2.2.1 Descreva as características sócio-econômicas dos alunos de graduação do Departamento.
Em 1995, o Núcleo de Apoio aos Estudos de Graduação (NAEG, http://naeg.prg.usp.br) entrevistou cerca de 86 ex-alunos do BCC (Bacharelado em Ciência da Computação). De acordo com esse levantamento,
- 16% dos alunos pertencem à classe A
- 67% pertencem à classe B
- 14% pertencem à classe C
- 2% pertencem à classe D
2.2.2 Comente a evolução na relação candidato/vaga no vestibular nos últimos 5 anos nos cursos do Departamento.
Desde a criação do BCC (Bacharelado em Ciência da Computação), o número de candidatos por vaga no vestibular tem sido uma das mais elevadas da Universidade. Eis os números a partir de 1995:
ano candidatos/vaga 1995 40 1996 36 1997 33 1998 34 1999 35 2000 51 2001 60 2002 52 O aumento da relação a partir de 2000 coincide com a unificação, no Vestibular, das vagas de todos os cursos da Escola Politécnica, que está na mesma carreira do BCC para efeito do Vestibular.
As flutuações podem ser explicadas por modismos que, a cada ano, colocam diferentes carreiras profissionais em evidência.
2.2.3 Qual a evasão dos alunos de graduação nos últimos 5 anos?
Eis os números de formados em anos recentes (50 novos alunos ingressam no curso por ano através do vestibular):
ano formados 1993 31 1994 23 1995 39 1996 39 1997 17 1998 43 1999 50 2000 55 2001 47 2002 45 Eis a evasão média em períodos de 5 anos:
período evasão média 1986 a 1990 9,4% 1987 a 1991 22,7% 1988 a 1992 29,8% 1989 a 1993 39,2% 1990 a 1994 43,2% 1991 a 1995 43,6% 1992 a 1996 39,2% 1993 a 1997 40,8% 1994 a 1998 36,0% 1995 a 1999 24,8% 1996 a 2000 18,4% 1997 a 2001 15,2% 1998 a 2002 4,0%
2.2.4 Existem políticas para reduzir a evasão nos cursos oferecidos pelo Departamento? Comente.
Com a introdução do novo currículo em 1998, a taxa de evasão foi reduzida. No momento, o Departamento não tem políticas específicas para reduzir a evasão.A política da Pró-Reitoria de Graduação de preencher por meio de transferências as vagas criadas pela evasão está tendo bom efeito.
2.2.5 Existe um sistema de acompanhamento do processo formativo dos alunos? Comente.
Há um programa de tutoria que designa um professor do Departamento para cada aluno qe ingressa no curso. Esse professor-tutor deve acompanhar as atividades acadêmicas do aluno. Mas o funcionamento desse programa depende muito da iniciativa do aluno.
2.2.6 O Departamento tem algum relacionamento formal com os ex-alunos? Qual o sistema de acompanhamento de egressos?
2.2.7 Comente o desempenho dos formandos nos exames de classes profissionais, residências médicas e correlatos.
Não há exames de classe profissional, uma vez que as profissões na área de computação não são regulamentadas.É preciso dizer, entretanto, quos egressos do BCC têm obtido excelentes resultados no exame POSCOMP (http://www.sbc.org.br/poscomp). (O exame POSCOMP testa conhecimentos na área de Computação e é aplicado em todas regiões do país. O objetivo específico do exame é avaliar os conhecimentos de candidatos a programas de pós-graduação.)
2.2.8 Comente as áreas ocupacionais que seus formandos [egressos?] têm encontrado e as habilidades requeridas.
Em 1997, o Departamento fez um grande levantamento da situação profissional dos ex-alunos. (veja http://www.ime.usp.br/dcc/grad/pesq-bcc/). Dos 450 ex-alunos, cerca de 217 responderam o questionário. Eis um resumo dos resultados:
Situação profissional funcionário privado 55% autonomo 15% terceirizado 14% funcionário público 8% outros 8%
Área de atuação desenvolvimento 41% suporte 20% consultoria 16% administração 6% cursos 3% vendas 2% outros 12%
Área específica de atuação profissional
(vários ex-alunos escolheram mais de uma opção)análise de sistemas 40% bancos de dados 25% software básico 15% internet/intranet/web 12% telecomunicações 10% administração de redes 9% engenharia de software 8% hardware 2% inteligência artificial 2% computação científica 1% outros 20%
Cargos analista 39% consultor 13% chefe 11% coordenador 10% gerente 9% diretor 4% outros 11% As habilidades requeridas dos egressos do BCC são: modelagem de sistemas, avaliação de sistemas de computação, projeto de sistemas de computação, administração de sistemas computacionais, fluência em programação. De modo mais geral,
- conhecimento abrangente e eclético da área de computação/informática,
- capacidade de abstração,
- capacidade de estudar e aprender por conta própria,
- capacidade de manter-se atualizado por conta própria.