Lista de trabalhos a serem entregues
Nesta p�gina estar�o listados os trabalhos a serem entregues, com respectivas
datas, por turmas.
Tarefa |
Coment�rios |
Projeto Final: escolha um dos dois t�picos abaixo
- pesquisa sobre uso do computador no ensino de matem�tica.
- aulas Web sobre Geometria (usando iGeom)
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Projeto Final: pesquisa sobre uso do computador no ensino de matem�tica.
- pesquisa em no m�nimo 2 escolas com efetivo uso do computador no ensino de matem�tica;
- utiliza��o de ao menos 1 escola p�blica, com algum uso de computador;
- propor quest�es at� 18/06;
- pegar dados de acordo com tabela dispon�vel e entregar at� 25/06;
Grupos de at� 4 alunos
Entregar:
- uma c�pia impressa do trabalho.
- um arquivo compactado padr�o ZIP ou TGZ com o texto do trabalho e os arquivos anexos com dados -
dicas sobre compacta��o
- entrega "on-line" entragar o arquivo utilizando a p�gina do
Mac118 on-line
ainda n�o dispon�vel
Data: 02/07/2004
em sala de aula a vers�o impressa
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Mais detalhes sobre o projeto final clique aqui
Sugest�es: o presente trabalho
- est� baseado em entrevistas com funcion�rios, professores e aulos
- an�lise da situa��o did�tica matem�tica/computador
Divis�es em se��es: o texto deve conter sete se��es
(resumo, introdu��o, atividade 1 a 4 e conclus�o)
- Resumo: resuma o que traz o texto, que a apostila � dirigida a
professores do ensino m�dio, que presup�e uso do computador (iGeom), ...
- Introdu��o: descreva o objetivo geral das atividades, que o aluno
dever� ser incentivado a pesquisar, comente o
tipo de propriedade que � buscada e quais t�picos de geometria est�o envolvidos.
- ...
- Conclus�o: comente o que foi apresentado, o que se espera das
atividades (e dos alunos), da import�ncia de usar a
geometria din�mica nas atividades...
Formato: escreva o texto todo em fonte 10, com
espa�amento simples e utilizando
margens de 1cm de cada lado
(laterais, superior e inferior).
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Projeto Final: aulas Web de Geometria, usando a Geometria Din�mica.
Deve-se preparar um conjunto de p�ginas Web din�micas (com o iGeom), abrangendo algum m�dulo
de ensino de geometria.
Os t�picos podem estar dentro de constru��es com r�gua e compasso, geometria anal�tica ou trigonometria.
As p�ginas devem ter:
- Um arquivo HTML inicial de nome index.html
- Um �ndice did�tico (ordem de aprendizado)
- Um �ndice com a lista de exerc�cios (vide exemplo de m�ltiplos �ndices
da parte de
hist�ria do iM�tica)
- Textos curtos explicando os conceitos examinados
- Exemplos: constru��es din�micas para introduzir conceitos
- Exerc�cios "din�micos" propostos, com a avalia��o autom�tica do iGeom
Dicas: para realizar esta atividade ser� necess�rio algum aprendizado de HTML, seguem aqui
algumas dicas para simplificar este aprendizado
- Para preparar os arquivos do iGeom, utilize o "Gerar applet", dentro da op��o "Arquivo";
- Para gerar suas primeiras p�ginas, utilize os editores dos navegadores (p.e., o do Netscape);
- Examine o conte�do de algumas p�ginas prontas (veja seu fonte ou source;
- Para redigir demonstra��es e explica��es (ou at� mesmo a estrutura geral de uma p�gina),
pode-se utilizar editores de texto como o OpenOffice, StarOffice ou Word (e exportar para HTML);
- Para conhecer alguns comandos do HTML, utilize o
tutorial do ICMC de S�o Carlos.
