Data |
Palestrante |
Título |
Material Disponível |
23/4 |
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29/4 |
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6/5 |
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13/5 |
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20/5 |
Eduardo Toledo (PCC-POLI) |
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27/5 |
Andréia |
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3/6 |
Cristina Cerri (MAT) |
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10/6 |
****Feriado*** |
****Feriado*** |
****Feriado*** |
17/6 |
não haverá |
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24/6 |
Leliane (MAC) |
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Data |
Horário |
Sala |
quintas |
10H:30m |
242-A |
Resumos
Correção Automática em Geometria Dinâmica
Será apresentado uma implementacao de um sistema de autoria para
ensino/aprendizagem de Geometria, dentro de um software gratuito de Geometria
Dinamica (iGeom: http://www.matematica.br/igeom). Nesse sistema o professor
pode gerar um exercicio e anotar quais sao os objetos que espera como resposta
e o que o aluno deve receber para trabalhar (dados de entrada). O aluno recebe
o exercicio no sistema, visualizando apenas os dados de entrada, resolve o
mesmo e depois solicita sua correcao pelo sistema. Uma área em que esse sistema
pode ajudar muito ao professor é em Ensino a Distancia utilizando a Web.
SAAW - Sistema Adaptativo para Aprendizagem na Web
Neste semin. apresentaremos a arquitetura de um sistema adaptativo para
aprendizagem na Web (SAAW), baseada em "plugins" Java (applets) adequados
ao domínio de aplicação. Essa característica deixa o sistema flexível,
permitindo futuras extensões com a acréscimo de novos "plugins", além de
ampliar a interatividade (eventualmente com correções automática de
exercícios, desde que providenciada pelo "plugin").
Esse sistema já está em desenvolvimento, contendo atualmente um
"plugin" para aprendizagem de Geometria (o iGeom) e está sendo utilizado
numa disciplina obrigatório para licenciandos do IME (MAC118).
A Matemática e o uso de multimeios na Escola de Aplicação da FEUSP
No seminário, será contado um pouco da história da Escola de Aplicação da
FEUSP, sua estrutura e funcionamento. Em especial, contando sobre a Área de
Matemática da Escola, mostrar-se-ão atividades que tratem do uso de
materiais diversos (TV, vídeo, data show, computador e livros
paradidáticos) como poderosas ferramentas para o ensino da Matemática. A
principal questão a ser investigada: qual o papel do professor de
Matemática frente às tecnologias para o ensino?
Ensino de introdução à programação com padrões pedagógicos
Incentivados pelas idéias de Soloway, que desenvolveu o sistema PROUST
baseado em teorias cognitivas sobre programação, pesquisadores
desenvolveram um modelo baseado em padrões para instrução em
programação. Neste modelo, o aprendizado pode ser visto como um processo
de reconhecimento de padrões que compara experiências passadas com a
situação atual de resolução de problemas. O modelo sugere que
programadores experientes procuram experiências passadas, ou padrões de
problemas, que estejam relacionados com o problema atual e que possam
ser adaptadas à situaçao atual. Este modelo, faz a suposição que
programadores experientes, ao projetarem seus programas, pensam em usar
padrões ao invés de sentenças ou segmentos pequenos de código. Por outro
lado, um aprendiz não tem nenhuma experiência real de programação em
mente e portanto só pode procurar por sentenças que aprenderam.
Neste seminário, serão apresentados alguns exemplos de padrões
pedagógicos e um ambiente de programação baseado em padrões. Além disso,
apresentaremos algumas idéias de construção de um sistema tutor
inteligente baseado no sistema PROUST.
Risko - a Realistic Interface for Simulating a Kit of Objects
Neste seminário apresentaremos a interface do software denominado RISKO, em
desenvolvimento por nossa equipe. Esta interface visa ser totalmente
intuitiva, dispensando qualquer tipo de instrução e é voltada a programa
didático para construções geométricas.
A interface do RISKO é de manipulação direta e se utiliza de metáfora de
mundo real, apresentando 4 instrumentos de desenho: par de esquadros,
compasso e lápis com borracha. O principal desafio na especificação do
sistema é a construção de uma interface one-handed (manipulação apenas com o
mouse), simulando ações de manipulação de instrumentos que normalmente são
feitas com duas mãos. Outros pontos importantes são os mecanismos de
posicionamento preciso e a interação entre instrumentos.
O sistema está sendo programado em linguagem Java por bolsista FAPESP e será
demonstrado um protótipo rápido com interação entre os instrumentos.
Ensino de Cálculo III a distância: análise de uma experiência
Turmas especiais de alunos de cursos de Cálculo para estudantes de Engenharia da POLI têm sido ministradas, usando o
WebCT (Web Couse Tool). Estas experiências vem sendo acompanhadas e
analisadas e sugerem muitas questões instigantes. Algumas destas serão
discutidas nesse seminário.