https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/images/Logo_usp2.gif

 

Universidade de São Paulo

Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (45135)

MPM5606 - Tópicos de História da Matemática

Período: de 22/02/2016 a 10/06/2016

 

 

Prof. Antonio Carlos Brolezzi

Profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

 

Objetivos
Apresentar uma visão panorâmica do desenvolvimento da Matemática e permitir uma reflexão sobre as relações entre a evolução dos conceitos da Matemática elementar e a história da cultura, da ciência e da humanidade como um todo.

Justificativas
O uso da história merece destaque como elemento pedagógico importante no estudo de Matemática elementar. Isso justifica a oferta de uma disciplina específica sobre o tema, especialmente voltada a garantir a discussão e a propiciar a ampliação de conhecimentos sobre a evolução, no tempo histórico, de conhecimentos matemáticos importantes e situar o potencial didático desses conhecimentos em sala de aula.

 

Mês

Terça

16h00

Tema

Referências

Alunos

FEV

23

Apresentação do curso

 

 

MAR

01

História da matemática e educação matemática

BROLEZZI, Antonio Carlos. A arte de contar: uma introdução ao estudo do valor didático da história da matemática. 1991. Dissertação (Mestrado em Didática) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. Disponível em:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-11122013-094441

Até página 21

 

08

História da Geometria – de Euclides até Hilbert – Parte 1

Familiarizar-se com o livro Os Elementos de Euclides, identificando seu estilo e realizando construções geométricas com o uso do Geogebra.

Elementos de Euclides: http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/euclid/elem.html;

http://livros01.livrosgratis.com.br/be00001a.pdf

 

 

15

História da Matemática: Parte 1 - espelho

MOTTA, C. D. V. B. História da Matemática na Educação Matemática: Espelho ou Pintura? Santos: Communicar, 2006.

 

Dissertação

Leonardo

22

Sem aula

 

 

29

História da Matemática: Parte 2 - pintura

MOTTA, C. D. V. B. História da Matemática na Educação Matemática: Espelho ou Pintura? Santos: Communicar, 2006.

 

Dissertação

Billy

ABR

05

História das funções

SOUZA V. R. Funções no Ensino Médio: História e Modelagem. São Paulo, SP: PUCSP, 2011. Dissertação de Mestrado Profissional. Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 

http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13836

 

Manuel

12

História da Geometria – de Euclides até Hilbert – Parte 2

Discutir sobre a vida e obra de Descartes e seu papel no desenvolvimento da Geometria Analítica. Familiarizar-se com o livro Geometria de Descartes. Trabalhar com operações com segmentos, segundo Descartes, usando Geogebra.

Geometria de Descartes:http://www.cle.unicamp.br/cadernos/pdf/DescartesPortugalCAD192.pdf;

http://youtu.be/dCVuXiSpkCE

 

19

História da educação matemática no Brasil: os engenheiros militares

RIBEIRO, Dulcyene Maria. A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, matemática e ensino da engenharia militar no século XVIII em Portugal e no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-151638

Igor

26

Catenária na história do cálculo

TALAVERA, Leda Maria Bastoni. Parábola e catenária: história e aplicações. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17062008-135338

Billy

MAI

03

História da Geometria – de Euclides até Hilbert – Parte 3

Conhecer as contribuições de Hilbert à Matemática, em especial Fundamentos da Geometria. Estudar Hilbert e o cálculo de segmentos com aplicações a regra dos sinais.

Filme sobre Descartes: http://youtu.be/s8xU5OWBcP4

 

Capítulos 1 e 3 do livro de Hilbert:

LivroHilbertcap1Circe.pdf

LivroHilbertcap3Circe.pdf

 

 

10

O conceito de douta ignorância – diálogo entre Nicolau de Cusa e Bachelard

GUENDELMAN, Constanza Kaliks. O conceito de douta ignorância de Nicolau de Cusa em uma perspectiva pedagógica. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-142805

 

Rafael

Aline

17

História, ciência e religião

BORGES, Marcos Francisco. Ciência e religião: reflexões sobre os livros de história da matemática e a formação do professor. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20042010-143528

Manuel

Igor

24

Relações entre história e educação matemática – Parte 1

 

MIGUEL, Antonio. História, filosofia e sociologia da educação matemática na formação do professor: um programa de pesquisa. Educ. Pesqui.,  São Paulo ,  v. 31, n. 1, p. 137-152, mar.  2005 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022005000100010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  09  ago.  2015.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022005000100010.

 

Luis Henrique

 

 

 

 

 

 

31

Relações entre história e educação matemática – Parte 2

 

MIGUEL, Antonio. História, filosofia e sociologia da educação matemática na formação do professor: um programa de pesquisa. Educ. Pesqui.,  São Paulo ,  v. 31, n. 1, p. 137-152, mar.  2005 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022005000100010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  09  ago.  2015.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022005000100010.

 

Rafael

Leonardo

JUN

7

Avaliação do curso