Grupos de at� 3 alunos
Entregar:
- um arquivo compactado padr�o ZIP ou TGZ com o texto do trabalho e os arquivos anexos com dados -
dicas sobre compacta��o
- entrega "on-line" entragar o arquivo utilizando a p�gina do
Mac118 on-line
ainda n�o dispon�vel
Data: 02/07/2004
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Mais detalhes sobre o projeto final clique aqui
Procure esquematizar seu "curso" de modo a explorar fortemente a Geometria Din�mica,
ou seja, procure utilizar atividades onde o aluno/internauto seja estimulado a experimentar,
a procurar rela��es e a resolver problemas.
Alguma sugest�es de t�picos: Dentre estes (e outros que puderem propor)
escolha um "m�dulo de ensino", um conjunto de conceitos que
formar�o seu "curso". Tente pensar em um curso com aproximadamente 2 meses de aulas
(com 2 aulas por semana).
Veja algumas possibilidades de t�picos para seu curso:
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- �ngulos;
- Circunfer�ncias;
- Teorema de Tales;
- Semelhan�a entre figuras (principalmente tri�ngulos);
- Tri�ngulos (equil�tero; is�sceles; escaleno;...);
- Pit�goras;
- Trigonometria;
- Pontos not�veis;
- Constru��es com "r�gua-e-compasso"
Sugest�es: dentro da id�ia da "descoberta" pelo aluno,
- �ngulos e circunfer�ncias: pode-se explorar come�ar com exerc�cios que ajude o aluno
a perceber o "�ngulo" utilizando radiano a partir de experimenta��o com circunfer�ncias
de raio vari�vel (medindo-se o comprimento do arco entre dois pontos sobre a circunfer�ncia -
e que N�O definem seu raio);
- trigonometria: utilizar experimenta��o com tri�ngulos ret�ngulos, para que o aluno perceba
que se o �ngulo do tri�ngulo n�o mudar, as raz�es entre medidas de lados tamb�m n�o muda
(este � um invariante).
Encaminhe sugest�es: Se desejar, encaminhe via email sugest�es de t�picos e id�ias/problemas
disparadores de sua explora��o (como os dois acima). Se aparecem propostas suficientes, adicionarei
uma nova p�gina com estas id�ias.
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Trabalho 3: elabore uma apostila sobre como ministrar uma aula
relativa a pol�gonos regulares (com problema de m�ximizar �rea para per�metro
fixado e com pavimenta��o uniforme)
Algumas atividades/questionamentos sugeridos para serem incorporadas:
- o que � pol�gono regular (PR) ?
- qual o papel de cada propriedade na defini��o de PR ?
- qual o melhor PR para pavimentar gastando menos (se tivermos que pagar com comprimento) ?
(esta quest�o envolve outra preliminar: encontrar uma fun��o
area(p,n) = "�rea do PR de n lados e per�metro p")
- quais PR's pavimentam o plano ?
(esta quest�o envolve determinar alguns �ngulos do PR, sabendo-se
quantos lados ele tem;
procure examinar o que ocorre nos v�rtices dos pol�gonos, ao
compor o pavimento - usando os �ngulos determinados)
Observa��es:
-
Se usar qualquer material de consulta � obrigat�rio cit�-los, mesmo que essa refer�encia
seja um p�gina Web (e ao final do texto
acrescentar uma se��o de refer�ncias).
Neste trabalho n�o se espera que o aluno precise consultar qualquer refer�ncia, mas se o fizer d�
prefer�ncia a "bons livros" de geometria.
Se n�o tem id�ia do que seja um "bom livro" do assunto, � recomend�vel come�ar pelos
programas oficiais das disciplina do IME, por exemplo, veja o que � recomendado em
Geometria e Desenho Geom�trico I ou em
Geometria III - mas N�O use seu tempo com pesquisas bibliogr�ficas, a profundidade esperada
do trabalho � para ensino m�dio.
-
A apostila/trabalho dever� apresentar v�rias atividades que poder�o
se utilizadas em diferentes s�ries, sob difentes pontos de vista e
profundidade vari�vel. Por exemplo, um professor poderia utilizar a
determina��o de �ngulos internos de PR em uma oitava s�rie (�ltimo
ano do ensino fundamental), enquanto que um de �ltimo ano do ensino
m�dio poderia expolorar a dedu��o da fun��o area(p,n)
(citada acima) e analisar seu crescimento/decrescimento.
