Re: [ABE-L]: Mec Enem Tri Serra

Demorei a comentar essa mensagem por vários motivos. Mas hoje me dei ao
trabalho de ler o documento preparado pela SBF para promover as atividades
do setor junto à sociedade. É um documento bastante informativo que
demonstra  a disposição de um punhado de físicos (alunos, pesquisadores e
professores não chegam a 500) em desenvolver pesquisas teóricas e
experimentais no Brasil.

O grupo, entretanto, não questiona o uso da física nuclear para o
desenvolvimento de armas de destruição em massa. Essa questão é controversa
no Brasil, tendo mais de um membro qualificado do regime atual (trabalhismo
do PT) mencionado a possibilidade do país desenvolver armas nucleares. O
Brasil se recusou a assinar o protocolo adicional ao TNP em 2010, alegando
proteção à tecnologia nacional. A disseminação do armamento nuclear é um dos
temas mundiais de maior relevância no momento. Potências regionais como a
Coréia do Norte, Irã, Israel, Paquistão e Índia apostam no poder dissuasivo
dessas armas. As grandes potências, apesar da moratória dos testes reais,
continuam pela via de complexos sistemas computacionais aperfeiçoando suas
armas atômicas.

Cientistas e pesquisas são essenciais a médio e longo prazo, mas
descartáveis a curto prazo. Além disso, no Brasil, somente o estado se
dispõe a remunerá-los. Tornaram-se, portanto, seres muito frágeis (choram
quando são demitidos) e maleáveis. Estatísticos, para-estatísticos,
probabilistas, no Brasil, aparentemente, não lidam com coisas tão perigosas,
aparentemente, porque IBGE, IPEA, FGV, INEP (dentre outros) fazem cálculos,
previsões e índices em consonância com políticas que podem ter efeitos de
destruição em massa.

O ENEM-SISU não é um modelo de avaliação, como se quer fazer crer, mas um
modelo de formação de um perfil de estudante universitário. Quem quer que
tenha trabalhado nesse projeto, fazendo não importa o quê, contribui para
essa finalidade.

O documento da SBF sai pela tangente na questão do uso militar da pesquisas
em física nuclear, e o futuro documento do ENEM vai seguir caminho
semelhante?

On Mon, 30 Jan 2012 12:51:40 -0200, Carlos Caio Dantas wrote

Prof. Luis Paulo
C.P. 2386
20010-974 Rio de Janeiro, RJ

outros e-mails