[ Principal | Tarefas ] |
MAC 118 - 2004 |
Projeto final |
Projeto Final: Pesquisa sobre o uso do computador no ensino de Matemática
Tamanho máximo do grupo: | até 4 alunos | Número mínimo de escolas pesquisadas: |
|
O que entregar: |
|
Sobre as questões: | os grupos podem sugerir questões antes de começar o trabalho de campo | : |
O projeto deverá ser realizado em equipe de até quatro alunos, pesquisando-se ao menos três escolas (uma deve ser pública). Espera-se que todos os componentes trabalhem no projeto (p.e., todos devem ir a ao menos uma escola). Os participantes deverão entregar um relatório individual sobre sua participação no trabalho (quais foram suas colaborações; quais dificuldade teve; o que lhe pareceu mais interessante no desenvolvimento do trabalho). Os grupos também devem entregar, numa seção de apêndices (vide item II).
A partir da próxima página, apresentaremos uma sugestão para a redação/construção do trabalho final de MAC118, além de várias dicas sobre o que deve constar de sua pesquisa e análise. Na parte I, propomos uma estrutura para o texto e na parte II, agrupamos por público alvo algumas questões a serem utilizadas na pesquisa de campo. Os grupos tem até o dia 18/06 para proporem questões a serem utilizadas por todos nas pesquisas de campo.
Esta é apenas uma sugestão, mas se o grupo desejar realizar uma redação/pesquisa bastante diferente desta proposta, sugerimos fortemente que nos procure para discutirmos a viabilidade da idéia.
O que entregar e como: dois arquivos com o número do grupo, indicando o editor utilizado (inclusive com a versão no caso de editores do tipo Word) e a impressão dos mesmos. O arquivo principal terá o corpo do texto, como indicado no item I abaixo, e o segundo contendo uma tabela resumida com os dados das duas escolas pesquisadas na etapa final do trabalho (esta tabela mv projeto-final.txt será distribuída, na página da disciplina, e em sala de aula para que todos os grupos adotem um mesmo padrão). Por exemplo, se o grupo é de número 3 e usou OpenOffice 1.1 os nomes dos arquivos para o trabalho principal e para a tabela deverão ser, respectivamente,
Dicas Gerais:
1. Procure redigir parágrafos curtos, com uma ou no máximo duas idéias. É melhor ser mais direto que usar de
muitos "rodeios".
2. Fixe a pessoa e tempo que o texto é escrito.
3. Respeite as seções, colocando nelas texto compatível com seu título.
4. Neste trabalho, não existe necessidade de pesquisa bibliográfica, a menos de grupos que não tenham
conseguido escolas que faça real uso do computador (neste caso, procure-nos para discutirmos a alternativa). Porém, se
houver citações de idéias que leram em algum texto é imprescindível citar a fonte.
5. Escreva o texto como se estivesse se dirigindo a um leitor genérico, não ao professor da disciplina. Se tiver
algum comentário específico a nós destinado, coloque em uma seção separada para não quebrar a
coerê;ncia de seu texto.
Formato:
1. Use fonte Times New Roman, com tamanho 10pt para as frases. Aumente um ou dois pontos cada título, colocando-os em
negrito.
2. Use parágrafos com espaçamento simples.
3. Use papel A4, com
margens: superior, inferior, esquerda e direita com 1.0cm.
Bom trabalho,
Júlio
Leônidas
I. Estrutura do texto
Título
Autores
Trabalho ... (MAC118)
Resumo
Faça um resumo (máximo dez linhas) da pesquisa, de seus objetivos e indique o que abordará no texto.
1. Introdução
Descreva a pesquisa em maiores detalhes. Descreva as duas etapas: seus objetivos e o que foi pesquisado em cada uma delas. Seja claro e deixe para fazer qualquer tipo de análise ou comentários na seção Análise e Conclusão. O grupo deverá descrever aqui todos os aspectos importantes para a sua pesquisa. Nesta seção é importante ressaltar, em linhas gerais, como foi elaborada a pesquisa, o que analisará e em que estarão basedas suas conclusões (visitas às escolas, entrevistas, análise de "software" disponível, infraestrutura, capacitação de professores...).
