next up previous
Next: Barramento ou ``bus'' Up: Microprocessador numa pastilha Previous: Terminologia

Exemplo

  1. A CPU (mestre) manda o controlador de disco (escravo) ler um bloco de disco.

  2. O controlador de disco (mestre), tendo lido um bloco, comanda a memória (escravo) para receber os dados lidos, através de DMA.

Pelos exemplos acima, vê-se que um mesmo dispositivo pode as vezes funcionar como mestre, outras vezes como escravo. A memória, entretanto, nunca pode funcionar como mestre.

Em geral, um sinal saído de uma pastilha precisa ser amplificado antes de ser colocado no barramento. A amplificação é feita por chamados ``bus drivers'' (não tem nada a ver com a CMTC). Por outro lado, o recebimento de sinais do barramento é feito por chamados ``bus receivers''. Um dispositivo capaz tanto de enviar como receber do barramento é conhecido de ``bus transceiver'' (Figura [*]).

Figure: Transmissão de sinais no barramento
\begin{figure}
\begin{picture}(8,5.5)(-3.5,0)
\multiput(0,3)(3,0){3}{\framebox (...
...put(7.7,0.2){\makebox(0,0)[l]{\scriptsize barramento}}
\end{picture}\end{figure}

Em geral vários dispositivos estão conectados a um barramento; apenas alguns dos quais estão de fato utilizando o mesmo. Para não interferir no barramento quando um dispositivo não o está usando, as interfaces dos dispositivos ao barramento são em geral do tipo ``tri-state'' (três estados: 0, 1 ou em aberto). Os dispositivos que não estão usando o barramento ficam no estado em aberto.


next up previous
Next: Barramento ou ``bus'' Up: Microprocessador numa pastilha Previous: Terminologia
Siang Wun Song
2001-09-19