REFLEXÕES SOBRE A PEDRA FUNDAMENTAL
DA SOCIEDADE ANTROPOSÓFICA (1923)

AVALIAÇÕES DE PARTICIPANTES

Valdemar W. Setzer
Departamento de Ciência da Computação, IME-USP
Membro da Sociedade Antroposófica no Brasil e da Academia de Ciências do E. São Paulo
www.ime.usp.br/~vwsetzer – esta versão: 5/9/22

Nesta página encontram-se todas transcrições de avaliações de participantes desta palestra, conforme escreveram no One-minute paper: [1] Coisa mais importante aprendida; [2] Maior dúvida que ficou; [3] Comentários. Os originais estão à disposição para exame. Note-se que nem todos os participantes entregam/preenchem as avaliações.Ver resumo. Para a apresentação em ppt, solicitar o link para o palestrante (endereço de e-mail no topo de sua página inicial).

1. 31/8/22, palestra remota para o grupo de estudos do verso A Pedra Fundamental da Fundação da Sociedade Antroposófica (1923) de Rudolf Steiner, apenas a 1ª parte; info: Derblai Sebben drtudojuntoderblai arr gmail pt com. Graus de satisfação (1 – Muito insatisfeito, 5 – muito satisfeito): 85,7% de 5 e 14,3% de 4. Aprendeu coisas novas: 100% de Sim.

