| A MATEMÁTICA PODE SER INTERESSANTE... E LINDA!A SEQUÊNCIA E A ESPIRAL DE FIBONACCI,
 A RAZÃO E A ESPIRAL ÁUREAS,
 SUAS OCORRÊNCIAS NA NATUREZA E APLICAÇÕES
Valdemar W. SetzerDepartamento de Ciência da Computação
 Instituto de Matemática e Estatística da USP
 www.ime.usp.br/~vwsetzer 
         esta versão: 2/7/23
 Objetivo  Esta aula/oficina tem a intenção de mostrar vários 
        aspectos interessantes da matemática para alunos do ensino médio, 
        alunos de licenciatura e professores de matemática e ciências, 
        normalmente não cobertos pelo currículo normal, e também 
        para o público em geral com conhecimentos de 2o. ano do ensino 
        médio. Esta aula é parte do projeto Embaixadores 
        da Matemática do IME. 
       Resumo Espirais. A espiral e a sequência de Fibonacci. Biografia de Fibonacci. 
        Generalização da sequência de Fibonacci. Noções 
        de convergência e de limite. A razão áurea, sua dedução, 
        construção geométrica e propriedades. Frações 
        e raízes contínuas. Fórmulas de recorrência. 
        Espirais logarítmicas. Biografia de Jacob Bernoulli. Espirais áureas. 
        Ocorrências na natureza: plantas, caramujos, furacões, galáxias 
        espirais. Proporções áureas no corpo humano e na 
        pintura. O retângulo e o triângulo áureos na geração 
        de espirais. Uso da proporção áurea em objetos. Instrumentos 
        para geração de proporções áureas. 
        Aplicação na odontologia.  Tipo Exclusivamente presencial. Pré-requisitos O único pré-requisito é o conhecimento da equação 
        do 2o grau. Material necessário 
        Para cada aluno, lápis (caneta não 
          serve!) borracha, meia folha de papel sulfite (para a avaliação 
          final, pode ser de rascunho, com o verso já usado), uma folha 
          de papel almaço dupla (do tipo que vem dobrada, sem cortar ao 
          meio!) quadriculada com quadradrinhos com 0,5 
          cm de lado (atenção: existem folhas quadriculadas 
          com quadradinhs de 0,6 e de 0,7 cm de lado; a de 0,5 cm é a preferível 
          -- tenho-a encontrado na Kalunga); a folha deve ser de papel almaço 
          quadriculado pois alguns desenhos, feitos a mão livre, serão 
          grandes.Computador (de reserva, em geral levo o meu) com Power Point, projetor 
          e tela (ou parede branca) para as ilustrações. Quadro negro ou branco, ou flip chart, (atenção!) 
          ao lado da tela do data show.Carteiras para os alunos poderem desenhar, 
          ou tabuínha para cada aluno. Em último caso, os alunos 
          podem usar um caderno grande de capa dura como apoio.Meia folha de papel A4 ou letter 
          para cada participante, para a avaliação final. Pode 
          ser de rascunho, com o verso impresso. 
Atenção: se a aula 
          for para escolas, é absolutamente essencial que professores estejam 
          permanentemente presentes, para ajudar os alunos nos exercícios 
          e a manter a disciplina. É interessante que entre eles estejam 
          professores de matemática e de ciências, para uma discussão 
          posterior sobre os aspectos didáticos da aula. Duração Duas horas, preferivelmente mais pelo menos meia hora. Ideal: 3 horas 
        com intervalo (pausa hidráulica). Avaliação  No fim da aula, os participantes fazem uma breve avaliação 
        por escrito (one-minute paper), ou se forem muitos, depois da aula 
        em formulário eletrônico respondendo as seguintes perguntas: 
        1. Qual foi a coisa mais importante que aprendi? 2. Qual foi a maior dúvida 
        que ficou? 3. Comentários. Ver avaliações 
        feitas por participantes desta aula.  Material na Internet Durante a aula, um projetor (datashow) é usado em geral 
        apenas para as ilustrações em forma de imagens; o resto 
        é feito no quadro negro ou pelos alunos: ttp://www.ime.usp.br/~vwsetzer/apresentacoes/Fibonacci-espiral-imagens.pps 
       Para professores Após uma aula para alunos, é interessante realizar uma 
        breve reunião com os seus professores para se discutir o formato 
        e o método pedagógico da aula, que visaram interessar e 
        entusiasmar os alunos pela matéria, o que fica pantente pelas avaliações. 
       Bibliografia BBC News. Vídeo "O que é a sequência de Fibonacci 
        e por que é chamada de 'código secreto da natureza'" 
        Acesso em 18/4/23: https://www.youtube.com/watch?v=cHZWZhHQq4g Chandra, Pravin and Weisstein, Eric W. "Fibonacci Number." 
        From MathWorld  A Wolfram Web Resource. mathworld.wolfram.com/FibonacciNumber.html 
        (consultado em 17/10/15). Devlin, Keith. Finding Fibonacci. The Quest to Rediscover the Forgotten 
        Mathematical Genius Who Chnaged The World. Princeton: Princeton Univ. 
        Press, 2017. Doczi, György. O Poder dos Limites: harmonias e proporções 
        na natureza, arte e arquitetura. Trad. M.H.O. Tricca e J.B.Bartolomei. 
        São Paulo: Publicações Mercuryo Novo Tempo, 6ª 
        ed 2012. Posamtier, Alfred. S and Ingmar Lehmann. The (Fabulous) Fibonacci 
        Numbers. Amherst: Prometheus Books, 2007. Hemenway, Pryia . O Código Secreto: A Fórmula Misteriosa 
        que Governa a Arte, a Natureza e a Ciência. Ed. Evergreen, 2010. Spira, M. "Sobre o cartaz da OBMEP 2018", folheto sobre espirais 
        logarítmicas: www.obmep.org.br/docs/curiosidade_cartaz_obmep2018.pdf
 Weisstein, Eric W. "Golden Ratio." From MathWorld  A 
        Wolfram Web Resource. http://mathworld.wolfram.com/GoldenRatio.html 
        (consultado em 17/10/15). 
 Palestras realizadas (em ordem cronológica reversa; total: 
        46) 
        25/3/23 Palestra dentro do projeto "Comunidade 60+" (aberta 
          a qualquer interessada/o com conhecimentos de 2o. ano do ensino médio), 
          promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, 
          no ME-USP, Cidade Universitária, 29/9/22 palestra presencial (e remota pelo canal do youtube do IME, 
          onde ela está gravada) na 25ª Edição da Semana 
          de Arte e Cultura da USP, no auditório Jacy Monteiro do IME-USP, 
          Cidade Universitária, São Paulo, 16/9/22, palestra presencial para alunos dos 11º e 12º anos 
          e professores da Viver Escola Waldorf de Bauru.9/11/19, oficina para professores e alunos de licenciatura em matemática, 
          e interessados, no Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática 
          (CAEM), no Instituto de Matemática e Estatística (IME) 
          da USP, Cidade Universitária, São Paulo15 e 22/8/19 para alunos da disciplina MAC0317-Introdução 
          ao Processamento de Sinais Digitais, do Bacharelado em Ciência 
          da Computação do IME22/5/19, no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência 
          e Tecnologia de São Paulo), Av. Salgado Filho 3501, Vila Rio 
          de Janeiro, Guarulhos, SP30/10/18, para alunos do ensino médio da Escola Técnica 
          Tancredo Neves, Av. Rio Grande do Sul 600, Centro, Ubatuba, SP29/9/18, oficina para professores e alunos de licenciatura em matemática, 
          e interessados, no Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática 
          (CAEM), do Instituto de Matemática e Estatística (IME) 
          da USP, Cidade Universitária, São Paulo (10 professores 
          e alunos de licenciatura)10/5/18, para alunos do 2º e 3º do ensino médio do 
          Colégio Stella Maris, Santos, SP, info: profa. Angelica Rodrigues 
          marodriguesdesousa.at.arrobagmail.com20/4/18, para alunos das 1as 2as e 3as 
          séries do ensino médio e professores do Colégio 
          Visconde de Porto Seguro, Rod. Visconde de Porto Seguro 5.701, Vale 
          do Itamaracá, Valinhos, SP; info: Prof. Osmar Mantovani omantovani 
          atar.rob.portoseguro.org.br13/4/18 palestra para alunos de arquitetura do Campus Chácara 
          Santo Antônio da UNIP, Santo Amaro, São Paulo, SP; info: 
          profa. Carolina Silva Oukawa musarq.arro.b.a gmail.com23/3/18, para alunos de 1o e 2o do ensino médio do Centro Educativo 
          Vida Nova, Camanducaia, MGTel. 3433-1008; info: prof. Flário 
          Correa prof.flaviocorrea arrob.at gmail.com20/4/18, para alunos das 1as, 2as e 3as séries do ensino médio 
          e professores do Colégio Visconde de Porto Seguro, Rod. Visconde 
          de Porto Seguro 5.701, Vale do Itamaracá, Valinhos, SP; info: 
          Prof. Osmar Mantovani omantovani.atar.rob portoseguro.org.br10/5/18 8-11h00, para alunos do 2º e 3º do ensino médio 
          do Colégio Stella Maris, Av. Conselheiro Nébias 771, Santos, 
          SP, dentro do projeto Embaixadores da Matemática do IME; info: 
