Instituto de Matemática e Estatística
Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (45135)
MPM5610 - Tendências da Educação Matemática
Prof. Antonio
Carlos Brolezzi http://www.ime.usp.br/~brolezzi
brolezzi@ime.usp.br Sala 137–A Tel 3091 6267
Carga horária:
60 h Duração:
15 semanas
Programa
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Mês |
TERÇA |
Assunto |
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1 |
AGO |
12 |
Apresentação Leitura: FIORENTINI, Dario.
Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Revista
Zetetiké,
n. 1, 1995 |
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2 |
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19 |
Palestra
1 Uma
experiência pedagógica em Portugal: o Movimento da
Matemática Moderna Professora Elza Amaral Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Matemática,
UTAD, Vila Real-Portugal |
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3 |
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26 |
Leitura: FIORENTINI, Dario.
Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Revista
Zetetiké,
n. 1, 1995 Parte
1 Páginas de 12 a 16 |
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4 |
SET |
02 |
Parte
2. Páginas de 17 a 38. |
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09 |
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5 |
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16 |
Leitura: |
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6 |
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23 |
Leitura: |
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7 |
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30 |
Leitura |
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8 |
OUT |
07 |
Palestra 2 Tendências da Educação Matemática:
Contribuição do campo de estudos da Didática da
Matemática Professor Saddo
Ag Almouloud Coordenador do Programa de Estudos
Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP Livro de referência: |
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9 |
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14 |
Leitura |
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10 |
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21 |
Palestra 3 Reflexões
acerca da conceituação de número real na
Educação Básica e no Ensino Superior Professor Rogério Ferreira da Fonseca Departamento de Matemática da PUC/SP e Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
(Campus São Paulo) |
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28 |
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11 |
NOV |
04 |
Seminários 1 As
tecnologias de informática no ensino-aprendizagem de temas da
Matemática Elementar: Sidneia 2 O uso da História em sala de aula da
Matemática: Ana, Fabiana Apresentação Tabela |
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12 |
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11 |
Seminários 3 O
recurso a Modelos matemáticos em sala de aula: Débora, Herbert 4 Teorias sobre processos ou dificuldades
cognitivas em Geometria, Álgebra, Combinatória ou
Estatística: Arthur, Caio, Gabriel |
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13 |
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18 |
Seminários 5 Argumentação e prova:
Valter, Rodrigo, Fernando |
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14 |
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25 |
Seminários 7 Crenças e concepções
de professores de Matemática: Manuel 8 Currículos: Tadeu Nestor, Ocimar |
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15 |
DEZ |
02 |
Avaliação do curso |
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Objetivos:
Aprofundar as discussões sobre questões atuais e relevantes da
área de Educação Matemática. Propiciar a
participação de pesquisadores dessa área como
conferencistas convidados.
Justificativa:
Espaço para o aprofundamento das discussões sobre questões
atuais e relevantes da área de Educação Matemática,
aspectos didático-pedagógicos levantados pelos projetos ou de
interesse específico dos alunos, bem como oportunidade para propiciar a
participação de pesquisadores dessa área como
conferencistas convidados.
Conteúdo:
A disciplina consistirá de palestras ministradas por docente do IME,
especialistas convidados e de exposições realizadas por alunos
sobre temas específicos de pesquisa em Educação
Matemática tais como: as tecnologias de informática no
ensino-aprendizagem de temas da Matemática Elementar; o uso da
História em sala de aula da Matemática; o recurso a Modelos
matemáticos em sala de aula; teorias sobre processos ou dificuldades
cognitivas em Geometria, Álgebra, Combinatória,
Estatística; argumentação e prova; aprendizagem em
Matemática: registros de representação semiótica;
engenharia didática; crenças e concepções de
professores de Matemática; currículos.
Bibliografia:
Bishop, A.J. et alli,
International Handbook of Mathematics Education, Kluwer, 1996.
Borba, M.C. Calculadoras
Gráficas e Educação Matemática, Série
Reflexão e Educação Matemática, RJ: MEM/USU, Ed.
Art. Bureau, 6, 1999.
D’Amore, B. Epistemologia e
didática da Matemática. São Paulo: Escrituras, 2005.
Duval, R. Registres de représentation sémiotique
et fonctionnement cognitif de la pensée, Annales de Didactique et de Sciences Cognitives. ULP, IREM Strasbourg. 5, 37-65.
Hariki, S, Analysis of Mathematical Discourse: Multiple
Perspectives, tese de doutorado,
University of Southampton, 1992.
Kilpatrick, J., Gomez, P., Rico, L., Educación Matemática: errores
y dificultades de los estudiantes, resolución de
problemas, evaluación u historia, Ibero-america, México, 1995.
Lins, R.C., Gimenez, L.M., Perspectivas
da Aritmética e Álgebra no século XXI, Papirus, São
Paulo, 1994.
Machado, S.D.A. et
al. Educação Matemática: uma introdução.
São Paulo: EDUC, 1999.
Nasser, L. e Tinoco, L.A.A. (coord) Argumentação e provas no ensino de
Matemática. Instituto de Matemática da UFRJ-Projeto
Fundão, 2001.
Nóvoa, A. (org.) Os professores e a sua formação, Publ. D. Quixote, Lisboa, 1997.
Pietropaolo, R.C., (Re)Significar a
Demonstração nos Currículos de Educação
Básica e de Formação de Professores de Matemática,
tese de doutorado, PUC/SP, 2005.
Pires, CMC. Currículos de
Matemática: da organização linear à ideia de rede,
FTD, São Paulo, 2000.
Shoenfeld, A.H.
Mathematical problem solving, Academic Press, New York, 1985.
Van Hiele, P.M. Structure and insigth
a theory of mathematics education, Academic Press, New York, 1986.