participam do ACM International Collegiate Programming Contest (http://acm.baylor.edu/icpc). Equipes de alunos do BCC foram campeões sul-americanos da competição em 1999, 2001 e 2002.
- Criação do Sistema Panda (veja http://panda.arca.ime.usp.br/), um software de apoio às disciplinas do Departamento. O software foi desenvolvido e é mantido por um grupo de alunos do BCC sob supervisão de diversos docentes.
- O projeto MAC Multimídia, que equipou um pequeno laboratório de computação e desenvolveu material didático (veja http://www.ime.usp.br/~macmulti/) para as várias disciplinas de introdução à computação.
- Instalação e aparelhamento de vários [quantos?] laboratórios de computação, todos ligados à rede Unix do IME ou à rede Linux do IME.
- Incentivo à Iniciação Científica. Vários alunos do BCC estão envolvidos com projetos de iniciação científica sob orientação de docentes do IME (veja http://www.ime.usp.br/iniciacao/). Alguns desses projetos são desenvolvidos dentro de laboratórios do Departamento, como por exemplo o Laboratório de Computação Paralela e Distribuída (veja http://www.ime.usp.br/~song/lcpd.html) e o Laboratório de Processamento de Imagens.
Dificuldades encontradas nesse período:
- Obtenção de recursos para adquisição de computadores e equipamento de rede digital.
- Limitação do espaço físico (salas de aulas, salas de professores, salas de estudo, laboratórios) nos prédios do IME.
- Perda de docentes nas áreas mais tecnológicas. Vários desses docentes transferiram-se para instituições de renome no país e no exterior, como o Centro de Pesquisa da IBM, o MIT, a PUC-Rio.
2.1.2 Como o Departamento se compara aos congêneres nacionais e internacionais no que se refere à formação de alunos na graduação.
O Departamento é responsável pelo BCC (Bacharelado em Ciência da Computação), um dos mais antigos cursos de graduação do país na área de computação. O curso pode ser comparado aos melhores cursos no país (como os da UNICAMP, PUC-Rio, ITA, UFRJ, UFMG, UFPe) e aos bons cursos de computação nos exterior.A aceitação dos ex-alunos do BCC pelo mercado de trabalho é muito boa. Vários ex-alunos ocupam posições de destaque no mundo profissional e em empresas de ponta (veja, por exemplo, Dilma Menezes da Silva, Humberto Rosseti Baptista, Fernado Opitz, Daniel Dalarossa, etc.). Outros ocupam posições de destaque no mundo acadêmico no país e no exterior: Calton Pu (Georgia Tech.), Tito Mânlio Brelaz Homem de Melo (NorthWestern University), Denise Sakai (Bobson College), Afonso Galvão Ferreira (Université de Lyon), Paulo Regis Zanjacomo (onde??), Lucia Rosana Moura (Ottawa University), Marko Loparic (CORE, Louvain), Fábio Protti (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Celma e Oliveira Ribeiro (Escola Politécnica da USP), Hae Yong Kim (Escola Politécnica da USP), para citar alguns exemplos.
2.1.3 Relacione os cursos e as respectivas vagas oferecidos pelo Departamento nos últimos 5 anos.
O Departamento é responsável por um só curso de graduação: o Bacharelado em Ciência da Computação (BCC). Veja http://www.ime.usp.br/dcc/grad/. O curso oferece 50 vagas por ano. Todas são preenchidas no Concurso Vestibular. O número de candidatos por vaga tem estado por volta de 50 nos últimos anos (uma das mais elevadas taxas na Universidade).
2.1.4 Existem cursos interdepartamentais ou interunidades oferecidos pelo Departamento? Quais?
O Departamento tem participação no Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional (http://www.ime.usp.br/map/bma-info.html), centralizado no Departamento de Matemática Aplicada do IME.
2.1.5 Como se dá a integração entre os cursos oferecidos pelo Departamento?
A integração é muito natural.
2.1.6 Como se dá o relacionamento do Departamento com outras unidades e departamentos nas atividades de ensino de graduação?
2.1.7 Relacione as inovações, iniciativas e tendências relevantes na graduação no que se refere a
2.1.7.1 novos cursos e disciplinas,
- O Departamento participipou da criação do Bacharelado em Matemtática Aplicada e Computacional. O curso foi criado em 2001.
- Novas disciplinas optativas estão sendo constantemente introduzidas (por exemplo, cinco novas disciplina foram criadas em 2002, e quatro em 2004).
2.1.7.2 aumento do número de vagas,
O número de vagas do BCC permanece em 50 há vários anos. O aumento de número de vagas exigiria a criação de uma nova turma e isso só seria possível com a contratação de pelo menos 7 novos docentes.2.1.7.3 mudanças e flexibilização da estrutura curricular,
- O novo currículo do BCC, que entrou em vigor em 1998, reduziu o número de disciplinas obrigatórias e introduziu muitas disciplinas optativas (eletivas). Isso tornou o currículo mais flexível e abriu o leque de áreas de computação cobertas pelo curso.
- O novo currículo introduziu uma disciplina de Trabalho de Formatura Supervisionado (MAC0499), que enriqueceu o currículo e tem produzido bons resultados.
2.1.7.4 renovação, atualização de disciplinas e utilização de novas metodologias de ensino,
- O conteúdo e a bibliografia das disciplinas estão sendo constantemente atualizados, embora isso nem sempre exija a alteração do programa oficial.
- Muitas disciplinas distribuem material didático via internet. Muitas mantêm um fórum na internet ou uma mailing list que permitem comunicação ágil entre os alunos e o professor.
- Pelo menos uma disciplina tem usado uma ferramenta para criação colaborativa de contéudo via na internet (veja http://limbo.ime.usp.br/mac339/index.php/WikiWikiWeb).
- O Projeto MAC Multimídia (veja http://www.ime.usp.br/~macmulti/) tem criado material didático interativo, via internet.
- Um auditório está sendo equipado com modernos recursos multimídia e video-conferência.
- Há um Laboratório de Ensino de Matemática (veja http://www.ime.usp.br/lem/), que tem por objetivo desenvolver e difundir metodologias de ensino de matemática utilizando o computador. O laboratório oferece cursos para professores de matemática dos ciclos fundamental e médio. O Laboratório também tem sido usado pelos alunos da disciplina MAC0118 (Noções de Ensino de Matemática Usando o Computador).
- O Sistema Panda (veja http://panda.arca.ime.usp.br/) permite administrar a interação via internet entre alunos e professores de cada disciplina.
2.1.7.5 outras.
Os bons alunos dos últimos anos do BCC têm sido incentivados a cursar disciplinas de pós-graduação como alunos especiais. Vários desses alunos têm ingressado no curso de mestrado logo depois da conclusão do BCC.
2.1.8 Como se dá a avaliação das disciplinas na graduação?
A Pró-Reitoria de Graduação tem administrado um processo de avaliação das disciplinas e professores (no fim de cada semestre, os alunos de cada disciplina respondem um questionário com perguntas sobre a disciplina e o professor). Em algumas ocasiões, como no fim de 2002, o Departamento tem feito uma avaliação paralela de mesma natureza.O Departamento tem promovido reuniões periódicas com os alunos (uma ou duas vezes por ano) para discutir o andamento do curso. Os resultados de algumas dessas reuniões podem ser vistos em http://www.ime.usp.br/dcc/grad/reunioes/.