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MAC 118 - 2004

Tarefas


 

Lista de trabalhos a serem entregues

Nesta p�gina estar�o listados os trabalhos a serem entregues, com respectivas datas, por turmas.


 Tarefa   Coment�rios

  Projeto Final: escolha um dos dois t�picos abaixo   
  1. pesquisa sobre uso do computador no ensino de matem�tica.
  2. aulas Web sobre Geometria (usando iGeom)


Projeto Final: pesquisa sobre uso do computador no ensino de matem�tica.
  1. pesquisa em no m�nimo 2 escolas com efetivo uso do computador no ensino de matem�tica;
  2. utiliza��o de ao menos 1 escola p�blica, com algum uso de computador;
  3. propor quest�es at� 18/06;
  4. pegar dados de acordo com tabela dispon�vel e entregar at� 25/06;

Arquivos com a carta de apresenta��o
Formato Aqruivo Tamanho
OpenOffice carta-apresentacao2004.sxw 13824 b
StarOffice carta-apresentacao2004.sdw 6417 b
Word carta-apresentacao2004.doc 9728 b

Grupos de at� 4 alunos

Entregar:

  1. uma c�pia impressa do trabalho.
  2. um arquivo compactado padr�o ZIP ou TGZ com o texto do trabalho e os arquivos anexos com dados - dicas sobre compacta��o
    • entrega "on-line" entragar o arquivo utilizando a p�gina do Mac118 on-line   ainda n�o dispon�vel

Data: 02/07/2004 em sala de aula a vers�o impressa    


 
Mais detalhes sobre o projeto final clique aqui

Sugest�es: o presente trabalho

  1. est� baseado em entrevistas com funcion�rios, professores e aulos
  2. an�lise da situa��o did�tica matem�tica/computador
Divis�es em se��es: o texto deve conter sete se��es (resumo, introdu��o, atividade 1 a 4 e conclus�o)
  1. Resumo: resuma o que traz o texto, que a apostila � dirigida a professores do ensino m�dio, que presup�e uso do computador (iGeom), ...
  2. Introdu��o: descreva o objetivo geral das atividades, que o aluno dever� ser incentivado a pesquisar, comente o tipo de propriedade que � buscada e quais t�picos de geometria est�o envolvidos.
  3. ...
  4. Conclus�o: comente o que foi apresentado, o que se espera das atividades (e dos alunos), da import�ncia de usar a geometria din�mica nas atividades...

Formato: escreva o texto todo em fonte 10, com espa�amento simples e utilizando margens de 1cm de cada lado (laterais, superior e inferior).


Projeto Final: aulas Web de Geometria, usando a Geometria Din�mica.

Deve-se preparar um conjunto de p�ginas Web din�micas (com o iGeom), abrangendo algum m�dulo de ensino de geometria. Os t�picos podem estar dentro de constru��es com r�gua e compasso, geometria anal�tica ou trigonometria.
As p�ginas devem ter:

  1. Um arquivo HTML inicial de nome index.html
  2. Um �ndice did�tico (ordem de aprendizado)
  3. Um �ndice com a lista de exerc�cios (vide exemplo de m�ltiplos �ndices da parte de hist�ria do iM�tica)
  4. Textos curtos explicando os conceitos examinados
  5. Exemplos: constru��es din�micas para introduzir conceitos
  6. Exerc�cios "din�micos" propostos, com a avalia��o autom�tica do iGeom

Dicas: para realizar esta atividade ser� necess�rio algum aprendizado de HTML, seguem aqui algumas dicas para simplificar este aprendizado

  1. Para preparar os arquivos do iGeom, utilize o "Gerar applet", dentro da op��o "Arquivo";
  2. Para gerar suas primeiras p�ginas, utilize os editores dos navegadores (p.e., o do Netscape);
  3. Examine o conte�do de algumas p�ginas prontas (veja seu fonte ou source;
  4. Para redigir demonstra��es e explica��es (ou at� mesmo a estrutura geral de uma p�gina), pode-se utilizar editores de texto como o OpenOffice, StarOffice ou Word (e exportar para HTML);
  5. Para conhecer alguns comandos do HTML, utilize o tutorial do ICMC de S�o Carlos.

