Departamento de Ciência da Computação  |  Instituto de Matemática e Estatística  |  USP

MAC0122
Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos

ano 2003 semestre 1 turma 40

Home  |   Administração  |   Fórum  |   Livros  |   WWW  |   Diário  |   Tarefas  |   Alunos

 

Veja Projeto de Algoritmos

 

MAC0122 é uma segunda disciplina de programação de computadores. Ela pressupõe uma boa prática de programação, particularmente em linguagem C;  o aluno deve ter adquirido essa prática em MAC0110 (Introdução à Computação).

MAC0122 estuda algoritmos para alguns problemas computacionais básicos. Isso serve de motivação para introduzir vários conceitos e idéias importantes:

  • estruturas de dados
  • recursão
  • eficiência de algoritmos
  • prova da correção de algoritmos
  • bibliotecas de funções
  • documentação de funções
  • leiaute de programas

Principais tópicos de MAC0122:

  • Leiaute e documentação de programas
  • Números inteiros e caracteres
  • Strings
  • Alocação dinâmica de memória
  • Ponteiros
  • Listas encadeadas
  • Recursão e funções recursivas
  • Busca binária
  • Ordenação de seqüências
  • Pilhas, filas, dicionários, scanners
  • Árvores binárias e árvores de busca

MAC0122 não é um curso de linguagem C.  A linguagem  C é apenas uma ferramenta: ela será usada para representar e testar algoritmos, que são o verdadeiro assunto da disciplina. Apesar disso, muitos alunos vão aprender muito C, por conta própria, no decorrer de MAC0122.


Notas de aulas

Apêndices


URL of this page: https://www.ime.usp.br/~pf/mac0122-2003/
Last modified: Mon Oct 9 07:19:22 BRT 2017
Paulo Feofiloff
DCC  |  IME  |  USP

 

Valid HTML 4.01 Transitional    Valid CSS!

 

Outros assuntos:   Algorithms Design in C  |  Literate Programming & CWEB  |  Estruturas de Dados  |  Análise de Algoritmos  |  Minicurso de Análise de Algoritmos  |  Algoritmos em Grafos com Stanford GraphBase  |  Algoritmos para Grafos via Sedgewick  |  Uma Introdução Sucinta à Teoria dos Grafos  |  Exercícios de Teoria dos Grafos  |  Otimização Combinatória  |  Digrafos  |  Algoritmos de Programação Linear  |  O que é uma prova?  |