cab-mac118.gif
[ Principal | Tarefas ]

MAC 118 - 2004

Projeto final

Projeto Final: Pesquisa sobre o uso do computador no ensino de Matemática


Atenção, este texto está em fase inicial depreparação, incluindo a tabela.

 

Tamanho máximo do grupo: até 4 alunos
Número mínimo de escolas pesquisadas:
ao menos 3 escolas com efetivo uso de computador
ao menos 1 escola pública com algum uso de computador
O que entregar:
texto do trabalho impresso e arquivo pelo sistema Mac "on-line" com o texto do trabalho;
tabela com dados coletados;
relatório individual de cada aluno sobre o trabalho
Sobre as questões: os grupos podem sugerir questões antes de começar o trabalho de campo
:

O projeto deverá ser realizado em equipe de até quatro alunos, pesquisando-se ao menos três escolas (uma deve ser pública). Espera-se que todos os componentes trabalhem no projeto (p.e., todos devem ir a ao menos uma escola). Os participantes deverão entregar um relatório individual sobre sua participação no trabalho (quais foram suas colaborações; quais dificuldade teve; o que lhe pareceu mais interessante no desenvolvimento do trabalho). Os grupos também devem entregar, numa seção de apêndices (vide item II).


A partir da próxima página, apresentaremos uma sugestão para a redação/construção do trabalho final de MAC118, além de várias dicas sobre o que deve constar de sua pesquisa e análise. Na parte I, propomos uma estrutura para o texto e na parte II, agrupamos por público alvo algumas questões a serem utilizadas na pesquisa de campo. Os grupos tem até o dia 18/06 para proporem questões a serem utilizadas por todos nas pesquisas de campo.


Esta é apenas uma sugestão, mas se o grupo desejar realizar uma redação/pesquisa bastante diferente desta proposta, sugerimos fortemente que nos procure para discutirmos a viabilidade da idéia.


O que entregar e como: dois arquivos com o número do grupo, indicando o editor utilizado (inclusive com a versão no caso de editores do tipo Word) e a impressão dos mesmos. O arquivo principal terá o corpo do texto, como indicado no item I abaixo, e o segundo contendo uma tabela resumida com os dados das duas escolas pesquisadas na etapa final do trabalho (esta tabela mv projeto-final.txt será distribuída, na página da disciplina, e em sala de aula para que todos os grupos adotem um mesmo padrão). Por exemplo, se o grupo é de número 3 e usou OpenOffice 1.1 os nomes dos arquivos para o trabalho principal e para a tabela deverão ser, respectivamente,

Arquivos com as tabelas para coleta de dados
Formato Aqruivo Tamanho
OpenOffice grupoXX-tabela-OO_1.1.sxw 8622 b
StarOffice grupoXX-tabela-SO-5_1.sdw 29696 b
Word grupoXX-tabela-W95.doc 11776 b
Passe o "mouse" sobre o "link", clique com o botão direito e escolha a opção "Save Link As..." (no caso do Netscape em Inglês, em Português é algo como "Grave link como...")


Dicas Gerais:

1. Procure redigir parágrafos curtos, com uma ou no máximo duas idéias. É melhor ser mais direto que usar de muitos "rodeios".
2. Fixe a pessoa e tempo que o texto é escrito.
3. Respeite as seções, colocando nelas texto compatível com seu título.
4. Neste trabalho, não existe necessidade de pesquisa bibliográfica, a menos de grupos que não tenham conseguido escolas que faça real uso do computador (neste caso, procure-nos para discutirmos a alternativa). Porém, se houver citações de idéias que leram em algum texto é imprescindível citar a fonte.
5. Escreva o texto como se estivesse se dirigindo a um leitor genérico, não ao professor da disciplina. Se tiver algum comentário específico a nós destinado, coloque em uma seção separada para não quebrar a coerê;ncia de seu texto.

Formato: 1. Use fonte Times New Roman, com tamanho 10pt para as frases. Aumente um ou dois pontos cada título, colocando-os em negrito.
2. Use parágrafos com espaçamento simples.
3. Use papel A4, com margens: superior, inferior, esquerda e direita com 1.0cm.

Data de entrega: todas as turmas no dia XX/07 até às 20H.


