Master's Project (In Portuguese)

Estudo Comparativo de Técnicas de Escalonamento de Tarefas Dependentes para Grades Computacionais

Aluno: Alvaro H. Mamani-Aliaga
Orientador: Alfredo Goldman (IME-USP)

Resumo À medida que a ciência avança, muitas aplicações em diferentes áreas precisam de grande poder computacional. A computação em grade é uma importante alternativa para a obtenção de alto poder de processamento, no entanto, esse alto poder computacional deve ser bem aproveitado. Mediante o uso de técnicas de escalonamento especializadas, os recursos podem ser utilizados adequadamente. Atualmente existem vários algoritmos propostos para computação em grade, portanto, é necessário seguir uma boa metodologia para escolher o algoritmo que ofereça melhor desempenho, dadas determinadas características. No presente trabalho comparamos os algoritmos de escalonamento para tarefas dependentes: (a) Heterogeneous Earliest Finish Time (HEFT), (b) Critical Path on a Processor (CPOP) e (c) Path Clustering Heuristic (PCH); cada algoritmo é avaliado com diferentes aplicações e sobre diferentes arquiteturas usando técnicas de simulação, seguindo quatro critérios: (i) desempenho, (ii) escalabilidade, (iii) adaptabilidade e (iv) distribuição da carga do trabalho. Diferenciamos as aplicações para grade em dois tipos: (i) aplicações regulares e (ii) aplicações irregulares; dado que em aplicações irregulares não é facil comparar o critério de escalabilidade. Seguindo esse conjunto de critérios o algoritmo HEFT possui o melhor desempenho e escalabilidade; enquanto que os três algoritmos possuem o mesmo nível de adaptabilidade. Na distribuição de carga de trabalho o algoritmo HEFT aproveita melhor os recursos do que os outros. Por outro lado os algoritmos CPOP e PCH usam a técnica de escalonar o caminho crítico no processador que ofereça o melhor tempo de término, mas essa abordagem nem sempre é a mais adequada.


Informação adicional

As simulações foram feitas usando o SimGrid Toolkit Simulator. Foram implementados os algoritmos de escalonamento HEFT, CPOP e PCH, usando as especificações das aplicações para grades: Montage, CyberShake, Genome e Ligo, essas especificações estão disponibilizadas no site do projeto Pegasus. Cada algoritmo foi simulado usando cada uma das aplicações mencionadas sobre três arquiteturas para computação de alto desempenho: (i) DAS-3, (ii) Grid5000 e GridPP.

Por cada aplicação temos 320 diferentes especificações, agrupadas pelo número de tarefas. A seguir são disponibilizados as imagens dos resultados das distribuições das tarefas das aplicações, sobre os recursos computacionais das arquiteturas. Esses resultados foram gerados usando a ferramenta Jedule. Se você quiser fazer a análise do resultado original que gerou alguma imagem, pode entrar em contato.


I am nerdier than 86% of all people. Are you a nerd? Click here to take the Nerd Test, get geeky images and jokes, and write on the nerd forum!
Locations of visitors to this page
The Ubuntu Counter Project - user number # 31348

Interesting assertions: