Lista de trabalhos a serem entregues
Nesta página estarão listados os trabalhos a serem entregues, com respectivas
datas, por turmas.
Tarefa |
Comentários |
Projeto Final: escolha um dos dois tópicos abaixo
- pesquisa sobre uso do computador no ensino de matemática.
- aulas Web sobre Geometria (usando iGeom)
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Projeto Final: pesquisa sobre uso do computador no ensino de matemática.
- pesquisa em no mínimo 2 escolas com efetivo uso do computador no ensino de matemática;
- utilização de ao menos 1 escola pública, com algum uso de computador;
- propor questões até 18/06;
- pegar dados de acordo com tabela disponível e entregar até 25/06;
Grupos de até 4 alunos
Entregar:
- uma cópia impressa do trabalho.
- um arquivo compactado padrão ZIP ou TGZ com o texto do trabalho e os arquivos anexos com dados -
dicas sobre compactação
- entrega "on-line" entragar o arquivo utilizando a página do
Mac118 on-line
ainda não disponível
Data: 02/07/2004
em sala de aula a versão impressa
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Mais detalhes sobre o projeto final clique aqui
Sugestões: o presente trabalho
- está baseado em entrevistas com funcionários, professores e aulos
- análise da situação didática matemática/computador
Divisões em seções: o texto deve conter sete seções
(resumo, introdução, atividade 1 a 4 e conclusão)
- Resumo: resuma o que traz o texto, que a apostila é dirigida a
professores do ensino médio, que presupõe uso do computador (iGeom), ...
- Introdução: descreva o objetivo geral das atividades, que o aluno
deverá ser incentivado a pesquisar, comente o
tipo de propriedade que é buscada e quais tópicos de geometria estão envolvidos.
- ...
- Conclusão: comente o que foi apresentado, o que se espera das
atividades (e dos alunos), da importância de usar a
geometria dinâmica nas atividades...
Formato: escreva o texto todo em fonte 10, com
espaçamento simples e utilizando
margens de 1cm de cada lado
(laterais, superior e inferior).
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Projeto Final: aulas Web de Geometria, usando a Geometria Dinâmica.
Deve-se preparar um conjunto de páginas Web dinâmicas (com o iGeom), abrangendo algum módulo
de ensino de geometria.
Os tópicos podem estar dentro de construções com régua e compasso, geometria analítica ou trigonometria.
As páginas devem ter:
- Um arquivo HTML inicial de nome index.html
- Um índice didático (ordem de aprendizado)
- Um índice com a lista de exercícios (vide exemplo de múltiplos índices
da parte de
história do iMática)
- Textos curtos explicando os conceitos examinados
- Exemplos: construções dinâmicas para introduzir conceitos
- Exercícios "dinâmicos" propostos, com a avaliação automática do iGeom
Dicas: para realizar esta atividade será necessário algum aprendizado de HTML, seguem aqui
algumas dicas para simplificar este aprendizado
- Para preparar os arquivos do iGeom, utilize o "Gerar applet", dentro da opção "Arquivo";
- Para gerar suas primeiras páginas, utilize os editores dos navegadores (p.e., o do Netscape);
- Examine o conteúdo de algumas páginas prontas (veja seu fonte ou source;
- Para redigir demonstrações e explicações (ou até mesmo a estrutura geral de uma página),
pode-se utilizar editores de texto como o OpenOffice, StarOffice ou Word (e exportar para HTML);
- Para conhecer alguns comandos do HTML, utilize o
tutorial do ICMC de São Carlos.
Grupos de até 3 alunos
Entregar:
- um arquivo compactado padrão ZIP ou TGZ com o texto do trabalho e os arquivos anexos com dados -
dicas sobre compactação
- entrega "on-line" entragar o arquivo utilizando a página do
Mac118 on-line
ainda não disponível
Data: 02/07/2004
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Mais detalhes sobre o projeto final clique aqui
Procure esquematizar seu "curso" de modo a explorar fortemente a Geometria Dinâmica,
ou seja, procure utilizar atividades onde o aluno/internauto seja estimulado a experimentar,
a procurar relações e a resolver problemas.
Alguma sugestões de tópicos: Dentre estes (e outros que puderem propor)
escolha um "módulo de ensino", um conjunto de conceitos que
formarão seu "curso". Tente pensar em um curso com aproximadamente 2 meses de aulas
(com 2 aulas por semana).
Veja algumas possibilidades de tópicos para seu curso:
.
- Ângulos;
- Circunferências;
- Teorema de Tales;
- Semelhança entre figuras (principalmente triângulos);
- Triângulos (equilátero; isósceles; escaleno;...);
- Pitágoras;
- Trigonometria;
- Pontos notáveis;
- Construções com "régua-e-compasso"
Sugestões: dentro da idéia da "descoberta" pelo aluno,
- ângulos e circunferências: pode-se explorar começar com exercícios que ajude o aluno
a perceber o "ângulo" utilizando radiano a partir de experimentação com circunferências
de raio variável (medindo-se o comprimento do arco entre dois pontos sobre a circunferência -
e que NÃO definem seu raio);
- trigonometria: utilizar experimentação com triângulos retângulos, para que o aluno perceba
que se o ângulo do triângulo não mudar, as razões entre medidas de lados também não muda
(este é um invariante).
