Relatório de Auto-Avaliação e Planejamento do MAC
Cap 2: ENSINO DE GRADUAÇÃO
Sec 2.3: Atividades, Programas e Projetos na Graduação
2.3.1 Descreva as formas de integração
da graduação com a pós-graduação,
a pesquisa e a extensão.
- Vários alunos dos últimos anos do BCC
(Bacharelado em Ciência da Computação)
cursam discplinas de pós-graduação
na condição de "alunos especiais".
- Vários laboratórios de pesquisa do Departamento
(Laboratório de Bio-Informática,
Laboratório de Bancos de Dados,
Laboratório de Processamento de Imagens)
têm projetos que envolvem alunos de pós-gradação e alunos de graduação
(esses últimos como bolsistas de iniciação científica).
Veja http://www.ime.usp.br/iniciacao/.
- Vários seminários de pesquisa e pós-graduação
(Otimização Combinatória,
Otimização Contínua,
Inteligência Artificial,
Criptografia,
Processamento Paralelo,
etc.)
têm encontros semanais que contam com a participação de alunos de graduação,
- Quanto à integração com as atividades de extensão,
podemos citar alunos do BCC que
- atuam como monitores da disciplina MAC0335 (Leitura Dramática)
- prestam serviços através do Grupo de Usuários Linux
(http://gul.linux.ime.usp.br/)
2.3.2 Como se dá o relacionamento do Departamento com a sociedade no que
se refere às políticas de assistência, de inclusão social e prestação de
serviços à comunidade?
Não há atividades desse tipo.
2.3.3 Indique as iniciativas para a realização
de cursos não presenciais.
O Projeto Panda
(http://panda.arca.ime.usp.br/)
pode ser considerado um passo nessa direção.
2.3.4 Descreva as principais atividades extra-curriculares
para a graduação.
2.3.5 Informe os principais convênios acadêmicos para a graduação.
Há um recente convênio com a École Polytechnique na França.
Anualmente dois alunos de graduação de cursos do IME
podem concorrer a vagas naquela escola.
Os alunos bem-sucedidos obtêm dois diplomas:
o da USP e o da École Polytechnique.
2.3.6 Quais são os convênios mais relevantes com empresas, setores
públicos e programas de estágios?
- Convênios com a
BMF (Bolsa Mercantil e de Futuros),
Olivetti,
IBM Eclipse,
Fujitsu.
Alguns desses convênios constribuiram com o equipamento
de laboratórios de computação no IME.
- Há convênios genéricos para realização de estágios
com muitas empresas privadas e públicas.
2.3.7 Relacione os principais projetos interdisciplinares.
O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Bio-Informática
(veja http://www.bioinfo.usp.br)
promove pesquisa interdisciplinar em bioinformática.
Está sendo organizado o núcleo interdiscplinar AcMus
(http://gsd.ime.usp.br/acmus/)
para pesquisa em acústica e música.
Os dois projetos envolvem alunos de graduação como
bolsistas de iniciação científica.
2.3.8 Descreva os programas de monitorias e tutorias.
-
Ha um importante programa de monitoria que contempla cerca de 50
alunos do BCC a cada semestre.
Cada aluno recebe uma bolsa
para auxiliar um professor na correção dos trabalhos
dos seus alunos e responder dúvidas dos alunos.
Isso é especialemnte valioso nas disciplinas de introdução à
computação.
- Ao ingressar no BCC,
cada aluno é atribuído a um tutor —
um docente do Departamento
que passa a acompanhar as atividades acadêmicas do aluno.
2.3.9 Existe no Departamento política para o apoio à edição de livros
e outras publicações dirigidas ao ensino de graduação?
Qual é essa política?
Não há política,
mas diversos professores têm produzido textos didáticos.
Cerca de oito livros foram produzidos nos últimos cinco anos.
Veja
http://www.ime.usp.br/dcc/index.php?area=publicacoes.
2.3.10 Existe no Departamento política para o apoio à produção de
material didático tais como, filmes, vídeos, material on-line etc.?
Qual é essa política?
- Não existe uma política específica,
mas muitos professores mantêm sítios na rede WWW
com material de didático —
às vezes bastante rico e elaborado —
para várias disciplinas.
- O Projeto MAC Multimídia
produziu material didático interativo na internet
(veja http://www.ime.usp.br/~macmulti/).
- Algumas disciplinas usam a Wiki Wiki Web
(veja http://limbo.ime.usp.br/mac339/index.php/WikiWikiWeb)
para criação colaborativa de contéudo via internet.
- O Sistema Panda
(http://panda.arca.ime.usp.br/),
desenvolvido no Departamento,
permite interação entre alunos e professores
e a distribuição de material didático via internet.
- Um auditório está sendo equipado com modernos recursos multimídia
e video-conferência.
- Há alguns anos, foi produzida uma pequena coleção
de vídeo-gravações de entrevistas com alguns professores de destaque
do IME.
CCoC-BCC