next up previous contents
Next: Normatização e Sistemas Abertos Up: Características Marcantes Previous: Cooperação

Informação Distribuída

Como no caso da computação distribuída, a rede abriu a possibilidade de armazenamento distribuído da informação. Isto é, existe agora a possibilidade de guardar informações similares e de mesma natureza em locais distintos. Um servidor especializado disponibilizará os dados para quem deles precise, numa arquitetura cliente/servidor. É necessário dizer que a realização deste paradigma ainda está muito aquém das suas possibilidades e que grandes avanços podem ser esperados neste campo. Os exemplos que existem são simples mas impressionantes pelo potencial que oferecem. Vamos dar apenas dois exemplos.

Nosso primeiro exemplo é a própria teia mundial, pois o conjunto total de páginas pode ser visto como um único banco de dados de informações, uma espécie de enciclopédia totalmente descentralizada, sem nenhum tipo de coordenação além da sintaxe comum para a apresentação da informação. Uma situação destas dá a impressão, à primeira vista, de uma anarquia total, onde a localização de uma agulha específica num palheiro tão descoordenado seria absolutamente impossível. Difícil se enganar mais! Não levou mais do que um ou dois anos para que surgissem novas ferramentas, adaptadas ao ambiente da rede, e que resolvessem estas questões de forma brilhante, tornando a localização da informação um simples exercício. Temos em mente os indexadores, como o sistema de índices AltaVista [46] descrito na subseção 4.6 deste documento.

Apesar do sucesso dos indexadores existem ainda inúmeros problemas a serem resolvidos, no sentido de aprimorar e agilizar a localização das informações na teia. Os indexadores existentes baseiam-se em critérios sintáticos e freqüentemente oferecem um universo muito numeroso de soluções, sem poder ordená-las segundo sua relevância para o pesquisador. Isto pode dificultar a localização ágil da informação procurada [19, 4].

O segundo exemplo é um banco de dados de informações muito simples, quase sem estrutura, e cujo controle seria absolutamente impossível centralizar. Trata-se do conjunto de nomes de recursos computacionais espalhados pela Internet. Isto é usado em todas as comunicações da rede, e em particular no endereçamento de mensagens de ``e-mail''. De fato, o conjunto de nomes e endereços na rede local do Instituto de Matemática e Estatística da USP nada tem a ver, e nada deve ter a ver, com o conjunto de nomes e endereços na rede local da Reitoria da Universidade de Paris 7. E este banco de dados distribuídos, chamado de ``Domain Name System'' está montado de tal forma que estes dados, embora administrados e constantemente atualizados de forma totalmente descoordenada, podem ser igualmente usados pela totalidade de agentes computacionais ligados à Internet.

Ainda assim, é importante observar que a montagem de um banco de dados distribuídos que reflita a estrutura de uma grande organização ainda é de uma dificuldade proibitiva.


next up previous contents
Next: Normatização e Sistemas Abertos Up: Características Marcantes Previous: Cooperação

Imre Simon
Wed Jul 16 16:46:01 EST 1997