2. Metodologia
Nesta seção, deverá ser especificada a metodologia que empregaram no projeto de pesquisa, devendo envolver: descrição dos dados e a maneira como foram coletados, como analisou os dados e o que usaram para estabelecer suas conclusões. Lembramos que estes dados devem vir num arquivo grupoXX-tabela-Wyy.doc, com a transcrição completa das entrevistas.
3. Atividades de ensino
Nesta seção é importante destacarem como foram montadas as "fichas" das subseções 3.1, 3.2, ... (uma para cada escola). Se não conseguirem apostilas/texto explicitamente com estes resumos sugerimos que cruzem as várias entrevistas para elaborá-los. Mesmo que as escolas disponham de apostilas/texto, é importante que o grupo comparare a proposta formal com a prática (indicada nas entrevistas).
3.1 Escola XXX
Falar da escola: nome completo, endereço, fundação, ...
3.1.1 Ficha da atividade XXY
- Tópicos de Matemática
- "Software" utilizado
- Série recomendada
- Descrição da atividade
- Objetivos da atividade com relação ao aprendizado
- Pré-requisitos (conhecimento de software)
- Horas em sala de aula
- Horas fora da sala
- Resumo (metodologia empregada)
- Avaliação:
- Formas de avaliação do aluno quanto a ferramenta ou método de ensino
(existe alguma avaliação específica para as atividades com o Computador?)
- Formas de avaliação do método empregado (é analisada a melhoria no desempenho do aluno com realação ao método tradicional?)
3.1.2 "Software" disponível
Nome da ferramenta
- Séries recomendadas
- Responsável comercial
- Endereço Internet
- Características do sistema
Física: tipo de computador, S.O., memória requerida,...
Operacional: com "mouse", o que o usuário pode realizar nele,...
- Tópicos de Matemática envolvidos
3.1.3 Infraestrutura
- Número de computadores
- Número de salas com computadores
- Número de alunos por computador
- Turmas/disciplinas que usam e horas semanais de uso
3.1.4 Capacitação de professores
- Onde e quem capacita
- Número de horas
- Produção de material didático (existe material de apoio - neste caso seria muito interessante colocarem cópias como anexo)
- Como é feita a capacitação: número de horas, o que o professor faz,...
4. Análise
Nesta seção deverão analisar a seção 3. Sugerimos que inicialmente apresentem suas obervações gerais sobre cada escola pesquisada e posteriormente, comentem cada subseção de 3, por escola.
5. Conclusão
Aqui cabem suas observações finais sobre o trabalho. Devem ressaltar os aspectos mais importantes da pesquisa, no que concerne aos objetivos da mesma.
A. Apêndices
A.1 Entrevistas realizadas
O grupo deve indicar claramente como foram obtidas as respostas (por escrito, gravação,....) e listar todas as questões e respostas obtidas, separadas por escola e dentre essas, por entrevistados (com nome e posição).
A.2 Divisão de trabalho
Elaborar uma tabela (com trê;s colunas - nome x tarefa x tempo), descrevendo as tarefas que cada membro do grupo desenvolveu e quanto tempo foi gasto em cada uma (tempo estimado). Pode-se colocar uma linha separada para listar as tarefas desenvolvidas conjuntamente pelo grupo.
II. Sugestões de perguntas
Sugestões sobre como realizar a coleta de dados:
1. Elaborar formulários de questões, que possam ser respondidos rapidamente, para distribuir a grupos de alunos ou grupo de professores.
2. Selecione diferentes pessoas para serem entrevistadas sobre cada um dos diferentes aspectos da pesquisa. É importante coletar informações sobre um mesmo aspecto a partir de fontes diferentes (coordenador da disciplina, professor ou aluno) para poderem distinguir diferentes pontos de vista ou verificarem a diferença entre a proposta e sua execução.
