[Prévia cron] [Próxima Cron] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto] [Índice de autor]

Resumo da palestra do De Masi no IPT (longo!)



Oi, a todo(a)s,

Aqui vai um resumo da palestra do Domenico de Masi proferida no IPT na
semana passada, e meus comentários. Contrariamente à palestra do
Castells, consegui anotar muita coisa (diretamente do original em
italiano), de modo que resolvi fazer um resumo objetivo, para depois
entrar nas minhas observações. Coloquei entre colchetes alguns
esclarecimentos meus ou dúvidas de anotação.

Depois que acabei de digitar, vi que era tão grande que deixarei meus
comentários para uma próxima e-mail, num outro dia. Guardem esta se
estiverem interessados (usarei a numeração para me referir às frases).

1. Síntese: a pesquisa está em 1o. lugar em importância no mundo, mas os
governos não o reconhecem.
2. Houve grandes transformações na sociedade. Vamos abordar:
 2.1 Em que elas consistem;
 2.2 Qual o seu efeito;
 2.3 Qual o papel da pesquisa;
 2.4 Criatividade
3. Houve 3 fases de transformação:
 3.1 Produção rural. Poder nas mão de proprietários de terra.
 3.2 Sociedade industrial (séc. XVII a 1950). Caracterizada pela
centralização da produção industrial.
 3.3 Depois de 1950: produção de bens imateriais: informação, símbolos.
É a _época pós-industrial_.
4. Com a 3a. fase iniciou-se um novo ciclo - o importante é a produção
científica.
5. Passagem de 3.1 para 3.2 criou os produtores industriais - os
operários.
 5.1 A passagem para 3.3 substitui os empregados e gerentes por
computadores e globalização.
6. O desenvolvimento técnico não se deu uniformemente, mas ciclos de
explosões e latência.
7. No início da humanidade, os instrumentos serviam para compensar
deficiência física.
 7.1 Primeira fraqueza: olfato. Os que sobreviveram eram os que
enxergaram longe - daí a posição ereta.
 7.2 Outra fraqueza: nossas mandíbulas [Ele quis dizer que não temos
fuças como os animais, que as usam como arma para se defender e caçar.].
Compensamos com as mãos. Há 30.000 anos: arco e flecha.
8. Pelo fato de caminhar ereto e com a cabeça para a frente e não
pendida como nos animais [todos os mamíferos; répteis para frente mas
não para o alto], o córtex cerebral ficou livre e pode desenvolver-se.
9. O cérebro se desenvolve até o desenvolvimento da escrita. Desde aí
ele tem declinado; locutores de futebol e apresentadores de TV mostram
que o cérebro não decaiu totalmente, mas falta pouco.
10. Origem da ciência deu-se na Mesopotâmia (entre Tigre e Eufrates).
 10.1 Desenvolvem um pensamento reticular.
 10.2 Egípcios tinham um pensamento linear, como o Nilo.
11. O desenvolvimento da ciência dependeu do fim do nomadismo (passaram
para a "stanzialitá" - localização).
12. Em poucos anos, desenvolveu-se na Mesopotâmia a matemática, a
escrita, a astronomia, etc.
13. Na "Metafísica", 1o. Livro, Aristóteles diz que tudo o que deveria
ser descoberto para a melhoria da vida já havia sido descoberto;
devia-se agora dedicar ao espírito.
14. De 400AC até o séc. XII usam-se praticamente os mesmos instrumentos
de 3.000AC.
 14.1 Por que os gregos e romanos não desenvolveram a teconologia?
Vários autores estudaram essa questão: Schultz, Marcuse, etc.
 14.2 Os gregos puniram os tecnólogos: Ícaro era engenheiro aeronáutico,
Ulisses eng. naval, Prometeu (eng. mecânico?), Síssifo (idem?) [o mito
de Síssifo é o de ter enganado a morte e ter sido condenado a, no mundo
dos mortos, rolar uma pedra para cima de uma montanha mas a pedra sempre
rolava para baixo, cf. Odisséia XI]. Síssifo cometeu um pecado
intelectual e teve um castigo físico.
15. Os gregos estavam convencidos de que a precisão era uma
característica do mundo astral; o mundo humano era impreciso.