Em duplas
Entregar:
- uma c�pia impressa do trabalho.
- um arquivo compactado padr�o ZIP ou TGZ com o texto do trabalho e os arquivos iGeom
empregados (neste trabalho � importante apresentar o arquivos iGeom com os pavimentos utilizados) -
dicas sobre compacta��o
Data: 04/06/2004
[26/05/2004] texto nesta cor verde foram adicionados nesta data
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Sugest�es de se��es:
- Resumo: aqui deve-se fazer uma propaganda do trabalho, para que o leitor (que esperamos ser
um professor do ensino m�dio), se interesse em ler (e usar) o trabalho
- Introdu��o: aqui cabe uma apresenta��o mais completa do trabalho, pode-se escrever que
as atividades foram propostas pensando-se em uso com Geometria Din�mica
- Pol�gonos regulares: pode-se seguir duas linhas principais de reda��o, em uma separa-se
o formalismo (onde s�o apresentados os resultados matem�ticos) das dicas de como o
leitor/professor pode soordenar as atividades, enquanto na outra pode-se mistur�-las;
dois pontos importantes a serem explorados aqui s�o:
a necessidade de cada propriedade que caracteriza PR
(convexo, �ngulos e lados congruentes);
a dedu��o de medidas importantes em PR (num PR com N lados: qual o �ngulo interno?
qual o �ngulo dos lados adjacentes? qual a �rea do PR?).
- Um problema de otimiza��o envolvendo pol�gonos regulares:
nessa se��o deve-se explorar o problema de maximizar a �rea, fixando o per�metro, ou seja,
qual o PR que tem maior �rea fixando-se o per�metro ?
- Pavimenta��o uniforme: discutir o que �:
pavimenta��o (n�o sobrepor pe�as e n�o sobrar espa�os entre pe�as);
pavimenta��o uniforme (pavimenta��o que emprega apenas um tipo de PR).
Apresentar um primeiro problema de pavimenta��o: quais os PR que pavimentam ?
Apresentar um segundo problema de pavimenta��o (e otimiza��o): fixado um per�metro, qual os PR
que pavimenta o plano e que tem maior �rea ?
- Conclus�o: o que foi apresentado, o que pode-se explorar com as atividades propostas,...
Formato: escreva o texto todo em fonte 10, com
espa�amento simples e utilizando
margens de 1cm de cada lado
(laterais, superior e inferior).
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Trabalho 2: elabore uma apostila sobre como ministrar uma aula
sobre a descoberta de propriedades geom�tricas, baseadas nas
seguintes constru��es.
- encontre a rela��o entre os �ngulos a e b
na constru��o 1.
- encontre a rela��o entre os comprimentos dos segmentos AE, BE, CE e DE
na constru��o 2.
- encontre a rela��o entre os comprimentos dos segmentos PA, PB e PT
na constru��o 3.
- encontre a rela��o entre os comprimentos dos segmentos PA, PB, PC e PD
na constru��o 4.
No primeiro caso, a rela��o deve ser de propor��o e nos seguintes
usando apenas multiplica��o (e uma igualdade)
Em duplas
Entregar:
- uma c�pia impressa do trabalho.
- um arquivo compactado padr�o ZIP ou TGZ com o texto do trabalho e os arquivos iGeom
empregados (no m�nimo o DOC com o texto) -
dicas sobre compacta��o
- entregar em disquete um disquete com o arquivo compactado do trabalho; ou
- entrega "on-line" entragar o arquivo utilizando a p�gina do
Mac118 on-line
ainda n�o dispon�vel
Data:
05/05/2004
em sala de aula no caso de disquete
(nova data, com adiamento em 1 semana para as 3 turmas de MAC118).
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Sugest�es: presente trabalho consiste em:
- o texto deve ser escrito dirigido a um professor, com as dicas
de como ele deve coordenar as atividades dos alunsos.
