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Disciplina em bacharelado e mestrado



Caros membros da lista,
tenho uma pergunta específica sobre um item levantado abaixo, em vista de discussões que já ouvi em minha unidade: está dito que não é possível contar cursos feitos durante o bacharelado para o mestrado, por questões legais. Alguém poderia me informar quais são as questões legais, especificamente? Também já ouvi que o contrário não é possível por questões legais, ou seja, não seria possível contar em bacharelado créditos que serão depois contados para mestrado. Isso também não é possível legalmente? Estou em busca de suporte legal específico, não opiniões.
Grato,
Fabio

On May 28, 2014, at 5:56 AM, Pedro Luis do Nascimento Silva wrote:

Elias,

Há algumas questões que no momento dificultariam adotar ideias como as que você propos.

1. Os alunos que chegam ao bacharelado aqui talvez não tenham o mesmo preparo em matemática que os noruegueses (país cuja universidade e curso você usou como exemplo).

2. Lá na universidade norueguesa os cursos tomados durante o bacharelado podem contar como créditos para o curso de mestrado. Creio que isto não é viável aqui no Brasil, por enquanto, por restrições legais.

3. Há uma legislação federal definindo carga horária e currículo mínimo para os cursos de bacharelado em estatística. Esta exige carga e conteúdo muito maiores que as 1440 horas da sua sugestão.

4. Outra forma de reduzir a relação aluno / professor é reduzir a oferta de vagas. Nos cursos de estatística, a evasão é imensa. Cerca de 2/3 dos que entram não terminam. Menor oferta de vagas implicaria seletividade mais intensa. Então é possível argumentar que reduzir as vagas talvez pudesse ser feito sem dano ao número de concluintes.  Infelizmente, medidas como essa vão contra as orientações políticas vigentes, que vão no sentido da ampliação do número de vagas, e poderiam ser vistas como indicativo de problemas nos cursos (é uma das penalidades impostas pelo MEC a cursos que são mal avaliados). 

5. Finalmente, também se pode reduzir a relação aluno / professor é aumentando os quadros docentes, permitindo que estes tenham menor carga didática de aulas e mais tempo para dedicação às atividades de pesquisa e extensão, e mesmo ao preparo de cursos mais atraentes e motivadores. Mas esta é talvez a variável de menor elasticidade dentre as que se pode manejar numa universidade (seja pública ou privada).

Vale comentar que vários cursos de bacharelado têm enfrentado discussões e implementado reformulações curriculares recentes. Na ENCE estamos quase ao final de um ciclo de debates que vai levar a uma reformulação do curso a partir de 2015. Infelizmente, parte da dura discussão com os docentes é decidir o que pode ser retirado da carga de cursos obrigatórios, e há muita pressão para manter grande número de disciplinas como obrigatórias. 

Note que acho fundamental que discussões como a que você propôs sejam travadas na comunidade. Mais um SINAPE vem aí, e tenho certeza de que conversas como essa vão fazer parte dos papos entre coordenadores e docentes dos vários cursos de graduação quando se encontrarem por lá.

Saudações, Pedro.


Em 28 de maio de 2014 04:46, Elias T. Krainski <eliaskrainski@yahoo.com.br> escreveu:
Caros,

Notei na noticia a alusao a reducao do numero de alunos por professor. E' possivel implementar uma politica simples e reduzir numero de alunos por professores sem aumentar custos, alias, reduzindo custos.

Tomo como exemplo o curso de bacharelado em estatistica. Atualmente sao necessarias 3000 (3 mil) horas pelas para um aluno se formar bacharel em estatistica. Observacao a parte: Em universidades com curso noturto tem sido bem dificil colocar todas essas horas em menos de 5 anos, dado a restricao de 20 horas semanais em sala de aula... Para ter em 4,5 anos e' necessario atribuir 300 horas em outras atividades que nao em sala de aula. Em cursos diurnos e' possivel fazer em 4 anos tendo 6 disciplinas de 4 horas por semestre complementando 120 horas com outras atividades.

Se fossem reduzidas essas 3000 horas para 1440 horas poderiamos reduzir para a metade o indice numero de alunos por professores sem reduzir custos. Mas so' 1440 horas????? Explico: Se em vez de 20 horas semanais em sala de aula com 5 disciplinas de 4hs (ou 24 horas semanais para cursos em 4 anos) tivessemos 15 horas semanais (4 disciplinas de 4hs) em apenas 6 semestres (3 anos).

Isso nao e' loucura uma vez que e' usado na NTNU (http://www.ntnu.no/studier/bmat/oppbygging/st . O bacharelado em matematica com especializacao em estatistica e' completado em 6 semestres. Geralmente os alunos fazem mais dois anos e saem com o grau de mestre (http://www.ntnu.edu/studies/msmnfma/components)

[]
Elias

On 27/05/14 21:05, Artur Lemonte wrote:




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