Mec Enem Tri Serra

Carlos A B Dantas <caio@ime.usp.br>
ABE<abe-l@ime.usp.br.

Sobre MEC, Enem,Tri e Jose Serra
Caros redistas
Agradeço a Nancy, Vermelho e Dalton as atenciosas e estimulantes mensagens que me enviaram. Ao Heliton agradeço suas palavras e gostaria de registrar que foi para mim uma grande satisfação tê-lo como assistente na disciplina de probabilidade tanto do ponto de vista pessoal como no trabalho de complementação das aulas e solução dos exercícios propostos. As discussões na rede já haviam perdido força quando apareceu o artigo do ex- governador Jose |Serra no ? O Estado de São Paulo? de 26/01/2011. O artigo do ex-governador não me pareceu ter sido escrito por um leigo, principalmente no que se refere a alguns comentários sobre a TRI. Acho natural e desejável que políticos se assessorarem para escrever sobre assuntos técnicos para defenderem suas posições. Esta discussão fez-me lembrar que há pouco tempo houve na rede uma discussão sobre o papel da ABE e a sobre busca de modos de aumentar o número de associados. Achei que houve pouco aprofundamento da discussão, mas no momento não me ocorreram idéias a sugerir. Motivado pela presente discussão e analisando os sites da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que descrevem as atividades da SBF e da SBM, sociedades científicas mais antigas e com maior tradição, acho que podemos encontrar uma pista que nos sugere caminhos para a solução dos problemas da ABE que foram mencionados. Encontramos nos sites dessas sociedades relatos de posições tomadas pelos físicos e matemáticos numa ampla gama de assuntos de interesse da sociedade. No caso da SBF transcrevo,no anexo, um exemplo de posição da SBF sobre energia nuclear(Documentos da área ?Física Nuclear e suas aplicações). No site da SBF www.sbfisica.org.br encontra-se a seção: Comissões de Área onde estão os documentos da SBF das várias áreas. Parece-me que o tema "Enem" poderia merecer um documento da ABE que passaria a ser uma referência para governos e para a sociedade.
Carlos Caio Dantas