Melhorando a capacidade operacional sobre microsserviços - Trilha da Indústria CBSoft 2023

🇬🇧 🇧🇷

Temos o prazer de anunciar que nosso artigo Microsserviços, por que tão difícil? Um catálogo de padrões para criar serviços bons de se operar foi aceito para apresentação na Trilha da Indústria do CBSoft 2023 (Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática)!!!

Logo do CBSoft 2023

Figura 1 - CBSoft 2023 - Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática

Sobre o artigo

Autores: Leonardo Leite e Alberto Marianno - ambos pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Resumo. Apresentamos aqui um catálogo de padrões para aprimorar a operacionalização de serviços, o que reduz o tempo de reparo. Tal catálogo é baseado na prática de equipes do Serpro, estatal federal de tecnologia. Contudo, há um ônus considerável para se aplicar todos esses padrões. É possível também a má aplicação e o esquecimento deles. Assim, o catálogo traz reflexões sobre dificuldades em se produzir microsserviços (muitos serviços com constante atualização). Tais reflexões podem basear futuras pesquisas.

Com o uso de plataformas internas de infraestrutura, os desenvolvedores passam a responder pelos incidentes de seus serviços. Do ponto de vista dos desenvolvedores, essa é uma atividade indesejada, que interrompe o fluxo de desenvolvimento, comprometendo prazos de entrega. Portanto, a questão é: o que pode a equipe de desenvolvimento fazer para aumentar sua capacidade operacional? Isto é, como desenvolver um serviço de forma que ele gere menos acionamentos (incidentes, dúvidas, etc.) e que os acionamentos gerados possam ser atendidos mais rapidamente? É esse problema que o Chastra, nosso catálogo de padrões apresentado no artigo, ataca.

Download do texto completo aqui

Vale ressaltar ainda que o tempo de reparo para incidentes é fator que compõe o desempenho de entrega, capacidade que se correlaciona com o alcance das metas de alto nível das organizações, tanto para fins comerciais quanto para não comerciais.

O catálogo completo de padrões em si ainda não está público. Mas para o CBSoft, já preparamos um serviço com exemplos de implementação de alguns padrões do catálogo. Para cada padrão implementado, há um teste automatizado que realiza a demonstração. O Chastra Service encontra-se aqui.

Captura de tela da interface (Swagger) do Chastra Service

Figura 2 - Chastra Service, serviço que demonstra padrões para se bem operar microsserviços

Os padrões demonstrados no Chastra Service no momento são:

Sobre o evento

A Trilha da Indústria do CBSoft 2023 tem por objetivo fomentar a cooperação entre a academia, o mercado e o governo, com palestras, artigos e discussões. Ela visa reunir profissionais dos três setores para compartilhar seus conhecimentos e suas experiências com a comunidade. Essa é uma excelente oportunidade para estabelecer relações de cooperação entre a comunidade acadêmica e as comunidades de profissionais. É ainda uma oportunidade para estabelecer relações de pesquisa aplicada, fomentando o desenvolvimento do mercado e a inovação com transferência de tecnologias.

O Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft) é um evento realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o objetivo de promover e incentivar a troca de experiências entre pesquisadores e profissionais da indústria e academia sobre as mais recentes pesquisas, tendências e inovações práticas e teóricas sobre software. Realizado desde 2010 como evento agregador de simpósios brasileiros promovidos pela SBC na área de software, o CBSoft tornou-se um dos principais eventos da comunidade científica brasileira na área de Computação.

A 14ª edição do CBSoft será realizada de 25 a 29 de setembro na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), localizado em Campo Grande (MS). Ela integrará quatro eventos tradicionais realizados anualmente pela comunidade brasileira em Engenharia de Software: o XXXVII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), o principal evento de Engenharia de Software na América Latina; o XXVII Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP); o XVII Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS); e o VIII Simpósio Brasileiro de Teste de Software Sistemático e Automatizado (SAST).

Foto do local do evento, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Figura 3 - Foto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) em Campo Grande (MS)

A programação do CBSoft incluirá sessões técnicas com apresentações de artigos científicos, palestras proferidas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros de renome nacional e internacional, painéis de discussão, workshops, e demonstrações de ferramentas. Todas essas diversas atividades de interesse da comunidade de Engenharia de Software e de áreas relacionadas ao desenvolvimento de sistemas de software direcionam-se para a difusão do conhecimento e discussão de questões importantes relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação, tanto no Brasil quanto no mundo.