16. A Techné dos gregos não se transformou em tecnologia.
17. No sec. XII começou uma série extraordinária de invenções: relógio,
bússola, moinho de água, encilhamento de cavalos (com o peito,
permitindo exercício de maior força), carimbo, timão, pólvora, etc.
18 No séc. XII também foi inventado o purgatório. Antes, havia para a
Igreja o Paraíso e o Inferno. 
 18.1 Com o Purgatório, a Igreja pode começar a negociar. Os vivos
podiam ajudar os mortos a passar pelo portal do Paraíso. Para isso,
pagavam indulgências.
 18.2 Até hoje ainda há em Roma bancos com os nomes de instituições que
nasceram naquela época: Banco do Santo Ofício, Banco de São Paulo. Ver
Jacques Legoff [?], _A invenção do Purgatório_, Gallimard, Paris 1991.
19. Nascimento da mentalidade científica: Francis Bacon, Descartes
 19.1 Bacon reverte a proposição aristotélica: "já descobrimos tudo o
que precisamos para o espírito, vamos tratar das coisas práticas da
vida."
 19.2 Ele transforma os liceus em escolas técnicas.
20. Por que o Iluminismo [séc. XVIII] teve tanto sucesso?
 20.1 Antes o raio era resultado de uma ação divina.
 20.2 Pára-raios tornou-se a grande metáfora do Iluminismo: controlar o
que antes era considerado supra-humano.
 20.3 Os Enciclopedistas escreveram a Encyclopédie com o fim de
descrever as técnicas: como construir carruagens, etc.
 20.4 Segundo o Iluminismo e racionalismo que o acompanhou, tudo o que é
racional é masculino;  tudo o que é masculino é produção, e se faz na
fábrica.
 20.5 Por outro lado, tudo o que é emotivo é feminino, tem a ver com
reprodução e se faz em casa.
21. A sociedade pós-indutrial superará essa distinção sexual.
22. Em 1909 houve o primeiro vôo de poucos segundos. Já em 1960 Gagarin
dá a volta ao mundo.
23. Princípios da racionalização e eficiência (quantidade de produtos
por tempo necessário).
24. O Homem assume o tempo da máquina. Há grandes transformações ainda
durante uma vida: em 1901 NY tem 60.000 habitantes, em 1961 tem
5.000.000.
25. Nós nos encontramos na sociedade pós-industrial. 
 25.1 O desenvolvimento tecnológico não significa só informática, mas
raios laser, engenharia genética, etc.
26. Taylor foi um cientista que mudou a organização das fabricas.
27. Globalização é um instinto humano. Sempre foi tentada.
 27.1 Ulisses embarca para saber o que há do outro lado [do
Mediterrâneo].
28. Depois do conhecimento vem o domínio. O conhecimento do planeta leva
a guerras de colonização. A colonização foi feita devido a mercadorias.
Agora a colonização é devida a mercados.
 28.1 Cada dia consomem-se 3.000.000 Coca-colas, 18.000.000
hambúrgueres.
 28.2 Esses consumos correspondem a uma globalização dos sentidos: tudo
tem o mesmo gosto em todos os lugares.
  28.2.1 Tato: tocamos objetos todos iguais.
  28.2.2 Olfato: todos os aeroportos cheiram igual, todos hotéis idem.
29. Longevidade: Homem de Neandertahl - vivia 29 anos; nossos bisavós 32
anos; hoje na Itália 80 anos.
 29.1 Em duas gerações a longevidade estendeu-se enormemente: o número
de pessoas de 90 anos na Itália é o mesmo dos de 50 anos no começo do
século.
 29.2 A velhice é agora medida a partir da morte, e não do nascimento.
30. A maturidade agora vai dos 50 aos 70 anos. É um presente do
progresso técnico.
 30.1 Só que não sabemos o que fazer com esse tempo extra.
31. Aos 50 uma pessoa aposenta-se, retirando-se do trabalho e do
prestígio.
32. "Jobless Growth" - desenvolvimento sem trabalho, produzir trabalho
com menor esforço.
 33.1 Na Itália, em 1901 15.000.000 trabalhavam 1200h/ano [?], num total
de 70.000 de horas durante a vida; agora 20.000.000 (só 5m a mais)
trabalham 1700h/ano num total de 57.000 de horas durante a vida [não
estou seguro desses 70.000 e 57.000, eu anotei milhões e não ficou claro
de que].
