Re: execução agora funfa! ? .bss e .data ?

On Fri, 28 Mar 2003, Alexandre Pitta Guedes wrote:

> entendi o .bss e o .data
> mas tenho ordem para colocalos no arquivo?

Não.

> o .bss pode vir depois do .data???

Pode.

> a duvida é pelo seguinte:
> ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
> section         .bss
>
> deslocamento	resb	bytes_por_linha * 4
> texto_hexa	resb	bytes_por_linha * 16
> texto_ascii	resb	bytes_por_linha * 8
>
> section         .data
>
> bytes_por_linha	equ	16
> ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
> Dá erro na hora de montar porque eu usei
> o bytes_por_linha ANTES de defini-lo como 16.

Sim, a diretiva `equ' que define o identificador
bytes_por_linha tem que aparecer antes de qualquer
uso desse identificador.

> Eu sei que nesse caso é só frescura, mas queria
> saber se eu posso fazer isso de colocar o .data antes
> do .bss. E se eu posso definir esse
> bytes_por_linha	equ	16
> na no .bss, porque eu fiz isso e não deu erro.

Você pode colocar a definição de bytes_por_linha
em qualquer lugar, desde que seja antes do primeiro
uso desse identificador. O melhor é colocar bem
no início do programa, antes de qualquer section.

Reverbel