Grupos de at� 3 alunos

Entregar:

  1. um arquivo compactado padr�o ZIP ou TGZ com o texto do trabalho e os arquivos anexos com dados - dicas sobre compacta��o
    • entrega "on-line" entragar o arquivo utilizando a p�gina do Mac118 on-line   ainda n�o dispon�vel

Data: 02/07/2004


Mais detalhes sobre o projeto final clique aqui

Procure esquematizar seu "curso" de modo a explorar fortemente a Geometria Din�mica, ou seja, procure utilizar atividades onde o aluno/internauto seja estimulado a experimentar, a procurar rela��es e a resolver problemas.

Alguma sugest�es de t�picos: Dentre estes (e outros que puderem propor) escolha um "m�dulo de ensino", um conjunto de conceitos que formar�o seu "curso". Tente pensar em um curso com aproximadamente 2 meses de aulas (com 2 aulas por semana).
Veja algumas possibilidades de t�picos para seu curso: .

  1. �ngulos;
  2. Circunfer�ncias;
  3. Teorema de Tales;
  4. Semelhan�a entre figuras (principalmente tri�ngulos);
  5. Tri�ngulos (equil�tero; is�sceles; escaleno;...);
  6. Pit�goras;
  7. Trigonometria;
  8. Pontos not�veis;
  9. Constru��es com "r�gua-e-compasso"

Sugest�es: dentro da id�ia da "descoberta" pelo aluno,

  1. �ngulos e circunfer�ncias: pode-se explorar come�ar com exerc�cios que ajude o aluno a perceber o "�ngulo" utilizando radiano a partir de experimenta��o com circunfer�ncias de raio vari�vel (medindo-se o comprimento do arco entre dois pontos sobre a circunfer�ncia - e que N�O definem seu raio);
  2. trigonometria: utilizar experimenta��o com tri�ngulos ret�ngulos, para que o aluno perceba que se o �ngulo do tri�ngulo n�o mudar, as raz�es entre medidas de lados tamb�m n�o muda (este � um invariante).

Encaminhe sugest�es: Se desejar, encaminhe via email sugest�es de t�picos e id�ias/problemas disparadores de sua explora��o (como os dois acima). Se aparecem propostas suficientes, adicionarei uma nova p�gina com estas id�ias.


Trabalho 3: elabore uma apostila sobre como ministrar uma aula relativa a pol�gonos regulares (com problema de m�ximizar �rea para per�metro fixado e com pavimenta��o uniforme)
Algumas atividades/questionamentos sugeridos para serem incorporadas:
  1. o que � pol�gono regular (PR) ?
  2. qual o papel de cada propriedade na defini��o de PR ?
  3. qual o melhor PR para pavimentar gastando menos (se tivermos que pagar com comprimento) ?
    (esta quest�o envolve outra preliminar: encontrar uma fun��o area(p,n) = "�rea do PR de n lados e per�metro p")
  4. quais PR's pavimentam o plano ?
    (esta quest�o envolve determinar alguns �ngulos do PR, sabendo-se quantos lados ele tem;
    procure examinar o que ocorre nos v�rtices dos pol�gonos, ao compor o pavimento - usando os �ngulos determinados)

Observa��es:

  1. Se usar qualquer material de consulta � obrigat�rio cit�-los, mesmo que essa refer�encia seja um p�gina Web (e ao final do texto acrescentar uma se��o de refer�ncias).
    Neste trabalho n�o se espera que o aluno precise consultar qualquer refer�ncia, mas se o fizer d� prefer�ncia a "bons livros" de geometria. Se n�o tem id�ia do que seja um "bom livro" do assunto, � recomend�vel come�ar pelos programas oficiais das disciplina do IME, por exemplo, veja o que � recomendado em Geometria e Desenho Geom�trico I ou em Geometria III - mas N�O use seu tempo com pesquisas bibliogr�ficas, a profundidade esperada do trabalho � para ensino m�dio.
  2. A apostila/trabalho dever� apresentar v�rias atividades que poder�o se utilizadas em diferentes s�ries, sob difentes pontos de vista e profundidade vari�vel. Por exemplo, um professor poderia utilizar a determina��o de �ngulos internos de PR em uma oitava s�rie (�ltimo ano do ensino fundamental), enquanto que um de �ltimo ano do ensino m�dio poderia expolorar a dedu��o da fun��o area(p,n) (citada acima) e analisar seu crescimento/decrescimento.
Em duplas