Encaminhe sugestões: Se desejar, encaminhe via email sugestões de tópicos e idéias/problemas
disparadores de sua exploração (como os dois acima). Se aparecem propostas suficientes, adicionarei
uma nova página com estas idéias.
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Trabalho 3: elabore uma apostila sobre como ministrar uma aula
relativa a polígonos regulares (com problema de máximizar área para perímetro
fixado e com pavimentação uniforme)
Algumas atividades/questionamentos sugeridos para serem incorporadas:
- o que é polígono regular (PR) ?
- qual o papel de cada propriedade na definição de PR ?
- qual o melhor PR para pavimentar gastando menos (se tivermos que pagar com comprimento) ?
(esta questão envolve outra preliminar: encontrar uma função
area(p,n) = "área do PR de n lados e perímetro p")
- quais PR's pavimentam o plano ?
(esta questão envolve determinar alguns ângulos do PR, sabendo-se
quantos lados ele tem;
procure examinar o que ocorre nos vértices dos polígonos, ao
compor o pavimento - usando os ângulos determinados)
Observações:
-
Se usar qualquer material de consulta é obrigatório citá-los, mesmo que essa referêencia
seja um página Web (e ao final do texto
acrescentar uma seção de referências).
Neste trabalho não se espera que o aluno precise consultar qualquer referência, mas se o fizer dê
preferência a "bons livros" de geometria.
Se não tem idéia do que seja um "bom livro" do assunto, é recomendável começar pelos
programas oficiais das disciplina do IME, por exemplo, veja o que é recomendado em
Geometria e Desenho Geométrico I ou em
Geometria III - mas NÃO use seu tempo com pesquisas bibliográficas, a profundidade esperada
do trabalho é para ensino médio.
-
A apostila/trabalho deverá apresentar várias atividades que poderão
se utilizadas em diferentes séries, sob difentes pontos de vista e
profundidade variável. Por exemplo, um professor poderia utilizar a
determinação de ângulos internos de PR em uma oitava série (último
ano do ensino fundamental), enquanto que um de último ano do ensino
médio poderia expolorar a dedução da função area(p,n)
(citada acima) e analisar seu crescimento/decrescimento.
Em duplas
Entregar:
- uma cópia impressa do trabalho.
- um arquivo compactado padrão ZIP ou TGZ com o texto do trabalho e os arquivos iGeom
empregados (neste trabalho é importante apresentar o arquivos iGeom com os pavimentos utilizados) -
dicas sobre compactação
Data: 04/06/2004
[26/05/2004] texto nesta cor verde foram adicionados nesta data
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Sugestões de seções:
- Resumo: aqui deve-se fazer uma propaganda do trabalho, para que o leitor (que esperamos ser
um professor do ensino médio), se interesse em ler (e usar) o trabalho
- Introdução: aqui cabe uma apresentação mais completa do trabalho, pode-se escrever que
as atividades foram propostas pensando-se em uso com Geometria Dinâmica
- Polígonos regulares: pode-se seguir duas linhas principais de redação, em uma separa-se
o formalismo (onde são apresentados os resultados matemáticos) das dicas de como o
leitor/professor pode soordenar as atividades, enquanto na outra pode-se misturá-las;
dois pontos importantes a serem explorados aqui são:
a necessidade de cada propriedade que caracteriza PR
(convexo, ângulos e lados congruentes);
a dedução de medidas importantes em PR (num PR com N lados: qual o ângulo interno?
qual o ângulo dos lados adjacentes? qual a área do PR?).
- Um problema de otimização envolvendo polígonos regulares:
nessa seção deve-se explorar o problema de maximizar a área, fixando o perímetro, ou seja,
qual o PR que tem maior área fixando-se o perímetro ?
- Pavimentação uniforme: discutir o que é:
pavimentação (não sobrepor peças e não sobrar espaços entre peças);
pavimentação uniforme (pavimentação que emprega apenas um tipo de PR).
Apresentar um primeiro problema de pavimentação: quais os PR que pavimentam ?
Apresentar um segundo problema de pavimentação (e otimização): fixado um perímetro, qual os PR
que pavimenta o plano e que tem maior área ?
- Conclusão: o que foi apresentado, o que pode-se explorar com as atividades propostas,...
Formato: escreva o texto todo em fonte 10, com
espaçamento simples e utilizando
margens de 1cm de cada lado
(laterais, superior e inferior).
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Trabalho 2: elabore uma apostila sobre como ministrar uma aula
sobre a descoberta de propriedades geométricas, baseadas nas
seguintes construções.
- encontre a relação entre os ângulos a e b
na construção 1.
- encontre a relação entre os comprimentos dos segmentos AE, BE, CE e DE
na construção 2.