          profa. Angelica Rodrigues marodriguesdesousa at.arrobagmail.com23/10/17, oficina na Semana USP de Ciência e Tecnologia 2017, 
          no Auditório Jacy Monteiro (bloco B) do Instituto de Matemática 
          e Estatística, Cidade Universitária, São Paulo; 
          info: prof. Eduardo Colli colli.eduardo sinal_at gmail.com  7/10/17, oficina para professores e alunos 
          de licenciatura em matemática e interessados, no Centro 
          de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM), do Instituto 
          de Matemática e Estatística (IME) da USP, Cidade Universitária, 
          São Paulo, , info: caem.ime at-arroba gmail.com 
         4/9/17, palestra para alunos do 9º ano do ensino fundamental, 
          e 1º e 2º ano do ensino médio do Colégio Carbonell, 
          Guarulhos, SP, (11) 4962-5555. info: Prof. Renato Gondim Rios 
          renato.rios@colegiocarbonell.com.br  25/5/17, para alunos do 3o. ano do ensino médio da Escola 
          Estadual Ana Rosa, Vila Inah, São Paulo, (11) 3742-7359, 
          3773-8666, info: profa. Paula, Coordenadora Pedagógica, pmassissp 
          at-arrob hotmail.com 19/5/17, parte II para alunos do 3o ano A da Escola Estadual 
          Prof. Expedito Camargo Freire (EEECF), Campos do Jordão, 
          info: prof. Benedito Mariano msditom at-arrob hotmail.com  11/5/17, para alunos de licenciatura em Matemática, Física 
          e Quimica, no IBILCE da UNESP, São José do Rio Preto, 
          SP, , info: Profa. Socorro Rangel socorro@ibilce.unesp.br 11/5/17, para alunos da Escola Estadual Dr. Oscar de Barros Serra 
          Dória, Solo Sagrado, São José do Rio Preto; 
          info: Profa. Vera Castilho vera-castilho@uol.com.br8/5/17, parte I para alunos do 3o ano A da Escola Estadual 
          Prof. Expedito Camargo Freire (EEECF), Campos do Jordão, 
          info: prof. Benedito Mariano msditom at-arrob hotmail.com  4/5/17, para alunos de licenciatura em matemática, na II Semana 
          da Matemática e Educação Matemática do Instituto 
          Federal de São Paulo, R. Monsenhor José Vita 280, 
          Vila Abernessia, Campos do Jordão, SP, (12) 3668-9620; 
          info: Natália Karoline de O. Toledo. semat.ifspcjo arrob_at gmail.com10/4/17, duas palesras, para alunos da 1ª série do ensino médio 
          e para os das 2ª e 3ª séries no Colégio 
          Avicena, R. Dona Cesária Fagundes 60, Saúde. São 
          Paulo, SP, (11) 2276-2534, 5581-4665, info: Erica Panachuk ericapanachuk@hotmail.com19/3/17, com o título "Matemática, natureza e espiritualidade", 
          para membros do grupo de estudos de Antroposofia dirigido por S.A.L. 
          Setzer e para participantes do Ramo Rudolf Steiner da Sociedade Antroposófica 
          no Brasil, São Paulo, SP 6/3/17, para alunos do 3o ano B da Escola Estadual Prof. Expedito 
          Camargo Freire (EEECF), R. Genko Sakane 10, Brancas Nuvens, Campos 
          do Jordão, (12) 3662-3311, info: prof. Benedito Mariano msditom@hotmail.com1/2/17, oficina na Escola Prof. Expedito Camargo Freire, R. Genko 
          Sakane 10, Brancas Núvens, Campos do Jordão, SP, 
          para professores de matemática e física dela e de outras 
          escolas, e coordenadores pedagógicos.9/9/16, aula para as 3 3as. séries da Escola Estadual Cardoso 
          de Almeida (EECA), Praça Professor Pedro Torres, s/n, Centro, 
          Botucatu, SP, (95 participantes)22/10/16, oficina para professores e alunos de licenciatura em matemática, 
          no Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) do Instituto 
          de Matemática e Estatística (IME) da USP, dentro do projeto 
           (14 
          participantes)13/9/16, para alunos das 3 3as séries da ETEC de 
          Francisco Morato, Rua Tupinambás 572, Jardim Nova Belem, Francisco 
          Morato, SP, (11) 4488-2992 (info: Prof. Rodrigo Assis da Silva rodrigocoordenacaoetec2012@gmail.com) 
          (120 alunos e um professor)9/9/16, para alunos e docentes do Instituto de Ciências Exatas, 
          ala central do ICC (Instituto Central de Ciências) da Universidade 
          de Brasília, DF, (61) 3107-7347, -7348, -7357; info: Profa. 
          Claudia Melo claudia.melo.prof@gmail.com (3 professores, 7 alunos e 
          1 visitante)29/6/16, para alunos e professores da Escola Técnica do Arsenal 
          de Marinha do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ (info: dayanne 
          martins dayanne.martins@amrj.mar.mil.br). (5 professores, inclusive 
          de fora, e 10 alunos)14/6/16, para aulnos dos 1º e 2º anos do ensino médio 
          da Escola E.E. Carlindo Reis, R. Juvenal Guerra 137, Ferraz de Vasconcelos, 
          SP, (11) 4678-2755 (info: Prof. Robson Fernando dos Santos, obu82@hotmail.com) 
          (40 alunos e 2 professores).11/6/16, para professores e alunos de licenciatura em matemática 
          no Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) 
          do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Cidade 
          Universitária, São Paulo, SP (info: caem.ime@gmail.com), 
          (11 professores de matemática, 3 alunos de licenciatura em matemática 
          e 2 curiosos) 9/6/16, para alunos das duas classes de 3ª série do ensino 
          médio do Colégio Renascer Sorocaba, R. Comendador Vicente 
          do Amaral 802, Central Parque, Sorocaba, (15) 3229-4444, 9-9147-3149, 
          (info: Profa. Cristiane R. S. dos Santos cristiane.sanches@hotmail.com), 
          (40 alunos e 3 professores) 
        11/3/16, no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), 
          para educadores do programa de ensino do CIEE, no Auditório Ernesto 
          Igel, R. Tabapuã 540, Itaim, São Paulo, info: Wilma 
          Ribas <wilma_ribas@cieesp.org.br>). (36 participantes, mais 6 
          membros do CIEE) 
        1/12/15, para alunos dos dois 12os anos da Escola Waldorf 
          Rudolf Steiner de São Paulo, R. Job Lane 900, Sto. Amaro, São 
          Paulo, SP, dentro do projeto Embaixadores da Matemática do 
          IME (info: prof. Alexandre Rodriguez Anzilotti <ale.anzilotti@gmail.com>) 
          (12 alunos, 4 professores e um visitante) 
         14/11/15, para colegas da turma de 1963 do ITA e esposas, no Guararema 
          Parque Hotel, Guararema, SP 
        6/11/15, para alunos do 9º ano na EMEB 
          Luiz Antoniazzi, R. Ulisses P. de Oliveira Filho 850, Vila Santo 
          Antonio, Valinhos, SP (15 alunos.) 
        15/10/15, na Mostra do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino 
          de Matemática (CAEM) do Instituto de Matemática e Estatística 
          da USP, Cidade Universitária, São Paulo, SP, (50 
          participantes, professores e alunos de licenciatura em matemática.) 
        28/8/15, no salão nobre do Colégio Estadual Dr Gastão 
          Vidigal, R. Líbero Badaró, 252 - Zona 07, Maringá, 
          PR, dentro do projeto Embaixadores 
          da Matemática do IME. (107 alunos.) 
        18/8/15, para alunos do ensino médio da Escola Waldorf Francisco 
          de Assis, Av. Basiléia 149, Lausane Paulista, São Paulo, 
          SP, www.escolafranciscodeassis.com.br, 
          (35 alunos.) 
        27/5/15, na disciplina CCM0128 - Computação II para 
          o Curso de Ciências Moleculares da USP, Cidade Universitária, 
          São Paulo (info: prof. Ronaldo Fumio Hashimoto<ronaldo@ime.usp.br 
          >). 13/5/15, aula para alunos do 2º e 3º anos do ensino 
          médio do Colégio Adventistra do Boqueirão, Curitiba, PR 
          (info: Profa. Adriana Tavares <cab.diretoria@adventistas.org.br>). 
          (250 alunos.) 
        22/10/14, para os alunos do 9º ano e professores da Pólen Jardim e 
          Escola Waldorf, Nova Lima, MG, info: Rosa Fantini <rosafantini@hotmail.com>. 
          17/10/14 na Semana da Licenciatura, auditório Jacy Monteiro do IME-USP, 
          Cidade Universitária, São Paulo, info: SELIC 2014 <selicmat2014@gmail.com>. 
        15/10/14, para professores de matemática e ciências, no Auditório 
          Profa. Hermínia Caldas na Secretaria de Educação do Estado (SEED), 
          Rua Gutemberg Chagas 169, Aracaju, SE (info: Prof. Henrique Schneider 
          <hns@terra.com.br>). 
        22/3/14, para professores de matemática no Centro de Aperfeiçoamento 
          do Ensino de Matemática (CAEM) do Instituto de Matemática e Estatística 
          da USP, Cidade Universitária, São Paulo. Palestras programadas AGUARDANDO CONVITES! 
 Ver lista 
        de palestras dadas e programadas.Ver títulos 
        de outras palestras
 Esta aula faz parte do projeto Embaixadores 
        da Matemática, do Instituto de Matemática e Estatística 
        da USP |