  1. [1] Corpo fisico dos seres celestes. [2] ente cósmico. [3] mais aulas assim. parabéns pelo conteúdo. RESP.: Os seres espirituais das hierarquias, e também os seres elementais não têm corpo físico. No caso dos elementais, é fácil ver a sua atuação nas plantas: elas não existiriam sem a atuação deles. Note que não se sabe como a seiva das árvores sobe até dezenas de metros de altura. Há diferenças de pressão, mas não se sabe qual a sua origem. Por capilaridade, se me lembro bem, no máximo a seiva subiria 1,5 m. Não sei qual sua dúvida sobre o "ente cósmico". O importante é sempre lembrar que o ser humano pertence tanto ao âmbito terreno, físico, quando ao âmbito espiritual. Ele é a ponte entre esses dois mundos.
  2. [1] Muitas novas reflexões a cerca da P.F.!! [2] Entendo que 'interpretar' é um ponto de vista outro que não o que está dado. [3] Ouvir. Quando interpretamos, já não estamos ouvindo. RESP.: Rudolf Steiner deu muito poucas explicações sobre a Pedra Fundamental, em geral bem vagas. Como nas aulas da Escola de Ciência Espiritual ele explicou os mantras, sempre achei que devia compreender o significado das frases da Pedra Fundamental, por isso fiz esse estudo que, obviamente, é incompleto. Eu esperava que os participantes me ajudassem com as interpretações. Não entendi a referência a ouvir em relação à palestra. De fato, deve-se tentar ouvir sem pré-julgar. O mesmo na leitura.
  3. [1] Novos detalhes das partes e do todo. [2] Sem dúvidas. [3] Muito bom Waldemar. Você explorou: - O que Rudolf Steiner nos transmite nos versos e palavras - As relações entre o Mundo Espiritual e Físico descrito na linguagem. - O significado das partes isoladamente e do todo - Relação da linguagem com o pensar. RESP.: Temos o costume de pensar em representações mentais provenientes do que vemos no mundo físico e em palavras provenientes de nomes e conceitos ligados ao mundo físico. As línguas faladas na Terra são devidas ao mundo físico, não existem no mundo espiritual. É importante desenvolver outro tipo de pensamento, espiritual, que não tem nada a ver com o mundo físico. Estudando profundamente a antroposofia, entra-se em contato com imagens e conceitos que não provêm do mundo físico. Meditar a Pedra Fundamental é entrar em contato com o nosso espírito e com o mundo espiritual.
  4. [1] Visualizar de forma clara e concisa a estrutura da meditação, relacionando as exortações e descrições, hierarquias, tempo e espaço. [2] Não é propriamente uma dúvida, mas gostaria de ver as correlações entre as demais partes da meditação, algo que sempre tento fazer e não consigo terminar. Acredito que isso apareça nas outras palestras. Tenho interesse em acessar as demais partes. [3] A Antroposofia é o ser que fala. Deve alcançar o Leste, Oeste, Norte e Sul. Homens queiram ouvi-la! RESP.: Infelizmente, o tempo limitou minha palestra somente à 1ª parte; mas as outras estão praticamente prontas. É importante ter uma visão de conjunto, e não ficar apenas em uma das partes. Quando estou meditando alguma frase de uma das partes, muitas vezes me concentro também nas frases correspondentes nas outras partes. Interessante você ter associado as duas últimas linhas à antroposofia. Muitos antropósofos que estão estudando-a há muito tempo (no meu caso, há 61 anos...) têm receio de falar sobre ela para quem não mostrou nenhum interesse por questões espirituais. Talvez isso seja um erro. No entanto, hoje em dia, com a internet, qualquer pessoa pode achar muito material sobre a antroposofia. Se alguém não acha, certamente seu destino não a/o levou a isso.
  5. [1] Para mim ficou mais consciente a evocação feita à alma para o processo de conhecimento de si e do espaço ao redor permeado pelo mundo espiritual. Viver é mais amplo do que a "vida comum". [2] Gostaria de entender um pouco mais sobre o "querer" no verso final da 1ª parte, que parece ecoar para as duas partes seguintes. [3] Adorei a abordagem e metodologia. Ficou mais claro para mim. RESP.: Sim, acho importante nos conscientizarmos que viver é muito mais do que estar vivo. Principalmente, nosso viver é essencialmente diferente do viver das plantas e dos animais, começando pelo fato de que incorporamos todas as nossas vivências, incluindo o que pensamentos e sentimos, e pelo fato de atingirmos continuamente os conceitos do que vemos; com isso estamos em contato com o mundo espiritual dos conceitos. Os animais não têm a compaixão que os seres humanos são capazes de sentir; a compaixão dos animais é devida a um instinto, a dos seres humanos pode advir de uma compreensão, além da usual devida a sentimentos. Não sei o que você entende por "verso final". Tratei do querer em vários trechos, mas apenas na 1ª seção dessa 1ª parte. Quem sabe se você estudar a apresentação e comparar com as duas partes seguintes poderá responder sua pergunta. Escreva-me se quiser algo mais concreto sobre sua dúvida.
  6. [1] Mar espiritual e o recordar em espírito são referentes ao corpo etérico . [2] Uso exatamente a sua tradução, Prof Valdemar, mas você usou outros termos, devo ter o livro desatualizado. Ex1. Profundezas universais por profundezas cósmicas. Ex2. Do Divino surge a humanidade por da Divindade o ser humano passa a existir... São detalhes modificados. [3] Gostei muito da forma como fez, destrinchando em parte e seção. Didático. Gostaria de solicitar a sua última tradução para eu estar com a última versão unificada. RESP.: Quanto à tradução, se me lembro bem, fui modificando um pouco em relação à tradução que eu tinha publicado no livrinho Pedra Fundamental e seus ritmos. Sempre que eu revejo uma tradução, acabo mundando alguma coisa... Por exemplo, eu tinha usado, como você apontou, profundezas universais. Para a palestra, mudei para cósmicas, pois achei mais espirituais, já que se universo tem uma conotação física muito forte. De fato, eu tinha usado Divino. Conserve Divino, pois conferi agora com o original, onde está Göttlichen (um adjetivo substantivado), divino, e não Götlichkeit, que é divindade. Não sei porque eu tenho meditado em alemão com Götlichkeit, o que não corresponde ao original, e por isso usei divindade. Amanhã já vou meditar com Götlichen...
  7. [1] O conteúdo esotérico de cada palavra da meditação e as relações das partes com o todo. [2, 3] Vazias.