A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde das pessoas. Para ser eficaz no seu trabalho, a CIPA do IME-USP mantêm comunicação permanente com os funcionários, razão e base de sua força na resolução de problemas e questões relacionadas aos acidentes e segurança. O resultado que desejamos alcançar é a qualidade de vida e um ambiente adequado onde cada um possa contribuir com aquilo que há de melhor.
A XVIII SIPAT Conjunta 2019, organizada conjuntamente com 17 unidades da USP, tem o objetivo de orientar e sensibilizar os funcionários quanto a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.
O evento acontece do dia 09 a 13 de setembro, no Auditório do IEE-USP, as 08h da manhã.
A solenidade de abertura do primeiro dia da SIPAT Conjunta 2019 contou com a participação do Prof. Dr. Roberto Zilles, Diretor do IEE-USP, do Prof. Dr. Vinício de Macedo Santos, Vice-diretor da FE-USP e da Profa. Dra. Elisabete de Santis Braga de Graça Saraiva, Diretora do IO-USP que destacaram a importância da SIPAT para os servidores da Universidade de São Paulo.
O evento contou com a apresentação do grupo Ciência em Show que com seu modo criativo, lúdico, descomplicado e muito bem humorado interagiu com os presentes através de diversas experiências que envolviam eletricidade, gases e muitos outros elementos da natureza que estão presentes no ambiente de trabalho e nem sempre é percebido.
Por fim, os presentes tiveram a oportunidade de assistir as apresentações teatrais do grupo UNATI - Universidade Aberta à Terceira Idade da EACH-USP, que através de suas esquetes trataram de temas como stress, relacionamento no trabalho e a importância da vacinação.
A solenidade de abertura do segundo dia da SIPAT Conjunta 2019 contou com a participação da Profa. Dra. Marcia Alves Mayer, Diretora do ICB-USP e do Sr. Cleverson de Moura do MAE-USP, que destacaram a importância do trabalho dos membros da CIPA nas unidades, o desafio para se investir recursos em equipamentos, reorganizar serviços e que a SIPAT é um momento especial para o fortalecimento da CIPA na Universidade.
No Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a SIPAT recebeu a Profa. Profa Dra Maria Júlia Kovács do IP-USP com a palestra Pacientes e familiares diante da doença, morte e luto. Destacou que apesar de difícil esse é um assunto que precisa ser tratado para que o enfermo não se sinta só e que muitas vezes pessoas enfermas são submetidas a distanásia com o prolongamento da vida, explicou a importância de uma pessoa “partir” dignamente e o que pode ser feito para ela se sentir confortada e amada.
A solenidade de abertura do terceiro dia da SIPAT Conjunta 2019 contou com a participação do Prof. Dr. Marcos Silveira Buckeridge, Diretor do IB-USP, da Sra. Monica Cristo, Assistente de Comunicação da FEA-USP, da Sra. Rosangela Trevisan, Assistente Administrativa do IF-USP e da Sra. Rose Mary Fatima Parris, Técnica Administrativa do IME-USP, que citaram que quando um trabalhador se acidenta não é apenas o acidentado que sofre mas todos a sua volta são impactados e que a Universidade tem o desafio do comprometimento com a segurança no trabalho semelhante ao de qualquer empresa que se esforça em manter o número de acidentes igual a zero. A Sra. Rose Mary ressaltou que a CIPA do IME-USP foi implantada em 1987, mas, foi a partir de 1994 que um novo impulso nos trabalhos trouxe muita motivação e várias conquistas foram obtidas e chama a atenção para as mudanças em andamento nas Normas Regulamentadoras efetuadas pelo atual governo, que exigirão de todos, mais conscientização e uso do conhecimento para as adequações que serão necessárias na Universidade.
A palestra do dia 11/09 foi apresentada pela Profa. Dra. Luciane Hiramatsu Azevedo, doutora em diagnóstico bucal pela FO-USP e pela e Dra. Vera Lúcia de Brito, especialista em estomatologia e odontopediatria pela FO-USP. Na apresentação as doutoras destacaram a importância da higiene bucal, da maneira correta e dos cuidados com a escova de dentes, fio dental e enxaguante bucal. Explicaram também os cuidados com a saburra lingual, os problemas com fraturas de dentes e as doenças periodontais, também, ensinaram a inspecionar a boca, para fins preventivos, porque algumas doenças são silenciosas.
