Seminários sobre Informática e Educação

Data
Palestrante
Título
Material Disponível
23/4
29/4
 
6/5
 
13/5
20/5
Eduardo Toledo (PCC-POLI)
 
27/5
Andréia
 
 
3/6
 
10/6
****Feriado***
****Feriado***
****Feriado***
17/6
não haverá
 
 
24/6
Leliane (MAC)
 
 
 
 
 
 

Data
Horário
Sala
quintas
10H:30m
242-A


Resumos


Correção Automática em Geometria Dinâmica
Será apresentado uma implementacao de um sistema de autoria para ensino/aprendizagem de Geometria, dentro de um software gratuito de Geometria Dinamica (iGeom: http://www.matematica.br/igeom). Nesse sistema o professor pode gerar um exercicio e anotar quais sao os objetos que espera como resposta e o que o aluno deve receber para trabalhar (dados de entrada). O aluno recebe o exercicio no sistema, visualizando apenas os dados de entrada, resolve o mesmo e depois solicita sua correcao pelo sistema. Uma área em que esse sistema pode ajudar muito ao professor é em Ensino a Distancia utilizando a Web.
SAAW - Sistema Adaptativo para Aprendizagem na Web
Neste semin. apresentaremos a arquitetura de um sistema adaptativo para aprendizagem na Web (SAAW), baseada em "plugins" Java (applets) adequados ao domínio de aplicação. Essa característica deixa o sistema flexível, permitindo futuras extensões com a acréscimo de novos "plugins", além de ampliar a interatividade (eventualmente com correções automática de exercícios, desde que providenciada pelo "plugin"). Esse sistema já está em desenvolvimento, contendo atualmente um "plugin" para aprendizagem de Geometria (o iGeom) e está sendo utilizado numa disciplina obrigatório para licenciandos do IME (MAC118).
A Matemática e o uso de multimeios na Escola de Aplicação da FEUSP
No seminário, será contado um pouco da história da Escola de Aplicação da FEUSP, sua estrutura e funcionamento. Em especial, contando sobre a Área de Matemática da Escola, mostrar-se-ão atividades que tratem do uso de materiais diversos (TV, vídeo, data show, computador e livros paradidáticos) como poderosas ferramentas para o ensino da Matemática. A principal questão a ser investigada: qual o papel do professor de Matemática frente às tecnologias para o ensino?
Ensino de introdução à programação com padrões pedagógicos
Incentivados pelas idéias de Soloway, que desenvolveu o sistema PROUST baseado em teorias cognitivas sobre programação, pesquisadores desenvolveram um modelo baseado em padrões para instrução em programação. Neste modelo, o aprendizado pode ser visto como um processo de reconhecimento de padrões que compara experiências passadas com a situação atual de resolução de problemas. O modelo sugere que programadores experientes procuram experiências passadas, ou padrões de problemas, que estejam relacionados com o problema atual e que possam ser adaptadas à situaçao atual. Este modelo, faz a suposição que programadores experientes, ao projetarem seus programas, pensam em usar padrões ao invés de sentenças ou segmentos pequenos de código. Por outro lado, um aprendiz não tem nenhuma experiência real de programação em mente e portanto só pode procurar por sentenças que aprenderam. Neste seminário, serão apresentados alguns exemplos de padrões pedagógicos e um ambiente de programação baseado em padrões. Além disso, apresentaremos algumas idéias de construção de um sistema tutor inteligente baseado no sistema PROUST.
Risko - a Realistic Interface for Simulating a Kit of Objects
Neste seminário apresentaremos a interface do software denominado RISKO, em desenvolvimento por nossa equipe. Esta interface visa ser totalmente intuitiva, dispensando qualquer tipo de instrução e é voltada a programa didático para construções geométricas. A interface do RISKO é de manipulação direta e se utiliza de metáfora de mundo real, apresentando 4 instrumentos de desenho: par de esquadros, compasso e lápis com borracha. O principal desafio na especificação do sistema é a construção de uma interface one-handed (manipulação apenas com o mouse), simulando ações de manipulação de instrumentos que normalmente são feitas com duas mãos. Outros pontos importantes são os mecanismos de posicionamento preciso e a interação entre instrumentos. O sistema está sendo programado em linguagem Java por bolsista FAPESP e será demonstrado um protótipo rápido com interação entre os instrumentos.
Ensino de Cálculo III a distância: análise de uma experiência
Turmas especiais de alunos de cursos de Cálculo para estudantes de Engenharia da
POLI têm sido ministradas, usando o WebCT (Web Couse Tool). Estas experiências vem sendo acompanhadas e analisadas e sugerem muitas questões instigantes. Algumas destas serão discutidas nesse seminário.

Semestre anterior


[Principal | Coordenadores | Lista de Discussão | Links | Artigos | Seminários ]