Discutido na reunião da CCoC-BCC de 21/10/2003

Relatório de Auto-Avaliação e Planejamento do MAC
Cap 2: ENSINO DE GRADUAÇÃO

Sec 2.1: Aspectos Gerais da Graduação


2.1.1 Descreva as principais atividades e projetos de graduação e sua evolução nos últimos 10 anos. Comente as principais dificuldades encontradas neste período.

Eis algumas atividades e projetos de graduação do Departamento nos últimos 10 anos:

Dificuldades encontradas nesse período:

2.1.2 Como o Departamento se compara aos congêneres nacionais e internacionais no que se refere à formação de alunos na graduação.

O Departamento é responsável pelo BCC (Bacharelado em Ciência da Computação), um dos mais antigos cursos de graduação do país na área de computação. O curso pode ser comparado aos melhores cursos no país (como os da UNICAMP, PUC-Rio, ITA, UFRJ, UFMG, UFPe) e aos bons cursos de computação nos exterior.

A aceitação dos ex-alunos do BCC pelo mercado de trabalho é muito boa. Vários ex-alunos ocupam posições de destaque no mundo profissional e em empresas de ponta (veja, por exemplo, Dilma Menezes da Silva, Humberto Rosseti Baptista, Fernado Opitz, Daniel Dalarossa, etc.). Outros ocupam posições de destaque no mundo acadêmico no país e no exterior: Calton Pu (Georgia Tech.), Tito Mânlio Brelaz Homem de Melo (NorthWestern University), Denise Sakai (Bobson College), Afonso Galvão Ferreira (Université de Lyon), Paulo Regis Zanjacomo (onde??), Lucia Rosana Moura (Ottawa University), Marko Loparic (CORE, Louvain), Fábio Protti (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Celma e Oliveira Ribeiro (Escola Politécnica da USP), Hae Yong Kim (Escola Politécnica da USP), para citar alguns exemplos.

2.1.3 Relacione os cursos e as respectivas vagas oferecidos pelo Departamento nos últimos 5 anos.

O Departamento é responsável por um só curso de graduação: o Bacharelado em Ciência da Computação (BCC). Veja http://www.ime.usp.br/dcc/grad/. O curso oferece 50 vagas por ano. Todas são preenchidas no Concurso Vestibular. O número de candidatos por vaga tem estado por volta de 50 nos últimos anos (uma das mais elevadas taxas na Universidade).

2.1.4 Existem cursos interdepartamentais ou interunidades oferecidos pelo Departamento? Quais?

O Departamento tem participação no Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional (http://www.ime.usp.br/map/bma-info.html), centralizado no Departamento de Matemática Aplicada do IME.

2.1.5 Como se dá a integração entre os cursos oferecidos pelo Departamento?

A integração é muito natural.

2.1.6 Como se dá o relacionamento do Departamento com outras unidades e departamentos nas atividades de ensino de graduação?

2.1.7 Relacione as inovações, iniciativas e tendências relevantes na graduação no que se refere a

2.1.7.1 novos cursos e disciplinas,

2.1.7.2 aumento do número de vagas,

O número de vagas do BCC permanece em 50 há vários anos. O aumento de número de vagas exigiria a criação de uma nova turma e isso só seria possível com a contratação de pelo menos 7 novos docentes.

2.1.7.3 mudanças e flexibilização da estrutura curricular,

2.1.7.4 renovação, atualização de disciplinas e utilização de novas metodologias de ensino,

2.1.7.5 outras.

Os bons alunos dos últimos anos do BCC têm sido incentivados a cursar disciplinas de pós-graduação como alunos especiais. Vários desses alunos têm ingressado no curso de mestrado logo depois da conclusão do BCC.

2.1.8 Como se dá a avaliação das disciplinas na graduação?

A Pró-Reitoria de Graduação tem administrado um processo de avaliação das disciplinas e professores (no fim de cada semestre, os alunos de cada disciplina respondem um questionário com perguntas sobre a disciplina e o professor). Em algumas ocasiões, como no fim de 2002, o Departamento tem feito uma avaliação paralela de mesma natureza.

O Departamento tem promovido reuniões periódicas com os alunos (uma ou duas vezes por ano) para discutir o andamento do curso. Os resultados de algumas dessas reuniões podem ser vistos em http://www.ime.usp.br/dcc/grad/reunioes/.


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