Discutido na reunião da CCoC-BCC de 21/10/2003

Relatório de Auto-Avaliação e Planejamento do MAC
Cap 2: ENSINO DE GRADUAÇÃO

Sec 2.3: Atividades, Programas e Projetos na Graduação


 

2.3.1 Descreva as formas de integração da graduação com a pós-graduação, a pesquisa e a extensão.

2.3.2 Como se dá o relacionamento do Departamento com a sociedade no que se refere às políticas de assistência, de inclusão social e prestação de serviços à comunidade?

Não há atividades desse tipo.

2.3.3 Indique as iniciativas para a realização de cursos não presenciais.

O Projeto Panda (http://panda.arca.ime.usp.br/) pode ser considerado um passo nessa direção.

2.3.4 Descreva as principais atividades extra-curriculares para a graduação.

2.3.5 Informe os principais convênios acadêmicos para a graduação.

Há um recente convênio com a École Polytechnique na França. Anualmente dois alunos de graduação de cursos do IME podem concorrer a vagas naquela escola. Os alunos bem-sucedidos obtêm dois diplomas: o da USP e o da École Polytechnique.

2.3.6 Quais são os convênios mais relevantes com empresas, setores públicos e programas de estágios?

2.3.7 Relacione os principais projetos interdisciplinares.

O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Bio-Informática (veja http://www.bioinfo.usp.br) promove pesquisa interdisciplinar em bioinformática. Está sendo organizado o núcleo interdiscplinar AcMus (http://gsd.ime.usp.br/acmus/) para pesquisa em acústica e música. Os dois projetos envolvem alunos de graduação como bolsistas de iniciação científica.

2.3.8 Descreva os programas de monitorias e tutorias.

2.3.9 Existe no Departamento política para o apoio à edição de livros e outras publicações dirigidas ao ensino de graduação? Qual é essa política?

Não há política, mas diversos professores têm produzido textos didáticos. Cerca de oito livros foram produzidos nos últimos cinco anos. Veja http://www.ime.usp.br/dcc/index.php?area=publicacoes.

2.3.10 Existe no Departamento política para o apoio à produção de material didático tais como, filmes, vídeos, material on-line etc.? Qual é essa política?


CCoC-BCC