CapVII-pg3
CapVII-pg4
CapVII-pg5

 

 

De fato, podemos acrescentar qualquer número de alças à esfera e nos perguntarmos qual será a característica de Euler da superfície resultante. Da Esfera (X=2) para o Toro (X=0) a redução foi de duas unidades. Será que é sempre assim?

 

Procedemos de maneira semelhante à situação de remoção de tampas. Primeiro, localizamos as tampas e escolhemos uma triangulação compatível, tal que cada tampa seja uma face. Se a triangulação tem F faces, A arestas e V vértices, ao retirarmos as tampas restarão (F-2) faces, A arestas e V vértices.

 

 

O cilindro deve encaixar nos buracos deixados pelas tampas removidas. Em cada encaixe, marcamos no cilindro onde batem os três vértices do bordo da tampa.

 

 

Olhando para o cilindro "endireitado", construímos um grafo com faces poligonais. Isso é feito ligando-se por arestas os vértices das duas componentes de bordo do cilindro. Ficamos com 3 faces, cada uma de quatro lados (retângulos).

 

 

Esse grafo do cilindro tem Fc=3 faces, Ac=9 arestas e Vc=6 vértices. Donde Xc = Fc - Ac + Vc = 0, confirmando o que já havíamos calculado anteriormente: a característica de Euler do Cilindro é igual a zero.

 

Ao juntarmos o Cilindro nos encaixes, teremos automaticamente um grafo de faces poligonais da superfície resultante. As faces sobre as alças são os retângulos sobre o Cilindro, e as faces sobre o restante são os triângulos da triangulação da superfície original. Se soubermos contar o número total de faces F', o número de arestas A' e o número de vértices V', poderemos obter a característica de Euler X'=F'-A'+V'. Então mão à obra!

 

O número de faces F' é igual ao número de faces do cilindro (Fc), mais as faces da superfície original (F) menos dois, pelas duas tampas retiradas: F' = Fc + F -2.

 

O número de arestas A' é igual ao número de arestas do cilindro (Ac) mais o número de arestas (A) menos 6, pois as seis arestas do bordo do cilindro já foram contadas na triangulação da superfície original. Isto é, A' = Ac + A - 6.

 

Com os vértices é a mesma coisa: V' = Vc + V -6.

 

Então
X' = F' - A' + V'
= (Fc+F-2) - (Ac+A-6) + (Vc+V-6)
= (Fc-Ac+Vc) + (F-A+V) - 2 + 6 - 6
= Xc + X - 2.
Como Xc=0, então X'=X-2, onde X é a característica de Euler da superfície original.

 

 
CapVII-pg3
CapVII-pg4
CapVII-pg5