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Universidade de São Paulo

Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (45135)

MPM5610 - Tendências da Educação Matemática

 

Prof. Antonio Carlos Brolezzi http://www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ime.usp.br Sala 137–A Tel 3091 6267

 

Carga horária:  60 h Duração: 15 semanas

 

Programa 

 

Mês

TERÇA

Assunto

1

AGO

12

Apresentação

 

Leitura:

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Revista Zetetiké, n. 1, 1995

Parte 1

Parte 2.

2

 

19

Palestra 1 Uma experiência pedagógica em Portugal: o Movimento da Matemática Moderna

Professora Elza Amaral

Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Matemática, UTAD, Vila Real-Portugal

3

 

26

Leitura:

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Revista Zetetiké, n. 1, 1995

Parte 1 Páginas de 12 a 16

4

SET

02

Parte 2. Páginas de 17 a 38.

 

 

09

 

5

 

16

Leitura:

MÜLLER, Iraci. Tendências atuais de Educação Matemática. UNOPAR Científica Ciências Humanas e Educação, v. 1, n. 1, 2000

6

 

23

Leitura:

ROWLAND, Tim; TURNER, Fay; THWAITES, Anne. Research into teacher knowledge: a stimulus for development in mathematics teacher education practice. ZDM, v. 46, n. 2, p. 317-328, 2014.

7

 

30

Leitura

8

OUT

07

Palestra 2 Tendências da Educação Matemática: Contribuição do campo de estudos da Didática da Matemática

Professor Saddo Ag Almouloud

Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP

Livro de referência:

ALMOULOUD, S. A.. Fundamentos da Didática da Matemática. 1. ed. Curitiba: Editora UFPR, 2007. v. 1. 218p

9

 

14

Leitura

LOURENÇO, Edrei Henrique; OLIVEIRA, Paulo César. O conceito de função na produção acadêmica da PUC/SP via registros de representação semiótica Educação Matemática Pesquisa. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. ISSN 1983-3156, v. 16, n. 2, 2014..

10

 

21

Palestra 3 Reflexões acerca da conceituação de número real na Educação Básica e no Ensino Superior

Professor Rogério Ferreira da Fonseca

Departamento de Matemática da PUC/SP e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP (Campus São Paulo)

 

 

28

 

11

NOV

04

Seminários

1 As tecnologias de informática no ensino-aprendizagem de temas da Matemática Elementar: Sidneia

 

2 O uso da História em sala de aula da Matemática: Ana, Fabiana Apresentação     Tabela

 

12

 

11

Seminários

3 O recurso a Modelos matemáticos em sala de aula: Débora, Herbert

4 Teorias sobre processos ou dificuldades cognitivas em Geometria, Álgebra, Combinatória ou Estatística: Arthur, Caio, Gabriel

 

13

 

18

Seminários

5 Argumentação e prova: Valter, Rodrigo, Fernando

 

14

 

25

Seminários

7 Crenças e concepções de professores de Matemática: Manuel

8 Currículos: Tadeu Nestor, Ocimar

 

15

DEZ

02

Avaliação do curso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivos:

Aprofundar as discussões sobre questões atuais e relevantes da área de Educação Matemática. Propiciar a participação de pesquisadores dessa área como conferencistas convidados.

 

Justificativa:

Espaço para o aprofundamento das discussões sobre questões atuais e relevantes da área de Educação Matemática, aspectos didático-pedagógicos levantados pelos projetos ou de interesse específico dos alunos, bem como oportunidade para propiciar a participação de pesquisadores dessa área como conferencistas convidados.

 

Conteúdo:

A disciplina consistirá de palestras ministradas por docente do IME, especialistas convidados e de exposições realizadas por alunos sobre temas específicos de pesquisa em Educação Matemática tais como: as tecnologias de informática no ensino-aprendizagem de temas da Matemática Elementar; o uso da História em sala de aula da Matemática; o recurso a Modelos matemáticos em sala de aula; teorias sobre processos ou dificuldades cognitivas em Geometria, Álgebra, Combinatória, Estatística; argumentação e prova; aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica; engenharia didática; crenças e concepções de professores de Matemática; currículos.

 

Bibliografia:

 

Bishop, A.J. et alli, International Handbook of Mathematics Education, Kluwer, 1996.

Borba, M.C. Calculadoras Gráficas e Educação Matemática, Série Reflexão e Educação Matemática, RJ: MEM/USU, Ed. Art. Bureau, 6, 1999.

D’Amore, B. Epistemologia e didática da Matemática. São Paulo: Escrituras, 2005.

Duval, R. Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée, Annales de Didactique et de Sciences Cognitives. ULP, IREM Strasbourg. 5, 37-65.

Hariki, S, Analysis of Mathematical Discourse: Multiple Perspectives, tese de doutorado, University of Southampton, 1992.

Kilpatrick, J., Gomez, P., Rico, L., Educación Matemática: errores y dificultades de los estudiantes, resolución de problemas, evaluación u historia, Ibero-america, México, 1995.

Lins, R.C., Gimenez, L.M., Perspectivas da Aritmética e Álgebra no século XXI, Papirus, São Paulo, 1994.

Machado, S.D.A. et al. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.

Nasser, L. e Tinoco, L.A.A. (coord) Argumentação e provas no ensino de Matemática. Instituto de Matemática da UFRJ-Projeto Fundão, 2001.

Nóvoa, A. (org.) Os professores e a sua formação, Publ. D. Quixote, Lisboa, 1997.

Pietropaolo, R.C., (Re)Significar a Demonstração nos Currículos de Educação Básica e de Formação de Professores de Matemática, tese de doutorado, PUC/SP, 2005.

Pires, CMC. Currículos de Matemática: da organização linear à ideia de rede, FTD, São Paulo, 2000.

Shoenfeld, A.H. Mathematical problem solving, Academic Press, New York, 1985.

Van Hiele, P.M. Structure and insigth a theory of mathematics education, Academic Press, New York, 1986.