- encontre a relação entre os comprimentos dos segmentos PA, PB e PT
na construção 3.
- encontre a relação entre os comprimentos dos segmentos PA, PB, PC e PD
na construção 4.
No primeiro caso, a relação deve ser de proporção e nos seguintes
usando apenas multiplicação (e uma igualdade)
Em duplas
Entregar:
- uma cópia impressa do trabalho.
- um arquivo compactado padrão ZIP ou TGZ com o texto do trabalho e os arquivos iGeom
empregados (no mínimo o DOC com o texto) -
dicas sobre compactação
- entregar em disquete um disquete com o arquivo compactado do trabalho; ou
- entrega "on-line" entragar o arquivo utilizando a página do
Mac118 on-line
ainda não disponível
Data:
05/05/2004
em sala de aula no caso de disquete
(nova data, com adiamento em 1 semana para as 3 turmas de MAC118).
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Sugestões: presente trabalho consiste em:
- o texto deve ser escrito dirigido a um professor, com as dicas
de como ele deve coordenar as atividades dos alunsos.
- o texto também deve trazer ao final de cada atividade, a
formalização final da mesma (demonstrando as propriedades)
- NÃO use referências neste trabalho, você mesmo deve
procurar suas soluções e formalismo (este não é um trabalho de
pesquisa bibliográfica é mais sobre "criativade")
- use figuras para ilustrar suas demonstrações/sugestões
(usando o recurso de exportar para GIF do iGeom).
Divisões em seções: o texto deve conter sete seções
(resumo, introdução, atividade 1 a 4 e conclusão)
- Resumo: resuma o que traz o texto, que a apostila é dirigida a
professores do ensino médio, que presupõe uso do computador (iGeom), ...
- Introdução: descreva o objetivo geral das atividades, que o aluno
deverá ser incentivado a pesquisar, comente o
tipo de propriedade que é buscada e quais tópicos de geometria estão envolvidos.
- Atividade N: apresente o problema e como ele deverá ser
introduzido em sala; diga como o professor deverá
coordenar a atividade (apenas apresenta dicas, não as "soluções");
ao final apresente uma demonstração da propriedade esperada
(eventualmente algum aluno pode encontrar outra diferente...),
para que o professor possa usá-la como guia.
- Conclusão: comente o que foi apresentado, o que se espera das
atividades (e dos alunos), da importância de usar a
geometria dinâmica nas atividades...
Formato: escreva o texto todo em fonte 10, com
espaçamento simples e utilizando
margens de 1cm de cada lado
(laterais, superior e inferior).
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Trabalho 1: relatório da atividade de "áreas iguais", com
demonstrações
- Áreas iguais I: dados A, B e C, determinar D no segmento BC tal
que "area(A,B,D) = area(A,C,D)"
[correção: 11/04/2004]
- Áreas iguais II: dados A, B e C, determinar D no triângulo ABC tal
que "area(A,B,D) = area(A,C,D) = area(B,C,D)"
Em ambos os casos, escrever claramente como contruir o ponto D e
depois demonstrar porque tal ponto possui a propriedade desejada.
As construções devem valer qualquer que seja triângulo ABC.
Em duplas
Entregar:
- uma cópia impressa do trabalho.
- um arquivo compactado padrão ZIP ou TGZ com o texto do trabalho e os arquivos iGeom
empregados (no mínimo o DOC com o texto) -
dicas sobre compactação
- entregar em disquete um disquete com o arquivo compactado do trabalho; ou
- entrega "on-line" entragar o arquivo utilizando a página do
Mac118 on-line
(logo na tela de entrado tem um "link" para a
submissão dos trabalhos - apenas um dos membros da dupla
deve submeter o trabalho, mas quem entregar precisará
informar o NUSP do outro colega)
Data: 14/04/2004
em sala de aula no caso de disquete
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Sugestões
O presente trabalho consiste em:
1. descreva resumidamente as dificuldades encontradas na tentativa de
resolver os referidos problemas em sala de aula (não mais que uma página);
2. elaborar um enunciado para cada uma das conjecturas formuladas a
partir da resolução dos exercícios em sala de aula (os dois de quarta-feira
24/03/2004);
3. demonstrar formalmente os resultados enunciados;
4. enriquecer as demonstrações com figuras do iGeom.
Formato: escreva o texto todo em fonte 10, com
espaçamento simples e utilizando
margens de 1cm de cada lado
(laterais, superior e inferior).
Sobre o item 3, há algumas considerações que podem ajudá-lo. A partir da
versão 2.9.9.2 do iGgeom (o aplicativo, não a versão online)
existe uma opção de transformar as construções em imagem no formato GIF
(arquivos com imagens neste formamto recebem a extensão "gif").
Utilize esse recurso para ilustrar suas demonstrações.
Na demonstração, principalmente do segundo "problema", é possível
utilizar algum resultado conhecido de matemática,
entretanto, deve-se enunciá-lo corretamente e
fornecer uma
referência onde a demonstração do mesmo é encontrada.
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