 33.2 A produção é 14 vezes maior com 13.000.000 de horas de trabalho
[?].
34. Grandes empresas aumentaram em 18% a produção com 22% menos
trabalho. 
 34.1 Como conseqüência, ou se diminui em 22% o tempo de trabalho ou se
produz 22% de desempregados.
35. Grandes executivos ganham quantias astronômicas: [presidente?] na
Fiat US$12.000.000/ano, na Coca-cola US$220.000.000/ano.
36. As bolsas de valores são ciclones financeiros; constituem um grande
cassino.
37. A guerra contra a Iugoslávia é para bloquear o Euro.
38. Temos novas guerras sociais, não de pobres contra ricos, mas o
contrário.
39. A estrutura social de Adam Smith no fim do séc. XVII e de Marx no
fim do XVIII era hierárquica: aristocracia, burguesia, proletariado e
sub-proletariado.
40. A estrutura atual [mostrou um gráfico com 6 fases]: Milhares de
laboratórios científicos (não existiam antes) [de pesquisa pura?],
pesquisa aplicada, decisão, pesquisa de desenvolvimento, produção e
distribuição.
41. Os países que têm poder são os que produzem as invenções.
 41.1 Um país emergente monopoliza a produção.
 41.2 Um país subdesenvolvido dedica-se ao consumo.
42. Sociedade rural: subida de Síssifo à montanha, empurrando a pedra.
 42.1 Sociedade industrial: descida (um seu professor caracterizou a
tragédia de Síssifo como tendo que pensar em seu sofrimento enquanto
descia sem esforço atrás da pedra).
 42.2 Na sociedade pós-industrial Síssifo construiria uma máquina
automatizada para levar a pedra ao topo e ficaria lá desafiando os
deuses.
43. A próxima época será caracterizada pelo tempo livre.
 43.1 2.000h/ano de trabalho, dos 20 aos 60 anos dão 80.000h de trabalho
na vida.
 43.2 Até os 80 anos de vida dorme-se 230.000h e tem-se 230.000h de
tempo livre.
 43.3 Portanto uma pessoa de 20 anos trabalhará 1/7 da vida. 
44. Antigamente tinham-se muitos tios e poucos avós. Hoje é o contrário;
no caso dele a neta tem 1 tia e 7 avós.
45. Preparamos os jovens somente para o trabalho, quando se deveria
prepará-los 1/7 para o trabalho e 6/7 para o resto da vida.
46. Ele obrigou cada um de seus 300 estudantes a alfabetizarem cada um
um garoto da redondeza pobre da universidade, antes de admiti-los nos
exames finais.
47. Não se aprende só com emoção - o progresso individual é feito do
progresso emotivo e intelectual.
48. Para produzirmos inventores e para os 6/7 da vida, é preciso educar
para a criatividade.
***[Acho que daqui para diante já se estava nas perguntas.]
 48.1 Fantasia é uma parte da criatividade, mas só a fantasia tira a
pessoa do chão.
 48.2 A criatividade é uma combinação de fantasia e de concretividade
[pé no chão].
 48.3 Só a concretividade é diletantismo. A concretividade sem fantasia
é a burocracia.
  48.3.1 Burocracia nasce da insegurança.
  48.3.2 Burocratas são sádicos. Orgasmo do burocrata: poder dizer para
o cliente "o prazo já se esgotou!".
  48.3.3 A linha de montagem é o supra-sumo da burocracia. 
  48.3.4 Contou como o banco perto da universidade trocou todos os
funcionários por jovens meio hippies, menos um típico burocrata,
carrancudo; ele pediu aos seus colegas na universidade que fossem até o
velhinho e dissessem que queriam pagar um imposto já vencido; o velhinho
iluminou-se cada vez mais.
 49.4 Com 1/2 hora de conversa pode-se deduzir se uma pessoa tem ou não
criatividade.
50. Comunismo: sabia distribuir riqueza mas não produzi-la.
 50.1 Capitalismo: sabe produzir mas não distribuir.
 50.2 Nos USA há 30.000.000 de pobres e 1.700.000 de encarcerados. Não
estamos resolvendo os problemas sociais mais graves.

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, Val.
-- 
Valdemar W. Setzer - Dept. of Computer Science, University of São Paulo,
Brazil      vwsetzer@ime.usp.br     http://www.ime.usp.br/~vwsetzer