O que é XP?Programação eXtrema (XP) é uma nova técnica revolucionária (ou talvez nem tanto) de desenvolvimento de software que vai contra uma série de premissas adotadas por métodos mais tradicionais de desenvolvimento. XP consiste numa série de práticas e regras que permitem aos programadores desenvolver software de uma forma dinâmica e muito ágil.
O que faremos nesta disciplina?Nesta disciplina - talvez a primeira experiência com XP no Brasil - os 12 alunos desenvolverão em conjunto um sistema computacional de médio porte utilizando as técnicas de XP usando ferramentas como CVS (para controle e compartilhamento do código-fonte produzido) e práticas como programação pareada (toda e qualquer programação deverá ser feita aos pares, i.e., com dois alunos sentados na frente de um mesmo computador). Os professores responsáveis (Alfredo Goldman, Carlos Eduardo Ferreira, Fabio Kon e Paulo Silva) estão afins de se divertir e acham que a matéria vai ser bem divertida para os alunos também (desde que eles se dediquem com seriedade nessa aventura eXtrema). Os alunos terão a oportunidade de aprender e trabalhar com tecnologias de ponta em sistemas de computação e terão contato com uma novíssima metodologia de desenvolvimento de software.
Qual é a carga de trabalho esperada?A carga horária é de 4 horas semanais. O curso começará com 2 semanas de aulas teóricas (com palestras ministradas pelos professores) e continuará com 13 semanas de programação no laboratório. A presença nas palestras iniciais e no laboratório é obrigatória. Passaremos a lista de presença no laboratório (no começo e no final das sessões) e sempre haverá pelo menos um professor no laboratório para orientar o trabalho. Além destas 4 horas semanais obrigatórias, é sugerido que os alunos estejam disponíveis para mais 4 horas semanais de programação pareada, mas estas horas adicionais não serão fiscalizadas :-)
Como vocês vão avaliar os alunos?A avaliação será baseada em dois quesitos:
Esta disciplina tem algum pré-requisito?É necessário possuir conhecimentos básicos de programação orientada a objetos, por exemplo, o conhecimento adquirido em Laboratório de Programação II. |