3. Assistindo aulas: pode-se anotar a dinâmica de sala, grau de participação dos alunos, interatividade do "software"...
4. Pesquisa sobre o "software" utilizado para uma análise sobre a maneira em que ele esta sendo usado (explorado) pela escola.
A lista de tópicos a seguir corresponde a uma compilação dos métodos e questionários sugeridos pelos alunos das trê;s turmas de MAC118. Essa coleção de tópicos deverá servir para orientar a sua pesquisa. É importante que o grupo colete cada uma dessas informações, cabendo a cada grupo estabelecer o método da coleta. Sugerimos que a coleta seja através de entrevistas, com formulários de questões, e assistindo-se aulas.
A lista também é uma sugestão, podendo ser complementada com questões que julguem relevante ao trabalho.
METODOLOGIA
- Entrevistar:
- o responsável pela área de informática
- o professor de matemática ou orientador pedagógico ou coordenador da disciplina
- o aluno de ensino médio
- Assistir a uma aula
- Entregar um formulário para os alunos responderem
PERGUNTAS AO RESPONSÁVEL PELA ÁREA DE INFORMÁTICA
- Qual é o número de computadores disponíveis para os alunos? Distribuídos em quantas salas?
- De que forma os computadores são usados em cada série?
- Quantas vezes por semana os alunos frequentam a sala de informática?
- Qual é a duração da aula?
- Quais programas ("software") são utilizados?
- Qual é a razão aluno por micro e aulas por semana ?
- Com que frequê;ncia é feita a manutenção dos micros?
PERGUNTAS AO(S) PROFESSOR(ES) DE MATEMÁTICA (ou orientador pedagógico)
- Quais são as disciplinas que leciona e para que séries?
- Qual é a sua opinião sobre o uso do computador em sala de aula como uma ferramenta de suporte no ensino da matemática?
- Você; usa o computador como uma ferramenta de suporte no ensino de matemática?
- Caso a resposta seja positiva:
- Há quanto tempo utiliza o computador em sala de aula?
- Foi realizado algum tipo de estudo e/ou levantamento para se introduzir o computador em sala de aula?
- A escola oferece algum tipo de treinamento para o professor?
- Quais ferramentas de software voltadas para o ensino de Matemática são utilizadas?
- Você; pode descrever o método de ensino empregado nessas aulas com o uso do computador?
- Quais são os tópicos de matemática que são ensinados com o apoio do computador?
- Existe alguma espécie de material de apoio didático produzido pelo professor ou pela escola voltado para o uso do computador no ensino de matemática?
- Quais são os objetivos pedagógicos que se deseja alcançar?
- Como tem sido a avaliação da escola quanto ao aproveitamento do aluno?
Foi notada alguma melhora de desempenho dos alunos em relação às turmas que não uilizam o computador?
- Na sua opinião o uso do computador em sala de aula desperta o interesse do aluno para o tópico de ensino em questão?
- Na sua opinião como o uso do computador em sala de aula pode facilitar a tarefa do professor?
- Se não usa o computador no ensino de matemática, qual é a sua opinião a respeito do uso do computador no ensino de matemática? Você; conhece alguma ferramenta de software para matemática?
PERGUNTAS AOS ALUNOS
- Quantas e quais são as disciplinas que utilizam o computador em sala de aula?
- Quais foram os conceitos de matemática que você; aprendeu com o uso do computador?
- Poderia citar um exemplo? O que achou mais interessante?
- Você; conhece algum "software" (programa de computador) de matemática?
- Você; tem acesso ao computador na escola? Com que frequê;ncia?
- Com quantos colegas você; divide o computador durante uma aula?
ASSISTINDO UMA AULA
Observar o método de ensino empregado pelo professor, anotar a dinâmica de aula, a reação dos alunos,...
MAC 118 / 1999 - Trabalho Final |
Entrega: semana
de DD/MM [ |
[ Página inicial | Área "on-line" | Listas discussão | LEM | iGeom | iMática ] |