Instituto de Matemática e Estatística
Mestrado Profissional em Ensino de Matemática
(45135)
MPM5606 - Tópicos de História da
Matemática
Período: de 22/02/2016 a 10/06/2016
Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov
Objetivos
Apresentar uma visão panorâmica do desenvolvimento da
Matemática e permitir uma reflexão sobre as
relações entre a evolução dos conceitos da
Matemática elementar e a história da cultura, da ciência e
da humanidade como um todo.
Justificativas
O uso da história merece destaque como elemento pedagógico
importante no estudo de Matemática elementar. Isso justifica a oferta de
uma disciplina específica sobre o tema, especialmente voltada a garantir
a discussão e a propiciar a ampliação de conhecimentos
sobre a evolução, no tempo histórico, de conhecimentos
matemáticos importantes e situar o potencial didático desses
conhecimentos em sala de aula.
Mês |
Terça 16h00 |
Tema |
Referências |
Alunos |
FEV |
23 |
Apresentação do curso |
|
|
MAR |
01 |
História da matemática e
educação matemática |
BROLEZZI, Antonio Carlos. A arte de contar:
uma introdução ao estudo do valor didático da
história da matemática. 1991. Dissertação
(Mestrado em Didática) - Faculdade de Educação,
Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. Disponível
em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-11122013-094441 Até página 21 |
|
08 |
História da
Geometria – de Euclides até Hilbert – Parte 1 |
Familiarizar-se com o livro Os Elementos de Euclides, identificando seu estilo e realizando construções geométricas com o uso do Geogebra. Elementos de Euclides: http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/euclid/elem.html; http://livros01.livrosgratis.com.br/be00001a.pdf |
|
|
15 |
História
da Matemática: Parte 1 - espelho |
MOTTA, C. D. V.
B. História da Matemática na Educação
Matemática: Espelho ou Pintura? Santos: Communicar,
2006. |
Leonardo |
|
22 |
Sem aula |
|
|
|
29 |
História
da Matemática: Parte 2 - pintura |
MOTTA, C. D. V.
B. História da Matemática na Educação
Matemática: Espelho ou Pintura? Santos: Communicar,
2006. |
Billy |
|
ABR |
05 |
História das
funções |
SOUZA V. R. Funções no
Ensino Médio: História e Modelagem. São Paulo, SP:
PUCSP, 2011. Dissertação de Mestrado Profissional. Programa de
Pós Graduação em Educação
Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13836 |
Manuel |
12 |
História da
Geometria – de Euclides até Hilbert – Parte 2 |
Discutir sobre a vida e obra de Descartes e seu papel no desenvolvimento da Geometria Analítica. Familiarizar-se com o livro Geometria de Descartes. Trabalhar com operações com segmentos, segundo Descartes, usando Geogebra. Geometria de Descartes:http://www.cle.unicamp.br/cadernos/pdf/DescartesPortugalCAD192.pdf; |
|
|
19 |
História da
educação matemática no Brasil: os engenheiros militares |
RIBEIRO, Dulcyene
Maria. A
formação dos engenheiros militares:
Azevedo Fortes, matemática e ensino da engenharia militar no
século XVIII em Portugal e no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em
Educação) - Faculdade de Educação, Universidade
de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-151638 |
Igor |
|
26 |
Catenária na história do cálculo |
TALAVERA, Leda Maria Bastoni. Parábola
e catenária:
história e aplicações. 2008. Dissertação
(Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação,
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível
em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17062008-135338 |
Billy |
|
MAI |
03 |
História da
Geometria – de Euclides até Hilbert – Parte 3 |
Conhecer as contribuições de Hilbert à Matemática, em especial Fundamentos da Geometria. Estudar Hilbert e o cálculo de segmentos com aplicações a regra dos sinais. Filme sobre Descartes: http://youtu.be/s8xU5OWBcP4 Capítulos 1 e 3 do livro de Hilbert: |
|
10 |
O conceito de
douta ignorância – diálogo entre Nicolau de Cusa e Bachelard |
GUENDELMAN, Constanza
Kaliks. O
conceito de douta ignorância de Nicolau de Cusa
em uma perspectiva pedagógica. 2009.
Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de
Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo,
2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-142805 |
Rafael Aline |
|
17 |
História, ciência e religião |
BORGES, Marcos Francisco. Ciência e
religião:
reflexões sobre os livros de história da matemática e a
formação do professor. 2010. Tese (Doutorado em
Educação) - Faculdade de Educação, Universidade
de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20042010-143528 |
Manuel Igor |
|
24 |
Relações entre
história e educação matemática – Parte 1 |
MIGUEL, Antonio. História,
filosofia e sociologia da educação matemática na
formação do professor: um programa de pesquisa. Educ. Pesqui., São Paulo , v.
31, n. 1, p. 137-152, mar. 2005 .
Disponível em
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022005000100010&lng=pt&nrm=iso>.
acessos em 09 ago. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022005000100010. |
Luis Henrique |
|
|
|
|
|
|
31 |
Relações entre história
e educação matemática – Parte 2 |
MIGUEL, Antonio. História,
filosofia e sociologia da educação matemática na
formação do professor: um programa de pesquisa. Educ. Pesqui., São Paulo , v.
31, n. 1, p. 137-152, mar. 2005 .
Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022005000100010&lng=pt&nrm=iso>.
acessos em 09 ago. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022005000100010. |
Rafael Leonardo |
|
JUN |
7 |
Avaliação do curso |
|
|