next up previous
Next: Multiplexador ou Seletor Up: Lógica Combinatória Previous: Descrição de funções lógicas

Projetos usando MSI e LSI

Projetistas de circuitos lógicos antigamente (por volta da década dos 60) preocupavam-se em simplificar equações lógicas, visando a minimização do número de portas lógicas (``gates'') para a sua implementação. A Figura 1.11 mostra alguns tipos de portas lógicas:

\begin{figure}
\begin{verbatim}A _____ A _____
A B A+B A A'
----- ----- ----- -----
B _____ B _____Figura 1.11\end{verbatim}\end{figure}



A Algebra Booleana tem fornecido as ferramentas básicas para essa finalidade. Métodos usando diagramas foram desenvolvidos para facilitar a aplicação das regras de simplificação. Além do diagrama de Veitch, o de Karnaugh tem a mesma finalidade.

A tecnologia de circuitos integrados possibilita a integração de muitas portas lógicas num só circuito. Um circuito MSI (``Medium Scale Integration'') contém tipicamente algumas centenas de portas. Um circuito LSI (``Large Scale Integration'') contém milhares de portas. Hoje já temos circuitos integrados (VLSI ou ``Very Large Scale Integration'') com várias centenas de milhares de portas, numa pastilha medindo menos que 1 cm$^{2}$. A densidade de portas continua a crescer com o avanço da tecnologia, e pode atingir vários milhões de portas numa só pastilha.

O projetista deve portanto conhecer quais os circuitos ``enlatados'' que já existem e que ele pode adquirir no mercado. Toda a circuitaria para o ``display'' dos 7 segmentos, por exemplo, encontra-se num circuito integrado que pode ser facilmente encontrado no mercado.

A existência de pastilhas MSI e LSI já prontas não elimina ainda a necessidade dos métodos de simplificação. No projeto de um sistema digital, uma parte ainda é feita com lógica aleatória, principalmente para a integração das pastilhas MSI e LSI. O projetista deve portanto conhecer as técnicas básicas de simplificação.



Subsections
next up previous
Next: Multiplexador ou Seletor Up: Lógica Combinatória Previous: Descrição de funções lógicas
Siang Wun Song
2001-09-19