Debate sobre conscientização da segurança
CIPAs e SESMT
A solenidade de abertura do quarto dia da SIPAT Conjunta 2019 contou com a participação da Profa. Dra. Liedi Legi Bariani Bernucci, Diretora da POLI-USP, do Prof. Dr. Eugênio Fernandes Queiroga, Vice-diretor da FAU-USP, Prof. Dr. Paulo César Boggiani, Vice-diretor do IGC-USP e do Dr. Joao Jose Garcia Filho, Presidente da CIPA da Reitoria da USP.
A Profa. Liede destacou que o evento é importante para cada servidor e para a Universidade, pois apesar de trabalharmos em um ambiente acadêmico, com aparente baixa exposição a riscos, na verdade há sempre a possibilidade de ocorrerem acidentes que impactam significativamente a vida do trabalhador, dos seus colegas e familiares e, por isso é muito importante mudança cultural no sentido de atentarmos mais à segurança e a valorização da vida. O Prof. Eugênio mencionou que os acidentes nem sempre tem uma única causa e que uma simples falta de manutenção nos aparelhos de ar-condicionado podem tornar o ambiente insalubre. O Prof. Paulo declarou que é de grande relevância a presença dos diretores de unidades no evento pois demonstra o caráter institucional e o interesse da administração pelo tema e mencionou também a importância da CIPA no acompanhamento de questões de saúde mental e assédio moral. O Dr. João destacou a importância da capacitação aos funcionários para suporte básico de vida e que há esforços no sentido de levar essa capacitação para todas as unidades. Além disso, informou também que sendo criado um novo fluxo de operação para o SAMU no campus Butantã pois o socorro é tão importante quanto a prevenção.
A palestra do dia foi apresentada pelo Técnico em Segurança do Trabalho do SESMT, Sr. Felipe Tomasi Cavalhieri, que explanou sobre o que é acidente de trabalho, suas características e quais os procedimentos necessários para o registro da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Em seguida, houve um debate com os presentes sobre a prevenção de acidentes, no qual foram apresentadas fotos de situações reais em que os trabalhadores da Universidade estavam expostos a alguma situação de risco e sem qualquer proteção. O debate foi pautado em questões sobre o como avaliar se uma situação é de risco, quais os riscos envolvidos em cada situação e se deveria haver algum tipo de intervenção para proteger o trabalhador. A conclusão do debate é que qualquer pessoa mesmo que não pertença à CIPA pode e deve intervir para evitar os acidentes de trabalho, independentemente de ser celetista, estatutário, estagiário ou terceirizado.
A solenidade de abertura do último dia da SIPAT Conjunta 2019 contou com a participação do Prof. Dr. Pedro Leite da Silva Dias, Diretor do IAG-USP, do Sr. Clayton Augusto Pinto, Assistente Técnico Administrativo da SCS e do Sr. Marcelo Clayton de Jesus e Sousa, Assistente Técnico Administrativo da SAS.
O Prof. Pedro mencionou a preocupação com o tema e com o fato de estarmos sujeitos a problemas de diversos tipos que podem afetar nosso estado emocional e criar oportunidades para acidentes e que o evento é uma oportunidade para refletirmos sobre o respeito às regras de segurança. O professor também sugeriu a prática do diálogo sincero nos nossos ambientes de trabalho para amenizar possíveis momentos de angústia pelos quais todos estamos sujeitos. O Sr. Clayton citou a importância do evento para avaliarmos como andam nossos relacionamentos no ambiente de trabalho, onde passamos várias horas de nossos dias e convivemos com os colegas. O Sr. Marcelo declarou a importância dos funcionários participarem da SIPAT e que o evento é uma oportunidade dos funcionários saberem mais sobre a CIPA, o SESMT e a despertar o interesse se tornarem membros da CIPA no futuro. Ele mencionou também que apesar de muitos trabalhadores da Universidade serem de áreas administrativas, com baixa exposição a riscos, há vários aspectos que precisam ser observados como a ergonomia, que impacta diretamente na saúde e produtividade do trabalhador.
A palestra do último dia do evento foi apresentada pela Profa. Ariana Celis Alcantara, Assistente Social da SESMT-USP, que falou sobre as dificuldades do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. A professora destacou que, apesar das barreiras culturais e das dificuldades que enfrentamos, precisamos estabelecer estratégias de práticas do diálogo e que o cultivo de bons relacionamentos é fundamental para uma vida e envelhecimento saudáveis. A conclusão é que ao invés de construirmos muros e nos isolarmos, podemos construir pontes e descobrir que outras pessoas também enfrentam os mesmos problemas e que a união ainda é a melhor solução.