Bom trabalho,


Júlio

Leônidas


I. Estrutura do texto

Título


Autores



Trabalho ... (MAC118)


Resumo


Faça um resumo (máximo dez linhas) da pesquisa, de seus objetivos e indique o que abordará no texto.


1. Introdução


Descreva a pesquisa em maiores detalhes. Descreva as duas etapas: seus objetivos e o que foi pesquisado em cada uma delas. Seja claro e deixe para fazer qualquer tipo de análise ou comentários na seção Análise e Conclusão. O grupo deverá descrever aqui todos os aspectos importantes para a sua pesquisa. Nesta seção é importante ressaltar, em linhas gerais, como foi elaborada a pesquisa, o que analisará e em que estarão basedas suas conclusões (visitas às escolas, entrevistas, análise de "software" disponível, infraestrutura, capacitação de professores...).



2. Metodologia


Nesta seção, deverá ser especificada a metodologia que empregaram no projeto de pesquisa, devendo envolver: descrição dos dados e a maneira como foram coletados, como analisou os dados e o que usaram para estabelecer suas conclusões. Lembramos que estes dados devem vir num arquivo grupoXX-tabela-Wyy.doc, com a transcrição completa das entrevistas.



3. Atividades de ensino


Nesta seção é importante destacarem como foram montadas as "fichas" das subseções 3.1, 3.2, ... (uma para cada escola). Se não conseguirem apostilas/texto explicitamente com estes resumos sugerimos que cruzem as várias entrevistas para elaborá-los. Mesmo que as escolas disponham de apostilas/texto, é importante que o grupo comparare a proposta formal com a prática (indicada nas entrevistas).


3.1 Escola XXX


Falar da escola: nome completo, endereço, fundação, ...


3.1.1 Ficha da atividade XXY


- Tópicos de Matemática

- "Software" utilizado

- Série recomendada

- Descrição da atividade

- Objetivos da atividade com relação ao aprendizado

- Pré-requisitos (conhecimento de software)

- Horas em sala de aula

- Horas fora da sala

- Resumo (metodologia empregada)

- Avaliação:

- Formas de avaliação do aluno quanto a ferramenta ou método de ensino

(existe alguma avaliação específica para as atividades com o Computador?)

- Formas de avaliação do método empregado (é analisada a melhoria no desempenho do aluno com realação ao método tradicional?)


3.1.2 "Software" disponível


Nome da ferramenta

- Séries recomendadas

- Responsável comercial

- Endereço Internet

- Características do sistema

Física: tipo de computador, S.O., memória requerida,...

Operacional: com "mouse", o que o usuário pode realizar nele,...

- Tópicos de Matemática envolvidos


3.1.3 Infraestrutura


- Número de computadores

- Número de salas com computadores

- Número de alunos por computador

- Turmas/disciplinas que usam e horas semanais de uso


3.1.4 Capacitação de professores


- Onde e quem capacita

- Número de horas

- Produção de material didático (existe material de apoio - neste caso seria muito interessante colocarem cópias como anexo)

- Como é feita a capacitação: número de horas, o que o professor faz,...



4. Análise


Nesta seção deverão analisar a seção 3. Sugerimos que inicialmente apresentem suas obervações gerais sobre cada escola pesquisada e posteriormente, comentem cada subseção de 3, por escola.



5. Conclusão


Aqui cabem suas observações finais sobre o trabalho. Devem ressaltar os aspectos mais importantes da pesquisa, no que concerne aos objetivos da mesma.



A. Apêndices


A.1 Entrevistas realizadas


O grupo deve indicar claramente como foram obtidas as respostas (por escrito, gravação,....) e listar todas as questões e respostas obtidas, separadas por escola e dentre essas, por entrevistados (com nome e posição).



A.2 Divisão de trabalho


Elaborar uma tabela (com trê;s colunas - nome x tarefa x tempo), descrevendo as tarefas que cada membro do grupo desenvolveu e quanto tempo foi gasto em cada uma (tempo estimado). Pode-se colocar uma linha separada para listar as tarefas desenvolvidas conjuntamente pelo grupo.





II. Sugestões de perguntas


Sugestões sobre como realizar a coleta de dados:


1. Elaborar formulários de questões, que possam ser respondidos rapidamente, para distribuir a grupos de alunos ou grupo de professores.

