Aulas |
T�picos/coment�rios |
|
|
|
SEMANA 1 27/02-01/03 |
- Apresenta��o da Disciplina
- Como ensinar Matem�tica: tradicional x "aluno descobrindo"
- Como o Computador pode ajudar
- Ver, ouvir e fazer
- Estrutura da Matem�tica
- Linguagem Matem�tica: qualquer a em A, ent�o a em B
- Postulados ou axiomas; Conjecturas; Contra-exemplos; Provas; Teoremas
- Papel do Algoritmo na Matem�tica
- O que � algoritmo: exemplo da soma, multiplica��o...
- Constru��es Geom�tricas como Algoritmos
- Atividade da Ordena��o
|
|
|
SEMANA 2 06/03-08/03 |
- Introdu��o ao microcomputador, conceito de estrutura de arquivos...
- Introdu��o � Geometria Din�mica (GD), com GSP
- Desafios iniciais de GD
|
|
|
SEMANA 3 13/03-15/03 |
- Atividade de constru��o geom�trica como construir a figura?
- Outras constru��es usando GD
|
|
|
SEMANA 4 20/03-22/03 |
- Atividade de constru��o de c�nicas: ser� cobrado um artigo
- Par�bola, elipse e hip�rbole
- Data de entrega: 05/04 em sala de aula
- Formato:
- t�tulos de se��es: fonte tamanho 14
- par�grafos do texto:
fonte tamanho 12, margens de 1,5 cm, espa�amento simples e par�grafos justificados
|
|
|
SEMANA 5 03/04-05/04 |
- Observa��es sobre circunfer�ncias e tri�ngulos ret�ngulos
- Entrega do relat�rio sobre c�nicas (em 05/04)
- Como obter uma representa��o geom�trica para os gr�ficos
- (x,seno(x)) ?
- (x,cosseno(x)) ?
- (x,tangente(x)) ?
|
|
|
SEMANA 6 10/04-12/04 |
- C�nicas construidas "geometricamente":
- 1. par�bola
- 2. elipse
- 3. hip�rbole
- "Multiplica��o geom�trica": entregar
relat�rio da atividade
(semana seguinte)
- 1. "segmento x segmento"
- 2. "reta x reta"
- 3. "reta x reta x reta"
|
|
|
SEMANA 7 17/04-19/04 |
- Problemas de dist�ncias m�nimas
- 1. A e B num semi-espa�o definido por reta r:
min { d(A,C)+d(C,B): C em r}
2. A e B semi-espa�os diferentes def. por retas r e s //s:
min { d(A,C1)+d(r,s)+d(C2,B): C1 em r, C2 em s,
C1C2 perp. r e s}
3. A, B e C:
min { d(A,P)+d(B,P)+d(C,P): P no tri�ng. ABC}
|
|
|
SEMANA 8 24/04-26/04 |
- Rela��o �urea: como obter geom�tricamente; pent�gono
- Mosaicos
- uniformes (com pol�gonos regulares)
- lado-a-lado
- semi-regulares (com 1 ou mais pol�gono regular; lado-a-lado; mesma sequ�ncia de vizinhos
- Trabalho: mosaicos uniformes e semi-regulares
- Data: 10/05
- Entregar: vers�o impressa e arquivo com mosaicos semi-regulares construidos
- Mais detalhes de como escrever, veja
aqui
|
|
|
SEMANA 9 x-03/05 |
- Mosaicos: construindo mosaicos via transla��es, reflex�es e rota��es
|
|
|
SEMANA 10 08/05-10/05 |
- Avalia��o "on-line": saber
- criar diret�rio; gravar arquivo em diret�rios e disquetes; mover etc
- GSP: gravar constru��es em diret�rios espec�ficos e disquetes; idem para scripts
(aten��o para como mudar de diret�rio na tela do GSP para gravar!!)
|
|
|
SEMANA 11 15/05-17/05 |
- Scilab
- como usar o programa, consultando o "help",...
- como usar o "plot2d", desenhando pol�gonos
- exemplos em graficos2.sce
e graficos4.sce
- Entrega artigo sobre mosaicos: veja em
tarefas
|
|
|
SEMANA 12 22/05-24/05 |
- Scilab
- trabalho com matrizes
- rotacionar
um pol�gono centrado na origem
- exemplo da rota��o
completo, com coment�rios
- Apostila para entregar: em 21/06
isometrias
|
|
|
SEMANA 13 29/05- |
- Scilab
- transla��es e rota��es fora da origem (no Scilab)
- exemplos
|
|
|
SEMANA 14 05/06-07/06 |
- Scilab
- ainda rota��es e transla��es
- exemplos de sequ�ncias e s�ries (comando sum no Scilab)
|
|
|
SEMANA 15 12/06-14/06 |
- GSP (iGeom) e Scilab
- macros/scripts recorr�ntes
- como construir no GSP (ou iGeom)
- uso did�tico: sequ�ncias e s�ries
- Fractais geom�tricos
- exemplo "Quadri-c�rculo", Sierpinski, Kock,
- somas e sequ�ncias associadas (p.g.s) no Scilab
- Apostila para entregar: em 28/06
Fractais
|