next up previous
Next: PLA ou ``Programmable Logic Up: Projetos usando MSI e Previous: Decodificador ou demultiplexador

ROM ou ``Read-Only-Memory'' e PROM

ROM (``Read-Only-Memory'') é uma memória cujo conteúdo é definido durante a fabricação conforme uma especificação pré-determindada. Para uma ROM de $2^n$ entradas ou palavras (cada uma com $k$ bits), $n$ bits são usados para endereçamento. Temos então uma maneira regular de implementação de uma função combinatória de $n$ entradas e $k$ saídas. As n entradas formam um endereço para a ROM e as saídas são os k bits contidos na palavra correspondente àquele endereço.

O ``display'' dos 7 segmentos por exemplo pode ser construído de uma ROM de 10 palavras, de 7 bits cada uma. Vejam a Figura 1.16. Notem que a ROM implementa a tabela de verdade da Figura 1.3.

\begin{figure}
\begin{verbatim}_____ -------------------
\vert \vert---0---\...
... 1 1 \vert
Decodificador -------------------
decimal\end{verbatim}\end{figure}

O uso principal de ROMs é nas unidades de controle de computadores. A execução de uma instrução simples, como ADD, envolve uma sequência de transferências de dados entre registradores, acesso à memória e operações lógicas. Sequências apropriadas podem ser armazenadas em ROMs. O computador neste caso diz-se microprogramado.

Uma PROM (``Programmable Read Only Memory'') ou EPROM (``Eraseable Programmable Read Only Memory'') é uma ROM programável. Seu conteúdo pode ser programado e apagado pelo usuário, através de dispositivos especiais para essa finalidade.


next up previous
Next: PLA ou ``Programmable Logic Up: Projetos usando MSI e Previous: Decodificador ou demultiplexador
Siang Wun Song
2001-09-19