Entregar:

  1. uma c�pia impressa do trabalho.
  2. um arquivo compactado padr�o ZIP ou TGZ com o texto do trabalho e os arquivos iGeom empregados (neste trabalho � importante apresentar o arquivos iGeom com os pavimentos utilizados) - dicas sobre compacta��o

Data: 04/06/2004

 

[26/05/2004] texto nesta cor verde foram adicionados nesta data

Sugest�es de se��es:
  1. Resumo: aqui deve-se fazer uma propaganda do trabalho, para que o leitor (que esperamos ser um professor do ensino m�dio), se interesse em ler (e usar) o trabalho
  2. Introdu��o: aqui cabe uma apresenta��o mais completa do trabalho, pode-se escrever que as atividades foram propostas pensando-se em uso com Geometria Din�mica
  3. Pol�gonos regulares: pode-se seguir duas linhas principais de reda��o, em uma separa-se o formalismo (onde s�o apresentados os resultados matem�ticos) das dicas de como o leitor/professor pode soordenar as atividades, enquanto na outra pode-se mistur�-las;
    dois pontos importantes a serem explorados aqui s�o: a necessidade de cada propriedade que caracteriza PR (convexo, �ngulos e lados congruentes); a dedu��o de medidas importantes em PR (num PR com N lados: qual o �ngulo interno? qual o �ngulo dos lados adjacentes? qual a �rea do PR?).
  4. Um problema de otimiza��o envolvendo pol�gonos regulares: nessa se��o deve-se explorar o problema de maximizar a �rea, fixando o per�metro, ou seja, qual o PR que tem maior �rea fixando-se o per�metro ?
  5. Pavimenta��o uniforme: discutir o que �: pavimenta��o (n�o sobrepor pe�as e n�o sobrar espa�os entre pe�as); pavimenta��o uniforme (pavimenta��o que emprega apenas um tipo de PR).
    Apresentar um primeiro problema de pavimenta��o: quais os PR que pavimentam ?
    Apresentar um segundo problema de pavimenta��o (e otimiza��o): fixado um per�metro, qual os PR que pavimenta o plano e que tem maior �rea ?
  6. Conclus�o: o que foi apresentado, o que pode-se explorar com as atividades propostas,...

Formato: escreva o texto todo em fonte 10, com espa�amento simples e utilizando margens de 1cm de cada lado (laterais, superior e inferior).


Trabalho 2: elabore uma apostila sobre como ministrar uma aula sobre a descoberta de propriedades geom�tricas, baseadas nas seguintes constru��es.
  1. encontre a rela��o entre os �ngulos a e b na constru��o 1.
  2. encontre a rela��o entre os comprimentos dos segmentos AE, BE, CE e DE na constru��o 2.
  3. encontre a rela��o entre os comprimentos dos segmentos PA, PB e PT na constru��o 3.
  4. encontre a rela��o entre os comprimentos dos segmentos PA, PB, PC e PD na constru��o 4.
No primeiro caso, a rela��o deve ser de propor��o e nos seguintes usando apenas multiplica��o (e uma igualdade)

Em duplas

Entregar:

  1. uma c�pia impressa do trabalho.
  2. um arquivo compactado padr�o ZIP ou TGZ com o texto do trabalho e os arquivos iGeom empregados (no m�nimo o DOC com o texto) - dicas sobre compacta��o
    • entregar em disquete um disquete com o arquivo compactado do trabalho; ou
    • entrega "on-line" entragar o arquivo utilizando a p�gina do Mac118 on-line   ainda n�o dispon�vel

Data:   05/05/2004 em sala de aula no caso de disquete     (nova data, com adiamento em 1 semana para as 3 turmas de MAC118).

Sugest�es: presente trabalho consiste em:
  1. o texto deve ser escrito dirigido a um professor, com as dicas de como ele deve coordenar as atividades dos alunsos.
  2. o texto tamb�m deve trazer ao final de cada atividade, a formaliza��o final da mesma (demonstrando as propriedades)
  3. N�O use refer�ncias neste trabalho, voc� mesmo deve procurar suas solu��es e formalismo (este n�o � um trabalho de pesquisa bibliogr�fica � mais sobre "criativade")
  4. use figuras para ilustrar suas demonstra��es/sugest�es (usando o recurso de exportar para GIF do iGeom).
Divis�es em se��es: o texto deve conter sete se��es (resumo, introdu��o, atividade 1 a 4 e conclus�o)
  1. Resumo: resuma o que traz o texto, que a apostila � dirigida a professores do ensino m�dio, que presup�e uso do computador (iGeom), ...
  2. Introdu��o: descreva o objetivo geral das atividades, que o aluno dever� ser incentivado a pesquisar, comente o tipo de propriedade que � buscada e quais t�picos de geometria est�o envolvidos.
  3. Atividade N: apresente o problema e como ele dever� ser introduzido em sala; diga como o professor dever� coordenar a atividade (apenas apresenta dicas, n�o as "solu��es"); ao final apresente uma demonstra��o da propriedade esperada (eventualmente algum aluno pode encontrar outra diferente...), para que o professor possa us�-la como guia.
  4. Conclus�o: comente o que foi apresentado, o que se espera das atividades (e dos alunos), da import�ncia de usar a geometria din�mica nas atividades...

Formato: escreva o texto todo em fonte 10, com espa�amento simples e utilizando margens de 1cm de cada lado (laterais, superior e inferior).


Trabalho 1: relat�rio da atividade de "�reas iguais", com demonstra��es
  1. �reas iguais I: dados A, B e C, determinar D no segmento BC tal que "area(A,B,D) = area(A,C,D)" [corre��o: 11/04/2004]
  2. �reas iguais II: dados A, B e C, determinar D no tri�ngulo ABC tal que "area(A,B,D) = area(A,C,D) = area(B,C,D)"
Em ambos os casos, escrever claramente como contruir o ponto D e depois demonstrar porque tal ponto possui a propriedade desejada.
As constru��es devem valer qualquer que seja tri�ngulo ABC.

Em duplas

Entregar:

  1. uma c�pia impressa do trabalho.
  2. um arquivo compactado padr�o ZIP ou TGZ com o texto do trabalho e os arquivos iGeom empregados (no m�nimo o DOC com o texto) - dicas sobre compacta��o
    • entregar em disquete um disquete com o arquivo compactado do trabalho; ou
    • entrega "on-line" entragar o arquivo utilizando a p�gina do Mac118 on-line   (logo na tela de entrado tem um "link" para a submiss�o dos trabalhos - apenas um dos membros da dupla deve submeter o trabalho, mas quem entregar precisar� informar o NUSP do outro colega)

Data: 14/04/2004   em sala de aula no caso de disquete  

Sugest�es
O presente trabalho consiste em: 1. descreva resumidamente as dificuldades encontradas na tentativa de resolver os referidos problemas em sala de aula (n�o mais que uma p�gina); 2. elaborar um enunciado para cada uma das conjecturas formuladas a partir da resolu��o dos exerc�cios em sala de aula (os dois de quarta-feira 24/03/2004);
3. demonstrar formalmente os resultados enunciados;
4. enriquecer as demonstra��es com figuras do iGeom.

Formato: escreva o texto todo em fonte 10, com espa�amento simples e utilizando margens de 1cm de cada lado (laterais, superior e inferior).

Sobre o item 3, h� algumas considera��es que podem ajud�-lo. A partir da vers�o 2.9.9.2 do iGgeom (o aplicativo, n�o a vers�o online) existe uma op��o de transformar as constru��es em imagem no formato GIF (arquivos com imagens neste formamto recebem a extens�o "gif").
Utilize esse recurso para ilustrar suas demonstra��es.
Na demonstra��o, principalmente do segundo "problema", � poss�vel utilizar algum resultado conhecido de matem�tica, entretanto, deve-se enunci�-lo corretamente e fornecer uma refer�ncia onde a demonstra��o do mesmo � encontrada.



 


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