2. Selecione diferentes pessoas para serem entrevistadas sobre cada um dos diferentes aspectos da pesquisa. É importante coletar informações sobre um mesmo aspecto a partir de fontes diferentes (coordenador da disciplina, professor ou aluno) para poderem distinguir diferentes pontos de vista ou verificarem a diferença entre a proposta e sua execução.

3. Assistindo aulas: pode-se anotar a dinâmica de sala, grau de participação dos alunos, interatividade do "software"...

4. Pesquisa sobre o "software" utilizado para uma análise sobre a maneira em que ele esta sendo usado (explorado) pela escola.


A lista de tópicos a seguir corresponde a uma compilação dos métodos e questionários sugeridos pelos alunos das trê;s turmas de MAC118. Essa coleção de tópicos deverá servir para orientar a sua pesquisa. É importante que o grupo colete cada uma dessas informações, cabendo a cada grupo estabelecer o método da coleta. Sugerimos que a coleta seja através de entrevistas, com formulários de questões, e assistindo-se aulas.


A lista também é uma sugestão, podendo ser complementada com questões que julguem relevante ao trabalho.



METODOLOGIA

- Entrevistar:

- o responsável pela área de informática

- o professor de matemática ou orientador pedagógico ou coordenador da disciplina

- o aluno de ensino médio

- Assistir a uma aula

- Entregar um formulário para os alunos responderem


PERGUNTAS AO RESPONSÁVEL PELA ÁREA DE INFORMÁTICA

- Qual é o número de computadores disponíveis para os alunos? Distribuídos em quantas salas?

- De que forma os computadores são usados em cada série?

- Quantas vezes por semana os alunos frequentam a sala de informática?

- Qual é a duração da aula?

- Quais programas ("software") são utilizados?

- Qual é a razão aluno por micro e aulas por semana ?

- Com que frequê;ncia é feita a manutenção dos micros?


PERGUNTAS AO(S) PROFESSOR(ES) DE MATEMÁTICA (ou orientador pedagógico)

- Quais são as disciplinas que leciona e para que séries?

- Qual é a sua opinião sobre o uso do computador em sala de aula como uma ferramenta de suporte no ensino da matemática?

- Você; usa o computador como uma ferramenta de suporte no ensino de matemática?

- Caso a resposta seja positiva:

- Há quanto tempo utiliza o computador em sala de aula?

- Foi realizado algum tipo de estudo e/ou levantamento para se introduzir o computador em sala de aula?

- A escola oferece algum tipo de treinamento para o professor?

- Quais ferramentas de software voltadas para o ensino de Matemática são utilizadas?

- Você; pode descrever o método de ensino empregado nessas aulas com o uso do computador?

- Quais são os tópicos de matemática que são ensinados com o apoio do computador?

- Existe alguma espécie de material de apoio didático produzido pelo professor ou pela escola voltado para o uso do computador no ensino de matemática?

- Quais são os objetivos pedagógicos que se deseja alcançar?

- Como tem sido a avaliação da escola quanto ao aproveitamento do aluno?

Foi notada alguma melhora de desempenho dos alunos em relação às turmas que não uilizam o computador?

- Na sua opinião o uso do computador em sala de aula desperta o interesse do aluno para o tópico de ensino em questão?

- Na sua opinião como o uso do computador em sala de aula pode facilitar a tarefa do professor?

- Se não usa o computador no ensino de matemática, qual é a sua opinião a respeito do uso do computador no ensino de matemática? Você; conhece alguma ferramenta de software para matemática?


PERGUNTAS AOS ALUNOS

- Quantas e quais são as disciplinas que utilizam o computador em sala de aula?

- Quais foram os conceitos de matemática que você; aprendeu com o uso do computador?

- Poderia citar um exemplo? O que achou mais interessante?

- Você; conhece algum "software" (programa de computador) de matemática?

- Você; tem acesso ao computador na escola? Com que frequê;ncia?

- Com quantos colegas você; divide o computador durante uma aula?


ASSISTINDO UMA AULA

Observar o método de ensino empregado pelo professor, anotar a dinâmica de aula, a reação dos alunos,...


MAC 118 / 1999 - Trabalho Final

Entrega: semana de DD/MM [5]




igeom-logoE.gif               [ Página inicial | Área "on-line" | Listas discussão | LEM | iGeom | iMática ] igeom-logo3.gif