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MAC 118 - 2004

Atividades de pesquisa 1


  Trabalho 2: elabore uma apostila sobre como ministrar uma aula sobre a descoberta de propriedades geométricas, baseadas nas seguintes construções.



Dica geral:
  1. (conjectura) primeiro encontre a relação a partir de testes no iGeom;
  2. (demonstração) procure explicitar as hipóteses; procure detectar relações já conhecidas
    Exemplo: No último exercício é sugerido que exista uma relação entre as medidas PA, PB, PC e PD, sendo que os ponto A, B, C e D pertencem a uma mesma circunferência. Desse modo, se não for usado esse fato, será impossível concluir a tese.
    Lembre-se, um teorema matemático é sempre: conjunto de hipóteses => tese
Observação: não é necessário utilizar (e não dever ser utilizado) qualquer teorema além de semelhanças de triângulos e os próprios resultados obtidos nessa atividade.

  1. encontre a relação entre os ângulos a e b na construção representada abaixo:

    Dica: deve ser uma relação de proporcionalidade   (pegue o aquivo GEO modelo)

  2. encontre a relação entre os comprimentos dos segmentos AE, BE, CE e DE na construção representada abaixo:

    Dica: deve ser uma relação de igualdade envolvendo apenas multiplicações   (pegue o aquivo GEO modelo)

  3. encontre a relação entre os comprimentos dos segmentos PA, PB e PT na construção representada abaixo:

    Dica: deve ser uma relação de igualdade envolvendo apenas multiplicações   (pegue o aquivo GEO modelo)

  4. encontre a relação entre os comprimentos dos segmentos PA, PB, PC e PD na construção representada abaixo:

    Dica: deve ser uma relação de igualdade envolvendo apenas multiplicações   (pegue o aquivo GEO modelo)



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