- o texto tamb�m deve trazer ao final de cada atividade, a
formaliza��o final da mesma (demonstrando as propriedades)
- N�O use refer�ncias neste trabalho, voc� mesmo deve
procurar suas solu��es e formalismo (este n�o � um trabalho de
pesquisa bibliogr�fica � mais sobre "criativade")
- use figuras para ilustrar suas demonstra��es/sugest�es
(usando o recurso de exportar para GIF do iGeom).
Divis�es em se��es: o texto deve conter sete se��es
(resumo, introdu��o, atividade 1 a 4 e conclus�o)
- Resumo: resuma o que traz o texto, que a apostila � dirigida a
professores do ensino m�dio, que presup�e uso do computador (iGeom), ...
- Introdu��o: descreva o objetivo geral das atividades, que o aluno
dever� ser incentivado a pesquisar, comente o
tipo de propriedade que � buscada e quais t�picos de geometria est�o envolvidos.
- Atividade N: apresente o problema e como ele dever� ser
introduzido em sala; diga como o professor dever�
coordenar a atividade (apenas apresenta dicas, n�o as "solu��es");
ao final apresente uma demonstra��o da propriedade esperada
(eventualmente algum aluno pode encontrar outra diferente...),
para que o professor possa us�-la como guia.
- Conclus�o: comente o que foi apresentado, o que se espera das
atividades (e dos alunos), da import�ncia de usar a
geometria din�mica nas atividades...
Formato: escreva o texto todo em fonte 10, com
espa�amento simples e utilizando
margens de 1cm de cada lado
(laterais, superior e inferior).
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Trabalho 1: relat�rio da atividade de "�reas iguais", com
demonstra��es
- �reas iguais I: dados A, B e C, determinar D no segmento BC tal
que "area(A,B,D) = area(A,C,D)"
[corre��o: 11/04/2004]
- �reas iguais II: dados A, B e C, determinar D no tri�ngulo ABC tal
que "area(A,B,D) = area(A,C,D) = area(B,C,D)"
Em ambos os casos, escrever claramente como contruir o ponto D e
depois demonstrar porque tal ponto possui a propriedade desejada.
As constru��es devem valer qualquer que seja tri�ngulo ABC.
Em duplas
Entregar:
- uma c�pia impressa do trabalho.
- um arquivo compactado padr�o ZIP ou TGZ com o texto do trabalho e os arquivos iGeom
empregados (no m�nimo o DOC com o texto) -
dicas sobre compacta��o
- entregar em disquete um disquete com o arquivo compactado do trabalho; ou
- entrega "on-line" entragar o arquivo utilizando a p�gina do
Mac118 on-line
(logo na tela de entrado tem um "link" para a
submiss�o dos trabalhos - apenas um dos membros da dupla
deve submeter o trabalho, mas quem entregar precisar�
informar o NUSP do outro colega)
Data: 14/04/2004
em sala de aula no caso de disquete
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Sugest�es
O presente trabalho consiste em:
1. descreva resumidamente as dificuldades encontradas na tentativa de
resolver os referidos problemas em sala de aula (n�o mais que uma p�gina);
2. elaborar um enunciado para cada uma das conjecturas formuladas a
partir da resolu��o dos exerc�cios em sala de aula (os dois de quarta-feira
24/03/2004);
3. demonstrar formalmente os resultados enunciados;
4. enriquecer as demonstra��es com figuras do iGeom.
Formato: escreva o texto todo em fonte 10, com
espa�amento simples e utilizando
margens de 1cm de cada lado
(laterais, superior e inferior).
Sobre o item 3, h� algumas considera��es que podem ajud�-lo. A partir da
vers�o 2.9.9.2 do iGgeom (o aplicativo, n�o a vers�o online)
existe uma op��o de transformar as constru��es em imagem no formato GIF
(arquivos com imagens neste formamto recebem a extens�o "gif").
Utilize esse recurso para ilustrar suas demonstra��es.
Na demonstra��o, principalmente do segundo "problema", � poss�vel
utilizar algum resultado conhecido de matem�tica,
entretanto, deve-se enunci�-lo corretamente e
fornecer uma
refer�ncia onde a demonstra��o do mesmo � encontrada.
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