REFLEXÕES SOBRE A PEDRA FUNDAMENTAL
DA SOCIEDADE ANTROPOSÓFICA (1923)


Valdemar W. Setzer
www.ime.usp.br/~vwsetzer

Resumo
Esta versão: 31/8/22

No Congresso de Natal, em que houve a fundação de uma nova Sociedade Antroposófica, Rudolf Steiner deu, na manhã de 25/12/1923 e nos dias seguintes, uma Pedra Fundamental que não foi um objeto físico, mas uma meditação que deveria ser recebida no coração dos entre 700 a 800 presentes. Nesta palestra serão analisadas, linha por linha (ou grupos de linhas) todos os trechos dessa meditação, procurando-se explicar o seu conteúdo, de modo que o meditante não fique apenas nos sons das palavras. Obviamente, as explicações são interpretações do palestrante, incluindo as dadas por outros autores em algumas obras sobre o assunto.

Duração: Em um ensaio, a 1ª parte (das 4 de todo o texto) levou 45 min; ter uma hora para cada parte seria bastante bom. O ideal seria que houvesse uma palestra para cada parte, eventualmente juntando-se a 3ª com a 4ª.

Modo de apresentação: Esta palestra pode ser dada remotamente, apesar de, idealmente, dever ser dada presencialmente. Uma palestra híbrida seria muito bom, para pessoas que não moram nas proximidades do local poderem aproveitar.

Material para a palestra presencial: computador com Windows e pptx; datashow; tela, quadro-negro, branco ou flip-chart; meia folha de papel para cada participante quando para as avaliações finais (pode ser de rascunho, com o verso escrito).

Material para a palestra remota: plataforma de palestras. O palestrante tem um conta ilimitada no Zoom, que pode ser usada.

Apresentação em ppt: solicitar o link ao palestrante.

Ver avaliações desta palestra, feitas por participantes.

Palestras dadas (em ordem cronológica reversa)

1. 31/8/22 palestra remota apenas sobre a 1ª parte, para o grupo de estudos do verso A Pedra Fundamental da Fundação da Sociedade Antroposófica (1923), de Rudolf Steiner; info: Derblai Sebben drtudojuntoderblai arr gmail pt com