[ Principal | Tarefas ]

MAC 118 - 2002

Tarefas


 

Lista de trabalhos a serem entregues

Nesta página estarão listados os trabalhos a serem entregues, com respectivas datas, por turmas.


 Tarefa   Comentários
Semana 1:
Relatório do grupo que realizou a atividade de "ordenação"

Entregar: listagem impressa + folha da atividade em sala

Clique aqui para dicas sobre formato do relatório
Turma 42 Turma 47 Turma 48
22/03 22/03 22/03

Semana 3:
Relatório de sala de aula da atividade como construir a figura?

Entregar: folha da atividade em sala


Semana 4:
Artigo sobre atividade em sala: como construir a parábola, elipse e hipérbole?

Entregar: folha da atividade em sala + texto digitado explicando as construções

Data de entrega: 05/04   em sala de aula
Escrever na forma de uma artigo, com Resumo, Introdução e uma seção para cada cônica.
As seções das cônicas devem conter: descrição da construção com auxílio de figura; justificativa de validade da construção (prova de que são de fato parábola, elipse e hipérbole).

Semana 7:
Relatório/artigo sobre atividade em sala: como multiplicar 2 segmentos, duas retas, três reta...?

Entregar: folha da atividade em sala + texto digitado explicando as construções
(como construir e porque a construção é válida)

Data de entrega: 19/04   em sala de aula
Escrever na forma de uma artigo, com Resumo, Introdução e uma seção para cada multiplicação (3).
As seções das cônicas devem conter: descrição da construção com auxílio de figura; justificativa de validade da construção (prova de que a construção é correta).

Semana 11:
Artigo sobre mosaicos: mosaicos uniformes e semi-regulares

Entregar: texto digitado e arquivos com mosaicos semi-regulares conseguidos

Data de entrega: 17/05   em sala de aula
Escrever na forma de uma artigo, com
  1. Resumo: resumir o trabalho (deve ser claro e conciso)
  2. Introdução: explicar o que é mosaico, usos históricos etc... (citar referências)
  3. Mosaicos uniformes: o que é, quais são (e porque só alguns polígonos ladrilham - prova)
  4. Mosaicos semi-regulares: o que é, exemplos de alguns e alguns que não são, encontrar ao menos três tipos diferentes de mosaicos semi-regulares

Semana 12:
Apostila sobre isometrias: rotação, translação e reflexão no Scilab

Entregar: texto digitado e arquivos com os exemplos das 3 isometrias usados na apostila

Data de entrega: 21/06   em sala de aula
Escrever na forma de uma apostila dirigida aos professores do ensino médio, com
  1. Resumo: resumir o trabalho (deve ser claro e conciso)
  2. Introdução: explicar o que são "rotação", "translação" e "reflexão" e mostrar que são isometrias (preservam distância)
  3. Translação: o que é; quais são suas propriedades; como é na prática, exemplos no Scilab.
  4. Rotação: o que é; quais são suas propriedades; no plano, qual a matriz de rotação (e porque); rotação centrada na origem; rotação centrada em qualquer ponto (é uma composta de translação, rotação no zero e translaçào) exemplos no Scilab.
  5. Reflexão: o que é; quais são suas propriedades; no plano, qual a forma matemática e sua implementação no Scilab; exemplos no Scilab.
  6. Bibliografia: (não é necessário consulta de textos para desenvolver este trabalho, mas se usar algum é OBRIGATÓRIO citá-lo)

Semana 15:
Apostila sobre fractais: uso de algoritmos geométricos para construir fractais

Entregar: texto digitado e arquivos com os exemplos de fractais e sequências/séries usados na apostila

Data de entrega: 28/06   em sala de aula
Escrever na forma de uma apostila dirigida aos professores do ensino médio, com
  1. Resumo: resumir o trabalho (deve ser claro e conciso)
  2. Introdução: explicar resumidamente o que é Geometria Dinâmica, como é possível fazer uma macro/script, mostrar as formas de fractais e como podem ser obtidos por recorrência; falar dos usos didáticos, em particular, da possibilidade de explorar sequências e séries; comentar que vai usar os programas GSP (ou iGeom) e Scilab, mas que suporá que o prof. já os tenha introduzido.
  3. (Outras possíveis seções) O restante do texto pode ser quebrado em seções de acordo com a estrutura que desejam adotar. Algumas possibilidades seriam: O que é fractal, Como é um algoritmo geométrico, O que é sequência/série, Atividade 1,..., Atividade k, O fractal Sierpinski, O fractal Curva de Kock, ... Conclusões, Bibliografia,


 
 
[ Página inicial | Listas discussão | LEM | "Free software" | iMática ]