next up previous contents
Next: História das Redes no Up: Aspectos Históricos Previous: Nascimento da Internet

Nascimento da Teia Mundial

 

Até pouco mais de três anos atrás os aplicativos principais da rede Internet eram o correio eletrônico, o serviço de News, o login remoto em qualquer máquina da rede e a transferência de arquivos. Tudo isto mudou com o aparecimento e popularização da World-Wide Web, a partir de 1994. Esta teia mundial entrou com um crescimento exponencial de velocidade nunca antes vista, nem mesmo na área da computação, e hoje domina, com facilidade, as outras aplicações que, aliás, foram todas incorporadas a ela. A utilização dos paradigmas de hipertexto, multimídia, arquitetura cliente/servidor e comunicação segura, aliadas a uma interface agradável e lúdica, fácil de ser aprendida e usada, e aliada também a uma enorme facilidade de disponibilização de informações na teia, revolucionou a própria revolução da ``Sociedade da Informação''.

Os dois nomes mais associados ao fenômeno da teia são o do físico suíço Tim Berners-Lee, que liderou a partir de 1990 a implantação da WWW nos laboratórios da CERN em Geneva, Suiça [3], e do então estudante de computação Marc Andreessen que, no laboratório de supercomputação da Universidade de Illinois, desenvolveu o visor (``browser'') Mosaic em 1993, levando a um novo patamar a facilidade e versatilidade de uso do sistema. Em 1994 Andreessen deixou a Universidade para ser um dos fundadores da empresa Netscape, que hoje domina o mercado de ``software'' dos aplicativos para a Internet com um conjunto de produtos liderados pelo visor que herdou e desenvolveu as propriedades e funcionalidades do Mosaic. Outra característica deste visor é que ele é disponível para praticamente todas as plataformas de ``hardware'' e de ``software'' e assim ele transforma o computador numa verdadeira máquina Netscape com uma interface de uso independente da plataforma utilizada. Isto contribui ainda mais para a universalização desta interface.

Outro fenômeno que faz jus à menção neste histórico é o surgimento do sistema de indexação AltaVista [46] em dezembro de 1995. Ele memoriza a parte pública da teia, através da visitação periódica de todas as páginas atingíveis por um robô (31 milhões de páginas em julho de 1997, localizadas em 627.000 servidores) e efetiva uma indexação muito engenhosa e eficiente do material levantado. A partir destes dados um computador localizado nos laboratórios da DIGITAL em Palo Alto responde instantaneamente a mais de 31 milhões de perguntas diárias (360 perguntas a cada segundo, dia e noite), vindas do mundo inteiro.

Uma pergunta típica seria qual o conjunto de páginas da teia mundial que contêm as palavras ``Tom Jobim'' umas perto das outras. A resposta instantânea chega como uma lista de tantos apontadores quantas páginas encontradas (490 no caso), cada uma trazendo o título, o endereço e as primeiras palavras da página referenciada. Com um clique do ``mouse'' acessa-se a página propriamente dita, qualquer que seja a sua localização no globo terrestre. Em outras palavras, o AltaVista instantaneamente coloca a teia inteira na ponta dos dedos de qualquer um que saiba fazer uma pergunta adequada e bem formulada. Não é necessário dizer que o serviço foi um sucesso instantâneo.


next up previous contents
Next: História das Redes no Up: Aspectos Históricos Previous: Nascimento da Internet

Imre Simon
Wed Jul 16 16:46:01 EST 1997